O Grande Guia: Guia de Criação de Personagens de Dark Souls 2

Acupuntura com flechas? Nunca ouvi falar…

  • Introdução

E ae galera cá estamos novamente! Bom, já que nosso guia antes do anterior foi de Dark Souls, nada mais justo que agora falarmos do seu sucessor: Dark Souls 2! Embora tenha sido duramente criticado pelos fãs do primeiro jogo devido a uma porção de coisas como linearidade da história, mapas não interligados e reposicionamento da câmera (esse último eu mesmo fiquei um tanto irritado), o jogo em si traz uma porção de boas e novas ideias a franquia e foi um grande passo para todo o universo Souls, até porque agora o jogo foi feito para os PCs também, o que é um grande alívio. Este guia será um guia de criação de personagens e seguirá exatamente o mesmo molde do guia anterior, apontando várias diferenças entre os jogos, portanto é mais voltado a jogadores novos para que possam montar seus personagens sem fazer grandes cagadas, pois apesar do jogo possuir respec, não é tão simples realizá-lo. Vamos lá?

  • Conhecendo o jogo

…Nem com espadas

Dark Souls 2 é uma continuação direta de Dark Souls e se passa milhares de anos após os acontecimentos do DLC do primeiro jogo, onde o Chosen Undead derrotou Manus, The Father of the Abyss. O jogo se passa em Drangleic, uma terra distante de Lordran, onde um portador da maldição dos Undead é tragado para as profundezas de um lago e acaba na terra dos quatro reis e deve tentar, mais uma vez, descobrir a cura para a maldição dos mortos vivos. A terra, antigamente reinada por Vendrick, foi palco de uma guerra sangrenta, começada a partir da manipulação realizada pela rainha, Nashandra, ao seu rei, incentivando-o a atacar a terra dos gigantes e causando uma grande devastação. A motivação de Nashandra e o destino dos demais reis vão sendo revelados ao jogador de maneira mais clara que o primeiro jogo, o que deixou alguns fãs bem chateados, mas ainda sim o enredo continua magnífico e a jogabilidade bem semelhante, dando ênfase as melhorias dadas aos combates, equilíbrio das habilidades, novos movimentos e um maior número de possibilidades pra montar o personagem. Apesar das reclamações em geral, o jogo possui uma jogabilidade mais sólida que seu antecessor, porém teve seu universo menos aproveitado, o que é uma pena.

  • Glossário

Vamos começar pelo bom e velho glossário. Ele é muito semelhante ao primeiro, portanto muita coisa aqui será repetida, porém como algumas mecânicas mudaram drasticamente, foram feitas remoções e adições de acordo. Vamos ao que interessa:

  • Slot / Vaga

É um espaço para poder se colocar suas habilidades mágicas. Algumas magias requerem mais que um espaço para poderem ser alocadas e o número de espaços aumenta com o uso de alguns anéis ou aumentando o atributo Attunement.

  • Poise / Equilíbrio

É o dano que define o quanto o jogador ou inimigo resiste antes de entrar em Stagger. É definido pela armadura do personagem.

  • Stability / Estabilidade

É o atributo de armas e escudos que indica o quanto de Stamina o personagem vai perder ao bloquear um ataque com aquele equipamento. Quanto maior estabilidade, menor o custo de Stamina ao bloquear.

  • Parry / Aparar

Semelhante ao movimento em Dark Souls, seguindo a mesma lógica de utilizar a arma na mão esquerda pra aparar um golpe e contra atacar o oponente. A diferença é que agora, pra causar um Riposte, o jogador deve esperar o oponente cair no chão, pois antes disso, será considerado um golpe normal.

  • Spell Parry / Aparar Magia

Alguns escudos, principalmente os menores, possuem a capacidade de deflagrar magias além de ataques convencionais, sendo úteis contra inimigos que lançam feitiços constantemente.

  • Guard Break / Quebra de Guarda

Movimento novo pra acabar com os irritantes jogadores turtles de PVP. Esse movimento só pode ser usado em jogadores que estão se defendendo por um escudo, desestabilizando-os e possibilitando um Riposte.

  • Riposte / Contra-Ataque

Utilizado em inimigos após um Parry ou um Guard Break, é um ataque crítico que causa dano muito maior aos inimigos.

  • Backstab / Apunhalar pelas costas

Crítico utilizado ao atacar um inimigo pelas costas com o escudo abaixado. Em Dark Souls 2 é necessário um melhor posicionamento pra este tipo de ataque ter sucesso.

  • Fast Roll / Rolagem Rápida

Em Dark Souls 2 as regras de rolagem mudaram um pouco. Agora só existe o Fast Roll e o Fat Roll e o Fast Roll pode ser atingido ao possuir 75% ou menos do peso total, a diferença é que nos intervalos de 25%/50%/75% as rolagens aumentam de alcance, mas a quantidade de Frames de Invencibilidade permanecem as mesmas e aumentam com o status Adaptability.

  • Fat Roll / Rolagem Gorda

O personagem passa a realizar Fat Roll ao atingir valores superiores a 75% do peso máximo, diminuindo os Frames da rolagem, velocidade e alcance e tornando-o vulnerável a golpes consecutivos.

  • Stagger / Paralisar

Ocorre quando o personagem perde toda a Stamina e é atingido por um ataque enquanto bloqueia, quando seu Poise acaba devido a ataques consecutivos ou quando um ataque atinge uma superfície sólida ou um escudo com alta reflexão. O personagem fica vulnerável por um breve período de tempo podendo receber contra ataques com facilidade.

  • Frame de Invencibilidade

São os frames cujo personagem não pode ser atingido por ataques inimigos enquanto esquiva rolando. Aumentam utilizando Fast Roll e através do stat Adaptability e Attunement.

  • Agility / Agilidade

Atributo interno que aumenta conforme Adaptability e Attunement e governa os Frames de Invencibilidade, a velocidade que o personagem bebe Estus Flask e usa itens.

  • Equip Load / Carga de Equipamento

É o peso que o personagem está carregando. Sua capacidade de carga aumenta conforme o stat Vitality e é necessário para se poder utilizar armaduras e equipamentos pesados sem acabar realizando Fat Roll.

  • Bonfire / Fogueira

São os checkpoints do jogo, utilizados para se teletransportar de uma localização a outra e recuperar o HP do personagem. Ao utilizá-la, todos os inimigos dão respawn exceto chefes e inimigos especiais. Não é mais possível aumentar de nível nas bonfires, agora isso fica a cargo de um NPC na cidade de Majula chamada Emerald Herald.

  • Bonfire Ascetic/ Ascenção da Fogueira

São itens que podem ser utilizados em fogueiras que resetam o chefe do local, além de baús e inimigos e aumentam a dificuldade do cenário. Serve para caso o jogador deseje pegar algum item que só é possível depois de zerar o jogo uma vez e não quiser esperar até lá, pois este item simula essa situação.

  • Estus Flask / Frasco de Estus

Items de recuperação de HP, diferente do primeiro jogo o jogador não tem cinco exemplares deste item desde o começo do jogo. O primeiro Estus Flask é conseguido com a Emerald Herald em Majula e mais serão disponibilizados pela mesma ao conseguir Estus Flask Shards e entregá-los a ela, num limite até 12.

  • Estus Flask Shard / Fragmentos de Frasco de Estus

Items espalhados pelos cenários que, quando entregues a Emerald Herald, aumentam a quantidade de Estus Flask disponíveis.

  • Sublime Bone Dust / Poeira de Ossos Sublime

Items espalhados pelos cenários que, quando queimados na fogueira de Majula, aumentam a potência dos Estus Flask do jogador.

  • Life Gem / Gema da Vida

Items consumíveis que regeneram HP moderadamente, eles são substitutos quando Estus Flask estão em falta e são adquiridos dropando de inimigos ou comprando de NPCs.

  • Curse / Maldição

Diferente de Dark Souls, o jogador não morre imediatamente após amaldiçoado. Toda vez que o jogador morre, ele perde uma parte de seu HP máximo até um máximo de 50%, o que é considerado como Curse. Usando Human Effigy ou recuperando sua humanidade de alguma forma o jogador passa a ter seu HP completo novamente. Alguns oponentes causam Curse, o que significa que o HP do jogador passa a diminuir a cada vez que ele recebe o status deste inimigo.

  • Petrify / Petrificação

Petrify é um status negativo novo, mas assume basicamente o que Curse era no primeiro jogo, ou seja, caso infligido, causa morte instantânea no jogador, porém sem a perda de HP máximo instantânea. Existem vários NPCs e inimigos no jogo que estão petrificados e podem ser salvos utilizado Fragrant Branch of Yore, dando itens ou simplesmente revelando passagens secretas.

  • Fragrant Branch of Yore / Galho Perfumado de Yore

Item utilizado pra curar petrificação. Apesar de poder ser usado pra curar build-up do status no próprio personagem, ele é muito mais útil utilizando-se em NPCs e inimigos petrificados durante o cenário pra revelar itens e passagens secretas.

  • Scale / Escala

Mesma coisa que em Dark Souls, é um atributo de cada arma e escudo que aumenta o dano causado pela arma a partir de um determinado stat.

  • Sin / Pecado

Também semelhante a Dark Souls, é um atributo que aumenta quando o jogador comete “pecados” como matar NPCs comuns ou trair seu Covenant, facilitando a invasão de outros jogadores a seu mundo (diferente de Dark Souls, as invasões em Dark Souls 2 podem acontecer mesmo se o jogador estiver em Hollow). Para absolvição dos pecados, o jogador deve falar com Cromwell The Pardoner em Brightstone Cove Tseldora, porém o nível de pecado não será diminuído, apenas os NPCs atacados não serão mais hostís. Ser morto por Blue Sentinels diminui o nível de Sin.

  • Invasões

Semelhante a Dark Souls, é o ato de um jogador invadir o mundo de outro para combatê-lo em troca de almas. Há vários Covenants relacionados a esta prática, tanto para invasores quanto para jogadores que desejam forçar outros jogadores a invadirem seu mundo. Em Dark Souls 2 é possível invadir mesmo se o jogador estiver como Hollow. É possível queimar Human Effigies para evitar que hajam invasões em uma determinada área e após derrotar um chefe a sua área fica protegida por 30 minutos.

  • Co-Op

Semelhante as invasões, entretanto no Co-Op os jogadores se auxiliam durante os cenários, onde o jogador ajudante deixa um símbolo no chão e o jogador que será ajudado pode ativar o símbolo e evocar o jogador que o deixou para seu mundo a fim de prosseguirem até a sala do chefe.

  • Souls / Almas

Almas são como EXP e moedas no jogo. Elas servem para entregar a Emerald Herald e evoluir níveis, ganhando assim stats ou para comprar itens, melhorar equipamentos, enfim, tudo relacionado a melhorias gira em torno do acúmulo de almas. Morrendo, o jogador perde todas as almas que possui e tem uma única chance de recuperá-las.

  • Emerald Herald / Araúto Esmeralda

NPC localizado em Majula de extrema importância, pois é ela quem evoluirá os níveis do personagem, aumentará a quantidade de Estus Flask e dará as direções para onde o jogador deve ir e o que deve fazer. Mesmo matando ela, ela ainda pode ser chamada para auxiliar o jogador ao custo de almas.

  • Boss Soul / Alma de Chefe

Almas especiais recebidas ao derrotar chefes. Elas podem ser usadas pra criar armamentos e escudos especiais, além de poderem ser consumidas pra uma grande quantidade de almas.

  • Titanite

Itens utilizados pra melhoria de armamentos, sendo entregues ao ferreiro junto com uma arma e uma certa quantidade de almas. Existem vários tipos específicos para cada armadura ou arma e são exigidos em diferentes quantidades dependendo do nível da arma.

  • Crystal Lizard

Pequena criatura que corre do jogador e fica invisível se o mesmo não alcançá-lo a tempo, podendo voltá-lo ao utilizar uma fogueira, mas não após morto. Essa criatura derruba alguns tipos raros de Titanite para forjar equipamentos mais poderosos.

  • Hollow / Vazio

Estado em que o jogador se encontra após morrer uma ou mais vezes, diminuindo seu HP máximo. A cada morte, seu HP máximo diminui mais e sua aparência vai ficando cada vez mais zumbificada. Utilizar um Human Effigy faz o personagem retornar ao normal. Muitos dos inimigos do jogo são Hollows que perderam a consciência.

  • Human Effigy / Efígie Humana

Item essencial capaz de retornar um personagem a forma humana, recuperando o HP máximo perdido. Pode ser farmado de cães, comprado de NPCs ou encontrado em vários locais durante a campanha. Também pode ser queimado na fogueira pra evitar invasões em determinados locais.

  • Soul Vessel / Recipiente de Alma

Item utilizado pra realizar respec na build, devendo ser entregue a tríade de idosas que são encontradas na primeira cabana antes do tutorial.

  • Soft Cap

Limitadores nos stats que diminuem o ganho de algum atributo ou impedem completamente o avanço do mesmo a medida que o stat aumenta. Um pouco diferente de Dark Souls, ele agem gradativamente conforme o atributo avança, diferente do primeiro onde a maioria dos stats perdia seus benefícios de maneira mais brusca.

  • HP

É a vida do jogador, chegando a zero o personagem morre. Ele pode ser aumentado a través de quase todos os stats, porém Vigor é o que mais aumenta.

  • Stamina

É a energia do jogador, representado por uma barra verde. Ela carrega e diminui rapidamente dependendo das ações do personagem. Ficar sem stamina impede o personagem de atacar ou defender propriamente, além de correr e rolar.

  • Soul Memory / Memória da Alma

É um atributo que indica quantas almas o jogador já coletou. É utilizado pra destravar algumas regiões na campanha e também como base para o cálculo de invasões.

  • Counter Damage

Dano extra causado ao atacar um oponente enquanto o mesmo está em animação de ataque. É causado apenas por Thrust Damage e pode ser aumentado com o uso de alguns equipamentos como Old Leo Ring.

  • Critical Damage

Dano extra causado por Ripostes e Backstabs. Armas possuem diferentes modificadores para críticos, alguns causando muito mais dano que outros, como Daggers e Thrusting Swords.

  • Plunge Attack

Ataque realizado durante uma queda, sendo que é necessário cair sobre um oponente enquanto ataca. Isto não evita o dano da queda ao jogador.

  • Power Stance

Instância de combate onde o personagem utiliza as duas armas equipadas de maneira síncrona. Pra utilizar este movimento é necessário ter stats de Strength e Dexterity iguais ou maiores a 1.5 vezes o requerimento da arma que mais exige aquele stat específico.

Cê é grande, mas não é dois!

  • No que pensar ao montar o personagem

Assim como fizemos no primeiro guia, vamos reunir aqui uma quantidade de ideias que facilitam a criação da build e o começo do jogo de qualquer iniciante. O ideal é se ter em mente o que deseja fazer com seu personagem, mas possuir uma boa variedade de opções pras mais diversas situações é essencial, até mesmo porque Dark Souls 2 é muito mais longo e dispõe de uma quantidade maior de possibilidades que o primeiro jogo, inclusive de situações que podem completamente pegar o jogador completamente despreparado.

  • Planeje bem que tipo de personagem você quer fazer e mantenha o foco em seu stat principal e na arma que deseja usar. Um bom planejamento de stats é ainda mais necessário em Dark Souls 2 devido a maior quantidade de stats disponíveis.
  • Possuir um meio de atacar a distância vai lhe salvar de muitas situações e é muito importante, apesar de não ser exatamente primordial, mas facilita a vida de muita gente.
  • Matar o troll que fica antes da área do tutorial do jogo vai render ao jogador o Stone Ring, que é altamente recomendado por aumentar o dano a Poise dos inimigos e facilita muito as coisas a jogadores menos experientes.
  • Não há mais Ring of Favor and Protection pra melhorar seu HP e Stamina, então possuir um pouco de stats em Vigor e Endurance é bem importante, além de Vitality pra melhorar o Equip Load se quiser utilizar armaduras mais pesadas.
  • Mantenha sua arma evoluída. Não é necessário se preocupar tanto com o Upgrade Path como era no primeiro jogo, já que agora é possível desfazê-lo e alterá-lo caso necessário sem prejudicar o progresso da arma.
  • Possuir um escudo de alta estabilidade é muito importante pra várias situações envolvendo inimigos que causam bastante dano a sua Stamina, mas mantenha em mente que manter um escudo em pé enquanto invadido pode lhe render um Guard Break e, com isso, uma morte desnecessária.
  • Dark Souls 2 dá 4 slots de anéis ao jogador, portanto pesquise bem que anéis deseja utilizar e como misturá-los pra obter o melhor resultado.
  • Muitos itens em Dark Souls 2 só podem ser pegos na segunda campanha ou com o uso de Bonfire Ascetic, mas nenhum é exatamente primordial, pois a maioria são apenas versões melhoradas de itens encontrados na campanha principal.
  • Cuidado ao usar um Bonfire Ascetic, pois ele aumenta a dificuldade de todo o cenário, não apenas do boss da área.
  • Caso for utilizar algum tipo de magia, observe bem o tipo de escala da mesma, algumas são mais complexas de melhorar que as outras, por exemplo, Hexers costumam gastar mais pontos em stats do que os outros devido a maneira que suas magias escalam, enquanto Pyromancers gastam pouco pelo mesmo motivo.
  • Crystal Lizards são bem menos importantes aqui que em Dark Souls, mas é altamente interessante que você derrote o Pursuer toda vez que ele aparecer para ganhar Twinkling Titanites extras e também uma boa quantidade de almas.
  • Praticamente todos os chefes do jogo possuem Summon Signs de NPCs próximos, utilize-os se achar que o boss é demais pra você ou se não quiser se frustrar (essa é uma grande reclamação dos fãs).
  • Deixe os DLCs por último numa primeira jogada, pois eles são MUITO mais difíceis que a campanha original.
  • Mantenha um bom estoque de Life Gems e itens de cura para Poison, nunca se sabe quando ficará sem Estus Flask.
  • Não fique preso a armaduras leves, Dark Souls 2 é bem mais tranquilo quanto as regras de Equip Load e as armaduras do jogo são mais diversificadas.
  • Se não tem ideia de pra qual Covenant entrar, vá para o Pilgrims of Dark pra enfrentar o chefe extra.
  • NÃO entre para o Covenant Company of Champions se você está jogando pela primeira vez, ele aumenta muito a dificuldade do jogo como um todo.
  • Se tiver tendo dificuldades em causar dano no começo do jogo, utilize uma arma com Strike Damage, pois elas são bem fortes no começo do jogo.
  • Tenha em mente que colocar armas nos slots pra troca rápida também aumenta o peso carregado.
  • Mantenha ao menos uma arma na troca rápida, pois em Dark Souls 2 as armas perdem durabilidade muito mais rápido, mas recuperam ao chegar em um Bonfire, porém caso quebradas devem ser reparadas no ferreiro em Majula.
  • Anéis também quebram em Dark Souls 2, mas não são perdidos e devem ser reparados no ferreiro normalmente.
  • Os Dragon Rings agem de certa forma como os Ring of Favor And Protection no primeiro Dark Souls, conseguí-los facilita o jogo a um certo nível.
  • NUNCA fique sem Human Effigy, pois isso pode dificultar muito o seguimento da campanha, tente economizá-lo e utilize sempre antes de chefes pra poder chamar ajuda de NPCs ou outros jogadores.
  • Não se preocupe com a perda de HP máximo após morrer várias vezes, pode ser usado o Ring of Binding pra diminuir o efeito de 50% pra 20% do HP máximo perdido.
  • Dê uma economizada no começo do jogo pra comprar o Silvercat Ring, já que ele é muito útil pra alcançar algumas partes do cenário sem muito esforço.
  • Logo na primeira dungeon é possível pegar a Fire Longsword, que é uma arma excelente até metade do jogo e com alcance melhor que a boa e velha Mace, apesar desta ainda causar maior dano puro.

Cirurgia de redução de estômago sem anestesia.

  • Stats

Bom, como padrão vamos primeiramente aos stats. Dark Souls 2 possui uma quantidade maior de stats e parte deles mudaram seus efeitos do primeiro jogo, portanto é interessante tentar “apagar” da mente o que se sabia no primeiro título. Em uma primeira campanha, é interessante prestar atenção aos Soft Caps de cada stat e tentar não ultrapassar seus limites a fim de maximizar a potencia do seu personagem sem sacrificar muito os demais stats. Vamos descrever cada stat logo abaixo:

  • Soul Level / Nível
  • Aumenta a cada atributo evoluído
  • Aumenta a quantidade de almas necessária pra se conseguir outro nível
  • Conseguido apenas ao interagir com a Emerald Herald

É o nível padrão do jogo. A cada nível adquirido, o próximo torna-se mais difícil de alcançar. Um nível é adquirido ao aumentar qualquer atributo interagindo com a Emerald Herald, lembrando que Bonfires não são mais usadas pra aumentar nível como era no primeiro jogo. Soul Level não influi no cálculo para PVP, apenas o Soul Memory importa.

  • Vig / Vigor / Vigor
  • Aumenta o HP.
  • Soft Cap em 20 e 50.

É importante se ter em mente que todos os stats aumentam HP, o caso do Vigor é que ele aumenta muito mais e apenas age sobre o HP. Embora não seja altamente necessário, é bem interessante deixar o Vigor de qualquer personagem entre 15 e 20 pelo decorrer da primeira campanha, evitando disperdícios além do Soft Cap e dando um HP considerável ideal pra qualquer tipo de build, embora alguns tipos de magos gastem muitos pontos de stat em outros atributos, o que pode dificultar alocar em Vigor em um começo de jogo.

  • End / Endurance / Fortitude
  • Aumenta a Stamina, Poise e defesa física.
  • Soft Cap em 20.

Em Dark Souls 2 a Endurance não tem mais efeito sobre o Equip Load, o que é uma pena, mas ainda assim é um stat essencial devido ao ganho de Stamina. O ideal seria manter no máximo do Soft Cap dentro de uma primeira jogada pra qualquer personagem, assim como Vigor, pois se trata de um atributo indispensável pra manter a efetividade do personagem.

  • Vit / Vitality / Vitalidade
  • Aumenta o Equip Load, Poise e resistência a Poison.
  • Soft Cap em 29, 49 e 70.

Vitality teve uma mudança drástica do primeiro jogo pra cá, sendo que ele não governa mais o HP, mas sim o Equip Load. Para personagens que utilizam equipamentos leves não é necessário mexer muito nele, porém pra utilização de armaduras e armas mais pesadas é altamente recomendado deixá-lo pelo menos em 15 ou 20 para um primeiro gameplay. Existem alguns anéis no jogo que aumentam o Equip Load do personagem, portanto focar nesse stat pra uma campanha casual não é a melhor opção em um primeiro momento.

  • Att / Attunement / Aprendizado
  • Aumenta a quantidade de Slots pra magias, a quantidade de conjurações por magia alocada, a velocidade de conjuração, a agilidade do personagem e a resistência a Curse.
  • Soft Cap não explícito, mas em 75 pontos não há mais slots de magia a serem ganhos.

Attunement tem uma participação muito maior em Dark Souls 2 devido a grande quantidade de atributos adicionais que ele dá. O aumento de agilidade é muito menor que o ganho com Adaptability, mas isso dá a possibilidade de magos investirem bem menos neste stat pra focarem mais no ganho de slots e velocidade de conjuração. Pra uma primeira campanha, no caso de magos, ter entre 20, 25 ou 30 (o que dá 4, 5 e 6 slots respectivamente) é uma boa quantidade. Personagens híbridos podem ajustar entre 13, 16 e 20 (2, 3 e 4 slots) se quiserem focar em Adaptability pra melhorar sua capacidade de combate corpo a corpo.

  • Str / Strength / Força
  • Aumenta o dano de armas que escalam com Strength e defesa física.
  • Soft Cap em 40 e 50.

Basicamente, força se manteve igual, apenas servindo pra aumentar o dano de armas que escalam com ela. Pra personagens que desejam utilizar armas que escalam bem com força, 40 pontos é um bom começo. É possível utilizar armas que requerem até o dobro a mais de força segurando-as com duas mãos, mas isso pode não ser recomendado a jogadores inexperientes já que impede a utilização de escudos.

  • Dex / Dexterity / Destreza
  • Aumenta o dano de armas que escalam com Dexterity, defesa física e o dano bônus de Poison e Bleed.
  • Soft Cap em 40 e 50.

Semelhante a força, destreza serve basicamente pra aumentar o dano de armas que escalam com ela. Ela não é tão legal em deixar equipar armas com metade do stat necessário utilizando-se as duas mãos, portanto armas com alto requerimento em destreza são bem específicas pra personagens que utilizam este stat. Personagens de destreza são bem populares em PVP devido ao bônus de dano por status negativos que o stat oferece, além de que armas de destreza tendem a atacar muito mais rápido, o que aumenta ainda mais as chances de causar o status no oponente.

  • Adp / Adaptability / Adaptabilidade
  • Aumenta a agilidade e as resistências do personagem.
  • Soft Cap inexistente, porém agilidade possui Soft Cap em 110.

Esse stat substitui o finado Resistance, que ninguém ligava no primeiro Dark Souls (inclusive na versão traduzida o nome desse stat ainda é Resistência). Adaptability ganha muito mais notoriedade ao aumentar a agilidade do personagem em 3 pontos a cada 4 pontos investidos, que é um ganho bem maior que o dado pelo Attunement, aumentando assim os Frames de invencibilidade durante as esquivas e melhorando muito a capacidade do personagem em combates corpo a corpo. Devido a natureza de sua progressão, o ideal é sempre deixá-lo em múltiplos de 4, sendo que a maioria dos guias recomenda 20 pontos pra um primeiro gameplay, mas qualquer valor múltiplo de 4, de preferência entre 16 e 32, já está de bom tamanho.

  • Int / Intelligence / Inteligência
  • Aumenta Magic Damage, Dark Damage e Fire Damage do personagem, além de aumentar levemente a velocidade de conjuração.
  • Soft Cap em 20, 40 e 50.

Stat que governa o dano mágico, essencial para magos e hexers (em Dark Souls 2, piromâncias também escalam com Int e Fai, porém falaremos disso mais tarde). Int possui um vão de Soft Cap muito grande entre 20 e 40 pontos, portanto se for fazer um mago, é recomendado colocar esse atributo em 40 ou 50 pontos, não mais nem menos, ou para personagens híbridos, colocar 20, 40 ou 50 pontos, mas nenhum valor entre estes, devido às grandes perdas do Soft Cap.

  • Fai / Faith / Fé
  • Aumenta Lightning Damage, Dark Damage e Fire Damage do personagem, além de aumentar levemente a velocidade de conjuração, Bleed Bonus e resistência a sangramento.
  • Soft Cap em 20, 40 e 50.

Quando Dark Souls 2 foi lançado até um determinado patch Faith Build era uma das builds mais populares devido ao imenso dano que causava, porém o Nerf Hammer chegou e acabou com a festa e você pode encontrar muita gente reclamando por aí, mas não deixe isso te desanimar. Faith governa atributos semelhantes a Intelligence, porém aumentando o Lightning Damage ao invés do Magic Damage e trabalhando melhor com o uso de Miracles. O bonus de Bleed pode ser útil pra jogadores que utilizam armas encantadas com este atributo, porém saiba que Bleed em Dark Souls 2 não é tão útil quanto no primeiro jogo e que Poison é muito mais popular em PVP.

