Gêneros: Capítulo 7 – Text Adventures

E ae galera, tudo certo? Peço desculpas pela demora nos posts, houve uma grande mudança, agora sou uma pessoa joinvillense se é assim que se escreve e a adaptação até a mudança foi gigantesca, até porque estou agora fazendo este texto mais torto que olhar de velho rabugento. Bom, já que finalizamos os jogos de ação, vamos ao início dos jogos de aventura.

Inicialmente quando você fala em aventura, parece que é algo relacionado a qualquer jogo, mas já já você vai ver que na verdade este é um dos nichos mais específicos do mundo dos jogos, mas que suas características são muito usadas, principalmente para dar profundidade e objetividade às ações dos jogadores em praticamente quase todos os demais gêneros. Vamos começar com sua origem, os text adventures!

Tem gente que gosta de dar uma trolada, mas seria legal ter algo assim.

 

  • O que é text adventure?

É o primeiro e o mais simplório exemplo do gênero aventura, consistindo em um gênero onde o jogador recebe a informação sobre a situação na qual se encontra através de textos e descreve, dentro de um determinado número de opções, o que seu personagem deve fazer, sendo que, dependendo de suas decisões, pode ocasionar um game over ou um final diferenciado.

Diferente dos jogos de ação, não há muito uso de reflexo e adrenalina, sendo que a aventura serve mais para instigar o jogador ao pensamento crítico e raciocínio de senso comum, por isso digo que é um nicho bem mais específico, já que para maioria pode parecer entediante, principalmente àqueles que não se apegam muito a enredos, situações e personagens.

A coloração do post de hoje vai ser meio preto e branca.

 

  • História

O primeiro jogo de Text Adventure conhecido é também o primeiro jogo de aventura, Colossal Cave Adventure, de 1970, que originalmente tinha o nome de “Adventure” apenas, dando então origem ao nome do gênero. Até a década de 90, vários jogos do gênero para computadores mais rústicos foram feitos, alguns ganhando até certa notoriedade, como a série Zork, entretanto acabou perdendo espaço para outros estilos de aventura, como Point and Click, além do próprio gênero aventura ter caído em uso após a chegada dos consoles de maior potência (SNES / Mega Drive pra cima).

Entretanto o gênero acabou sendo incorporado a outros semelhantes, agora com gráficos para melhorar a experiência interativa do jogador, como a sua subvariação Graphical Adventure, que incluia imagens junto dos textos, além dos Visual Novels, muito populares dentre um grupo seleto de jogadores, principalmente no Oriente.

Bom, era de se esperar um pouco mais de texto, não?

 

  • Pra quem é recomendado?

Olha, sinceramente, hoje em dia, pra quase ninguém. É um gênero muito antigo, que puro dificilmente extrairá alguma coisa de bom, principalmente se o jogador já estiver acostumado com jogos de no mínimo SNES. Pra quem é MUITO saudosista e viveu a época dos PCs pré-Celeron, pode ter alguma lembrança do passado. Entretanto, quem quiser experimentar, não se acanhe, pois há vários locais na internet onde você pode encontrar jogos do gênero novos de pessoas dispostas a apenas contar uma boa história.

Os visual novels, hoje em dia, costumam ser bem mais atrativos, devido as necessidades visuais dos jogadores.

 

  • Misturando Gêneros

Text Adventures deve ser o primeiro gênero tratado nesta série que literalmente morreu, porém seu espírito encontra-se em todo lugar, mais precisamente, em todo e qualquer jogo onde se é necessário tomar decisões e estas influenciam na história, desde em jogos mais antigos, como Chrono Trigger, até mais novos, como Mass Effect 3, basicamente todo e qualquer jogo capaz de realizar esta façanha é um filho, mesmo que bastardo, dos jogos de aventura em texto.

Use sua imaginação.

 

  • Variações

Quanto a variações, não havia muitas possibilidades para tal. A mais notória é, provavelmente, as Graphical Adventures, que seriam a mesma coisa, só que com desenhos representativos, sendo que daí os jogos evoluiriam para jogos mais interativos. Variações podem incluir algumas características de RPG e multiplos tipos de narrativa, como romances, suspense, terror, quase como os próprios livros e crônicas que vemos por aí. Embora alguns estilos possam não ter sido vistos na época de ouro do gênero, ainda hoje é possível encontrar na internet vários títulos independentes e gratuítos de pessoas querendo apresentar suas histórias e criações como mencionado anteriormente.

Graphical Adventure, um pequeno passo para o gênero, um grande passo para a humanidade.

 

  • Exemplos de Jogos:

Text Adventure

  • Zork
  • ADVENT
  • The Hobbit

Graphical Adventure

  • Wizard and the Princess
  • King’s Quest
  • Mystery House

Bom é isso aí galera, abrindo os gêneros de aventura com este a muito esquecido, mas que influenciou basicamente todos os subsequentes. Até a próxima!

Etiquetas:, , , ,

Deixe um comentário