Sup’ bro?

  • Classes Iniciais

Continuando nossa aventura, como já era esperado, agora falaremos sobre as classes iniciais! Infelizmente, em Dark Souls 2 as classes iniciais não são tão bem balanceadas quanto no primeiro jogo, sendo que muitas delas não trazem de imediato a potencialidade da sua respectiva build ou nem mesmo possui status base suficientes para carregar sua própria arma com uma única mão. Embora existam classes muito melhor preparadas que outras, todas elas servem pra dar um gostinho do que aquele tipo de build tem a oferecer, mas é muito importante escolher uma classe já pensando no tipo de personagem se deseja fazer pois, no caso de se necessitar de um respec, o ponto de partida pra distribuição de pontos são os stats da classe escolhida, ou seja, pra um Sorcerer, por exemplo, que começa com 14 de Int, não é possível baixar esse valor na hora de realizar respec, dificultando se o jogador desejar alterar sua build pra uma mais orientada a combate corporal. Outro ponto importante é que o Soul Level, ou Nível, que cada classe começa, com exceção do Deprived, é maior que 10, ou seja, já se começa com uma boa quantidade de pontos distribuídos e com um certo custo em Souls pra se evoluir, pesando ainda mais a escolha de uma classe viável pro estilo de jogo que o jogador pretende seguir. Vamos conhecer cada classe e como ela pode ser efetivamente aproveitada:

  • Warrior
  • Level: 12
  • Vigor: 7
  • Endurance: 6
  • Vitality: 6
  • Attunement: 5
  • Strength: 15
  • Dexterity: 11
  • Adaptability: 5
  • Intelligence: 5
  • Faith: 5

O Warrior é uma classe interessante pra quem pretende utilizar armas de Str ou mistas, como Swords, Hammers, dentre outras, entretanto possui um péssimo balanceamento entre os demais stats, sobretudo os defensivos, como Adaptability, Vitality e Endurance, tendo de receber um certo investimento inicial pra se tornar produtiva na sua principal área de atuação, que é o combate corpo a corpo e já como o próprio Vigor dessa classe não é exatamente dos mais altos, espere morrer algumas dezenas vezes se for um jogador iniciante. Suas maiores vantagens são sua exorbitante Strength, sua Dexterity bem alta e o fato de ser a única classe inicial que começa com um escudo, facilitando os primeiros estágios do jogo bem como a adaptação a jogabilidade, mas sua arma inicial, a Broken Straight Sword, é deplorável e deve ser substituída assim que possível por algo definitivamente mais útil (recomenda-se a Fire Longsword em Forest of Fallen Giants e uma Mace comprada do ferreiro em Majula pra ajudar contra os Old Knights em Heide’s Flame Tower). Em resumo, uma classe regular, boa pra quem deseja focar em Strength, mas que necessita de algum investimento pra se tornar útil.

  • Knight
  • Level: 13
  • Vigor: 12
  • Endurance: 6
  • Vitality: 7
  • Attunement: 4
  • Strength: 11
  • Dexterity: 8
  • Adaptability: 9
  • Intelligence: 3
  • Faith: 6

O Knight é uma classe mais defensiva e orientada a combate corpo a corpo, porém com inúmeras vantagens sobre o Warrior, sobretudo uma melhor distribuição de stats, Vigor muito maior, melhor armadura e uma arma inicial muito melhor, que inclusive pode ser usada por todo o jogo se desejado com os devidos upgrades. A Broadsword é um tanto curta e exige um pouco de treino pra ser usada, além de que o Knight, apesar de ser uma classe defensiva e de combate corpo a corpo, não começa com um escudo, o que dificulta um pouco o começo do jogo, mas logo em Majula é possível já conseguir alguns escudos decentes. O equilíbrio entre os stats, principalmente entre Strength e Dexterity, a faz excelente como ponto de partida pra praticamente qualquer build relacionada a dano físico, seja ela defensiva ou ofensiva, Str ou Dex, mas seus atributos iniciais nos stats relacionados a magia fazem necessitar de um certo investimento para builds híbridas, embora a Faith inicial do Knight seja razoável. Resumindo, uma classe mais estável que o Warrior e mais focada em versatilidade e resistência, embora não possua a Str gigantesca da primeira, ela é mais flexível e mais amigável na utilização de respecs.

  • Swordsman
  • Level: 12
  • Vigor: 4
  • Endurance: 8
  • Vitality: 4
  • Attunement: 6
  • Strength: 9
  • Dexterity: 16
  • Adaptability: 6
  • Intelligence: 7
  • Faith: 5

O Swordsman é definitivamente a classe inicial mais frágil do jogo. Possuindo o Vigor e a Vitality mais baixas dentre todas as classes, uma Adaptability meia boca e ser focada em combates corpo a corpo com armas com baixo Poise Damage faz essa classe ser difícil de usar e frustrante, principalmente pra jogadores inexperientes. Ela foi pensada como uma classe pra utilização de Power Stance, entretanto seus stats iniciais não permitem a utilização deste modo com as armas que o jogador inicia sendo necessário algum investimento pra realmente aproveitar o que essa classe veio pra demonstrar. Suas reais vantagens são as armas decentes com as quais começa, uma Scimitar e uma Shortsword e sua gigantesca Dexterity, tornando-o uma escolha sólida pra jogadores que desejam especializar seu personagem no uso de armas que escalam com este stat. Apesar de suas vantagens, a verdade nua e crua é que esta classe realmente é mal preparada pra receber qualquer tipo de jogador e vale mais a pena utilizar alguma das demais classes pra praticamente qualquer build que o jogador desejar criar, mas escolher essa classe dá alguns pontos de estilo pela armadura e pelo Dual Wielding.

  • Bandit
  • Level: 11
  • Vigor: 9
  • Endurance: 7
  • Vitality: 11
  • Attunement: 2
  • Strength: 9
  • Dexterity: 14
  • Adaptability: 3
  • Intelligence: 1
  • Faith: 8

O Bandit é a escolha mais sólida pra jogadores que desejam utilizar armas de Dexterity devido ao gigante investimento nesse stat, apesar de ser uma classe sólida pra se partir como base pra qualquer tipo de build relacionada a combate corpo a corpo. Essa classe possui bom Vigor e Vitality, além de uma Endurance mediana e uma armadura bem decente apesar de sua aparência dizer o contrário e, como cereja do bolo, começa com um Bow, facilitando confrontos contra grupos de inimigos atraindo-os um a um logo no começo do jogo e a Dex decente faz com que o dano do Bow seja considerável. Suas maiores fraquezas vem no fato de sua arma ser bem meia boca e sua Adaptability iniciar em 3, necessitando de um investimento inicial o mais breve possível pra se tornar devidamente útil e conseguir esquivar com algum sucesso dos ataques inimigos. Apesar da Faith base em 8, o que possibilita um baixo investimento pra se começar a utilizar Miracles, o Attunement em 2 dificulta bastante a utilização dessa classe pra builds híbridas, entretanto não é algo impossível e pode ser feito até um meio do jogo pra frente, porém o maior foco dessa classe é realmente o uso de armas que escalam com Dex.

  • Cleric
  • Level: 14
  • Vigor: 10
  • Endurance: 3
  • Vitality: 8
  • Attunement: 10
  • Strength: 11
  • Dexterity: 5
  • Adaptability: 4
  • Intelligence: 4
  • Faith: 12

O Cleric é exatamente o oposto do que se pode dizer de uma classe otimizada. Possuindo uma armadura decente, Vigor e Vitality altos, bom Attunement e Faith e a capacidade de utilizar o Miracle Heal logo no começo do jogo faz com que o Cleric seja bem resistente, sendo basicamente um mago orientado a defesa. O grande problema aqui é que sua arma inicial, a Mace, já é um tanto lenta por natureza e possui um alcance ínfimo, junte isso a baixíssima Adaptability e a incapacidade de se utilizar a Mace em uma única mão sem realizar algum investimento em Strength e se tem um belo peso para papel, ou seja, altamente resistente, mas muito lento. Leva um certo tempo pra se conseguir comprar o Miracle Lightning Spear, mas ele ajuda muito o Cleric a se desenvolver, porém até lá pode ser incrivelmente penoso jogar com essa classe, principalmente pra jogadores novos, mas ainda assim é uma classe que tem um grande potencial e pode ser feito como um mago de Faith puro ou um personagem híbrido, por possuir um bom investimento inicial em Strength e stats defensivos, porém necessitando quase que urgentemente de Endurance e Adaptability.

  • Sorcerer
  • Level: 11
  • Vigor: 5
  • Endurance: 6
  • Vitality: 5
  • Attunement: 12
  • Strength: 3
  • Dexterity: 7
  • Adaptability: 8
  • Intelligence: 14
  • Faith: 4

O Sorcerer, como o próprio nome diz, é um especialista em Sorceries e é uma classe pra quem deseja algum tipo de mago. Apesar de ser perfeitamente possível utilizar esta classe como base pra personagens híbridos também, é necessário um investimento pesado em seus stats, já que seu Vigor, Vitality e sobretudo Strength são bem baixos. Apesar de seu baixo HP inicial, sua Adaptability e Attunement são altos, dando uma excelente Agility inicial ao personagem, permitindo ao jogador esquivar de vários ataques com uma certa facilidade. Apesar de ser quase que obrigatório o uso de Int numa build baseada no Sorcerer, há várias opções de utilização pra esse stat em Dark Souls 2 e uma deve se encaixar perfeitamente com o que o jogador planeja, exceto builds puramente físicas ou baseadas em Miracles. Resumindo, em termos de Mages, esta é a classe mais confiável pra quem deseja se basear em combate a longa distância ou não quer utilizar Miracles.

  • Explorer
  • Level: 10
  • Vigor: 7
  • Endurance: 6
  • Vitality: 9
  • Attunement: 7
  • Strength: 6
  • Dexterity: 6
  • Adaptability: 12
  • Intelligence: 5
  • Faith: 5

O Explorer é uma classe bem estranha, já que todos os seus stats ofensivos são bem baixos, tornando-o bem pouco eficaz na arte de causar dano e começar com uma mísera Dagger não ajuda em nada quanto a isso. Por outro lado, seus stats defensivos são bem decentes, com um bom Vigor, Vitality, Attunement e principalmente Adaptability, que já vem múltiplo de 4. Os grandes diferenciais do Explorer são seu Head Gear, que aumenta seu Drop Rate e os vários itens adicionais com os quais ele começa, como Pharros Lockstone que serve pra destravar algumas portas secretas e Witching Urn e Aromatic Ooze, que compensam um pouco sua falta de capacidade ofensiva. Apesar de sofrer um grande preconceito e não ser exatamente uma classe recomendada pra iniciantes devido a sua grandiosa falta de presença ofensiva, é uma classe excelente e suas fraquezas podem ser facilmente compensadas com algum investimento em seus stats ofensivos e a aquisição de algumas armas logo no começo do jogo, já que ele não precisa se preocupar gastando níveis num primeiro momento em stats defensivos.

  • Deprived
  • Level: 1
  • Vigor: 6
  • Endurance: 6
  • Vitality: 6
  • Attunement: 6
  • Strength: 6
  • Dexterity: 6
  • Adaptability: 6
  • Intelligence: 6
  • Faith: 6

O Deprived, na minha singela opinião, é a melhor classe do jogo, porém a mais difícil de se começar e definitivamente não recomendada pra jogadores iniciantes. Essa classe não começa com absolutamente nenhum item ou arma, nem mesmo as 20 Life Gems padrões, o que significa que não há absolutamente nada pra ajudar o jogador e ele deve se virar com o que vai encontrando. A grande vantagem dessa classe é que, como ela começa no nível 1, é muito mais fácil pra ela moldar seus stats de acordo com a build que deseja e, caso o jogador desejar mudar tudo, o respec será muito mais fácil e flexível. Possuir 6 pontos em cada atributo é bem aceitável levando em consideração o nível do personagem e a maior dificuldade é matar os primeiros inimigos do jogo com as mãos vazias, mas nada que não se dê pra dar um jeito. É a classe mais flexível e versátil do jogo como base para builds, portanto ideal praquele jogador que definitivamente não tem a menor ideia do que fazer ou só quer aproveitar o jogo explorando uma coisa de cada vez.

Select your character! Who will die… a lot…

  • Gifts / Presentes

Assim como no primeiro jogo, em Dark Souls 2 é possível escolher um Gift ao criar seu personagem, que é basicamente um item ou conjunto de itens adicionais pra ajudar o começo da campanha. Em Dark Souls 2 esta funcionalidade é muito menos útil que no primeiro jogo e as opções bem menos atrativas, mas quem não quer alguma ajuda inicial não é mesmo? Segue abaixo a listagem de Gifts possíveis e as devidas recomendações de escolha:

  • Life Ring

Um simples anel que aumenta o HP em 5%. Apesar de ser um pouco prestativo em um começo de jogo, há inúmeros anéis muito mais úteis em Dark Souls 2 e esse vai se tornar subutilizado muito rapidamente, sendo muito melhor aguardar adquirir anéis mais potentes durante a campanha. Além disso, ele pode ser encontrado logo em Forest of Fallen Giants, ou seja, logo no começo do jogo.

  • Human Effigy

É o item mais útil do jogo, porém é encontrado com uma certa facilidade durante a campanha. É bom pra jogadores novos deixarem de reserva pra caso morram muitas vezes logo no começo do jogo, mas definitivamente há Gifts mais apropriados.

  • Healing Wares

É basicamente um pacotão de itens de cura, contando com 10 Life Gems, 3 Radiant Life Gem, 1 Old Radiant Life Gem e 3 Poison Moss. Em minha singela opinião é o melhor Gift pra jogadores iniciantes, pois ajuda bastante nos estágios iniciais e pode até ser guardado pra situações extremas até mais ou menos no meio da campanha. Como os demais itens possuem usos mais únicos e complexos, esse provavelmente é o Gift mais versátil, flexível e atrativo em um primeiro momento.

  • Homeward Bone

Item que teletransporta o personagem para a última Bonfire utilizada. É um bom item, porém é facilmente encontrado durante a campanha, possui uma utilização bem limitada e pode ser substituído pelo Miracle Homeward e pela Aged Feather, que tem a mesma utilidade e usos ilimitados, sendo adquirida um pouco depois do meio da campanha. Apesar de um bom item, ele é mais útil em situações únicas e muito provavelmente o jogador vai ter algum Homeward Bone sobrando quando precisar.

  • Seed of A Tree of Giants

Este é um item estranho, pois ao utilizá-lo ele faz com que os inimigos padrões do jogo ataquem um invasor caso o jogador estiver sendo invadido. É um item puramente PVP e pode servir pra salvar o jogador de alguma invasão repentina, mas não é exatamente esperado que jogadores iniciantes sobrevivam a invasões de qualquer forma. Por ser um item altamente específico pra situações únicas não é recomendado pra jogadores iniciantes, mas é um item até dificinho de se conseguir durante a campanha devido as pré condições necessárias.

  • Bonfire Ascetic

Como explicado no glossário, este item, ao ser queimado numa fogueira, reinicia os inimigos, chefes e baús daquela área com um nível de dificuldade superior, como se o jogador tivesse zerado o jogo e estivesse naquela área durante uma segunda campanha. Em Dark Souls 2, vários itens só podem ser pegos caso o jogador já tenha zerado o jogo ou use Bonfire Ascetic e abra algum baú específico ou mate algum chefe em particular, portanto, algumas builds podem exigir o uso de Bonfire Ascetic pra se conseguir todos os itens necessários para completá-las. É possível conseguir Bonfire Ascetics durante a campanha, mas é um item bem raro. Mesmo assim, não é um item recomendado para iniciantes, já que ele pode dificultar demais um cenário dependendo da experiência do jogador.

  • Petrified Something

Por fim, Petrified Something, que é basicamente uma pedra que pode ser entregue no ninho de corvos na área de tutorial do jogo e trocado por um item aleatório. Existem várias pedrinhas no jogo como esta que podem ser trocadas por itens aleatórios no ninho dos corvos e, bem, como é aleatório não é exatamente a coisa mais confiável do mundo, mas se quiser tentar sua sorte, porque não?

Essa deve ser a cadeira mais confortável do mundo.

  • Tipos de Dano

A classificação dos tipos de dano em Dark Souls 2 segue bem parecida com o primeiro jogo, tirando algumas modificações nas regras gerais. Agora o dano elemental do personagem escala com stats mesmo em armas encantadas e o Dark Damage é um tipo extra de dano, diferente do dano misto entre Magic e Physical como era no primeiro. Severas mudanças nos status negativos também ocorreram, apesar de receberem classificações semelhantes. É muito importante entender a natureza do tipo de dano de cada arma pra se poder escolher a melhor para cada situação, sendo que em Dark Souls 2 há a possibilidade de se deixar até 4 armas disponíveis em slots rápidos pro personagem em cada mão, assim tornando-o mais responsivo, embora isso custe Equip Load. Segue abaixo uma descrição mais a fundo de cada tipo de dano e suas escalas padrões.

  • Physical Damage / Dano Físico

O bom e velho dano físico, sendo que suas subclassificações não mudaram muito, apesar de suas aplicações terem sido mais diversificadas. A principal mudança aqui é que agora temos apenas os tipos de dano Strike, Thrust e Slash. O Regular Damage, que era atribuído a armas como Straight Swords e Greatswords, foi removido, sendo que se acredita que a remoção se deu para versatilizar mais o uso de armas com Slash Damage, sendo que estas possuiam severas limitações devido as defesas dos inimigos no primeiro jogo. Vamos as subclassificações.

  • Slash Damage / Dano por Corte

Levando em consideração que todas as armas que possuíam Regular Damage agora causam Slash Damage, este tipo de dano é com toda certeza o mais vasto do jogo. Em geral, ele possui vantagens contra inimigos com o corpo exposto e é resistido por inimigos encouraçados ou com armaduras. É comum armas que causem este tipo de dano possuírem boa velocidade de ataque e gasto de Stamina, sendo boas pra utilização de efeitos mágicos ou status negativos a fim de se compensar a falta de efeito contra inimigos mais defensivos. Em resumo, o jogador não tem muito como escapar de utilizar de Slash Damage se não quer utilizar armas de puro Str ou de perfuração.

  • Thrust Damage / Dano por Perfuração

Não são exatamente muitos tipos de armas que priorizam Thrust Damage, mas várias armas que causam Slash Damage possuem golpes alternativos que causam este tipo de dano. Sua principal vantagem é o bônus ganho ao atingir inimigos que estejam no meio de uma animação, causando Counter Damage adicional. Existe uma boa quantidade de inimigos que resistem a este tipo de dano e talvez não seja a melhor ideia focá-lo em builds PVE, mas armas que causam Thrust Damage tem uma boa popularidade em PVP e em geral bom alcance, sendo ótimas como backup contra inimigos velozes ou invasões repentinas.

  • Strike Damage / Dano por Contusão

Chegamos ao todo poderoso Strike Damage, que foi severamente melhorado em relação ao primeiro jogo. Pra meios de comparação, em um Old Knight logo no começo do jogo, uma Mace causa praticamente o dobro de dano que uma Longsword, contando os mesmos stats. Além disso, Strike Damage geralmente vem acarretado de alto Poise Damage, tornando-o extremamente eficaz no PVE. Entretanto, essas vantagens são compensadas, já que armas que causam Strike Damage muitas vezes são lentas, possuem baixo alcance e alto custo de Stamina para atacar, além de exigir bastante Strength, o que dificulta uma diversificação da build.

  • Elemental Damage / Dano Elemental

Dano Elemental costuma ser causado por ataques mágicos, o que é o inverso do Physical Damage. É muito mais fácil causar este tipo de dano em Dark Souls 2 devido a grande facilidade de manipulação dos Upgrade Paths de uma arma, além disso esse tipo de dano é causado por feitiços e ataques mágicos do personagem e dos próprios inimigos. Embora não seja geral, por via de regra inimigos que causam um determinado tipo de dano elemental também resistem ao mesmo. Em comparação ao primeiro jogo, o Dark Damage foi incorporado, ganhando toda uma nova linha de habilidades, embora os demais tipos de dano tenham se mantido.

  • Magic Damage / Dano Mágico

Causado normalmente por armas que escalam com Int, armas Enchanted e Sorceries. É o tipo mais básico de dano mágico e costuma ser bem resistido por armaduras leves. Inimigos que utilizam feitiços pra atacar ou encouraçados costumam resistir a este tipo de dano, tornando-o complicado de se depender pra personagens híbridos dependerem de ataques a longa distância, entretanto magos costumam ter poder de fogo suficiente pra quebrar as defesas destes inimigos e matá-los com Sorceries de qualquer forma.

  • Lightning Damage / Dano por Eletricidade

Costuma ser causado por Miracles e armas que escalam com Faith, além de armas Lightning. Acredito que a mudança das armas Divine e Occult tenha sido mais pra padronizar o tipo de dano causado por armas de Faith, já que no primeiro jogo se tinha tanto Lightning Damage quanto Magic Damage e isso causava alguma confusão. Quando foi lançado, o dano de alguns Miracles que causavam este tipo de dano era absurdo, além de que armas encantadas com Lightning causavam danos tremendos e muita gente se aproveitou deste tipo de situação pra completar o jogo com facilidade, porém isso foi nerfado fortemente. Como não existem exatamente muitos inimigos que causam Lightning Damage e ele não é um dano tão relacionado ao tipo de armadura utilizada, torna-se um tipo de dano versátil pra inúmeras situações e localidades sem que se encontre muitos inimigos resistentes ao mesmo.

  • Fire Damage / Dano por Fogo

Causado por piromâncias, armas com Fire upgrade e armas que possuem Fire Damage imbutido. Em Dark Souls 2, Fire Damage escala com Int e Fai simultaneamente, portanto pode ser uma boa pra personagens magos híbridos ou que usem Dark Damage também. Embora escale com dois stats, piromâncias não costumam ganhar tanto com essa escala, como veremos mais a frente. Os inimigos que causam Fire Damage com maior frequência são um tanto restritos a região de Iron Keep e Dragon Aerie, portanto não existem exatamente muitas situações onde inimigos que resistem a Fire Damage sejam comuns, tornando-o bem versátil, só não tão desregulado quanto era no primeiro jogo.

  • Dark Damage / Dano por Trevas

O novo xodó da família. Dano por trevas é causado por Hexes, armas que escalam com Dark Damage ou armas com Dark upgrade. A escala de Dark é um tanto estranha, ela escala com o menor stat entre Faith e Intelligence, ou seja, os dois stats precisam estar parelhos pra que se tenha o melhor aproveitamento possível de Dark Damage. Hexes costumam causar um dano muito alto, entretanto há uma grande quantidade de inimigos e chefes que resistem a este tipo de dano e as armas que tem Dark Damage por natureza precisam de uma quantidade considerável de stats pra serem equipadas. Já inimigos que causem Dark Damage não são tão comuns assim, porém são bem perigosos e resistir a esse tipo de dano não é tão simples.

  • Status Damage / Dano por Status

Por fim, vamos ao dano por status. Em Dark Souls 2 os danos por status se tornaram muito mais evidentes já que agora é possível realizar upgrades nas armas para que causem algum tipo de status que não realizam por padrão, sendo que isso é muito mais efetivo em armas velozes, causando rápido build-up e inflingindo status sem dificuldades. Este tipo de abordagem não é exatamente a mais útil em PVE, já que o objetivo neste caso é eliminar o inimigo rapidamente apesar de funcionar bem contra alguns chefes, porém o foco é realmente em PVP. Vamos as descrições.

  • Poison Damage / Dano por Veneno

Poison Damage se tornou muito mais popular em Dark Souls 2, sendo basicamente o tipo de dano por status padrão pra combates em PVP. Ele causa por volta de 1000 de dano por padrão, sendo cerca de 15 de HP a cada meio segundo e é possível realizar upgrade na arma para que a mesma cause build-up de Poison por padrão, tornando combates de PVP uma verdadeira luta contra o tempo e forçando os inimigos a atacar.

  • Toxic Damage / Dano Tóxico

Toxic Damage é bem similar ao Poison Damage, causando por volta da mesma quantidade de dano, porém mais rápido. Toxic Damage e Poison Damage podem ser causados ao mesmo tempo, causando enormes quantidades de dano aos oponentes. Não é possível infundir uma arma para causar Toxic Damage, entretanto Pyromancers podem utilizar Toxic Mist pra causar esse status, tornando-os um verdadeiro pesadelo em combates de PVP em ambientes fechados.

  • Bleed Damage / Dano por Sangramento

Bleed Damage foi severamente nerfado se comparado ao primeiro jogo e hoje não é mais tão interessante. O dano causado quando o status é infligido é por volta de 200 HP, diferente do dano percentual causado no primeiro jogo, entretanto um debuff é aplicado no inimigo inflingido com esse status, diminuindo sua stamina, agilidade e velocidade de movimento. Apesar do debuff ser interessante em PVP, o tempo que ele leva pra ser inflingido e o baixo dano resultante do status o levam a ser muito subutilizado, sendo que a maioria dos jogadores prefere maior capacidade de dano.

Cavalo na F4.

  • Upgrade Paths

Mudando um pouco a ordem das coisas, antes de entrarmos no assunto das armas, escudos e armaduras, vamos falar de Upgrade Paths, também conhecidos como Infusions. No mundo de Dark Souls, Upgrade Paths são melhorias que se pode fazer as armas e escudos para que estes ganhem propriedades especiais, como defesa contra algum tipo de elemento ou ataque elemental, que inflinge algum status negativo ou até mesmo apenas para se ter maior dano físico. Em Dark Souls 2, os Upgrade Paths são completamente independentes do nível da arma utilizado e podem ser colocados ou removidos ao bel prazer do jogador, após o mesmo encontrar Steady Hand McDuff em Lost Bastille e dar a ele o Dull Ember, o que pode ser feito bem cedo na campanha. No jogo é possível também encantar cetros pra aumentar o poder das magias e infundir elementos a armas que já possuem os mesmos naturalmente pra tornar a escala com este mesmo elemento ainda mais forte, por exemplo, uma arma com elemento Dark natural pode ser infundida com Dark pra aumentar a escala e causar maior dano elemental. Vamos verificar abaixo quais os Upgrade Paths disponíveis em Dark Souls 2.

  • Magic

Reduz o dano físico e a escala de Str e Dex da arma, porém adiciona Magic Damage e Magic Scale a mesma. Armas que possuem outros tipos de dano non-Magic tem esses danos reduzidos em menor escala, mas o dano mágico ganho com o upgrade também é diminuído. É um bom upgrade pra armas comuns ou que já tenham dano mágico imbutido para builds híbridas, porém pra builds focadas em Int, o Upgrade Enchanted talvez seja mais adequado, mas isso deve ser analizado de arma pra arma.

  • Fire

Reduz o dano físico e a escala de Str e Dex da arma, porém adiciona Fire Damage e Fire Scale a mesma. Armas que possuem outros tipos de dano non-Fire tem esses danos reduzidos em menor escala, mas o dano por fogo ganho com o upgrade também é diminuído. É um upgrade mais focado pra builds de magos piromantes, entretanto não gosto muito dessa abordagem pois piromâncias não possuem pré requisitos e as escalas com Int e Fai não são tão efetivas, porém existem muitos inimigos fracos contra fogo e uma build de mago ou híbrida, seja qual tipo for, pode se beneficiar bastante de ter uma arma imbuída com fogo sempre a mão.

  • Lightning

Reduz o dano físico e a escala de Str e Dex da arma, porém adiciona Lightning Damage e Lightning Scale a mesma. Armas que possuem outros tipos de dano non-Lightning tem esses danos reduzidos em menor escala, mas o dano por eletricidade ganho com o upgrade também é diminuído. Upgrade focado em builds híbridas ou magos puros de Faith, sendo que Lightning Damage é bastante útil contra vários inimigos do jogo e a escala com Faith vem bem a calhar já que Miracles não possuem tanta presença ofensiva quanto os demais tipos de magias. Infelizmente não tem uma versão exclusiva pra magos puros de Faith, como os magos de Intelligence tem o upgrade Enchanted, portanto é basicamente a única opção pra esse tipo de build.

  • Dark

Reduz o dano físico e a escala de Str e Dex da arma, porém adiciona Dark Damage e Dark Scale a mesma. Armas que possuem outros tipos de dano non-Dark tem esses danos reduzidos em menor escala, mas o dano por trevas ganho com o upgrade também é diminuído. Upgrade mais focado em Hexers, tanto puros quanto híbridos e fica ótimo em armas como Sunset Staff e Crypt Greatsword, que são equipamentos voltados pra este tipo de build. Existem vários inimigos que resistem a Dark Damage no jogo, principalmente chefes, portanto uma arma de backup, como uma com Fire Upgrade por exemplo, pode vir bem a calhar.

  • Poison

Reduz o dano físico e a escala de Str e Dex da arma, porém adiciona Poison build-up a mesma. Armas que possuem outros tipos de dano non-Poison tem esses danos reduzidos em menor escala, mas o build-up ganho com o upgrade também é diminuído. Esse upgrade estaca com armas que já possuam Poison build-up por natureza, tornando-as ainda mais efetivas para causar o status. É bem comum atribuído a armas que já causam o status ou em armas com velocidade de ataque alta, como Daggers, Curved Swords, Thrusting Swords e Katanas, pois quanto mais golpes a arma acertar, mais rápido o status será causado. É um upgrade mais popular entre builds pra PVP, sendo que no caso de PVE dano puro é preferencial, mas nada impede um jogador de focar em danos por status pra PVE, a única questão é que os combates se tornarão mais lentos e existem vários inimigos que resistem a Poison, portanto outras alternativas devem ser verificadas pra cobrir essa fraqueza.

  • Bleed

Reduz o dano físico e a escala de Str e Dex da arma, porém adiciona Bleed build-up a mesma. Armas que possuem outros tipos de dano non-Bleed tem esses danos reduzidos em menor escala, mas o build-up ganho com o upgrade também é diminuído. Upgrade também focado em PVP, é muito semelhante ao de Poison, entretanto este causa Bleed status, que como já comentamos não é exatamente bem aproveitado nesse jogo, porém pode ser muito útil contra inimigos ágeis, difíceis de acertar com Poison build-up ou que tentem um confronto mais rápido, pois Bleed causa debuff de stamina e impede esse tipo de personagem de se mover livremente. Em termos de PVE, é bem menos útil que o Poison, sendo que 200 de dano do meio do jogo pra frente deve ser o mínimo que seu personagem causa em um ataque padrão.

  • Raw

Reduz a escala de Str e Dex da arma, porém adiciona dano percentual de todos os tipos que a mesma causa. É um ótimo upgrade pra armas com baixa escala, pois elas teriam pouco valor mesmo com o personagem possuindo stats altos. É um upgrade mais voltado pra builds com baixo stats ofensivos, como Tanks por exemplo, pois caso contrário armas com escala sempre acabam sendo superiores.

  • Enchanted

Reduz todas as escalas exceto Int da arma, porém faz com que todos os demais tipos de dano que a arma já causava escalem com Int. Diferente do Magic Upgrade, que adiciona Magic Damage e o faz aumentar com escala em Int, este upgrade escala o próprio dano físico da arma em Int, porém reduzindo severamente as escalas que a arma já possuía. É um upgrade excelente pra se utilizar em armas com baixas escalas ou que escalem prioritariamente com Int. Builds híbridas, no entanto, talvez se beneficiem mais com o Magic Upgrade, por ser mais versátil, diminuir menos as escalas e imbuir dano alternativo a arma.

  • Mundane

Diminui severamente o dano original da arma e suas escalas originais, porém faz com que a arma escale muito com o menor stat que o personagem possui. É um upgrade bem situacional, mas que funciona muito bem pra personagens com stats quase iguais ou que já estejam no New Game +7 com vários stats bem altos, sendo muito útil em armas rápidas com baixo dano base e escalas, pois o dano físico puro ganho com esse upgrade, quando bem utilizado, é enorme. Por outro lado, é definitivamente o upgrade menos utilizado por jogadores iniciantes, já que restringe bastante a build e a faz pouco efetiva no que o jogador realmente quer fazer com seu personagem.

Passando nessa ponte aqui super de boas.

  • Armas

Agora sim, finalmente na parte que realmente interessa! Hora de dar um preview no que podemos usar pra cortar, amassar ou perfurar os inúmeros inimigos do jogo…isso quando não estamos correndo e nos defendendo gritando pela mãe. Dark Souls 2 praticamente herda o sistema de armas de seu antecessor, onde cada qual pode escalar com Str, Dex, Int ou Fai e são divididas em classes que indicam algumas de suas possíveis características, porém nada é via de regra e cada arma possui propriedades únicas. A variedade de tipos e unidades de armas em Dark Souls 2 é gigantesca e isso torna possível, embora existam os queridinhos de quem joga PVP ou PVE, soltar a imaginação e realmente construir o personagem que mais deseja. Dark Souls 2 adicionou alguns tipos de armas novos e adicionou muitas novas armas das que existiam no jogo anterior, dando uma maior versatilidade e equilibrando bastante builds focadas em armas de um tipo ou de outro, além de que o sistema de deterioração de armas, conforme foi explicado anteriormente, torna ainda mais importante a escolha de um bom set de armas, tentando equilibrar a longevidade, a versatilidade e o peso carregado do personagem. Vamos então ao que interessa, lembrando que este guia seguirá os moldes do guia do primeiro jogo, pra quem ainda não o viu nós vamos dividir este tópico por tipo de arma, comentando sobre ela, suas forças, fraquezas e dando um máximo de quatro exemplos de destaque como um ponto de referência inicial. Então vamos em frente:

  • Dagger / Adaga

Ágeis e precisas, as adagas são armas bem populares em personagens furtivos, que desejam pegar seus inimigos de surpresa, o que vem bem a calhar em PVP em áreas de difícil locomoção. Embora sejam armas muito velozes, seu pouquíssimo alcance e Poise Damage, além do comum dano físico baixo, fazem as adagas serem pouco visadas no PVE e são usadas mais como armas substitutas. Com a adição da mecânica de Power Stance as adagas começaram a ter um lugar ao sol, sendo ótimas como armas primárias pra definirem o moveset da arma na mão esquerda, dando ao jogador a possibilidade de escolher e alternar entre inúmeros e efetivos movesets. No fim, são armas de backup pra PVE e situacionais no PVP o que as torna subutilizadas de qualquer modo, mas não devem ser subestimadas já que possuem várias propriedades que viabilizam surpreender e desestabilizar os inimigos, como sua incrível velocidade de ataque e os altos modificadores de dano crítico.

  • + Altíssima velocidade de ataque
  • + Altos modificadores de crítico
  • + Boas escalas com Dex
  • + Baixíssimos requerimentos de stats
  • + Baixo gasto de Stamina por ataque
  • + Bons movesets
  • – Baixíssimo ataque
  • – Baixíssimo alcance
  • – Altamente situacionais
  • – Baixo Poise Damage
  • – Facilmente defletidas por escudos
  • Destaques
  • Royal Dirk: Essa adaga mais parece uma pequena espada, sendo muito longa e não possuindo um crítico tão bom quanto as demais adagas, porém ela possui o maior dano base dentre todas elas. Ela é bem popular como uma arma de estoque rápido contra builds lentas ou como uma arma auxiliar para um personagem utilizando-a com Power Stance com uma Thrusting Sword na outra mão, como um verdadeiro esgrimista.
  • Mytha’s Bent Blade: Uma adaga incrivelmente curta e com um dano base bem insignificante, apesar de possuir uma boa scale com Dex. O que chama a atenção nessa adaga é que ela causa tanto Poison Damage como Toxic Damage, sendo a única arma do jogo capaz de causar este último. Isso faz com que essa arma seja bem viável em PVP, principalmente se usada uma em cada mão e em conjunto com Toxic Mist, causando dano contínuo aos oponentes.
  • Umbral Dagger: Essa adaga possui S em scale em Dex sem upgrades, tornando-a incrível para builds baseadas em Dexterity logo que adquirida. Além disso, ela possui um ganho de apenas 17 pontos de ataque ao receber upgrades até o máximo, portanto ela não vale tanto a pena para ser evoluída. É uma arma simples, básica e específica pra um determinado nicho. É uma pena ela ser uma boss weapon e, sendo assim, não poder ser encantada com nenhum Upgrade Path, já que aquela escala em S viria muito a calhar em builds alternativas.
  • Shadow Dagger: Esta é considerada a melhor adaga do jogo por possuir um dano crítico massivo. Curioso ou não, o fato é que essa adaga acaba escalando melhor com Str que com Dex, sendo uma excelente arma auxiliar pra personagens de Strength, quando é necessário trocar armas pesadas e lentas por algo mais ágil e preciso, principalmente durante invasões de outros jogadores. Sua principal fraqueza está no fato de que ela só pode ser adquirida durante o NG+ (ou com Bonfire Ascetic) e é um drop raro de um inimigo que aparece durante um boss, ou seja, pode levar algum tempo até conseguir dropá-la.
  • Straight Sword / Espada Reta

O verdadeiro pau pra toda obra, Straight Swords são basicamentes coringas, podendo ser usadas por qualquer tipo de build devido a suas escalas mistas, incrivel versatilidade e viabilidade de utilizar infusão pra que as mesmas se adaptem a builds híbridas ou mágicas. Possuem requerimentos razoavelmente baixos, um bom dano base e escalas mistas que exigem builds também híbridas pra se mostrarem realmente efetivas. O excelente equilíbrio entre dano, alcance, velocidade e gasto de Stamina é o que faz dessas armas especiais, porém sendo um verdadeiro jack of all trades, elas não são excepcionais em nada e acabam sendo deixadas de lado por quem deseja armas com usos mais específicos.

  • + Boa velocidade de ataque
  • + Escalas mistas
  • + Baixo gasto de stamina
  • + Requerimentos de stats medianos
  • – Geralmente não possuem nenhuma especialidade
  • – Necessitam de builds específicas pra se tornarem bem efetivas
  • Destaques
  • Blue Flame: É uma arma bem popular em builds de Int ou híbridas devido a suas escalas e dependendo de com que Upgrade Path ela foi infundida. Sua principal característica é a capacidade de conjurar Sorceries, tornando-se um excelente substituto para catalizadores pra quem não quer realmente ficar trocando de arma o tempo inteiro pra conjurar seus feitiços. É uma das melhores opções pra quem deseja fazer algo como um Mystic Knight.
  • Puzzling Stone Sword: É uma espada chicote, bem semelhante a que Ivy usa em Soul Calibur pra termos de comparação. Possui um ótimo alcance, requerimentos de stats quase insignificantes, baixíssimo gasto em Stamina e uma impressionante scale S em Dex. Apesar disso, o seu dano base é baixo e a escala não ajuda tanto, tornando seu dano padrão um tanto baixo, apesar de ser bem compensado devido sua velocidade de ataque. É uma arma bem imprevisível e divertida que serve a um nicho específico devido sua scale dedicada, mas que pode ser um grande trunfo em combates de PVP.
  • Red Rust Sword: Com uma excelente scale em Str, essa espada é mais voltada pra quem deseja um pouco de brutalidade por ser grande, pesada e…vermelha! Sua principal característica é seu moveset que se assemelha a de um machado de uma mão, o que com seu alcance e velocidade de ataque o torna uma excelente alternativa para builds de Str usufruírem contra inimigos ágeis e difíceis de acertar ou em locais estreitos onde armas grandes podem facilmente atingir as paredes e causar Staggers desnecessários no personagem.
  • Sun Sword: Dentre todas, esta é a melhor opção para builds híbridas entre Str e Dex. Essa arma é impressionante devido a sua excelente escala mista, iniciando com B em Str e B em Dex e progredindo para um A ao realizar os devidos upgrades. Não vale muito apena infundí-la com nada, porém como uma arma de dano físico pode ser excelente tanto como arma principal quanto como alternativa a usuários de Greatswords.
  • Greatsword / Espada Grante

As queridinhas de todos, Greatswords são umas das melhores armas pra PVE disponíveis no jogo, pois são basicamente versões crescidas das Straight Swords, sendo mais longas, mais lentas e com um dano maior. Em PVP também podem ser usadas com excelência, apesar de sua velocidade de ataque fazer com que estas belezinhas sejam um tanto previsíveis e, portanto, fáceis de receber Parry. Os stats requeridos costumam ser bem distribuídos, embora sejam um tanto altos pra builds magas usufruírem e suas scales mistas tendem a necessitar de builds híbridas ou infusões específicas pra fazer destas armas realmente aproveitáveis. Em geral, são armas incrivelmente versáteis e grandes noob friends devido ao incrivel equilíbrio entre suas características.

  • + Bom dano
  • + Bom alcance
  • + Escalas mistas
  • + Versátil
  • – Um tanto lentas
  • – Stats requeridos um tanto altos e diversificados
  • – Previsíveis
  • Destaques
  • Moonlight Greatsword: Não seria um jogo da From Software sem ela, não é mesmo? A Moonlight Greatsword possui dano puramente mágico e stats requeridos baixos o suficiente pra poder ser usada por builds de Int sem problemas. Sua principal característica, além do dano mágico, é que seu ataque forte lança uma onda de energia que causa grande Magic Damage e Poise Damage. Pode ser infundida com Enchanted, tornando-se muito resistente (quase como um escudo quando usada pra bloquear) e aumentando consideravelmente o dano, mas tornando-o Physical Damage e eliminando o dano do projétil que ela lança (embora o Poise Damage permaneça). Seu maior problema é necessitar de um Bonfire Ascetic ou esperar até o NG+ para poder ser feita.
  • Defender Greatsword: Arma incrivelmente poderosa para builds de Faith, possuindo Lightning Damage nato e uma habilidade própria que buffa a arma e aumenta consideravelmente o dano da mesma, bem como Sunlight Blade. Pode ser adquirida relativamente no meio do jogo, caso o jogador ainda não tenha habilitado a Nashandra ou perca pra ela durante o combate final, dando a oportunidade do jogador usar a alma do Throne Defender pra criar a arma.
  • Flamberge: Longa e prestativa, essa arma causa Bleed Damage e possui uma escala razoável em Dexterity. No entanto, quando evoluída esta arma chega a escala S em Dex, sendo excelentes para builds dedicadas. Com o Upgrade Path em Bleed, esta arma possui um dos maiores Bleed Damages do jogo e torna-se bem versátil tanto pra PVE quanto pra PVP, possuindo um bom equilíbrio de Physical Damage e Bleed Damage.
  • Claymore: A queridinha do povo. Pau pra toda obra, ela literalmente não é a melhor Greatsword em nenhum aspecto, porém ela possui tanta versatilidade que acaba se tornando a melhor amiga do noob muito rápido. É veloz, longa, possui um dano aceitável, escalas mistas e um moveset bem versátil, tornando-se uma das armas mais eficazes do jogo.
  • Ultra Greatsword / Espada Ultra Grante

Ultra Greatsword são versões com dano muito aumentado das Greatswords, embora sejam um tanto inferiores em basicamente todos os outros aspectos, sendo mais lentas, gastam mais Stamina e são mais complexas de se usar no PVP. Devido ao seu dano astronômico e ótimo alcance em geral, estas armas costumam ser bem populares em PVE, facilitando muito o confronto contra inimigos resistentes e chefes se bem utilizadas. Elas se tornaram muito mais versáteis em relação ao primeiro jogo e muitas possuem propriedades especiais pra compensar sua falta de usabilidade.

  • + Dano gigantesco
  • + Geralmente longas
  • + Escalas mistas
  • + Duráveis
  • – Gasto de stamina
  • – Lentas
  • – Alto requerimento de stats
  • Destaques
  • Black Knight Ultra Greatsword: Tanto esta quanto a Black Knight Greatsword são excelentes armas imbuídas naturalmente com Fire Damage. Em especial, a Black Knight Ultra Greatsword possui a característica de melhorar sua escala com Fire Damage quando possui máximo upgrade e recebe infusão de qualquer natureza, sendo bem versátil neste ponto. Ainda assim o recomendável é infundir esta arma com Fire devido ao altíssimo dano que causa, sendo uma boa alternativa pra personagens piromantes que desejam escalar suas magias com Int e Fai, mas que não querem perder a capacidade de combate corpo a corpo.
  • Crypt Blacksword: Só pode ser adquirida no NG+ ou com Bonfire Ascetic, mas é uma excelente arma. Especificamente criada pra servir a builds híbridas de Hexers, essa arma possui uma escala gigantesca em Dark e um Dark Damage enorme, sendo ainda mais poderosa se infundida com Dark. No entanto, ela é feita para um nicho específico e seu moveset, que se assemelha a de um Great Axe, além de sua velocidade fazem desta arma bem mediocre em PVP.
  • King’s Ultra Greatsword: O que acha de pegar uma estátua, colocar num cabo de espada e usá-la pra atacar? É basicamente essa a ideia dessa arma colossal. É uma arma puramente feita pra builds focadas em Str e possui o maior dano do jogo quando utilizada por builds com mais de 87 de Str. Além disso, ela causa Strike Damage, o que melhora muito seu dano contra inimigos em armaduras e, somando isso a capacidade da mesma de causar dano na durabilidade de anéis e armaduras, faz com que essa seja uma arma viável pra PVP também.
  • Fume Ultra Greatsword: Eu poderia colocar armas versáteis como Zweihander ou de Dex como a Drakewing Ultra Greatsword pra dar uma variada, mas eu vou simplesmente citar a minha Ultra Greatsword favorita, a toda poderosa Fume Ultra Greatsword. Esta arma já começa com scale S em Str, o que já a faz incrivelmente poderosa logo de cara. Embora a longo prazo ela não seja tão poderosa quanto a King’s Ultra Greatsword, esta arma possui a capacidade única de bloquear enquanto executa seu ataque forte, surpreendendo oponentes no PVP, porém deve se tomar cuidado pois, por ser um bloqueio, pode acabar recebendo um Guard Break.
  • Curved Sword / Espada Curva

Curved Swords são armas em geral curtas e ágeis, similares as adagas, porém mais longas e criadas para realizar golpes frenéticos e repetitivos. São bem populares em builds de Power Stance por poderem realizar Parry e por possuírem ataques distintos capazes de incapacitar o oponente, quebrando sua Poise depois de vários ataques consecutivos o atingirem. Decididamente não é um exemplo de arma ideal a iniciantes devido ao seu comum baixo alcance, porém são bem divertidas de se utilizar e costumam se encaixar bem em uma pá de builds focadas em Dex, ou então elementais devido ao dano consequente de ataques contínuos aumentando a efetividade de buffs e afins.

  • + Ágeis
  • + Gastam pouca stamina
  • + Escala muito bem com Dex
  • + Golpes repetitivos
  • – Baixíssimo alcance
  • – Dano mediano
  • – Não muito versáteis
  • – Previsíveis a Parry
  • – Poise Damage de golpes individuais baixo
  • Destaques
  • Warped Sword: Uma das melhores Curved Swords, com alto crítico, bom Poise Damage, dano geral e velocidade de ataque. Sua principal característica é que, quando em Power Stance, ela faz o jogador poder realizar um ataque giratório em torno de si mesmo, atingindo repetidamente seus oponentes. Isso é particularmente útil se o jogador utilizar armas que dão status negativos ou armas longas na outra mão pra aumentar o alcance geral dos golpes.
  • Monastery Scimitar: Se você jogou o primeiro jogo, deve se lembrar da Painting Guardian Sword, a melhor Curved Sword até então. Pois então, esta é a versão de Dark Souls 2, porém ela não é tão brilhante, infelizmente. Muito mais curta que uma Curved Sword padrão, seus benefícios são sua escala S em Dex quando completamente evoluída Regular +10 e seu rápido combo quando utilizado ataque forte, sendo excelente como uma arma para buffs, porém um tanto defasada nos demais aspectos e sendo bem pouco aproveitável por iniciantes.
  • Spider Fang: É uma Curved Sword até bem longa com um bom moveset. Possui um bom dano base e uma escala decente em Dex pra uma Curved Sword, mas sua principal característica é a capacidade de disparar teias de aranha através de seu ataque forte, o que diminui a velocidade de movimento dos inimigos e a torna bem útil contra inimigos ágeis no PVP, dificultando a utilização de críticos, ou contra Tanks, facilitando Backstabs e afins.
  • Eleum Loyce: Esta arma possui um péssimo ganho de dano em seus Upgrades, porém possui uma escala S em Dex que se mantém em quase todos os seus Upgrade Paths, com exceção de Mundane, Enchanted e Raw, o que faz uma arma bem variável e adaptável as necessidades do jogador. Seu efeito único faz com que seu golpe forte atinja aliados e os cure ao custo de durabilidade, sendo uma arma útil em Co-Op apesar de difícil de usar, principalmente em batalhas contra chefes ágeis.
  • Katanas

Katanas são armas rápidas e velozes, com movesets únicos e que geralmente escalam com Dex. São bem similares a Curved Swords em certos pontos, porém substituem os golpes consecutivos e parte da velocidade de ataque por maior alcance. São bem populares em PVP por suas características mistas e versatilidade, mas podem também ser bem utilizadas em PVE apesar do dano base destas armas não ser dos melhores. Estão entre as armas mais populares em builds de Dex mesmo entre jogadores iniciantes por seu visual coo e os problemas com a durabilidade desta classe de armas que existiam no primeiro jogo foram bem amenizados, até porque diminuir tão severamente a durabilidade base destas armas iria praticamente inutilizá-las devido a mecânica de deterioração introduzida em Dark Souls 2, mas a baixa durabilidade ainda pode ser encontrada em alguns exemplares.

  • + Bom alcance
  • + Enormes escalas em Dex
  • + Boa velocidade de ataque
  • + Bom gasto de Stamina
  • – Algumas delas possuem durabilidades baixíssimas
  • – Dano base não tão alto
  • – Podem ser um tanto previsíveis
  • – Exigem um bom treino pra se utilizar com efetividade
  • Destaques
  • Chaos Blade: Em termos de poder de fogo, esta é a melhor de todas as Katanas, possuindo um dano gigantesco e um ótimo alcance. Seu principal problema está que a cada golpe realizado com sucesso esta arma causa 50 de HP em dano ao usuário, levando-o a morte caso seja descuidado. Há várias maneiras de se amenizar o dano recebido, porém existem opções de Katanas mais simplórias e fáceis de se utilizar, como Blacksteel Katana, Berserker Blade ou Uchigatana, embora não tenham alcance tão bom quanto esta.
  • Manslayer: Possui um bom dano base e Poison Damage imbutido, que é muito melhorado caso seja imbuído com Poison, tornando-se uma arma muito útil pra PVP. Essa arma é exatamente igual a Uchigatana com exceção do efeito de Poison, sendo a Uchigatana mais viável e versátil a outros tipos de usos enquanto essa é mais específica para combates de PVP e utilização de Poison Damage.
  • Darkdrift: É a Katana mais leve, sendo ótima pra builds que desejam manter seu Equip Load baixo. Possui um dano ótimo e a capacidade de perfurar escudos com seu ataque forte, porém possui uma durabilidade baixíssima. Isso faz com que essa arma seja muito efetiva em combates rápidos de PVP, porém em PVE depende muito de habilidades de reparação e Repair Powders pra se manter na ativa sem quebrar. Outra característica que auxilia bastante no PVP é a coloração de sua lâmina, quase transparente, sendo bem difícil de acompanhar seus ataques visualmente. Acaba sendo mais uma arma auxiliar contra invasões repentinas do que realmente uma arma principal.
  • Bewitched Alonne Sword: A espada de nosso samurai favorito. Esta arma possui o mesmo moveset da Berserker Blade, que por sua vez é uma Katana com um moveset misto, ou seja, combina vários ataques de várias armas diferentes, o que a torna incrivelmente versátil e imprevisível (algo como a Santier Spear no caso das azagaias). Devido ao seu dano base pobre acaba sendo considerara a Katana mais fraca em termos de poder de fogo, apesar de possuir um alcance gigantesco, ser possível de receber buffs e ser imbuída com elementos (mantendo a escala S em Dex, diferentes da Blacksteel Katana que é só visual). Ela também possui Bleed Damage por natureza, mas não é exatamente aconselhável investir nisso. Possui uma habilidade especial onde o jogador se empala com a própria espada, causando dano a si mesmo (que pode ser amenizado com alguns itens) e então lançando uma onda de choque semelhante a Wrath of God a sua volta, além de aumentar por 30 segundos o seu dano em 40%, o que escala com buffs e escalas mistas de infusão, tornando-se uma arma incrível pra PVP devido ao dano geral, porém sua baixíssima durabilidade faz com que ela seja algo como um Boss Killer apenas em termos de PVE.
  • Curved Greatsword / Espada Grande Curva

Curved Greatswords são armas únicas por suas características, em geral possuindo alto requerimento de Str, mas escalando muito melhor com Dex. São grandes, lentas e causam grandes quantidades de dano, sendo boas pra builds focadas em Dex, mas que possuem a necessidade de utilizar Str por quaisquer motivos, seja pra utilizar uma arma reserva específica ou pra empunhar escudos pesados. Elas não são muito variadas, possuindo apenas quatro exemplares no jogo, porém são bem úteis quando utilizadas de forma correta e servem um bom leque de propósitos, sendo efetivas tanto em PVE devido ao seu alto dano quanto em PVP por seu grande Poise Damage e por serem mais velozes que as Ultra Greatswords. Em resumo, serve bem a personagens que desejam focar em Dex, mas que querem causar bastante dano e Poise Damage em poucos ataques.

  • + Bom alcance
  • + Ótimo Poise Damage
  • + Bom dano
  • + Boas escalas com Dex
  • – Requerimentos controversos
  • – Mais lentas que as Greatswords
  • – Poucos exemplares
  • Destaques
  • Murakumo: É a Curved Greatsword mais básica e serve principalmente a builds dedicadas a Dex, devido a sua escala A em Dex e E em Str. Como os atributos necessários são 20 pontos em Str/Dex, ela não é tão custosa quanto as demais para ser utilizada, mas aquela escala E em Str faz esses 20 pontos serem jogados pela janela se não forem aproveitados em outro quesito. Possui um dano base enorme e causa muito dano a cada ataque, sendo uma escolha bem sólida e simplória, ótima pra qualquer jogador que desejar usar esse tipo de arma.
  • Arced Sword: É bem similar a Murakumo, porém possui um dano base bem menor e um requerimento de Str de 26, o que a torna mais difícil de ser utilizada. Sua principal vantagem sobre a Murakumo é que sua escala em Str é de C, colocando os pontos empenhados em Strength em uso, o que a torna uma escolha muito superior para builds híbridas de Str/Dex, pois acaba superando o dano da Murakumo após 40 pontos em cada atributo.
  • Curved Dragon Greatsword: De longe a melhor Curved Greatsword pra builds de Dex, possuindo um dano base enorme com upgrades completos e uma escala S em Dex. Sua principal característica é a capacidade de disparar uma rajada de vento com seu ataque forte, causando bastante dano e Poise Damage a uma distância bem considerável, além de pode atingir inimigos através das paredes. A escolha entre Murakumo e Curved Dragon Greatsword está basicamente nas preferências do jogador, onde Murakumo é mais rápida, mais leve e possui um ataque forte a curta distância que causa tremendo Poise Damage, enquanto esta possui um dano muito maior e ataques a longa distância ao custo de durabilidade.
  • Curved Nil Greatsword: É a única Curved Greatsword que escala com Str melhor que com Dex, além de levar sua escala S em Str aos outros atributos quando infundida, sendo então a melhor Curved Greatsword pra builds híbridas. Não possui um bom rendimento quando evoluída, pois a diferença de dano entre +0 e +5 é bem menor que a das demais espadas desta classe. Possui moveset e ataques únicos, mas sua principal característica é que seu dano aumenta a cada vez que o jogador zera o jogo (até NG+9), sendo uma arma bem pouco convencional. Mesmo pra jogadores novos, é uma arma até divertida de ser utilizada até pela sua escala diferenciada, mas como ela possui um dano bem inferior as demais Curved Greatswords ela acaba não sendo tão popular.
  • Thrusting Sword / Espada de Perfuração

As únicas e estilosas Thrusting Swords, também chamadas de Piercing Swords, são armas ágeis com inúmeras características especiais que garantem as mesmas nichos bem específicos durante o gameplay. Elas causam Thrust Damage em geral, ou seja, possuem um grande modificador de Counter Damage, além de que também ganham ótimos modificadores de Critical Damage. Sua velocidade de ataque e golpes repetitivos fazem com que elas possam quebrar a Poise de oponentes mesmo com um Poise Damage base baixo, além de causar bastante dano elemental enquanto bufadas. Podem atacar mesmo com o escudo empunhado e também são boas utilizadas em Power Stance, pois permitem que a arma da mão esquerda realize Parry. Tudo isso faz dessas armas únicas para PVP, porém o dano base geralmente baixo e a necessidade de um personagem bem ágil pra colocar suas qualidades em uso faz com que essa classe de armas não seja tão visada em PVE, embora possa ser altamente divertido.

  • + Escala bem com Dex
  • + Ataques bem rápidos
  • + Pode realizar Parry em Power Stance
  • + Altos modificadores de crítico e Counter Damage
  • + Pode atacar por trás de escudos
  • – Baixo dano base
  • – Em geral utiliza Thrust Attack, o que faz com que o alcance horizontal seja bem limitado
  • – Não costumam possuir muito alcance
  • – Podem ser realmente bem difíceis de usar
  • Destaques
  • Estoc: A única Thrusting Sword que escala melhor com Str que com Dex. Também possui ataques horizontais e um alcance moderado, o que ajuda na sua versatilidade. É bem popular em PVP por seus ataques rápidos e alcance, quebrando a Poise dos oponentes com facilidade depois de certa insistência. A melhor alternativa para builds baseadas em Dex seria a Espada Ropera, que possui características semelhantes, mas sem os golpes horizontais e com menor alcance.
  • Ricard’s Rapier: A espada metralhadora está de volta! Ricard’s Rapier é a Thrusting Sword com a melhor escala em Dex e sua escala não baixa mesmo quando infundida, o que a torna ótima pra causar muito dano com seus ataques consecutivos, ainda mais quando bufada, tornando essa arma uma verdadeira Boss Killer, além de poder eliminar inimigos no PVP bem rapidamente quando devidamente bem utilizada. Por sua durabilidade não ser muito alta, ela acaba quebrando com facilidade pois cada golpe consecutivo de seu ataque especial conta para a deterioração da arma, além de que seu ataque especial pode ser contra atacado ou receber Parry durante o combo por personagens com alta Poise, além do alcance da arma não ser dos maiores. É uma arma divertida e muito viável no PVE, com bons usos no PVP porém requer uma boa dose de prática.
  • Mail Breaker: Acredite ou não, a Mail Breaker possui um nicho bem único a ser considerado. Ela possui a capacidade de ignorar completamente escudos quando seu ataque forte é utilizado, além de ser muito veloz e possuir um modificador de crítico gigantesco, tornando-a muito popular em PVP. Entretanto seu alcance patético e seu dano base ínfimo a torna completamente dependente de críticos pra derrotar a maioria dos inimigos no PVP e, por consequência, faz essa arma ser quase que inútil em termos de PVE. De modo comparativo, a Spider’s Silk também possui a capacidade de atravessar escudos com o ataque forte e é muito mais longa, porém seu dano base ínfimo e falta de crítico a torna um tanto subutilizada em ambos PVP e PVE se comparado com a Mail Breaker.
  • Ice Rapier: Essa arma é uma monstruosidade. Ela possui escalas medianas, porém quando infundida ela praticamente não perde dano, ou seja, utilizá-la em builds híbridas é praticamente só ganho. Além disso, ela ainda pode ser bufada, o que aumenta muito seu dano. Com tudo isso, essa arma pode acabar facilmente com um combate PVP em poucos golpes e ainda ser muito útil no PVE e ainda por cima pode disparar ataques a longa distância, ou seja, é um pacote completo e uma arma bem controversa de tão forte que pode ser nas mãos de jogadores hábeis.
  • Axe / Machado

Axes ganharam um pouco mais de especificidade se comparados ao primeiro jogo, sendo que os exemplares mais longos acabaram sendo reclassificados como Great Axes (como já era pra ser). São armas não muito longas e um tanto lentas, além de não possuírem exatamente as melhores escalas, mas são bem adaptáveis e possuem bom dano base, além de alto Poise Damage e causam bastante dano a stamina de oponentes que bloqueiam. São escolhas sólidas pra personagens baseados em Str e podem ser úteis tanto em PVE quanto em PVP, embora seu alcance mediano possa ser um problema, até porque a arma só causa dano completo se a parte da lâmina atingir o oponente em cheio, caso contrário o dano é reduzido. Por essas questões não são exatamente as armas mais populares, mas são bem divertidas de se utilizar e muito úteis com um bom treino.

  • + Bom dano
  • + Bom Poise Damage
  • + Bom dano a inimigos bloqueando
  • + Movesets versáteis
  • – Alcance baixo
  • – Redução de dano caso a lâmina não atinja por completo
  • – Não muito velozes devido ao alto recuo dos ataques
  • – Sucetíveis a Parry
  • – Exige bastante treino
  • Destaques
  • Butcher’s Knife: Fresh Meat! A Butcher’s Knife possui uma escala com Str bem interessante (A) e um dano base bem sólido. É muito longa considerando que é uma Axe e, quando em Power Stance, ganha o moveset de uma Greatsword, o que a torna bem adaptável a diversas situações. Possui a habilidade especial de drenar 15 de HP a cada golpe acertado e não bloqueado, que dá uma sobrevida ao jogador. Como é basicamente uma lâmina gigante, seus golpes praticamente não sofrem do debuff no dano de ataques mal executados, tornando-o um dos Axes mais seguros de se utilizar.
  • Dragonslayer’s Crescent Axe: É um excelente machado para builds híbridas. É um tanto longo e possui um bom moveset, porém não é recomendado utilizá-lo em Power Stance. Seu principal atributo é que seu dano base é bem sólido e ele também causa Lightning Damage e escala com Faith. Suas escalas se mantém praticamente identicas independente da infusão, o que torna-a uma excelente opção pra infusões elementais, principalmente por Lightning, o que aumenta consideravelmente o Lightning Damage e a escala em Fai que a arma recebe.
  • Gyrm Axe: É basicamente um Axe que mais se assemelha a um Great Axe, dá até pra praticamente considerá-lo da classe errada. Ele é um tanto mais lento que os demais, porém seu dano base é gigantesco e sua escala com Str muito boa se evoluída (A). Ela exige bem mais adaptação do que os demais Axes e pode ser útil pra jogadores que gostam mais de dano puro do que velocidade, porém seu alcance ainda não é tão bom.
  • Bound Hand Axe: Basicamente é um machado leve, com um dano base não muito alto (pra um machado) e uma boa escala em Str quando completamente evoluído (A). Seu diferencial é que ela ganha um excelente bônus de Bleed Damage quando infundido com Bleed, tornando-o uma arma interessante pra PVP, principalmente em Power Stance. É uma arma situacional e serve mais pra builds específicas de PVP.
  • Great Axe / Machado Grande

Great Axes são como evoluções dos Axes comuns, sendo mais longas, causando mais dano, mais Poise Damage e mais dano a stamina de bloqueadores, porém sendo mais lentas e previsíveis. Em geral elas não possuem boas escalas base, embora melhorem isso quando evoluídas e também exigem uma quantidade gigantesca de Str pra poderem ser utilizadas, o que as torna úteis apenas para builds de Str dedicadas ou híbridas em Str e algum stat mágico. São armas pra quem realmente gosta de dano puro e são muito boas pra PVE, entretanto em PVP podem ser um tanto lentas demais, embora nas mãos de jogadores hábeis acabam sendo armas bem letais.

  • + Dano enorme
  • + Alto Poise Damage
  • + Alto dano a stamina de bloqueadores
  • + Bom alcance
  • – Precisa de muita Str pra ser utilizada
  • – Sofre do mesmo mal da penalidade no dano caso não atinja com a lâmina
  • – Bem lentas
  • – Nem sempre possuem boas escalas
  • Destaques
  • Crescent Axe: Uma arma mais recomendada a builds híbridas de Str e Int, sendo que ela não exige tanta Str para ser utilizada (25). Seu dano base não é tão bom e possui escalas bem medíocres, mesmo quando evoluída, mas possui um bom moveset e é mais ágil que qualquer outro Great Axe. Altamente recomendado utilizar com infusão a Magic, para maior dano mágico e escala com Int. Embora existam armas mais indicadas para builds híbridas com Int, essa é uma arma bem confiável e eficaz quando bem utilizada.
  • Black Knight Greataxe: Outra Black Knight Weapon na lista de destaques. Como já é de praxe, esta arma possui escala com Int e Fai devido ao seu Fire Damage natural, portanto é outra boa opção para builds híbridas, principalmente de piromantes. Diferente da anterior, ela exige massivos 40 de Str pra ser utilizada em uma mão, o que a faz mais difícil de planejar em uma build para um primeiro gameplay. É recomendado infundí-la com Fire para aumentar muito seu Fire Damage ao custo de pouquíssimo dano físico base.
  • Drakekeeper’s Greataxe: É uma arma bem segura, possuindo um dano base altíssimo, boa escala em Str quando evoluída. Ela é um tanto lenta, mas acaba sendo superior a maioria dos Great Axes devido ao altíssimo dano base e por possuir um excelente alcance, sendo boa tanto pra PVE quanto pra PVP em mãos hábeis.
  • Giant Stone Axe: O ápice da grosseria, precisa de 45 pontos de Str pra poder ser utilizada em uma mão. Possui um dano base bem alto e escala A em Str após estar completamente evoluída. Ela também é bem interessante com infusão elemental, já que tanto o stat do elemento quanto Str ficam com escala B, o que torna essa arma também interessante pra builds híbridas além de builds puramente Str. O Poise Damage que ela causa é gigantesco e como a maior parte da arma é composta pela lâmina ela não sofre tanto do debuff de dano comum a esta classe de armas.
  • Hammer / Martelo

Hammers são bem semelhantes a Axes, são armas potentes a curta distância, mais comuns em escala com Str. Em comparação com os Axes, elas costumam possuir um alcance menor e sua velocidade de ataque pode variar, mas possuem um bom gasto de stamina por golpe. Sua vantagem, no entanto, é que a maioria delas causam Strike Damage e como muitos inimigos do jogo são muito fracos a este tipo de dano, essa classe de armas ganha uma longevidade bem sólida. Além disso, algumas outras armas desta classe possuem Thrust Damage, ganhando um bom bônus de Counter Damage caso atinja oponentes durante seus movimentos, o que faz delas bem úteis como armas auxiliares na mão esquerda em PVP. Em suma, são uma excelente alternativa aos Axes e ótimas como armas de suporte e até mesmo como arma principal dependendo da build. É importante mencionar que Hammers não podem ser infundidos com Bleed, o que é uma pena, pois existem alguns Hammers que causam Bleed Damage por natureza e se beneficiariam bastante.

  • + Strike Damage
  • + Boas escalas em Str
  • + Ótimas como armas de suporte
  • – Não muito velozes
  • – Baixo alcance
  • – Gasto razoável de stamina
  • – Pouco versáteis
  • – Não podem ser infundidas com Bleed
  • Destaques
  • Reinforced Club: Em termos de dano puro para builds totalmente focadas em Str, esse é o melhor Hammer. O dano base dele é bem interessante e mesmo possuindo menor escala que o Club, ele causa mais dano. Também serve bem infundido com elementais, já que divide sua escala com o elemento escolhido. É uma arma simples, de fácil aquisição e utilização, ótima pra builds de Str ou híbridas entre Str e mágicas.
  • Homunculus Mace: Para builds híbridas, esta arma é bem mais interessante, possuindo uma leve escala em Dex que, apesar de baixa, faz com que a arma cause um dano maior que qualquer outra maça com stats similares. É bem similar a Mace, porém causa mais dano e seu ataque padrão é diferente dos demais Hammers, atacando na horizontal, o que melhora sua área de alcance.
  • Aldia Hammer: Aldia Hammer e Black Dragon Warpick são as únicas Hammers do jogo a possuírem Thrust Damage ao invés de Strike Damage, porém a Aldia foi escolhida por possuir escalas, mesmo que inferiores a outras armas da mesma classe. Não é exatamente uma arma interessante pra PVE, porém seu uso em PVP atinge um nicho importante, onde ela serve como uma arma de offhand pra atingir inimigos que tentam se aproximar em velocidade caso o jogador utilize uma arma lenta como primária. Devido ao Thrust Damage, inimigos atingidos durante ações irão receber bônus de Counter Damage, o que pune fortemente inimigos ágeis que dependem de críticos.
  • Mace of the Insolent: Com certeza o Hammer mais estranho e mais interessante. Ele causa Strike, Lightning e Dark Damage ao mesmo tempo e escala com todos eles, o que o faz uma excelente opção para builds de hexers focados em Faith. Além disso ele age como um Chime, que são os equipamentos utilizados pra conjurar Miracles e Hexes de Faith, sendo então armas bem similares a Blue Flame mencionada na categoria de Straight Swords. É necessário analisar bem a infusão, pois há uma grande perda em infundí-la mesmo em Lightning ou Dark, porém o poder das conjurações da infusão escolhida aumentará bastante.
  • Great Hammer / Martelo Grande

Great Hammers, como já era de se esperar, são versões maiores e mais amedrontadoras dos Hammers e estão para os Hammers assim como os Great Axes estão para os Axes. Great Hammers são incrivelmente pesados, possuem um dano massivo, causam Strike Damage e uma enorme quantidade de Poise Damage, tudo isso ao custo de serem bem pesados, necessitarem de quantidades insanas de Str para serem carregados em uma mão e serem muito lentos. É o ideal pra quem quer o máximo da grosseria para um personagem baseado em Str mesmo em PVP devido ao seu altíssimo Poise Damage e hitbox.

  • + Muito grandes
  • + Causam muito dano
  • + Escalam bem com Str
  • + Strike Damage
  • + Ótimo alcance
  • – Muito pesadas
  • – Muito lentas
  • – Muito recuo
  • – Exigem grandes quantidades de Str
  • – Apenas uma arma dessa classe pode ser infundida com Bleed (Drakekeeper’s Warpick)
  • Destaques
  • Sacred Chime Hammer: É basicamente um sino gigante. É uma excelente opção para builds de hexers, já que escala muito bem com Dark e possui Dark Damage natural. Possui um ataque especial que dispara esferas negras no oponente, sendo incrivelmente poderoso quando infundida com Dark e utilizando o hex Dark Weapon. Também consome menos stamina que a maioria das armas desta classe e serve muito bem pra builds híbridas da mesma forma que o Crypt Blacksword.
  • Great Club: Great Club e Large Club são mais leves e exigem bem menos Str que um Great Hammer convencional, porém Great Club incorpora a lista de destaques simplesmente por possuir um pouco mais de dano total e porque o Large Club perdeu seu Poison Damage que tinha no primeiro jogo. São opções mais sadias pra jogadores que desejam usar esse tipo de arma e podem até ser infundidas para serem utilizadas por builds híbridas.
  • Giant Warrior Club: Exigindo 60 de Str, é um dos Great Hammers mais difíceis de se utilizar, possuindo um dano colossal. Pode também ser infundida para a utilização de builds híbridas, embora isso não seja exatamente a melhor opção em um primeiro gameplay já que vão ser gastos muitos pontos em Str pra poder utilizar essa arma. É o Great Hammer mais poderoso em termos de poder bruto, superando até mesmo o ainda mais exigente Smelter Hammer.
  • Smelter Hammer: Por fim, a maior arma do jogo, Smelter Hammer é simplesmente um martelo gigantesco que só pode ser utilizado em uma mão com massivos 70 de Str! Impressionantemente, mesmo assim é mais fraco que o Giant Warrior Club, porém a falta de alguns pontos de dano base são compensados com seu hitbox gigantesco, tornando-a extremamente viável em PVP e uma arma muito divertida de usar com Illusory Ring ou Hidden Weapon pra escondê-la dos oponentes e pegá-los de surpresa.
  • Fist and Claw / Punhos e Garras

Fists e Claws são armas muito rápidas com alcance e dano base muito baixos. Possuem escalas geralmente mistas, sendo que os Fists costumam favorecer Str e as Claws, Dex. Nem de longe são recomendadas pra jogadores inexperientes, já que seu alcance e dano base baixíssimo podem desfavorecer bastante a capacidade destas armas, porém em mãos capazes podem ser incrivelmente poderosas, principalmente no PVP. Os Fists funcionam bem com Vanquisher’s Seal, já que este anel aumenta o poder do ataque desarmado que pode ser utilizado pra realizar Power Stance com esta classe de arma na mão esquerda. Num primeiro gameplay podem não ser muito fáceis de se utilizar, já que exigem uma boa carga de stats pra se tornarem realmente úteis. Se você não tem experiência no jogo e não quer se estressar, não é a melhor opção, porém quem está no ápice da coragem pode se sentir a vontade.

  • + Muito rápidas
  • + Fists possuem Strike Damage
  • + Claws costumam causar Bleed Damage
  • + Fists podem fazer Power Stance mesmo com uma das mãos sem armas
  • + Fists causam Strike Damage
  • – Alcance baixíssimo
  • – Dano base patético
  • – Poise Damage baixo, porém um tanto compensado com a velocidade de ataque
  • – Bem difíceis de se utilizar
  • Destaques
  • Caestus: A Fist Weapon mais básica, possui boas escalas mistas, ganhando um bom dano com builds híbridas de Str e Dex. Com uma boa quantidade de Str e Dex pode causar dano devastador rapidamente devido a sua grande velocidade de ataque e ao fato de possuir Strike Damage. Embora ínfimo, seu dano base a torna superior ao Bone Fist em termos de dano puro, porém esta por sua vez possui vários atributos que a tornam bem distintas da Caestus. Em suma, é uma arma básica que, em boas mãos, pode ser bem poderosa.
  • Bone Fist: A segunda Fist Weapon. Possui escalas melhores que a Caestus, favorecendo Str, porém seu dano base é tão baixo que a Caestus acaba se tornando mais viável em termos de dano puro. O que diferencia o Bone Fist é que ele não precisa ser evoluído, já que o ganho na evolução é mínimo e ele pode ser usado até mesmo quebrado, já que o dano é tão baixo que não faz diferença a arma está quebrada ou não. Além disso, esta arma dá acesso a dois ataques especiais, um chute voador enquanto corre (Liu Kang style) e uma espécie de Hadouken, que gasta 5 de durabilidade e pode derrubar inimigos e causar dano a longa distância, sendo muito útil no PVP. É uma excelente arma pra builds híbridas no PVP se o jogador se acostumar com o alcance ínfimo, mas como ela é adquirida só na área do DLC de Crown of the Ivory King, a Caestus acaba sendo mais utilizada durante o gameplay.
  • Claws: Possui uma boa escala em Dex e um ótimo Bleed Damage natural. Seu alcance é certamente melhor que as Fist Weapons e é capaz de causar Bleed Damage gigantesco quando infundida com Bleed, porém perde bastante em sua escala com Dex. Pode ser bem utilizada em PVP pra causar várias instâncias de Bleed nos oponentes e dificultar sua movimentação enquanto ataca constantemente. Infundir com Poison também é uma excelente opção, pois também aumenta o Bleed Damage, podendo causar dois status negativos ao mesmo tempo e fazer os oponentes simplesmente derreterem até a morte.
  • Malformed Claws: É a única Claw que não causa Bleed Damage, porém vem com a habilidade especial de perfurar bloqueio com seu ataque forte. Seu dano base é até interessante, mas acaba se tornando mais efetiva quando infundida com Poison. Suas escalas são bem ruinzinhas, mas são mistas, o que beneficia builds de Str/Dex. É uma arma que parece servir mais a propósitos cosméticos, já que além de não possuir tantos atrativos, só pode ser adquirida no NG+ ou com Bonfire Ascetic, porém ela é até bem popular em sets feitos pra deixar o personagem consideravelmente assustador em termos de aparência.
  • Spear / Azagaia

Spears são armas táticas, geralmente escalam com Dex embora isso não seja regra e causam Thrust Damage. São armas com ótimo alcance e muito variadas, sendo que a grande maioria possui habilidades e escalas especiais. São ótimas armas tanto em PVP quanto em PVE, podendo também atacar enquanto bloqueia assim como as Thrusting Swords e ganhando bônus de Counter Damage devido ao Thrust Damage que causam. São diferentes das Lances por serem mais leves e versáteis e são ótimas mesmo na mão de iniciantes, apesar de serem péssimas contra grupos de oponentes por geralmente não possuírem ataques em arco.

  • + Bom dano
  • + Ótimo alcance
  • + Counter Damage alto
  • + Bem versáteis
  • + Muito variadas
  • – Péssima área de efeito horizontal
  • – Pouco efetivas a curta distância
  • – Difíceis de acertar devido ao pequeno hitbox
  • – Exige treino pois são pouco efetivas contra inimigos ágeis no PVP
  • Destaques
  • Dragonslayer Spear: A lança do Ornstein no primeiro jogo foi remodelada e acabou se tornando muito mais atrativa por seus requisitos mais baixos, podendo então ser usadas por builds mais diversificadas. Ela não pode ser infundida, mas possui uma excelente escala em Dex além de uma escala natural em Faith e Lightning Damage. É uma boa arma pra builds híbridas de Dex e Fai e possui a capacidade de disparar raios com seu ataque forte, podendo ser utilizada para combates a longa distância.
  • Yorgh’s Spear: A lança que está cravada nas costas de Sinh The Slumbering Dragon. É uma arma única, pois seu moveset é basicamente uma mistura do moveset de várias outras armas, porém ela mesma não possui nenhum golpe de uma Spear tradicional. Possui um dano massivo e boas escalas considerando uma build híbrida de Str/Dex. Sua principal característica é que ela aumenta e muito a resistência a Poison, além de aumentar consideravelmente a resistência a Curse, Petrify e Bleed do jogador, sendo boa pra inúmeras situações, entretanto ela também diminui a resistência a Lightning, Fire, Magic e Dark Damage do jogador, tornando-a uma escolha ruim pra enfrentar magos tanto em PVE quanto em PVP.
  • Pilgrim’s Spontoon: Similar a Mace of the Insolent e a Blue Flame, esta arma também foi feita pra se poder conjurar magias sem a necessidade de equipamentos específicos. Esta lança é capaz de conjurar apenas Sorceries e Hexes e não causa nenhum dano físico, apenas Magic e Dark Damage, sendo uma escolha sólida pra builds de hexers. Ela só pode ser infundida com Dark e Magic, sendo que esta última é a mais indicada por melhorar suas escalas.
  • Gargoyle Bident: A única Spear dedicada a Str, ela é bem longa e possui um dano bem alto pra uma Spear. É bem útil como uma arma auxiliar pra builds dedicadas a Str, já que é uma arma bem rápida, diferente das tradicionais armas de Str (Great Hammers e Great Axes), sendo eficaz em PVP e PVE, embora as demais armas costumem ser mais efetivas por serem mais específicas pra esse tipo de jogabilidade.
  • Halberd / Alabarda

Halberds são armas incrivelmente versáteis. Similares a lanças em aparência, possuem movesets muito variados e são completamente noob friendly. Carregam o mesmo problema de toda arma com lâminas em cabos, ou seja, deve se acertar com a lâmina em cheio no oponente pra causar o máximo de dano e perder o mínimo de durabilidade. Suas escalas costumam ser bem variadas, possuindo tanto exemplares pra builds de Str, Dex ou híbridas e são excelentes escolhas pra qualquer tipo de jogador. Os stats requeridos são geralmente medianos, mas seu principal problema está em ser previsível, embora seus ataques não sejam exatamente lentos, mas ainda assim são fáceis de se receber Parry, o que pode complicar no PVP sem a devida adaptação.

  • + Causam dano considerável
  • + Possuem bom alcance
  • + Incrivelmente versáteis
  • + Movesets bem variados
  • – Ataques previsíveis
  • – Escalas mistas podem ser um problema pra builds dedicadas
  • – Stats requeridos variados e não tão baixos
  • Destaques
  • Blue Knight’s Halberd: A uma primeira vista, parece uma Halberd ok, com boas escalas em Str e Dex, sendo ótima pra builds híbridas de Str/Dex. O que a diferencia das demais é que, quando infundida, perde apenas 7 de dano base físico (além de um nível em cada escala), sendo uma arma excelente pra builds híbridas, principalmente com o stat mágico escolhido alto (Int ou Fai).
  • Roaring Halberd: Essa é uma poderosa Halberd pra builds de hexers, possuindo excelente escala em Dark, ainda melhor se infundida com Dark. Como é relativamente simples conseguir essa arma, é uma excelente escolha pra quem realmente não quer torrar vários pontos em Str pra utilizar a Sacred Chime Hammer ou Crypt Blacksword, até porque ela só escala com Dex e Dark.
  • Wrathful Axe: Apesar desse nome, é uma Halberd. O que diferencia esta Halberd das demais é que ela possui um ataque especial que causa bastante dano em volta do personagem e causa Poison Damage, apesar da arma em si não possuir Poison Damage natural. O Poison Damage deste ataque aumenta com a utilização de Rotten Pine Resin e infusão em Poison, mas não melhora com a utilização de anéis que melhoram Poison Damage, o que indica que todo o Poison Damage que ela causa depende exclusivamente da arma. Além disso, mesmo infundida com Poison possui uma boa escala em Str, o que a torna uma boa opção pra PVP para builds de Str ou híbridas Str/Dex.
  • Santier’s Spear: Com certeza a mais única de todas as Halberds. Ela começa aparentemente inútil, não possui nenhuma escala e é incrivelmente lenta. Entretanto, depois que sua durabilidade acaba ela ganha um moveset completamente novo e torna-se virtualmente indestrutível, embora ainda não ganhe nenhuma escala. É uma arma incrivelmente poderosa por sua versatilidade e deve ser infundida para se tornar ainda melhor, sendo especialmente útil pra builds de Int quando infundida com Enchanted. É bem popular no PVP, embora seja previsível e também pode carregar o jogador facilmente durante o PVE, porém outras armas costumam ser melhores neste quesito devido a falta de escalas.
  • Lance / Lanças

As Lances são como evoluções das Spears, sendo maiores, causando mais dano, geralmente com o alcance maior, porém sendo mais lentas. O grande diferencial das Lances é que elas em geral escalam muito melhor com Str, diferente das Spears, que escalam melhor com Dex e são mais efetivas em personagens ágeis. As Lances possuem um ataque correndo que atinge o oponente várias vezes, o que, quando acerta, acaba quase sempre causando status negativos caso a arma esteja infundida para causar tal efeito. As Lances em si possuem dano mediano apesar de tudo, porém seu modificador de Counter Damage é tão grande que elas acabam sendo devastadoras mesmo em PVP em mãos hábeis. São ótimas armas pra quem gosta de algo diferenciado e quer realmente se sentir um cavaleiro.

  • + Counter Damage gigantesco
  • + Ótimo alcance
  • + Causam dano bem considerável
  • + Podem atacar com escudo empunhado
  • – Possuem alcance horizontal horrível
  • – Dependem do Counter Damage contra inimigos mais resistentes
  • – São mais lentas que as Spears
  • – Suas escalas não são tão impressionantes
  • Destaques
  • Grand Lance: No papel, é a Lance com maior capacidade de dano físico do jogo. Ela possui uma excelente escala mista, o que a torna bem viável pra builds híbridas de Str/Dex. Também pode se aproveitar do seu Running Attack pra causar status negativos caso infundida com Poison e Bleed. Embora possua escala mista, elas não são tão impressionantes, mas mesmo assim é uma arma bem sólida devido ao enorme Counter Damage. Além disso, caso infundida com elementais, possui boas escalas mágicas pra personagens com grandes quantidades de Int/Fai.
  • Chariot Lance: É consideravelmente mais fraca que a Grand Lance pra builds híbridas, porém a Chariot Lance possui uma escala ótima em Str quanto completamente evoluída (A) e possui Bleed Damage nato, além de um alcance maior. Infelizmente ela não pode ser infundida, mas o seu ótimo Counter Damage e capacidade de causar Bleed a tornam uma boa arma pra PVP, além de também ser útil em PVE.
  • Heide Greatlance: Como toda arma “Heide”, possui Lightning Damage por natureza e, embora a Heide Lance, da mesma categoria, possua stats base melhores, esta arma se torna melhor completamente evoluída e possui escalas muito melhores. É altamente recomendado infundí-la com Lightning, pra melhorar a escala em Fai e causar ainda mais Lightning Damage. É uma excelente arma pra builds híbridas.
  • Rampart Golem Lance: Semelhante a Heide Greatlance, porém para builds de Int. Infundí-la com Magic praticamente dobra seu Magic Damage base, porém a escala em Int não melhora e perde-se um nível da escala em Str, além de uma boa dose de dano físico base. É uma boa arma pra builds híbridas que pendam mais pra Str do que pra Int caso não escolha infundir a arma.
  • Reaper / Foice

Pertencentes a categoria das Halberds no primeiro jogo, as Reapers ganharam um espaço próprio em Dark Souls 2. São armas longas com escalas variadas, porém não muito versáteis por possuírem um moveset um tanto complicado e também muitas não possuem tanto dano base, o que as faz depender de suas escalas. O grande diferencial das Reapers é que elas possuem Shield Piercing por natureza, ou seja, são capazes de causar dano mesmo em oponentes bloqueando caso os atinjam em cheio. São armas que precisam atingir com a lâmina para causar dano máximo, caso contrário causam apenas 50% do dano e perdem muita durabilidade. A grande maioria possui Dark Damage nativo, já que são armas “sombrias”. São muito estilosas e servem muito bem pra PVP e PVE, porém necessitam de algum treino devido ao seu moveset.

  • + Causam bom dano com suas escalas variadas
  • + Shield Piercing nativo
  • + Ótimo alcance
  • + Podem atacar com escudo levantado
  • – Movesets difíceis de masterizar
  • – Algumas não possuem muito dano base
  • – Um tanto fáceis de receber Parry
  • – Precisam acertar com a lâmina no inimigo, o que é um tanto complicado já que a lâmina das Reapers fica na horizontal.
  • Destaques
  • Bone Scythe: Uma Reaper completamente focada em builds de puro Str, já que apenas escala com Str e possui um dano base gigantesco. É uma arma sólida pra esse tipo de build tanto como arma principal como auxiliar no caso de se enfrentar oponentes no PVP que dependem muito de escudos.
  • Scythe of Nahr Alma: Uma das muitas Reapers que causam Dark Damage naturalmente, porém esta é mais indicada pra builds de hexers puros, já que ela pode ser infundida com Dark e pode receber buffs como Dark Weapon e Resonant Weapon. Para aqueles que não querem se estressar muito com isso, tem também a Scythe of Want, que possui um poder base bem maior, porém ela só pode ser conseguida trocando a alma do último chefe, ou seja, não dá pra conseguir em uma primeira campanha.
  • Full Moon Sickle: Esta arma possui um dos se não o maior Bleed Damage do jogo, podendo até causar Bleed instantâneo em Power Stance e infundida com Bleed em determinados inimigos. Possui um dano base bem bom e uma boa escala com Dex, tornando-se uma boa arma pra PVP e podendo ser usada no PVE tranquilamente sem a infusão.
  • Scythe of the Forlorn: Essa arma é incrivelmente poderosa, pois possui tanto Dark Damage nato como um Bleed Damage bem alto, além de um excelente dano base, sendo basicamente uma mistura de Scythe of Want e Full Moon Sickle. Possui uma escala ótima em Dex e é recomendáel infundí-la com Bleed já que sua escala em Dark aumenta com isso, diferente da infusão com o próprio Dark. É uma arma relativamente fácil de se adquirir e excelente tanto pra hexers puros quanto híbridos e é uma arma muito útil em PVP e PVE. Por cima de tudo, ela também escala com quão mais Hollow o jogador se encontra.
  • Twinblades / Lâminas Gêmeas

Sendo completamente novas na série, Twinblades são armas geralmente utilizadas em duas mãos e ótimas pra fãs do Darth Maul (HA HA!). Em geral atacam rápido e em combos, causando repetidos Staggers nos inimigos e os derrubando sem que eles tenham a chance de contra atacar. Por serem armas de ataques repetitivos, geralmente não possuem muito dano e se beneficiam bastante quando infundidas com Poison e Bleed devido a quantidade de hits que causam. Possuem durabilidade enorme, porém isso é para compensar o fato de que elas em geral atingem o chão durante os combos, diminuindo rapidamente sua durabilidade e as fazendo quebrar com certa facilidade. São armas super estilosas e com grande potencial pra PVP e PVE, porém exigem mãos muito hábeis pois não possuem um bom alcance e tem um grande recuo por atacar em combos.

  • + Ataca em combos
  • + Causam bastante Poise Damage devido aos ataques repetitivos, além de Poison Damage e Bleed Damage quando infundidas pelo mesmo motivo
  • + Funcionam muito bem com Stone Ring
  • + Costumam ter escalas mistas
  • – Não possuem muito alcance
  • – Na maioria dos casos o dano depende dos combos
  • – Durabilidade acaba rapidamente com o uso de combos, mesmo sendo bem alta
  • – Possuem alto recuo, dificultando se defender de contra ataques
  • – A maioria só é realmente útil empunhada em duas mãos
  • Destaques
  • Red Iron Twinblade: Escala somente com Str, não usa combos pra atacar e causa imenso dano base e Poise Damage, sendo mais parecido com um Axe ou Straight Sword que com uma Twinblade em si. O dano base dessa arma é gigantesco e ela pode causar stagger nos inimigos com grande facilidade, sendo uma opção bem viável pra builds de Str, porém ela não é capaz de causar Stun Lock já que ela não se baseia em combos.
  • Stone Twinblade: É a alternativa a Red Iron Twinblade pra builds de Str que realmente age com uma Twinblade. Possui boas escalas, priorizando Str mas utilizando-se de Dex, sendo útil tanto em builds focadas em Str quanto em híbridas Str/Dex, possui um bom dano base e um ótimo Poise Damage que, em junção com Stone Ring, pode facilmente causar Stun Lock nos oponentes com seus combos, sendo uma ótima arma pra PVP e PVE.
  • Dragonrider Twinblade: A mais pesada de todas as Twinblades, causa dano híbrido entre Physical Damage e Magic Damage, sendo uma boa escolha pra builds híbridas de Dex/Int. Infundí-la com Magic aumenta radicalmente seu dano e ainda melhora a escala com Int, porém ela também pode ser muito útil se infundida com Poison, já que, apesar da queda em ambos os danos mágico e físico, ainda há o aumento da escala em Int e ela se torna incrivelmente útil em PVP, causando Poison Damage e Magic Damage.
  • Sorcerer’s Twinblade: Possui escalas horríveis, causa apenas Magic Damage e Dark Damage e só pode ser infundida com Magic e Dark. Mesmo assim é uma arma bem popular devido a seu design (parecida com as lâminas do Illidan =D) e qualidades únicas. Infundí-la com qualquer elemento acaba diminuindo o dano base de ambos os tipos ao invés de aumentar o elemento infuso. O que a diferencia das demais Twinblades é que esta é realmente útil em Power Stance e também que é capaz de conjurar Sorceries. A infusão em Magic é a mais recomendada por aumentar a potência das Sorceries conjuradas, fazendo dessa arma surpreendentemente útil em PVP devido aos buffs e a seu moveset único enquanto em Power Stance.
  • Whip / Chicote

Em Dark Souls 2 Whips são muito mais úteis do que eram no primeiro jogo, sendo capazes de ser armas surpreendentes no PVP. Elas são bem imprevisíveis, possuem bom alcance e não podem receber Parry. Infelizmente, elas também são um tanto fáceis de esquivar dependendo do jogador, possuem uma durabilidade e dano base bem baixos, o que as torna bem difíceis de se utilizar em PVP. Elas também são um tanto lentas, o que facilita o contra ataque de inimigos e torna necessário uma arma mais rápida como backup ou na offhand pra poder contra atacar nessas situações. Geralmente escalam bem com Dex e são mais úteis na mão de jogadores experientes.

  • + Bom alcance
  • + Não podem receber Parry
  • + Boa escala com Dex
  • + Imprevisíveis
  • – Lentas
  • – Baixo dano
  • – Baixa durabilidade
  • – Praticamente inutilizáveis em PVE
  • – Poucos exemplares
  • Destaques
  • Bloodied Whip: Como vantagens sobre a Whip comum, esta possui maior Poise Damage e escalas mistas. Já a Whip possui uma escala muito melhor em Dex e um maior dano base, sendo mais efetiva em builds dedicadas e também é mais longa. Esta arma se torna bem útil infundida com Poison ou Bleed, já que ganha um bom bônus de Poise/Bleed Damage respectivamente.
  • Old Whip: Possui o maior dano base entre todas as Whips e uma boa escala em Dex, o que a torna bem poderosa. O problema é que ela possui pouca durabilidade e devido a um glitch no jogo essa durabilidade cai ainda mais rápido quando essa arma é usada pra matar algum oponente. Ela pode ser infundida com elementais, dando a ela um bom bônus de dano para builds híbridas e tornando-a uma arma interessante pra PVP.
  • Notched Whip: Não pode ser infundida, porém possui um Bleed Damage base gigantesco e uma ótima escala com Dex, sendo uma excelente arma pra PVP, principalmente em Power Stance, podendo causar Bleed nos inimigos rapidamente.
  • Spotted Whip: Infundida com Poison, essa arma possui um dos se não o maior Poison Damage do jogo, podendo causar Poison nos inimigos rapidamente. É uma arma excelente em PVP e pode até ser útil em PVE, mas não possui uma escala tão interessante, dependendo bastante do Poison Damage pra se sobressair.
  • Bow / Arco

Bows são umas das principais maneiras de se atacar a longa distância em Dark Souls 2. Necessitam de munição pra serem utilizadas e causam pouco dano base, mas em geral possuem ótimas escalas (a maioria com Dex) e são suficientemente capazes de substituir habilidades mágicas. Possuir alguma alternativa pra se atacar a distância é dificilmente uma opção e pra personagens puramente focados em dano físico esta é uma das melhores apostas.

  • + Ataques a longa distância
  • + Escalas versáteis, geralmente em Dex
  • + Ótima alternativa a mágica se o jogador não desejar usá-las
  • – Baixo dano base
  • – Dependem de munição
  • – Não são nada simples de se usar
  • – Não podem ser infundidas com Poison e Bleed
  • Destaques
  • Dragonrider Bow: Possui um dano base altíssimo e Magic Damage imbutido, além de escala com Int. É o arco que causa mais dano por disparo, porém ele também é o mais lento e o que gasta mais stamina, além de ser o mais pesado. É ótimo pra builds híbridas, principalmente para aqueles que não gostam tanto de utilizar Sorceries a longa distância. Escala muito melhor com Str que com Dex, sendo portanto um arco mais conveniente pra builds de Str/Int.
  • Bow of Want: Excelente arco pra builds Dex/Fai, já que causa Lightning Damage naturalmente. Apesar de diminuir a escala em Dex, infundí-lo com Lightning é uma excelente opção já que aumenta muito sua capacidade de dano. Possui um ataque especial que dispara um relâmpago como uma flecha e não gasta munição, além de aumentar o dano com infusão em Lightning, o que torna esse arco uma excelente opção. O grande problema é que é necessário a Soul of Nashandra, conseguida do chefe final, pra fabricá-lo, ou seja, é impossível pegar o mesmo na primeira campanha, o que é uma pena.
  • Hunter’s Blackbow: Clara referência a Black Bow of Pharis do primeiro Dark Souls, possui escala S em Dex naturalmente. Possui a maior velocidade de disparo de todos os arcos e é ótimo tanto em builds dedicadas a Dex quanto pra builds híbridas quando infundido com algum elemental. Não possui tanto dano base, mas acaba sendo uma boa arma pra backup caso necessite de dano a longa distância.
  • Sea Bow: Possui escalas mistas medíocres e um dano base baixo, claramente não sendo uma das melhores opções. O que o coloca nessa lista é que ele possui o maior alcance dentre todos os arcos, podendo ser útil pra situações bem específicas, especialmente pra builds híbridas de Str/Dex.
  • Great Bow / Arco Grande

Great Bows são arcos muito diferentes dos tradicionais. Eles foram feitos pra causar muito dano, diferente dos arcos comuns que são armas mais voltadas ao suporte, além de terem escalas mais comuns em Str e derrubarem o inimigo atingido. Assim como arcos comuns, também não podem ser infundidas com Bleed e Poison. O que dificulta o uso destes arcos é que eles são lentos, pesados e necessitam que o jogador esteja parado pra disparar, o que torna o jogador vulnerável a contra ataques, alguns até necessitam ser presos ao chão, tornando-os ainda mais lentos. Embora sejam bem difíceis de se usar no PVE caso o jogador não tenha muita paciência, podem ser usadas em cenários abertos pegando inimigos de surpresa a longa distância e eliminando-os com facilidade, o que é muito útil contra inimigos mais duros na queda. Por incrivel que pareça, essas armas também são bem populares no PVP devido ao knockback que elas causam, sendo utilizadas em cenários com pontes estreitas e desfiladeiros pra derrubar os inimigos.

  • + Dano muito alto
  • + Derrubam inimigos atingidos
  • + Boa parte escala bem com Str
  • – Precisam de munição específica
  • – O jogador não pode se mover enquanto dispara
  • – Muito lento
  • – Não podem ser infundidas com Poison e Bleed
  • – Pouco variados
  • Destaques
  • Dragonslayer Greatbow: O Great Bow mais básico, possui uma boa escala em Str e mediana em Dex, fazendo-o servir tanto pra builds dedicadas a Str quanto híbridas Str/Dex. Precisa ser ancorado pra disparar, o que o torna incrivelmente lento e cada disparo empurra o jogador pra trás, o que pode acabar levando a algumas quedas acidentais. É um Great Bow bem versátil apesar de tudo e uma boa opção pra começo, além disso mantém a boa escala em Str após infuso.
  • Alonne Greatbow: Apesar de não ter a boa escala em Str que o Dragonslayer Greatbow tem, essa arma gasta menos Stamina por disparo e é muito mais rápida que a primeira por não precisar ser ancorada. É a melhor opção pra builds híbridas de Str/Dex por ser bem versátil e muito mais fácil de usar que os demais Great Bows, além de possuir uma escala perfeitamente híbrida, mas não é tão boa quando infundida.
  • Possessed Armor Greatbow: O único Great Bow pra builds de Dex, possui uma excelente escala em Dex e Dark Damage nato, além de escala com Dark. Por isso pode ser usado tanto por builds de Dex quanto por builds de hexers híbridos, embora os hexes tradicionais possam ser usados de maneira muito mais simples. Seu maior problema é seu baixo dano base, mas ganha uma boa escala em Dark quando infuso com o mesmo.
  • Twin-Headed Greatbow: O melhor Great Bow pra builds dedicadas a Str, já que ganha escala S em Str mesmo quando infuso quando completamente evoluído. Isso o torna uma arma incrivelmente poderosa mesmo pra builds híbridas, já que divide sua escala S com o elemento que foi infuso. Seu problema é que ele é semelhante ao Dragonslayer Greatbow, ou seja, é incrivelmente lento e precisa ser ancorado pra poder disparar, mas seu dano é catastrófico.
  • Crossbow / Besta

Crossbows são alternativas aos Bows, sendo muito mais simples de se usar por se assemelharem a armas de fogo. Eles disparam em velocidade e podem ser usadas em uma mão só, além de poderem ser usados em Power Stance (o que fica bem legal). Eles também possuem um ótimo dano base, mas não podem ser infundidas com Bleed e Poison como todos os demais arcos. Sua principal desvantagem é que eles não possuem qualquer escala em Str ou Dex, sendo necessário infundí-los com Raw ou algum elemental pra aumentar seu dano ou escalá-lo. E surpresa, diferente do primeiro jogo, AGORA VOCÊ PODE MIRAR O CROSSBOW! OLHA QUE MARAVILHA! São armas bem mais simples de se usar pra jogadores iniciantes, porém muito melhores nas mãos de builds com baixa Str/Dex por não possuírem escalas. Por possuírem um bom recuo e serem um tanto previsíveis, podem ser fáceis de serem anuladas em PVP, mas ainda assim possuem um efeito bem interessante e podem devastar inimigos que não são bons em esquiva.

  • + Muito simples de se usar
  • + Bom dano base
  • + Podem ser usadas em Power Stance
  • + Podem disparar simultaneamente
  • – Não possuem escalas em Str ou Dex
  • – São um tanto previsíveis
  • – As escalas elementais quando infusas não são das melhores também
  • – As repetidoras gastam grandes quantidades de munição
  • – Não podem ser infusas com Bleed ou Poison
  • Destaques
  • Shield Crossbow: Possui um dano base mediano e não pode ser usado em Power Stance, diferente dos demais Crossbows. Pode bloquear um ataque enquanto empunhado e carregado pra disparar, porém possui baixa estabilidade pra aguentar ataques fortes e baixa durabilidade pra aguentar ataques repetitivos, portanto é melhor usado contra oponentes com ataques singulares e de baixo dano a Stamina, como usuários de Thrusting Sword e Spears. É uma arma que atinge um nicho bem específico, porém quem quer usar Crossbows talvez deseje um poder de fogo maior.
  • Sanctum Crossbow: Possui escala natural em Dark e um ataque especial que dispara um Dark Orb sem custo de munição, o que ajuda em emergências. O disparo da Dark Orb gasta cerca de 10 de durabilidade, o que pode levar a arma a quebrar com facilidade, porém infuso com Dark e em uma build dedicada de hexer é capaz de causar dano imenso. É melhor na mão de hexers puros, já que personagens híbridos podem se beneficiar mais da Sanctum Repeating Crossbow.
  • Avelyn: Dispara três vezes seguidas contra o oponente. Ela possui um dano baixo em si, porém quando os três disparos atingem seu alvo causa dano devastador, ainda mais quando em Power Stance, porém gasta muita stamina pra isso. Com setas elementais e infusa com o elemento correto causa um dano elemental gigantesco, sendo ótima pra builds de magos.
  • Sanctum Repeating Crossbow: Alternativa a Sanctum Crossbow, porém esta arma se comporta como a Avelyn, disparando três vezes a cada ataque e gastando bastante stamina, porém também garantindo um dano colossal se todos os disparos atingem o oponente. Possui um ataque especial que dispara várias Dark Orbs em sequência, gastando durabilidade, sendo melhor quando a arma é infusa com Dark. É bem mais versátil que a Sanctum Crossbow por possuir um maior leque de possibilidades, porém também mais complexa de se utilizar.
  • Flame / Chama

Flames são catalizadores utilizados pelos piromantes, ou seja, são os únicos equipamentos do jogo capazes de conjurar piromâncias. São utilizados como luvas e podem até causar Strike Damage como um Fist, porém o dano é ínfimo. Escalam com Fire (ou seja, Int/Fai), porém não podem ser infusas com Fire pra aumentar o próprio dano. Infelizmente não há muita opção para piromantes além disso, já que apenas Flames podem conjurar esse tipo de magia e só existem duas no jogo, cada qual particularmente útil a uma ocasião.

  • + Conjuram piromâncias
  • + Escalam com Fire
  • – Strike Damage mínimo
  • – Existem apenas duas
  • – Não podem ser infusas
  • Destaques
  • Pyromancy Flame: É a Flame padrão. Quando completamente evoluída ganha escala S em Fire. É a mais indicada pra PVP por não depender de Hollowing pra se tornar mais forte.
  • Dark Pyromancy Flame: Flame alternativa que tem seu poder de fogo aumentado por quanto mais Hollow o jogador está, ou seja, quanto mais vezes morreu sem utilizar a Human Effigy pra se tornar humano novamente. É mais indicada pra PVE exatamente por essa escala e por começar mais poderosa que a Flame normal, apesar de quando completamente evoluídas a diferença entre elas ser insignificante.
  • Chime / Sino

Chimes são os equipamentos básicos pra se conjurar Miracles e Hexes baseados em Faith (geralmente identificados por ícones de fundo branco com imagem preta). São praticamente essenciais pra builds baseadas nestes tipos de conjurações a menos que o jogador decida utilizar algum tipo de arma que as faça por ele (como por exemplo a Mace of the Insolent). Eles variam bastante entre velocidade de conjuração, poder de fogo e especialidade (Miracle ou Hex), portanto é necessário avaliar bem pra escolher o melhor para a build desejada.

  • + Possuem boa variedade
  • + Conjura Miracles e Hexes
  • – Não possuem tanta versatilidade
  • – Necessária boa análise pra verificar adaptação a build
  • – Não possuem tantas atribuições especiais
  • Destaques
  • Caitha’s Chime: Pode ser considerado o melhor Chime pra Hexers apesar de não ser o mais forte, isso porque ele possui uma velocidade de conjuração altíssima e uma ótima escala em Dark, porém perdendo em poder pro Chime of Want. Esta arma pode apenas conjurar hexes, portanto clérigos não se beneficiam em nada com o uso da mesma e infundí-la com Lightning é perda de tempo. Infusa com Dark e completamente evoluída é um recurso excelente em PVP e PVE pra hexers de todos os tipos.
  • Chime of Want: Mais versátil e com maior poder de fogo que Caitha’s Chime, podendo também ser usado pra conjurar Miracles e sendo útil em uma build híbrida de hexer e clérigo ou de hexer puro caso deseje o maior poder de fogo possível. Entretanto, não possui tanta velocidade quanto o primeiro e, sendo uma arma “of Want”, é necessário a alma do chefe final pra construí-la o que faz dela impossível de se conseguir numa primeira campanha.
  • Dragon Chime: O mais poderoso Chime pra clérigos, possuindo o maior poder de fogo pra Miracles do jogo. Também pode ser usado pra conjurar hexes, mas o poder é consideravelmente mais baixo que os das demais opções, sendo essa uma arma voltada quase que exclusivamente a builds de Faith dedicadas ou híbridas.
  • Disc Chime: Uma pérola entre os Chimes, é uma arma única pois além de conjurar magias ele também é capaz de agir como um escudo e bloquear alguns ataques. Possui uma estabilidade boa pra um escudo pequeno e não requer nenhuma Str ou Dex pra ser utilizado, o que o faz até útil pra determinadas situações. Infelizmente, por ser um Chime, sua estabilidade não melhora enquanto ele evolui, sendo eventualmente mais fraco que vários outros escudos. Sua escala em Dark também é horrível, tornando-o apenas utilizável por parte de builds de clérigos (baseados em Faith e usando Miracles, híbridos ou não).
  • Staff / Cetro

Staves são os catalizadores utilizados pra conjurar Sorceries e hexes de Int (geralmente de ícones de fundo cinza e desenho preto). São bem semelhantes aos Chimes de certa forma, porém são um pouco mais diversos, variando bastante entre habilidades especiais, velocidade de conjuração e poder de fogo. Podem ser substituídos por armas que realizam conjurações como a Blue Flame, porém o poder de fogo deste tipo de catalizador é bem consideravel, sendo ótimos pra qualquer tipo de mago baseado em Int.

  • + Excelentes escalas
  • + Boa diversidade
  • + Conjuram Sorceries e Hexes
  • – Muitos Staves são bem similares, necessitando uma certa análise dos detalhes
  • – São bem mais pesados que os Chimes
  • – Também possuem velocidade de conjuração em geral mais lenta que os Chimes
  • Destaques
  • Staff of Wisdom: Simplesmente o Staff mais poderoso do jogo pra quem deseja utilizar Sorceries exclusivamente. Ele não pode ser utilizado pra conjurar qualquer tipo de Hex e necessita de incriveis 50 de Int pra poder ser utilizado, mas possui o maior poder de fogo dentre todos os Staffs pra Sorcery. Como possui um requisito altíssimo e é adquirido bem longe no jogo, boas alternativas a magos focados em Sorceries podem ser o Lizard Staff e o Staff of Amana, que apesar de não tão poderosos são mais simples de se usar.
  • Sunset Staff: Esse Staff é um tanto quanto roubado. Ele é o melhor Staff pra conjurar hexes possuindo um poder de fogo altíssimo e também pode conjurar Sorceries com um poder aceitável. É adquirido de forma muito simples logo nas primeiras horas de jogo, o que o torna incrivelmente popular entre builds de hexers focados em hexes de Int. Sua única fraqueza é sua velocidade de conjuração um tanto baixa e só poder ser evoluído com twinkling titanite, mas pela praticidade e faciliidade de uso vale a pena manter-se com ele pra builds de hexers, ainda mais quando infuso com Dark.
  • Black Witch’s Staff: Esse catalizador é muito especial por ser capaz de conjurar Sorceries, Hexes e Miracles, é tipo um 3 em 1. Sua maior finalidade é pra builds de hexers que desejam conjurar hexes de Int e de Fai sem ter de ficar trocando de Staff pra Chime o tempo todo, mas também pode ser utilizado por builds híbridas que desejam utilizar tanto Sorceries quanto Miracles em seu dia a dia (bem comum pra quem quer usar Homeward ou Miracles de cura enquanto se aproveita do poder de fogo das Sorceries).
  • Azal’s Staff: É basicamente um catalizador especialmente feito para trolls de PVP. Possui um excelente poder de fogo tanto pra Sorceries quanto pra Hexes, porém uma velocidade de conjuração bem baixa. O que o torna especial é que magias que perseguem ganham uma melhor precisão, o que torna magias como Affinity e Homing Soul Mass mais difíceis de se esquivar, o que pode ser utilizado pra realizar combos e irritar muita gente no PVP. Quem quiser, ao invés disso, uma maior velocidade de conjuração pode utilizar o Witchtree Branch, que é o Staff com a melhor velocidade de conjuração do jogo.

Vesh…

  • Tipos de Escudos

Como não poderia deixar de ser, agora vamos falar dos shields (escudos). Eles são peças fundamentais da mecânica do jogo e, além de defender, possuem vários atributos base que auxiliam o jogador a modelar sua builds da maneira que mais acha adequada, podendo defender ou refletir magias, aparar golpes inimigos, aumentar a regeneração de stamina, HP, aumentar os stats do personagem, enfim, existe sempre um escudo que se encaixa em como o jogador deseja jogar. Embora escudos não sejam exatamente necessários, eles acabam exercendo papél fundamental no PVP e no PVE e são extremamente recomendados pra jogadores iniciantes, tendo em vista que não jogar utilizando um escudo necessita de excelente perícia em esquiva e uma boa noção das mecânicas do jogo. Eles são divididos em três grandes grupos: Small Shields, Standard Shields e Great Shields, cada qual com usos únicos e que serão detalhados um a um logo abaixo.

  • Small Shield / Escudo Pequeno

Pequenos, leves e práticos, esse tipo de escudo serve principalmente a dois tipos de personagens: os ágeis e os mágicos. Isso se deve principalmente a seu peso não afetar de modo significativo o Equip Load do personagem e que não exigem muita Str pra ser empunhados. Isso vem acompanhado de que, em geral, Small Shields não são bons em bloquear ataques físicos e em geral possuem baixa durabilidade e estabilidade, o que os leva a ser usados mais pra aparar golpes do que pra realmente defendê-los, já que bloquear um ataque com esse tipo de escudo, além de não bloquear o dano por completo, também acaba gastando uma grande quantidade de stamina o que pode levar o personagem a Stagger. São incrivelmente populares no PVP por serem muito melhores em Parry que os demais tipos de escudos, mas um tanto subutilizados no PVE exatamente pelos itens citados anteriormente, embora muitos destes escudos possuam uma boa taxa de bloqueio elemental.

  • + Muitos possuem boa defesa elemental
  • + Maior facilidade em realizar Parry
  • + Muito leves
  • – Baixa estabilidade
  • – Baixo bloqueio de dano físico
  • – Baixa durabilidade
  • Destaques
  • Sanctum Shield: Esse escudo é especial pois possui a mesma habilidade do Black Witch’s Staff, ou seja, ele é capaz de conjurar Sorceries, Miracles e Hexes. Acaba sendo bem popular em builds de buffers, pois elimina a necessidade de equipamentos extras pra conjurações o que torna o personagem mais versátil e elimina o Equip Load adicional usado pra equipar catalizadores extras, além de causar um dano elemental considerável quando usado pra atacar oponentes muito próximos e possuir um modificador mediano pra potência de suas habilidades mágicas.
  • Manikin Shield: Este, o Target Shield e o Buckler são escudos pequenos que possuem um tempo pra Parry melhor que os demais escudos da mesma categoria. O Manikin Shield está em destaque por possuir maior resistência a ataques físicos e estabilidade que os outros dois, tornando-o mais comum, porém os demais garantem resistências elementais um pouco maiores.
  • Cleric’s Small Shield: É basicamente um escudo anti-magos, possuindo ótimas defesas elementais e a capacidade de realizar Spell Parry. É bem leve e de fácil uso, bom pra ser usado como escudo auxiliar no PVP, porém ele possui uma resistência física um tanto baixa e estabilidade irrisória, o que o torna bem difícil de ser utilizado como escudo principal.
  • Watcher’s Shield: Em termos comparativos, é o melhor Small Shield do jogo, possuindo uma estabilidade aceitável, excelente resistência física (pra um Small Shield) e ótimas resistências elementais (com exceção de Magic Damage e Fire Damage). Pode chegar a 100% de defesa contra Lightning Damage, embora Dark seja mais aconselhável pois deixa três resistências bem próximas do 100% (Physical, Lightning e Dark). O problema é que é necessário utilizar a alma de Throne Watcher pra criá-lo que é um chefe bem distante no jogo e existem escudos que são capazes de serem mais específicos em suas resistências e auxiliarem contra oponentes singulares, como Phoenix Parma pra Fire Damage, Magic Shield pra Magic Damage e Transgressor’s Leather Shield pra Dark Damage.
  • Standard Shield / Escudo Padrão

Esse é o tipo de escudo mais utilizado e o mais amigável pra jogadores inexperientes, unindo um bom padrão de defesas, muitas vezes chegando aos 100% de bloqueio físico, com a capacidade de realizar Parry e, em alguns casos, Spell Parry, embora a velocidade de aparar desses escudos seja significativamente menor que as dos Small Shields, tornando-os mais difíceis de utilizar pra este propósito. Esse tipo de escudo é bem variado, contendo inúmeros exemplares com os mais diferenciados efeitos, como regeneração de stamina, defesas especiais e até status negativos ao serem utilizados pra atacar a curta distância. São ótimos escudos e muito versáteis pra qualquer situação e os mais indicados pra jogadores de primeira viagem, embora uma boa atenção a estabilidade de cada um seja requerida pra que se possa escolher o mais sólido possível.

  • + Muito variados
  • + Possuem boa estabilidade e capacidade de Parry, tornando-o muito versáteis
  • + Em geral, possuem resistências muito equilibradas
  • – Realizar Parry com eles pode ser bem difícil
  • – Estabilidade não é tão boa quanto a dos Great Shields
  • Destaques
  • Defender’s Shield: Possivelmente o melhor Standard Shield do jogo em termos comparativos gerais, possuindo uma excelente defesa física e elemental além de uma ótima estabilidade. O problema é que ele só pode ser conseguido próximo do final do jogo, com a alma do Throne Defender. Como substituto, o Drakekeeper’s Shield possui atributos inferiores, mas também sólidos e é bem indicado pra uma primeira campanha.
  • Blossom Kite Shield: Blossom Kite Shield é um dos três escudos capazes de aumentar a regeneração de stamina do personagem, os outros sendo Slumbering Dragon Shield e o Shield of the Insolent. Este escudo se diferencia dos outros dois por possuir a maior defesa física dentre eles, além de excelentes defesas contra Bleed e Poison e a capacidade de bloquear 100% de Poison Damage quando infuso com Poison.
  • Red Rust Shield: Esse é um escudo único, possuindo bom bloqueio de dano físico, estabilidade e resistência contra Bleed e Poison, porém suas defesas elementais são ridículas, o que o torna bem pouco produtivo no PVP, embora possa ser muito bem utilizado no PVE por builds de Str.
  • Vessel Shield: Esse escudo possui defesas patéticas e uma estabilidade mediana, porém uma propriedade muito especial. Quando equipado, esse escudo aumenta Vigor, Endurance, Adaptability, Faith e Intelligence do personagem em 1, além de 4 em Dexterity, tornando-o um bom equipamento de suporte pra builds de Dex que carregam suas armas em duas mãos.
  • Great Shield / Escudo Grande

Por fim, Great Shields são escudos grandes e pesados que exibem enormes defesas físicas e elementais, porém exigem uma quantidade enorme de Str pra serem empunhados o que dificulta sua versatilidade e uso em builds diversas. Devido a falta de versatilidade e o fato de não serem capazes de realizar Parry os tornam bem pouco populares no PVP, porém são bem quistos no PVE por sua altíssima estabilidade e resistências, principalmente por builds focadas em Str e Vit. Por focarem bastante no bloqueio e não realizarem Parry eles também são bastante sucetivos a receberem Guard Break de invasores, portanto deve ser utilizado com cuidado no PVP. Por fim, são escudos mais poderosos porém com grandes exigências, sendo também muito bons pra jogadores de primeira viagem, mas complexos de usar pra quem gosta de um combate online.

  • + Alta estabilidade
  • + Altas resistências
  • + Alta durabilidade
  • – Não podem realizar Parry
  • – São muito pesados
  • – Muito sucetivos a Guard Break
  • Destaques
  • Reeve’s Greatshield e Orma’s Greatshield: Não há como citar um sem citar o outro. Esses escudos, quando equipados cada um em uma mão do personagem e usados em Power Stance, possuem um moveset único e são usados ofensivamente, podendo realizar combos e causar danos tremendos. Possuem um alcance mínimo e são usados mais como armas pra combates cômicos, mas em locais fechados são armas letais.
  • King’s Mirror: Esse escudo é único na categoria pois ele é capaz de realizar Spell Parry (apesar de não ser capaz de realizar Parry convencional). Pra realizar Spell Parry, é necessário utilizar o ataque forte pra que o personagem bata com o escudo no chão, assim colocando-o a sua frente no momento que a magia se aproximar, deflagrando-a para longe. As resistências elementais e a estabilidade do escudo por si só são muito boas, porém ele não tem 100% de defesa física.
  • Havel’s Greatshield: Um dos queridinhos do primeiro jogo, o Havel’s Greatshield possui estabilidade e resistências insanas, porém é incrivelmente pesado e exige uma quantidade enorme de Str pra ser utilizado. Não possui a habilidade extra de Stone Skin que possuía no primeiro jogo, mas ainda assim é um escudo incrivelmente poderoso e serve muito bem ao propósito de builds para tanks.
  • Rebel’s Greatshield: Em termos gerais, é o melhor escudo do jogo se considerado todo o contexto, por ser não tanto pesado, possuir excelente estabilidade, não exigir tanta Str e possuir resistências incríveis, todas acima de 90% com exceção de Magic. Seu único e maior defeito é não possuir o 100% de defesa física, porém infundí-lo com qualquer elemento dará ao escudo 100% de resistência contra aquele elemento em específico, embora seja mais proveitoso deixá-lo sem qualquer infusão pra garantir um equilíbrio entre as resistências.

“Meu escudo sem dúvida nenhuma é maior que o seu”: Assim disse Looking Glass Knight

  • Tipos de Armaduras

Outro ponto chave pra qualquer build é a realização de qual armadura escolher para seu personagem. No geral, elas são divididas em sets (conjuntos) de três grandes grupos: Os Light Sets (de 0 a 14.9 Equip Load), os Medium Sets (de 15 a 29.9 Equip Load) e os Heavy Sets (30+ Equip Load). Cada um dos grupos de armaduras possuem varios conjuntos para os mais diversos usos e que se encaixam muito bem em builds diversas. Como em Dark Souls 2 o uso de armaduras pesadas é muito menos punitivo que no primeiro jogo, o jogador tem completa liberdade de escolher qual conjunto ele mais se adapta sem a necessidade de ficar se preocupando com Equip Load a menos que os demais equipamentos como armas e armaduras sejam pesados o suficiente pra ultrapassar os 70%. Abaixo uma breve descrição de cada um dos tipos de sets e alguns destaques. Nota importante: Os destaques aqui são pra apontar alguns sets com diferenciais únicos, porém é necessário que cada jogador avalie muito bem qual conjunto deseja utilizar de acordo com suas necessidades.

  • Light Set / Conjunto Leve

É o grupo de armaduras que representa valores de peso entre 0 e 14.9. A grande maioria possui defesa física baixa e defesa elemental ou a status negativos alta, embora haja exceções. São mais recomendadas a builds de magos ou personagens ágeis devido ao seu peso baixo, inclusive muitas destas armaduras possuem efeitos adicionais que ajudam esse tipo de build, como aumentar Equip Load ou Int do personagem.

  • + Bem leves
  • + Defesas elementais geralmente boas
  • + Efeitos benéficos, muitas vezes para builds de Mages e Rogues
  • – Geralmente possuem defesas físicas baixas
  • – Baixa ou nenhuma Poise, o que leva ao jogador receber Staggers com facilidade
  • – Exigem treino, pois não foram feitas pra ser atingidas e esperam que o jogador esquive bem mais que receba ataques
  • Destaques
  • Set of Aurous: Apesar de parecer apenas um set de piada, ele é até bem útil, principalmente pra personagens que desejam Equip Load abaixo de 25% ou que desejam utilizar armas bem pesadas com pouca vitalidade. Primeiramente essa armadura é completamente transparente, o que dá a ela o fator FORFUN. Ela possui resistências físicas e elementais razoavelmente boas, porém nenhuma Poise, o que exige algo compensatório pra não acabar em Stun Lock com facilidade. O que a diferencia (além da transparência) é seu efeito de aumentar o Equip Load do personagem em até 5% (com o conjunto completo) o que somado ao baixo peso do set em si e com a ajuda de mais alguns itens de aumento de capacidade de carga dá a chance do personagem utilizar armas razoavelmente pesadas e ainda permanecer abaixo dos 25% de Equip Load pra conseguir a melhor capacidade de Fast Roll.
  • Chaos Set: Um dos melhores sets pra magos, especialmente pra Hexers, pois requer 16 de Int e Fai pra ser utilizado. A peça especial está no gorro, que aumenta a velocidade conjuração e a Int do personagem em 3. Ele é um tanto complexo de se adquirir, já que é necessário passar por uma longa sidequest, o que torna o Black Set e o Hexer Set, que são bem similares, mais viáveis. Pra builds de Faith, Saint’s Set é uma alternativa bem viável.
  • Northwarder Set: Set particularmente útil pra builds híbridas que se utilizam de buffs. Isso porque ela é capaz de aumentar o tempo de duração de buffs (não encantamentos por itens, mas sim buffs mágicos como Sunlight Blade) em cerca de 22.5%, o que auxilia bastante tanto em PVP quanto em PVE, buscando aumentar o tempo útil do personagem durante o combate. Além disso, ele é bem bonito visualmente e possui resistências aceitáveis, porém nenhuma Poise.
  • Moonlight Butterfly Set: E por fim o set mais troll de todos. Apesar de muito leve e não parecer nada protetivo, esse set possui defesas até que razoáveis pra um Light Set. Enquanto utilizado, ele emana Poison em ondas que causam Poison Damage a inimigos próximos, o que é particularmente útil e o torna muito popular em PVP. Esse set também aumenta a distância que o personagem pode pular e diminui o dano da queda, o que o torna útil em combates em locais de níveis de terreno diferenciados se utilizando de Plunge Attacks, como em Dragon’s Aerie. O que pode torná-lo problemático (além de ele ser ridiculamente bizarro) é que o Poison atinge qualquer um, o que pode atingir NPCs e torná-los agressivos, tendo de remover o set toda vez que for se aproximar de algum NPC amigável, tornando esse set muito mais viável pra PVP que pra PVE.
  • Medium Sets / Conjuntos Médios

Grupo de armaduras entre 15 e 29.9 de Equip Load. Possuem armaduras de defesa moderada e com propriedades muito variadas entre as demais defesas, sendo útil possuir alguns exemplares pra se usar em determinadas partes do jogo garantindo defesas específicas contra status negativos e elementos variados. Infelizmente, diversidade de efeitos é uma característica dos Light Sets, portanto tanto os Medium Sets quanto os Heavy Sets não se apegam muito a efeitos especiais e sua variedade de opções está ligada a sua disponibilidade de defesas. São bom sets pra jogadores iniciantes por serem bem intermediários, possuindo boas defesas e não sendo tão pesados, exigindo menos Vitality que os Heavy Sets em geral, porém também não são grandiosos em nenhum aspecto, sendo que builds mais focadas em um determinado modo de combate podem obter melhores efeitos com os demais tipos de armaduras, sobretudo no PVP.

  • + Bom equilíbrio entre Peso e Defesas
  • + Possui uma boa variedade de defesas entre os conjuntos
  • + Mais simples de se usar, sendo ideal pra jogadores iniciantes e PVE
  • – Bons em tudo, mestres em nada
  • – Ainda assim exigem alguma Vitality pra serem usados com a maior parte dos equipamentos disponíveis
  • – Em geral não possuem efeitos especiais
  • Destaques
  • Gyrm Set: O conjunto mais pesado dentre os Medium Sets, possuindo 29.7 de peso total. Possui excelentes defesas físicas e moderadas defesas a status, porém suas defesas elementais são bem questionáveis. Sua maior vantagem é seu Poise enorme, garantindo excelente estabilidade contra ataques inimigos e até superando alguns Heavy Sets mais leves.
  • Watcher Set: Um dos melhores conjuntos do jogo. Possui uma defesa bem interessante e ótimas defesas elementais, porém o que mais se destaca é sua incrível defesa a Magic Damage. O que complica é que Throne Watcher deve ser derrotado pra que esse set esteja disponível para compra, o que ocorre ao final do jogo se o jogador já habilitou o combate com Nashandra, mas ainda assim é possível conseguí-lo no primeiro gameplay.
  • King’s Set: É um excelente conjunto. A coroa dá +3 em Int e Fai, sendo interessante pra builds híbridas. Possui excelentes defesas, inclusive elementais, além de ótimas resistências a status negativos com exceção de Curse. Seus principais pontos fracos é que ela é um tanto pesada (27.1 de peso total) e possui uma Poise muito baixa pra uma armadura de sua categoria (36).
  • Forlorn Set: Conjunto incrível, literalmente um dos se não o melhor Medium Set do jogo. Possui defesas físicas altíssimas e, apesar de possuir defesas elementares de Magic e Fire mais baixas que o King’s Set, possui uma defesa a Dark Damage bem significativa. Além disso possui uma resistência a Poison Damage muito alta, além de uma boa resistência a Bleed. Porém ele possui uma Poise bem mediana (42) e não possui qualquer resistência a Petrify e Curse, além de não ser exatamente o set mais simples de se conseguir, mas seu peso não é nada exorbitante e pode ser usado com facilidade.
  • Heavy Set / Conjunto Pesado

Por fim, os Heavy Sets. São conjuntos com mais de 30.0 de Equip Load, portanto exigem grandes quantidades de Vitality pra serem utilizados de forma a não acabar causando um Fat Roll, sendo que também há anéis pra mitigar esse efeito como Royal Soldier Ring e os Dragon Rings. Possuem defesas físicas impressionantes além de Poise altíssima. Costumam ter boas defesas elementais apesar de não parecer e boa resistência a Bleed Damage, porém as resistências a Poison Damage são raras dentre esse tipo de armadura. São ideais pra jogadores que gostam de se manter seguros com boa dose de defesa e HP, porém é primordial que o jogador planeje seus stats a fim de considerar a Vitality necessária pra utilizar a armadura que deseja sem afetar sua capacidade de esquivar.

  • + Ótimas defesas, sobretudo físicas
  • + Altíssimo Poise
  • + Ótima resistência a Bleed Damage
  • – Baixa resistência a Poison Damage
  • – Muitíssimo pesadas
  • – Exigem bastante controle do jogador pra serem usadas, sobretudo na primeira campanha
  • Destaques
  • Raime’s Set: Um dos sets mais leves dentre os Heavy Sets. Embora o Faraam Set tenha 1 ponto a mais de Poise e seja 1.5 pontos mais leve, a diferença entre as defesas é gritante, deixando o Raime’s Set como uma das melhores opções dentre os Heavy Sets mais leves. O problema é que é necessário derrotar o Fume Knight pra poder comprá-la, o que não é uma tarefa fácil e geralmente será feita muito a frente no jogo, sendo que é um Boss de DLC, portanto é bem recomendável escolher outro Heavy Set leve até lá.
  • Smelter Demon Set: É um set incrivelmente pesado, porém possui altíssimas resistências físicas, além de ótimas defesas elementais e a status com exceção de Poison. Possui 100 pontos de Poise o que é uma excelente quantia, porém seu diferencial está na sua altíssima defesa contra Fire Damage, sendo um excelente set pra se usar contra piromantes em PVP. É muito popular no PVP tanto por isso quanto pelos combates constantes em Iron Keep, um dos principais locais de PVP do jogo e com uma grande quantidade de armadilhas que causam Fire Damage, além de, como já dito, proteger bem contra ataques de piromantes, que também são builds bem populares em PVP.
  • Looking Glass Set: Um pouco mais leve e possuindo mais Poise que o Smelter Demon Set, esse é um dos melhores conjuntos encontrados no jogo. Possui uma defesa bem alta, especialmente contra Lightning Damage. Só não é tão popular em PVP devido ao debuff severo que builds de Faith receberam dentre os patchs iniciais do jogo, mas ainda assim é uma excelente armadura, superando o Smelter Demon Set em vários aspectos. Seu elmo dá +2 em Faith, o que pode ser interessante pra builds híbridas de Fai.
  • Havel’s Set: O amor de todo tank, o campeão dos campeões, o Havel’s Set! Ridiculamente pesado, com 50.0 de peso total, Havel’s Set possui monstruosas defesas físicas e um Poise de inacreditáveis 120 pontos, além de defesas elementais e a status bem sólidas com exceção de Poison, que é já uma característica desse tipo de armadura. É possível trocar o elmo pelo do Gyrm Warrior Set pra se ter mais Poise, mas não fica tão legal com o resto do conjunto. Devido ao seu peso enorme, ela acaba sendo muito difícil de usar e mais exclusiva pra builds focadas em defesa, porém sua capacidade defensiva acaba fazendo valer a pena o investimento.
  • Unique Piece / Peças Únicas

Assim como no primeiro jogo, em Dark Souls 2 existem várias peças de armadura que não fazem parte de nenhum conjunto específico, mas que possuem propriedades específicas que auxiliam o jogador em situações bem variadas. Dependendo do equipamento escolhido, pode acabar sendo extremamente útil em PVE/PVP, além de poderem ser facilmente mesclados dentre os conjuntos completos. É necessário que sejam avaliados individualmente e dependem muito do efeito desejado pelo jogador com sua build pra se tornarem realmente efetivos.

  • + Efeitos únicos
  • + Bem variados
  • + Podem se tornar ferramentas muito poderosas em PVP e PVE
  • – Altamente circunstanciais
  • – Geralmente não oferecem boas resistências
  • – Podem não ser visualmente apelativo dependendo do set mesclado
  • Destaques
  • Engraved Gauntlets: É uma luva que possui até defesas interessantes, apesar de ser um tanto pesada. O que a torna especial é seu efeito único, possuindo 5% de chance de causar 1.5x de dano por ataque. Isso pode fazer o personagem causar quantidades de dano surpreendentes, principalmente aqueles com armas de ataques constantes como Thrusting Swords e Twinblades. Funciona com praticamente qualquer tipo de arma e dano, inclusive com Backstabs e Ripostes, causando quantidades ridículas de dano quando o efeito é disparado, sendo excelente tanto em PVE quanto em PVP.
  • Sanctum Soldier Gauntlets: Possui até boas defesas, porém o que a distingue é sua habilidade especial. Essa luva é capaz de aumentar o Poison Damage da arma que o jogador utiliza, melhorando a efetividade no PVP de quem utiliza armas infusas com Poison. É um equipamento bem circunstancial e mais voltado pra PVP, já que Poison em PVE nem sempre é a melhor opção.
  • Crown of the Old Iron King: Dentre as quatro coroas, esta é a que possui o efeito mais diferenciado. A cada 2 minutos, ela restaura 20% dos usos de Spell do jogador, aumentando muito a longevidade de builds mágicas no PVE. Também é importante citar que todas as quatro coroas ganham o efeito especial de não deixar que o jogador volte a se tornar Hollow após morrer depois de reunidas e serem encantadas por Vendrick (isso ocorre após pegar cada uma das coroas em cada um dos DLCs do jogo e a King’s Crown na campanha principal e falar com Vendrick em suas memórias interagindo com suas vestes na sala onde você encontra sua versão Hollow em Undead Crypt).
  • Hollow Skin: Possui stats ridiculamente baixos, porém um efeito bem especial, dando ao jogador 1000 de Curse Resistance. Isso torna o jogador simplesmente imune a Curse, o que facilita várias partes do DLC de Old Iron King (os confrontos com os pedaços da alma de Nadalia) e os locais com jarros enfeitiçados em Shaded Woods. Também pode ser usado contra Nashandra pra evitar o Curse das esferas que ela invoca, porém elas vão causar dano ao invés de Curse.

Dae Djow!

  • Rings / Anéis

Rings possuem um papel ainda mais significativo que no primeiro jogo devido ao maior número de slots pra equipá-los e variedade de exemplares. São partes importantíssimas de qualquer build, melhorando muito a capacidade do personagem em diversos aspectos. Aqui vou citar alguns destaques dentre os anéis utilizados pra builds em geral, não vou citar anéis de uso específico nem aqueles necessários pra se completar o jogo. Em Dark Souls 2, anéis podem ser encontrados na versão comum, +1 ou +2, isso não significa que um anel pode ser melhorado em um Blacksmith qualquer, mas sim que existem versões mais poderosas do mesmo anel que, na maioria dos casos, só podem ser encontradas em NG+ ou com Bonfire Ascetic, porém isso não é regra. Lembrando, estes são apenas alguns exemplos, é necessário avaliar quais anéis fazem sentido a build do personagem, podendo ser encontrada uma descrição de cada um aqui: http://darksouls2.wiki.fextralife.com/Rings

  • Destaques
  • Royal Soldier’s Ring: Aumenta o Equip Load, ótimo pra builds que desejam utilizar equipamentos pesados durante a primeira campanha, pois o investimento intensivo em Vitality pode acabar degradando a capacidade ofensiva do personagem.
  • Third Dragon Ring: Os Dragon Rings são basicamente os equivalentes ao Ring of Favor and Protection do primeiro Dark Souls, já que aumentam HP, Stamina e Equip Load. Não são tão poderosos, mas não quebram se retirados, porém possuem uma durabilidade mais baixa que a dos demais anéis. Dentre os três, o Third Dragon Ring é o que aumenta os stats de maneira mais efetiva.
  • Bracing Knuckle Ring: Diminui a degradação da durabilidade de armas, armaduras e anéis. É essencial pra jogadores que desejam utilizar equipamentos com baixa durabilidade e/ou armas que possuem habilidades especiais, já que as mesmas em geral gastam durabilidade pra poderem ser utilizadas.
  • Stone Ring: Um dos primeiros anéis a serem encontrados no jogo e um dos mais importantes também. Aumenta o Poise Damage do personagem em 30, o que facilita muito o Stagger de inimigos tanto em PVE quanto em PVP. Mesmo com armas pesadas, é um equipamento excelente pra se utilizar em basicamente qualquer ocasião.
  • Ring of Giants: Aumenta a Poise do personagem em 30, o que é extremamente útil pra personagens que utilizam armaduras sem Poise, mais ainda se não possuem escudos pra se defender (Power Stance ou armas com duas mãos).
  • Old Leo Ring: Aumenta o Counter Damage de armas perfurantes em 12.5%. É muito bom sendo utilizando em PVE e PVP com armas como Spears, Lances, Bows, Crossbows, Thrusting Swords e afins.
  • Crest of the Rat: Melhora o Poison Damage de armas que já causam Poison Damage por natureza. Para efeito similar com Bleed Damage, existe o Crest of the Blood. Ambos são anéis ganhos com Covenants. Crest of the Rat também suga jogadores pra seu mundo caso esteja em Doors of Pharros ou em Grave of Saints.
  • Lingering Dragon Crest Ring: Aumenta o tempo de efeitos de buff no jogador. Muito útil pra builds híbridas.
  • Clear Bluestone Ring: Aumenta a velocidade de conjuração. Útil pra builds de magos.
  • Ring of Binding: Diminui o HP máximo reduzido devido ao estado Hollow do jogador até um mínimo de 80%. É útil pra jogadores que utilizam equipamentos que melhoram com o estado Hollow, como Dark Pyromancy Flame e Scythe of Forlorn.

Não deu boa, não deu boa, não deu boa, não deu boa…

  • Tipos de Magias

Por fim, a última etapa na nossa lista de coisas a se planejar em uma build. As magias, ou spells, são habilidades que os jogadores podem usar utilizando-se de um catalizador apropriado, garantindo ataques a distância, efeitos adicionais, buffs, debuffs e afins. Cada Spell possui um número de cargas específico que é recarregado ao se utilizar a Bonfire ou itens consumíveis específicos e deve ser alocada em um slot que é ganho ao aumentar o atributo Attunement do jogador. Cada Spell possui um requerimento de Faith e/ou Intelligence bem como um número de slots vagos pra ser equipado e utilizado. É claro que o uso de Spells é completamente opcional e o jogador pode muito bem se virar sem as mesmas, mas elas são incrivelmente úteis tanto em PVE quanto em PVP devido a sua versatilidade, porém podem ser complexas de se usar em uma primeira campanha, já que é necessário que o jogador planeje bem sua build pensando na necessidade de stats alternativos como Attunement/Faith/Intelligence. Abaixo vamos listar os três tipos de Spells, bem como pontos fracos, fortes e destaques, bem como fizemos com os equipamentos.

  • Feitiço / Sorcery

Sorceries são feitiços em geral utilizados com Staffs e baseados em Intelligence. Apesar de possuir uma natureza ofensiva, proporciona um bom leque de habilidades de suporte e é bem popular em builds híbridas por serem fáceis de utilizar e bem versáteis. Builds focadas também ganham ótimos bônus pela capacidade ofensiva desse tipo de habilidade, entretanto existe uma boa quantidade de inimigos no jogo resistentes a estes recursos e maneiras alternativas de ataque são sempre bem vindas.

  • + Versáteis
  • + Alta capacidade ofensiva
  • + Adaptáveis
  • – Fácil de encontrar inimigos resistentes a essas habilidades
  • – Habilidades de suporte possuem usos bem específicos
  • – Não possui boas capacidades defensivas nem muitas habilidades a curta distância
  • Destaques
  • Magic Weapon: Magic Weapon, Great Magic Weapon e Crystal Magic Weapon são provavelmente as habilidades mais populares dentre as builds híbridas com Int. Elas garantem dano mágico a arma por um determinado período de tempo, garantindo uma excelente capacidade de dano por golpe. São bem comuns de serem utilizadas em conjunto com Blue Flames em Power Stance, causando um dano monstruoso por ataque.
  • Homing Soul Mass: Esta é apenas uma das inúmeras habilidades a longa distância dentre as Sorceries. Soul Arrow, Soul Spear, Homing Soul Arrow, Homing Soul Mass e todas as suas variantes servem ao mesmo propósito, o de causar dano a longa distância, porém executam de maneiras distintas. Estou citando essa pois as magias da árvore Homing Soul Mass costumam ser mais complexas de se esquivar, servindo muito bem em PVP pra distrair o inimigo durante um ataque.
  • Soul Greatsword: Provavelmente o único recurso dentre as Sorceries pra se causar dano a curta distância. Evoca uma grande espada que atinge inimigos em uma área a frente do personagem, sendo uma boa habilidade pra combater grupos de inimigos em espaços fechados. É até bem utilizada em PVP, porém é um tanto fácil de esquivar após pegar o jeito e acaba deixando o jogador aberto a críticos caso não tome o devido cuidado.
  • Chameleon: Yearn, Hush, Fall Control e Chameleon são habilidades de movimentação mais utilizadas em PVP, já que servem pra basicamente confundir o oponente e evitar detecção. Dentre estas, Chameleon é a mais popular, transformando o personagem em um item do cenário até que o mesmo ataque ou seja atacado e causando vários ataques surpresas hilários (também é o rei das pegadinhas no Youtube).
  • Milagre / Miracle

Miracles são como a contra parte das Sorceries. Utilizam Chimes pra ser conjuradas e são baseadas em Faith. Possuem uma natureza bem mais defensiva, com várias habilidades de cura e suporte, além de habilidades ofensivas a curta distância e algumas habilidades a longa distância. Possuem efeitos bem mais diretos que as Sorceries e são usadas de maneira mais ampla, porém a falta de presença ofensiva torna builds focadas em Miracles bem mais complexas de se utilizar, levando a maioria dos jogadores a optarem por opções híbridas.

  • + Habilidades com uso bem mais amplo
  • + Capacidade de se curar com facilidade, aumentando a longevidade do jogador
  • + Habilidades ofensivas de curta e longa distância
  • – Pouca presença ofensiva
  • – Builds focadas tendem a ser de uso mais complexo
  • – Não são muito boas a longa distância, principalmente em PVP
  • Destaques
  • Lightning Spear: As capacidades a longa distância dos Miracles são voltadas a Lightning Damage e esta é a mais basica dentre essa classe de magias. Costumam ser bem previsíveis e fáceis de esquivar no PVP, mas em PVE são bem úteis e destrutivas.
  • Heal: A maior vantagem dos Miracles são suas habilidades de cura. Heal é a mais básica de uma árvore de habilidades voltada pra curar o jogador, porém existem outras habilidades que também servem pra regenerar HP e curar aliados, o que torna Miracles populares em Co-Op (afinal é sempre bom ter um clérigo na Party em qualquer RPG, não?).
  • Wrath of the Gods: Provavelmente a habilidade ofensiva mais popular dentre os Miracles, causa uma onda de choque em volta do personagem, causando dano e afastando tudo que toca. Apesar de seu uso bem limitado em PVE, é muito popular em PVP, principalmente em combates em ambientes fechados.
  • Sunlight Blade: Buff incrivelmente poderoso que encanta a arma do usuário com Lightning Damage. É a principal habilidade de builds híbridas e tem ótimos efeitos tanto em PVE quanto em PVP.
  • Piromância / Pyromancy

Pyromancies são alternativas as demais habilidades mágicas, possuindo escala com Fire (Int e Fai) e não exigindo quaisquer stats pra ser equipadas além dos slots disponíveis. A grande maioria é exclusivamente ofensiva e de fácil utilização, porém não há qualquer versatilidade no uso de seus catalizadores, já que apenas podem ser conjuradas através das duas luvas de piromância disponíveis no jogo, Pyromancy Flame e Dark Pyromancy Flame. Apesar de Fire possuir escala dupla, o dano desse tipo de magia não possui diferenças tão significantes e o dano só aumenta nitidamente com um investimento bem alto em ambos os stats, sendo que isso, somado a falta de stats requeridos pra se equipar, fazem destas habilidades ótimas como habilidades de suporte ofensivo a builds híbridas e funcionam muito bem quando mistas com hexes.

  • + Não possuem requisitos pra serem equipadas
  • + Ótimas capacidades ofensivas
  • + Muito populares em PVP
  • – Suas escalas não produzem um efeito tão significativo
  • – Só podem ser conjuradas com uma das duas Pyromancy Flames
  • – Devido a baixa diferença de dano levando em consideração o investimento dado aos stats, é muito raro ver uma build de mago voltada a piromâncias
  • Destaques
  • Toxic Mist: Poison Mist, Toxic Mist e Acid Surge são três habilidades bem populares em PVP que conjuram um gás em determinada área, causando algum tipo de efeito. Poison Mist causa Poison Damage, Toxic Mist causa Toxic Damage (a única habilidade do jogo a fazer isso) e Acid Surge causa dano a durabilidade dos equipamentos dos oponentes. Todas as três possuem efeitos devastadores quando utilizadas em combates de PVP em locais fechados, mas a Toxic Mist leva o prêmio devido a velocidade do dano causado, embora Acid Surge também seja terrível.
  • Lingering Flame: Gera uma pequena bola de fogo que fica flutuando até que algum oponente se aproxime, explodindo no processo. Causa um dano bem alto e pode ser estacada. É bem comum ver jogadores no PVP “esconderem” o Lingering Flame dentro de outra Pyromancy, Warmth, já que esta gera uma esfera maior e brilhante que cura inimigos e aliados que se aproximarem. Pra um efeito mais imediato, Flame Swathe gera uma esfera que explode em cerca de 3 segundos a distância e também causa dano altíssimo.
  • Forbidden Sun: Fireball e todas as habilidades de sua árvore são como a base de todo piromante, já que é a magia mais comum de ataque dentre as Pyromancies. Forbidden Sun é simplesmente a mais poderosa dentre elas, causando um dano ridiculo em área, porém seu baixo número de usos a restringe a PVP e combates bem específicos.
  • Iron Flesh: Uma das poucas habilidades de suporte dentre as Pyromancies e uma das mais populares também. Aumenta em 100 todas as defesas do personagem, em 10% suas resistências e em 100 seu Poise, porém aumenta em muito o seu Equip Load total, geralmente fazendo o personagem se mover lentamente. Acredite ou não, é possível se mover livremente mesmo utilizando-se de Iron Flesh, porém isso exige uma quantidade enorme de Vit bem como um excelente controle do peso que o personagem carrega.
  • Sacrilégio / Hex

Hex é o novo tipo de magia adicionado em Dark Souls 2 e são habilidades que escalam com Dark, ou seja, escalam com o menor stat entre Int e Fai, fazendo com que personagens focados neste tipo de habilidade tenham de equilibrar bem esses dois atributos. São habilidades geralmente ofensivas, que causam debuffs aos inimigos ou buffs a si próprio, tornando-as versáteis pra PVP e PVE. Por escalarem tanto com Int/Fai, podem ser facilmente mixadas com Sorceries e Miracles pra melhor efetividade, já que existem vários oponentes no jogo que resistem bem a Dark Damage. O maior revés é que parte dos Hexes gastam Souls pra serem utilizadas com o poder máximo, alguns gastam quantidades enormes, o que pode complicar a vida de jogadores em uma primeira campanha, porém existe uma boa quantidade de hexes comuns pra quem desejar utilizar essas habilidades.

  • + São bem ofensivas
  • + Bons buffs e debuffs, úteis em PVP e PVE
  • + Facilmente adaptáveis e mistas a Sorceries e Miracles
  • – Escala com o menor stat entre Int/Fai, o que exige bastante investimento em stats
  • – Parte delas gastam Souls pra se tornarem efetivas
  • – Vários inimigos possuem boas resistências a Dark Damage
  • – Por existirem Hexes que são conjuráveis com Staffs e outros conjuráveis com Chimes, é necessário ter os dois em mãos pra completo uso deste tipo de habilidade (a menos que use algum catalizador especial tipo Black Witch’s Staff ou Sanctum Shield)
  • Destaques
  • Dark Orb: O mais básico Hex, dispara uma esfera negra que causa dano ao oponente e é catalizada com Staffs. A quantidade de cargas é gigantesca e o dano bem sólido, fazendo dessa habilidade um recurso excelente pra PVE. Pra maior poder de fogo, se o jogador não tiver medo de gastar almas, Resonant Soul e Great Resonant Soul são habilidades diretas a longa distância mais poderosas, mas são conjuradas com Chimes.
  • Dark Weapon: Buff essencial pra builds híbridas, dando Dark Damage a arma do jogador. Assim como todos os buffs de armas, é bem útil tanto em PVP quanto em PVE. Dark Weapon é preferível sob qualquer circunstância a sua contra parte que gasta almas Resonant Weapon a menos que o jogador realmente queira utilizar apenas um Chime como catalizador.
  • Darkstorm: Existem vários Hexes que causam dano em área. Darkstorm é um dos mais poderosos dentre eles, causando dano gigantesco a inimigos em torno do personagem, sendo útil contra oponentes com baixa Poise. A desvantagem é que é necessário que o jogador fique parado durante a conjuração e execução.
  • Profound Still: Silencia inimigos em volta do jogador. Ela é um tanto demorada, o que dificulta seu uso em PVP, mas é bem versátil, podendo silenciar até mesmo chefes. Também pode impregnar inimigos invisíveis com suas particulas, tornando-os parcialmente visíveis, o que é especialmente útil em Shaded Woods.

Que gatinho bonitinho…!

  • Covenants

Covenant são como guildas nas quais o jogador pode adentrar. Existem basicamente quatro tipos de Covenent: pra invadir outros jogadores em PVP, pra invocar outros jogadores pra PVP, pra Co-Op e pra PVE. Cada Covenant possui três níveis que vão sendo adquiridos enquanto o jogador completa “sidequests”, garantindo equipamentos raros. Diferente do primeiro jogo, os Covenants em Dark Souls 2 possuem papéis bem específicos e são muito bem padronizados, servindo a diferentes propósitos onde cada qual é único e serve pra um diferente tipo de jogador. Também diferente do primeiro jogo, trocar de Covenants não aumenta a Sin do jogador, sendo que ele pode alterar o seu Covenant a qualquer momento ou então removê-lo e ficar sem qualquer Covenant falando com Sweet Shalquoir em Majula (ela é um gato, é bem fácil ignorá-la completamente portanto preste atenção). Vamos então descrever pra que serve cada Covenant.

  • Herdeiros do Sol / Heirs of the Sun

Covenant focado em Co-Op bem similar ao Warrior of Sunlight do primeiro jogo. Ele pode ser aderido por se interagir com uma estátua quebrada em Harvest Valley. O objetivo deste Covenant é oferecer Sunlight Medals a estátua, sendo que estes itens são adquiridos por se derrotar chefes estando no Covenant ou tendo algum aliado dentro deste. Para se conseguir o Sunlight Medal o jogador deve estar em modo cooperativo, portanto o Covenant força o jogador a ajudar outras pessoas passando por dificuldades com chefes e afins. É um Covenant pra quem gosta de batalhas contra chefes e quer se aproveitar delas o máximo que puder, auxiliando jogadores menos afortunados.

  • Recompensas
  • Inicial: Sun Seal: Anel do Covenant, aumenta em 5% o poder de Miracles. O percentual ganho é bem singelo e existem outros anéis melhores, mas já dá pra se ter uma noção de que esse Covenant em geral beneficia mais builds baseadas em Faith.
  • +1 (10 Sunlight Medals): Sunlight Parma: Small Shield bonitinho, mas não muito prático, possuindo defesas bem abaixo da média e sem nenhuma capacidade especial. Acaba sendo algo muito mais decorativo do que realmente útil, mas ele tem um design legal feito por fãs.
  • +2 (20 Sunlight Medals): Sun Sword: Uma das melhores Straight Swords do jogo devido a suas ótimas escalas com Str e Dex. Ela depende muito de uma build focada em Str/Dex já que não possui um dano base muito alto, dependendo fortemente de suas escalas pra causar um bom dano e perde muito poder ao ser infusa.
  • +3 (30 Sunlight Medals): Sunlight Spear: O mais poderoso Miracle dentre a árvore dos Lightning Spears e o Miracle mais potente em termos de dano no jogo, podendo causar mais de 1000 de dano com facilidade. Por ser um tanto fácil de esquivar e possuir poucas cargas, não é tão recomendável no PVP, apesar de que um hit deste golpe pode debilitar qualquer jogador. Em PVE, no entanto, serve bem contra chefes, facilitando o combate por retirar grandes quantidades de vida em poucos ataques, porém é muito mais eficiente em builds focadas em Faith.
  • Caminho do Azul / Way of the Blue

Covenant focado em Co-Op. Ele pode ser aderido por se falar com Crestfallen Saulden em Majuda. Enquanto neste Covenant o jogador, ao ser invadido, irá trazer para seu mundo jogadores de outro Covenant, os Blue Sentinels, pra lutarem juntos contra o invasor, sendo que para cada invasão impedida o jogador ganhará pontos no Rank pra poder evoluir dentre seus níveis. É conhecido como o Covenant dos fracos e serve como um auxiliador pra jogadores que estejam sofrendo muito com invasões e não sejam tão hábeis em PVP. Como consequência, as recompensas deste Covenant também não são muito satisfatórias e servem mais como meios de aumentar as defesas do jogador, auxiliando a se manter vivo durante estes combates.

  • Recompensas
  • Inicial: Blue Seal: Anel do Covenant, aumenta 3% do HP máximo do usuário. Anelzinho sem vergonha, existem incontáveis anéis que ampliam ou regeneram HP melhor que este, além dele nem mesmo ser necessário pra que os efeitos do Covenant funcionem.
  • +1 (1 vitória): Bloodbite Ring: Anel que serve pra proteção contra Bleed Damage e útil contra inimigos no jogo que usam esse tipo de dano bem como oponentes no PVP que se baseiam nesta tática. Pode também ser comprado de Cromwell The Pardoner e sua versão +1 é encontrada em Dragon’s Sanctum, fazendo-se desnecessário utilizar-se deste Covenant pra se conseguir este item, embora seja a maneira mais rápida.
  • +2 (5 vitórias): Hush: Sorcery que dá um buff ao jogador evitando que sons sejam produzidos enquanto o mesmo caminha. Serve pra deixar o jogador escondido durante uma invasão enquanto os Blue Sentinels atacam o invasor ou então pra invadir outros jogadores e atacá-los de surpresa. Pode ser adquirido em Lost Batilla, o que é bem cedo no jogo.
  • +3 (10 vitórias): Blue Tearstone Ring: Aumenta em 35% a defesa física do personagem quanto seu HP está abaixo de 30%. Eu prefiro muito mais o Ring of Steel Protection simplesmente por ele ser ativo o tempo todo, porém esse anel aumenta as defesas físicas do personagem em um valor consideravelmente alto, ainda mais personagens que carregam armaduras médias ou pesadas. Pode ser encontrado em Belfry Luna, que também é bem cedo no jogo (dentro de Lost Bastille).
  • Irmandade de Sangue / Brotherhood of Blood

Covenant focado em PVP. Pode ser aderido por se falar com Titchy Gren em Undead Purgatory em posse do item Token of Spite, que pode ser adquirido no fundo do poço em Majula, ao derrotar o Black Phantom em Heide’s Tower Flame no NG+ ou ao derrotar um invasor. Os participantes deste Covenant podem utilizar o Token of Spite pra duelar em arenas, podendo ser acessadas através de estátuas no mesmo local onde Gren se encontra, sendo que o vitorioso ganha pontos com sua vitória e o derrotado perde, pontos estes que são requisitos pra se evoluir dentre os níveis do Covenant. Pontos também podem ser adquiridos por se derrotar participantes do Blue Sentinel enquanto evocados por outros do Way of the Blue durante uma invasão, porém derrotar apenas o host não resultará em pontos e ser derrotado durante a invasão também não resulta em perda de pontos no rank. É um Covenant que serve muito bem a quem deseja combates PVP, sendo tanto útil pra quem deseja combates específicos quanto pra quem simplesmente quer invadir outros jogadores, sendo ainda mais efetivo se as invasões ocorrerem nas áreas iniciais do jogo já que a chance do jogador ser do Way of the Blue é maior.

  • Recompensas
  • Inicial (Token of Spite): Crest of Blood: Anel do Covenant. Aumenta em 50 o Bleed Damage de uma arma com Bleed Damage nata ou infusa com Bleed (se a arma for infusa e tiver dano nato, este anel aumenta o Bleed Damage em 60). É um excelente anel pra quem utiliza Bleed Damage como estratégia principal, principalmente em PVP, ainda mais quando utilizado junto com Shadow Gauntlets, chegando a 100/120 de Bleed Damage adicional.
  • +1 (50 pontos): Curved Twinblade: Twinblade com Bleed Damage nato, porém mesmo infundida com Bleed o seu Bleed Damage é um tanto baixo pra compensar os combos constantes, funcionando melhor em conjunto com Crest of Blood. É uma Twinblade com escala focada em Dex, possui um dano base regular e geralmente é mais voltada a builds alternativas, já que esta arma acaba sendo inferior a outras da mesma classe.
  • +2 (150 pontos): Crescent Sickle: Scythe com Magic Damage imbutido. Possui escalas bem medíocres e funciona melhor quando infusa com Magic, melhorando sua escala com Int. É uma arma até boa pra builds de Int, podendo causar dano bem sólido e possuindo ótimo alcance devido sua classe.
  • +3 (500 pontos): Great Chaos Fireball e Gren Set: Great Chaos Fireball é uma das Pyromancies mais poderosas do jogo, sendo até a causar mais dano que Forbidden Sun e a área de impacto é impregnada por lava causando dano a quem passar por ela, sendo um excelente recurso pra se usar no PVP. Já o Gren Set é uma armadura que oferece pouquíssimas proteções, porém seu capuz aumenta o número de almas adquiridas pelo jogador em cerca de 12.5%.
  • Sentinelas Azuis / Blue Sentinels

Covenant focado em PVP. Ele pode ser aderido por se falar com Blue Sentinel Targray em Cathedral of Blue carregando um Token of Fidelity, que pode ser encontrado em Huntsman’s Copse. É provavelmente o Covenant mais versátil do jogo, já que ele basicamente se beneficia de quase toda prática online. Enquanto utilizando o anel do covenant, participantes podem ser invocados para o mundo de jogadores do Way of the Blue que estão sendo invadidos para protegê-los, ganhando Token of Fidelity que podem ser apostados em duelos adentrados através das estátuas em Cathedral of Blue contra outros jogadores pertencentes ao mesmo Covenant. Derrotar chefes em modo cooperativo dentro deste Covenant também garante Token of Fidelity ao jogador. Membros desse Covenant podem usar Cracked Blue Eye Orb pra invadir jogadores que possuem Sin a fim de puní-los, sendo que caso derrotem o host eles diminuem sua pontuação de Sin. Pontos pra aumentar os níveis desse Covenant são contados a partir das vitórias que o jogador tem em combates PVP, seja derrotando invasores de jogadores do Way of the Blue, invadindo e derrotando jogadores com Cracked Blue Eye Orb ou vencendo duelos na Cathedral of Blue.

  • Recompensas
  • Inicial (Token of Fidelity): Guardian’s Seal: Anel do Covenant. Diferente dos demais anéis de Covenant até então, este não possui uso fora do Covenant. Enquanto equipado, o jogador pode ser invocado pro mundo de jogadores do Way of the Blue que estão sendo invadidos, porém devem estar humanos pra isso.
  • +1 (50 vitórias): Spirit Tree Shield: Standard Shield capaz de realizar Spell Parry. Possui um bloqueio físico baixo e uma estabilidade mediana, porém sua resistência a Magic Damage vem a calhar em determinadas situações. Infelizmente existem vários escudos superiores a este.
  • +2 (150 vitórias): Wrath of the Gods: Miracle muito potente, gerando uma onda de choque em volta do jogador e causando Lightning Damage, além de empurrar oponentes. É muito mais útil em PVP por possuir uma quantidade ínfima de cargas e por auxiliar bastante em combates em locais fechados ou a beira de precipícios.
  • +3 (500 vitórias): Bountiful Sunlight e Targray’s Set: Bountiful Sunlight é um Miracle que conjura uma aura de cura, regenerando 7 de HP por segundo até um máximo de 840 HP em 120 segundos, sendo um Miracle razoável auxiliar pra Co-Op. No caso do Targray’s Set, é uma armadura média razoável, com baixa Poise e um tanto pesada, porém com boas defesas totais depois de completamente evoluída e com resistências elementais bem sólidas.
  • Guardiões do Sino / Bell Keepers

Covenant focado em PVP. Pode ser aderido por se falar com o dwarf presente na entrada de Belfry Luna ou Belfry Sol. Enquanto neste Covenant e portanto o seu anel, o jogador pode ser invocado para o mundo de jogadores que estão passando por Belfry Luna ou Belfry Sol para confrontá-los. É um Covenant bem simples de PVP e pode ser considerado bem semelhante ao Forest Hunters do primeiro jogo, já que o objetivo principal é proteger um determinado local. Mais de um jogador pode ser invocado ao mesmo tempo e ainda terão a ajuda dos inimigos da área, que são basicamente outros dwarfs, tornando a vida de quem foi invadido bem miserável (vai por mim, eu sei…). Pontos neste Covenant são logicamente adquiridos ao se derrotar o host do mundo invadido pra proteger os Belfries.

  • Recompensas
  • Inicial: Bell Keeper’s Seal e 5 Rusted Coins: Assim como o Guardian’s Seal do Blue Sentinels, o Bell Keeper’s Seal não possui qualquer efeito especial e serve basicamente pra permitir que um jogador pertencente ao Covenant seja invocado ao mundo de outro jogador enquanto em Belfry Luna ou Belfry Sol. Os Rusted Coins são itens consumíveis que servem pra aumentar a “sorte” do jogador, aumentando o drop de itens e a probabilidade de ganhar itens raros quando trocados com o ninho de corvos no começo do jogo por 5 minutos.
  • +1 (10 vitórias): Titanite Slab: Item básico pra melhoria de armas, sendo utilizado pra melhorar armas de +9 pra +10. Levando em consideração que o Covenant pode ser aderido bem no começo da campanha e que este é um item um tanto raro, ele pode ser bem benéfico pra se conseguir uma arma +10 logo no começo do jogo.
  • +2 (30 vitórias): Hidden Weapon: Sorcery que “esconde” a arma do jogador, tornando-a invisível. É estrategicamente útil em PVP, já que impede o jogador de ver sua arma, dificultando a análise pra saber como esquivar, se vale a pena defender, dentre outras questões.
  • +3 (100 vitórias): Bell Keeper Set: Conjunto utilizado pelos Bell Keepers. Possui defesas mediocres, mas é um tanto leve e possui uma enorme resistência a Dark Damage. Sua maior desvantagem são os míseros 5 de Poise, sendo necessário um Ring of Giants pra dar alguma chance do jogador não acabar em Stun Lock. Ele também é feio de doer…
  • Rei Rato / Rat King

Covenant focado em PVP (e trolagem). Pode ser aderido por se falar com The Rat King em Grave of Saints ou Door of Pharros. Ao utilizar o anel do Covenant enquanto nessas duas localizações, o jogador pode invocar outro que esteja passando pelo local para seu próprio mundo para um duelo que deve ser concluído dentro de 10 minutos. Todos os monstros destas áreas serão aliados do jogador e inimigos de invasores e o jogador pode preparar armadilhas para os oponentes com Pharros Lockstones nas várias Contraptions encontradas nestes cenários. É um Covenant bem divertido e diferenciado pra quem gosta de PVP e pode render situações bem cômicas, já que o jogador pertencente ao Covenant começa o combate em vantagem absoluta devido ao cenário agir em favor do mesmo. Ao derrotar um invasor enquanto neste Covenant, o jogador recebe um Rat Tail que serve pra aumentar níveis no Covenant.

  • Recompensas
  • Inicial: Crest of the Rat: Anel do Covenant, utilizá-lo enquanto em Grave of Saints e Doors of Pharros faz com que o jogador “sugue” outros jogadores para seu mundo. Esse anel também garante 50 de Poison Damage a armas infusas com Poison ou com Poison Damage natural (60 se ambos), sendo bem semelhante ao Crest of Blood e sendo um anel incrivelmente popular em PVP justamente pela grande melhoria em Poison Damage que ele proporciona.
  • +1 (10 Rat Tails): 10 Small Smooth & Silky Stone: Itens pra serem trocados com o ninho dos corvos Dyna and Tillo na área inicial do jogo por itens aleatórios. Também pode ser consumido pra ganhar um pouco de HP.
  • +2 (20 Rat Tails): 10 Smooth & Silky Stone: O mesmo que o anterior, a diferença é que estes podem ser trocados por itens um pouco mais raros.
  • +3 (35 Rat Tails): Slumbering Dragoncrest Ring: Dá ao jogador o mesmo efeito que a Sorcery Hush permanentemente, ou seja, faz com que o mesmo não produza sons enquanto caminha mesmo com armadura pesada, dando o fator surpresa como vantagem no PVP e auxiliando a evadir inimigos desnecessários no PVE.
  • Restos do Dragão / Dragon Remnants

Covenant focado em PVP. Pode ser aderido levando o Petrified Egg encontrado em Dragon Shrine a Magerold of Lanafir em Iron Keep. É um Covenant focado em duelos bem similar ao Path of the Dragon do primeiro jogo, onde ao entrar o jogador recebe o Dragon Eye que serve pra deixar uma marca no chão que outro jogador pode usar pra evocar o personagem a seu mundo e então realizarem um combate PVP. Para evoluir níveis no Covenant são necessários Dragon Scales que devem ser entregues a Magerold, estes itens são conseguidos derrotando o host de um mundo para o qual o jogador foi invocado ou invocando um outro membro do Covenant e o derrotando. É um Covenant que depende um tanto da boa fé do jogador adversário, já que o mesmo pode simplesmente preparar uma armadilha ao jogador que está invocando o que desbalanceia o combate, mas as recompensas são até que bem interessantes.

  • Recompensas
  • Inicial (Petrified Egg): Dragon Eye e Ancient Dragon Seal: Dragon Eye, como já dito, serve pra deixar uma marca que possibilita outros jogadores de invocar o jogador para seus mundos para um duelo, não sendo necessário qualquer um dos dois estar humano para isso. Ancient Dragon Seal é o anel do Covenant e aumenta a cura feita por um Estus Flask em 50 de HP, o que é bem pouco pra falar a verdade, portanto o anel em si não serve pra muita coisa.
  • +1 (10 Dragon Scales): Dragon Head Stone: Equipa o Black Dragon Helm que permanece no jogador até que o mesmo morra. Utilizando o item novamente o jogador solta fogo pela boca, porém o dano é bem baixo e serve mais como efeito legal (pode causar Stagger com facilidade, mas é bem arriscado).
  • +2 (20 Dragon Scales): Dragon Torso Stone: Equipa o Black Dragon Armor que permanece no jogador até que o mesmo morra. Utilizando o item novamente o jogador solta uma onda de choque em área e ganha um buff de dano por 6 segundos. Black Dragon Armor é uma armadura até bem leva e com boas defesas (além de ser bonita pra caramba, diferente daquela coisa horrorosa que era no primeiro jogo), porém ela não pode ser melhorada (já que ela é equipada através de itens) e não possui Poise, exigindo o uso do Ring of Giants pra evitar Stun Lock. No geral é uma Light Armor sólida e que pode ser usada sem muitas preocupações por jogadores mais aptos.
  • +3 (30 Dragon Scales): Black Dragon Greatsword: Não possui qualquer escala como todas as armas Black Dragon e o dano base não é tão impressionante, porém possui um bom moveset. Pode ser feita tanto Raw pra aumentar o seu dano base como Mundane caso os stats do jogador sejam bem equalitários, embora isso dê um investimento bem alto. Infelizmente é uma arma bem mediocre e serve mais como propósito de flavor mesmo.
  • Company of Champions / Companhia de Campeões

Covenant focado em PVE. Pode ser aderido por se interagir com a Victor’s Stone em Majula. Ele serve simplesmente pra deixar o jogo muito mais difícil, aumentando o dano, HP e resistências de todos os oponentes do jogo e impedindo o jogador de pedir auxílio online ou até mesmo a NPCs. Níveis nesse Covenant são adquiridos por se oferecer Awestones ao Victor’s Stone, sendo que estes itens podem ser conseguidos derrotando invasores, tanto NPCs quanto jogadores, sendo que estes devem ser Red Phantoms e não podem ser invocados propositalmente com Red Soapstone. É basicamente um Covenant de realização pessoal, sendo que um Rank de quem mais ofereceu Awestones é visualizado ao se utilizar o item recebido ao adentrar no Covenant. Apesar das recompensas serem bacanas, não é nem de longe recomendado pra jogadores de primeira viagem.

  • Recompensas
  • Inicial: Champion’s Tablet: Serve pura e simplesmente pra visualizar os jogadores pertencentes ao Covenant por ordem de quem mais ofereceu Awestones até o momento. Serve pra encher o jogador de orgulho de ver seu nome no topo da lista e apenas isso.
  • +1 (10 Awestones): Great Magic Weapon: Buff muito potente em builds híbridas de Int, encantando a arma com Magic Damage. Pode ser adquirida facilmente por outros meios, mas ter dois exemplares da mesma magia equipados aumenta o número de usos da mesma.
  • +2 (25 Awestones): First Dragon Ring: É o mais fraco dentre os três Dragon Rings, aumentando 3% do HP, 5% da Stamina e 5% do Equip Load do jogador. Não é tão útil e possui uma durabilidade baixa, mas ainda assim é até bem eficaz.
  • +3 (50 Awestones): Vanquisher’s Seal: Um anel único com um efeito bem interessante. Ele dá ao jogador 200 de dano extra e escala este dano em 75% da STR e 25% da DEX caso o jogador não utilizar qualquer arma (ou seja, atacar com as mãos limpas). O jogador pode utilizar Caestus em Power Stance com a outra mão sem qualquer arma, mas apenas a mão limpa ganha os efeitos do anel. Infelizmente não possui Counter Damage, mas é até uma estratégia bem válida pra builds de Str/Dex já que o dano total é bem sólido e o personagem ganha bastante economia de peso.
  • Peregrinos das Trevas / Pilgrims of Dark

Covenant focado em PVE. É aderido por se encontrar e conversar com Darkdiver Grandahl nas suas três localizações: Em Shaded Woods, em Black Gulch e em Drangleic Castle. É o Covenant mais recomendado pra quem simplesmente não quer nada com PVP, pois garante acesso a áreas exclusivas e a um Boss extra. Pra aumentar níveis neste Covenant, é necessário completar as três áreas secretas que podem ser acessadas através de portais criados por Grandahl ao custo de Human Effigies, sendo que nestas áreas são encontrados NPCs hostis e uma fogueira que deve ser acendida pra se completar o cenário e então deve ser pulado um buraco no final da Dungeon pra concluí-la e ganhar a pontuação. É um bom desafio que deve ser encarado com cuidado, já que morrer repetidamente nestas Dungeons pode levar o jogador a ficar com poucos ou nenhum Human Effigy. As recompensas, no entanto, são mais voltadas a builds de Faith e Hexers, como o próprio nome do Covenant já tendencia.

  • Recompensas
  • Inicial: Abyss Seal: Anel do Covenant. Aumenta em 7.5% o dano de hexes ao custo de 30 HP por cast. É um aumento bem baixo e ainda com o custo em HP, o que faz desse anel bem insignificante.
  • +1 (1 Dungeon concluída): Resonant Soul: Hex que gasta 100 almas para ter poder total, sendo uma versão mais potente de Dark Orb. Pode ser adquirido bem cedo no jogo por um custo bem baixo, mas possuindo duas magias equipadas iguais aumenta o número de casts.
  • +2 (Todas as Dungeons concluídas): Great Resonant Soul: Versão ainda mais poderosa de Resonant Soul, porém gastando 500 almas, ótima pra NG+ em diante onde o ganho de almas é bem maior.
  • +3 (Darklurker derrotado): Climax, Xanthous Set e Dragon Chime: Darklurker é um boss controverso, sendo que dependendo da build do jogador ele pode ser pateticamente fácil ou ridiculamente difícil. Derrotando-o e concluindo os níveis do Covenant temos três recompensas: Climax, que é basicamente uma versão muito mais potente de Great Resonant Soul, porém praticamente inutilizável já que ela gasta TODAS as almas que o jogador possui no momento. A segunda é o Xanthous Set, que apesar do capacete possuir uma boa resistência a Dark, é um set consideravelmente inferior se comparado aos demais Light Armors. Por fim, temos Dragon Chime, que é a real razão do jogador passar tanto trabalho, sendo o melhor Chime do jogo pra conjuração de Miracles, o que é bem controverso já que todas as recompensas até agora serviam muito melhor pra Hexers do que pra clérigos.

Cê tá vendo daí de cima!?

  • Arquétipos de Builds

Chegamos ao ponto então onde falaremos dos arquétipos de builds. Arquétipos são como moldes ou ideias pra builds, ou seja, é um caminho a seguir no momento que se está construindo uma build. Os arquétipos citados aqui logicamente não são obrigatórios, sendo que cada jogador está livre pra fazer sua build da maneira que mais lhe achar conveniente, entretanto essas são as maneiras mais “comuns” de se construir uma build e está aqui mais para ser um facilitador, dando alternativas a iniciantes sobre o que é possível se fazer com um personagem.

  • Quality Build (Str/Dex)

Popularmente conhecida como Quality Build, a build híbrida entre Str e Dex é bem popular entre jogadores que gostam de ter uma vasta variedade de armas a mão para os mais diversos tipos de situação. Eles podem equipar basicamente qualquer equipamento que não requeira Int ou Fai e geralmente são empregados com uma boa dose de Vit pra se ter um bom Equip Load tanto pra armaduras e escudos quanto pra armas nos slots reservas, facilitando a troca em momentos de necessidade. São muito úteis no PVE e no PVP, sendo que suas maiores fraquezas são a ausência de magias e a distribuição de pontos entre os stats que pode ser confusa, já que em geral o ideal é se ter Str e Dex em posições parelhas. Funcionam muito bem com Straight Swords, Greatswords ou qualquer arma que tenha escalas mistas.

  • Pure Str

Builds completamente focadas no stat Strength, utilizando-se de armas grandes, pesadas e lentas. Pela alta pontuação em Str, também é possível utilizar escudos grandes com facilidade. Embora possam ser utilizadas com eficácia pra PVP com um pouco de estratégia e habilidade, são muito melhores em PVE, possuindo ótimo dano por hit e escudos potentes com alta estabilidade pra poder aguentar ataques de basicamente qualquer inimigo. É um arquétipo mais voltado pra jogadores que gostam bastante de dano puro e poder de fogo. Como desvantagens, além de serem em geral mais lentos devido as armas pesadas, possuem um arsenal mais limitado de armas a longa distância, sendo que ficam um tanto presos ao uso de Greatbows e Crossbows.

  • Pure Dex

Builds focadas no stat Dexterity, possuindo armas mais ágeis e frágeis que causam dano constante ou críticos efetivos. Apesar de nada impedir que um personagem com armaduras pesadas e lento seja focado em Dex, é uma linha de raciocínio mais popular pra quem deseja personagens com movimentação mais rápida, procurando armaduras mais leves e menor peso total. São boas tanto pra PVE quanto pra PVP, porém as armas utilizadas pra cada uma das situações tende a variar. São builds pra quem procura um personagem mais furtivo e possuem um ótimo arsenal de armas inclusive de longa distância, porém tendem a ser frágeis com baixa Poise se o jogador optar por maior velocidade de movimento.

  • Tank (Vig/Vit/End)

Há quem prefira maior resistência do que dano e pra esse tipo de jogador o foco são os stats Vigor, Vitality e Endurance, pra melhorar o HP, Equip Load e Stamina respectivamente. São builds que focam no uso de armas com baixa ou nenhuma escala, como Black Dragon Greatsword ou Sanctum Spear, tornando-as melhores através de infusão com Raw, aumentando o seu dano base. Apesar de possuírem muitos stats defensivos, a baixa Str limita as opções de escudos do personagem e as armas viáveis pra esse tipo de build também são bem restritivas, além de que o jogador é forçado a utilizar Crossbows como armas de longa distância. Pyromancies funcionam muito bem com esse tipo de build.

  • Sorcery Mage (Int)

Quem deseja utilizar magias espalhafatosas com grande quantidade de dano a longa distância pode focar em Intelligence pra utilizar a grande variedade de Sorceries ofensivas disponíveis no jogo. Existe uma boa quantidade de inimigos no jogo que possuem boa resistência a Magic Damage, porém isso pode ser resolvido com ainda mais poder de fogo. Geralmente builds como essa possuem altas pontuações em Attunement e Adaptability, bem como armaduras leves pra facilitar o jogador a manter distância dos oponentes e realizar ataques em segurança. Funciona bem com armas com altas escalas em Int bem como infusas com Magic ou Enchanted, porém tende a ser frágil e ter um começo de jogo tenebroso até que as opções de ataque comecem a surgir.

  • Sorcery Hybrid (Str/Dex/Int)

Builds híbridas entre stats físicos e mágicos são bem comuns em Dark Souls 2, já que elas abrem um leque de possibilidades gigante aos jogadores. É bem comum jogadores mixarem Sorceries como Great Magic Weapon com catalizadores potentes e Int mediana pra aumentar potencialmente seu dano enquanto possui opções de ataques a longa distância com Sorceries ofensivas. Outra alternativa bem popular é o uso de duas Blue Flames em Power Stance, que trabalham como catalizadores e aumentam o dano do jogador exponencialmente. São builds que tendem a ter um tempo de construção maior por serem mais delicadas na distribuição de stats, mas que são muito efetivas.

  • Miracle Mage (Fai)

Builds focadas apenas em Fai costumam ter um modus operandi bem similar aquelas focadas em Int, focando em habilidades a distância e em armas com escala natural com o stat desejado, porém tendo um começo de jogo tenebroso devido a falta de opções. Essa build se diferencia pela enorme quantidade de opções para aumentar a longevidade do jogador, com muitas curas e habilidades defensivas a serem utilizadas, sendo também populares pra Co-Op por possuírem Miracles de cura em área para o grupo. Jogadores que gostam de ajudar os outros ou que gostam de ter opções protetivas a sua disposição podem se satisfazer com esse tipo de abordagem, porém como o foco é Faith, a falta dos outros stats pode ser determinante pra um começo de jogo pesado e pra uma grande limitação dos equipamentos possíveis.

  • Miracle Hybrid (Str/Dex/Fai)

Builds híbridas com Faith são as opções mais versáteis existentes, possuindo de tudo: dano físico, dano mágico, habilidades ofensivas, defensivas, dano a distância, cura, habilidades de suporte e afins. São incrivelmente populares tanto em PVP quanto em PVE tanto que os Miracles tiveram de ser nerfados devido ao dano altíssimo que davam, o que sobrepujava outros tipos de build. Em termos de versatilidade, é a build mais recomendada a qualquer tipo de jogador e funciona muito bem inclusive pra iniciantes.

  • Pyromancer (Int/Fai)

Fire escala com Int e Fai igualmente e possuem um handcap em 60, ou seja, acima disso possui uma efetividade muito menor na escala. O problema é que as escalas em Fire com Pyromancies realmente não são das mais atraentes, o que limita o uso deste tipo de build e as torna um tanto impopulares. Como são focadas em Fire Damage, armas que escalam naturalmente com Fire são as mais indicadas e as que mais se beneficiam dos atributos prestados, porém builds como esta costumam ser mais complexas de se montar que os demais tipos de mago citados até o momento por necessitar tanto de Int quanto de Fai pra ser escalado, mas isso dá uma certa vantagem, já que além das piromâncias, o jogador tem aderido a seu arsenal qualquer Sorcery ou Miracle que desejar.

  • Fire Hybrid (Str/Dex/Int/Fai)

Como piromâncias não tem requisitos e são bem poderosas logo de cara, mesmo sem qualquer investimento, builds híbridas pra utilização dessas habilidades costumam ser bem populares tanto no PVP quanto no PVE. Pra melhorar a escala com Fire e ter outras opções de habilidades, é comum o jogador investir em Int ou Fai (ou ambos) pra poder se utilizar de Sorceries e Miracles respectivamente.

  • Dark Mage (Int/Fai)

Funciona de maneira quase que identica ao Sorcery Mage, porém utilizando-se de Hexes. Pra isso é necessário que o jogador esteja sempre com Faith e Intelligence quase que iguais, pois Dark Damage escala com o menor stat dentre estes dois. Hexes possuem excelentes opções ofensivas, mas não tão diversificadas quanto as Sorceries, mas comumente causam tanto ou mais dano e possuem uma excelente quantidade de cargas para cada magia, o que aumenta sua longevidade. É uma alternativa a builds de magos de Int, porém é bem trabalhosa de se montar e, como todo mago puro que citamos até então, possui um começo de jogo terrível.

  • Dark Hybrid (Str/Dex/Int/Fai)

Existem uma infinidade de armas com escala natural em Dark, o que faz desse arquétipo ser bem variável, porém funcionam quase todas da mesma forma: possuindo dano a curta distância com armas buffadas por Dark Weapon como base e hexes como habilidades de suporte a longa distância. Como Hexes não são muito versáteis e as armas mais potentes de Dark são de Str, costumam ser muito mais populares em PVE que em PVP, porém Scythe of Forlorn pode equilibrar bem essa balança. Pra quem quer se sentir cool como um Lorde das Trevas, essa é a opção mais indicada, porém a falta de versatilidade pode incomodar quem deseja um pouco de tudo.

  • Mudane (Vig/Vit/End/Ada/Att/Str/Dex/Int/Fai)

A build mais difícil de fazer, muito melhor em personagens já com nível alto passando por NG+ ou superior e nem um pouco indicada pra jogadores iniciantes, principalmente em sua primeira campanha, já que exige um investimento altíssimo em níveis. O objetivo dessa build é bem simples, tentar manter todos os stats do jogador iguais e se utilizar de armas com infusão Mundane. São incrivelmente poderosas após um certo nível, porém como se exige quantidades inacreditáveis de níveis, são quase que impraticáveis em um primeiro momento.

Não basta ter uma armadura badass, olhos vermelhos brilhantes, uma arma que brilha no escudo e um escudo gigante… tem que flutuar!

  • Builds de Exemplo

Bom, como de costume, vou descrever abaixo algumas builds de exemplos para os arquétipos apresentados. Lembre-se, essas builds são meramente exemplos e não são de nenhuma forma as melhores builds existentes, cada jogador deve jogar a sua maneira e com certeza deve-se ter builds que favoreçam muito melhor o tipo de personagem que cada um deseja. Dark Souls 2 é um jogo longo e, com as DLCs, é perfeitamente possível terminar o jogo em um nível superior a 100 (eu terminei a primeira vez no 168), portanto vamos ter como base o nível 120 para construirmos nossas builds. Acompanhe abaixo a build para cada tipo de personagem levantado.

  • The Knight (Quality Build)
  • Link

Quality Build extremamente básica (STR/DEX), utilizando-se de uma Claymore como arma principal e um Composite Bow pelas escalas mistas, além da Elite Armor Set pra um visual legal e boas defesas. É possível trocar essa armadura para um Forlorm Set que é mais leve e tem boas defesas também, porém esse set é mais fácil de se conseguir. Se quiser maior velocidade de ataque, é possível também alterar a Claymore por uma Sun Sword ou até mesmo utilizar uma Halberd como Wrathful Axe ou Blue Knight’s Halberd.

  • King’s Keeper (Pure STR)
  • Link

Build Pure Str básica. Utilizei a King’s Ultra Greatsword só pra simbolizar a robustes da build, porém nada impede do jogador trocar para qualquer arma mais leve a fim de trocar o Royal Soldier’s Ring por algo mais útil (talvez um Chloranthy Ring). Devido a baixa Dex, foi necessário utilizar um Crossbow pra causar maior dano a longa distância. Lembrando, é possível utilizar STR em 40 ao invés de 50 e investir os 10 pontos sobrando em Dex a fim de utilizar algum arco que escala bem com Str. A Faraam Set é completamente opcional também, só coloquei porque gosto muito do design dela, mas é possível utilizar algo mais leve pra ajudar a manipulação do peso da arma.

Build básica Pure Dex, mas serve também pra PVP. Utiliza Ice Rapier por ser uma das melhores armas do jogo, mas outras Thrusting Swords servem muito bem se forem baseadas em Dex, além de outras armas como Spears e Katanas poderem ser usadas sem problemas. A ideia dessa build é utilizar a Ice Rapier e a Royal Dirk em Power Stance, alterando para o Watcher Shield (ou Drangleic Shield se precisar de mais resistência a dano físico e estabilidade) quando for necessário. O set do Lucatiel é mais pelo flavor do personagem ser um mosqueteiro, porém outras armaduras leves lhe caem muito bem.

  • The Jamanta (Tank Build)
  • Link

Build de Tank. Utiliza a melhor armadura pesada leve, porém a Faraam Set e Gyrm Set são ótimos substitutos até então. O Black Dragon Great Axe é uma arma excelente sem escalas, porém se quiser mais stats em outros atributos pode trocá-la pelo Santier’s Spear que é também uma arma excelente. Ring of Blades é muito bom pois, como a arma não escala com nenhum stat, dano extra é sempre bem vindo. Avelynn para dano a distância e Tower Shield como Great Shield básico.

Build de mago de Int básica. Possui várias habilidades a longa distância e Soul Greatsword pra lidar a curta distância. Crescent Sickle foi escolhido pela escala natural que possui, mas qualquer arma que tenha um bom efeito infusa com Magic serve pra essa build, desde que seus requisitos não sejam muito altos. Staff of Wisdom pode ser substituído por Lizard Staff por ser mais fácil de dar upgrade e ser achado mais cedo. O Dragon Acolyte Set foi só porque é um dos ícones do jogo e não queria misturar sets entre as builds, mas sets como Black Set, Chaos Set e Saint Set são bem bons pra essa build.

  • Mystic Swordsman (Int Hybrid)
  • Link

Build híbrida de Int utilizando-se de duas Blue Flames em Power Stance, sendo bem popular. Utiliza-se bastante de Dex devido a escala das Blue Flames e de Int pra conjurar as suas Sorceries, em geral algum ataque a distância (podendo-se utilizar do Dragonrider Bow também) e logicamente as Great Magic Weapon que são a alma da build. Lingering Dragon Crest Ring e Northwarder Set pra melhorar o tempo do buff.

Build básica Pure Faith, utilizando-se de Great Lightning Bolt para ataques a distância, bem como Replenishment pra curar a vida de aliados, Great Heal pra curar a própria vida e Sunlight Blade junto com Heide Knight Sword pra causar dano corpo a corpo. Saint’s Set é mais pelo flavor, além de ser uma armadura bem leve e de fácil adaptação, porém quem desejar maior defesa física pode escolher outro set e investir em Vit. Replenishment está ali por ser a cura em área com o menor gasto de slots, porém outras como Bountiful Sunlight e Resplendent Life podem ser usadas com o anel Southern Ritual Band.

  • The Crusader (Fai Hybrid)
  • Link

Build básica “faz tudo” híbrida de Fai/Str/Dex. Utiliza um arco bom pra ataques a longa distância, bem como a Defender’s Sword e o Defender’s Shield (porém pra conseguir os dois tem de se matar o mesmo chefe duas vezes com Bonfire Ascetic). Northwarder Set e Lingering Dragon Crest Ring pra melhorar a duração dos buffs novamente e Southern Ritual Band pra melhorar os slots, já que não dá muito pra investir em Attunement. Pode ser alterada pra utilizar um Chime mais básico que requira uma Faith menor pra ser equipado, assim ajustando os demais stats para Attunement e deixando de requerir o Southern Ritual Band.

  • The Pyromaniac (Pure Int/Fai Pyromancer)
  • Link

Build bem básica de pyromancer, faz basicamente de tudo com stats muito equilibrados. Pode ser alterada com facilidade pra pender para armas mais leves com boas escalas em Fire ou pra aumentar o dano físico, já que os stats mágicos não são tão necessários pra escalar com Fire. É uma build bem controversa, mas que pode ter bons resultados quando bem usada e adaptada.

  • The Flame Knight (Hybrid Pyromancer)
  • Link

Build bem básica de Pyromancer híbrido. Foi utilizado o Black Knight Great Axe por ser uma arma bem poderosa, mas basicamente qualquer arma serve se o jogador desejar economia de stats, desde que a arma tenha uma boa escala em Fire Damage. Uma arma reserva contra oponentes que sejam resistentes a Fire Damage vem bem a calhar.

  • Dark Magician (Pure Dark)
  • Link

Build Pure Dark super básica utilizando-se de Dark Orb e Sanctum Crossbow para ataques a distância e Scythe of Nahr Alma e Dark Weapon para curta distância. Evitei utilizar hexes de Chimes pra evitar gastos de almas desnecessários.

  • Dark Priest (Dark Hybrid)
  • Link

Foi a build com a qual eu terminei o jogo. Muito efetiva no PVE, nem tanto no PVP, até porque eu usava um Dragonrider Greatshield ao invés do Drakekeeper Shield. É necessário muitos níveis pra torná-la realmente efetiva, porém Straight Swords infusas com Dark fazem um trabalho maravilhoso, além de que existem muitas outras armas mais fáceis de se utilizar com menor requerimento, porém eu queria muito carregar um sino por aí…muito…

  • The Normalizer (Mundane Build)
  • Link

Build Mundane super básica, porém precisa de mais níveis pra começar a se tornar efetiva (cerca de 30 pontos em cada stat já começa a fazer mais diferença). Pyromancies são ótimas por não requerirem nenhum stat pra serem utilizadas e dão ótimo suporte mágico, além de um Composite Bow que se beneficia dos stats equiparados. Não é recomendado utilizar esse tipo de build, mas pode ser efetivo depois de algum tempo de investimento.

Lembra daquela história de que um tubarão não fica amedrontador com dentes quadrados? Então, não é bem assim…

  • Conclusão

Bom, assim finalmente concluímos o guia de Dark Souls 2. Infelizmente as builds de exemplo não ficaram lá tão efetivas, mas fiz mais pra se ter uma ideia do caminho a se seguir ao montar uma, já que para um primeiro gameplay os stats ganhos são bem limitados. Entretanto, espero que tenha conseguido dar um bom insight do jogo e ajudado a escolher as opções que mais se adequam ao estilo de jogo de cada jogador. E que venha Dark Souls 3!

Até a próxima! Abraço do tio Vendrick!

Etiquetas:, , , , , , , , , , , ,

5 thoughts on “O Grande Guia: Guia de Criação de Personagens de Dark Souls 2

  1. Gabriel Oliveira Moreira Outubro 18, 2016 às 8:07 pm Reply

    Cara, parabens. Eu comecei a jogar ele agora e tava meio perdido e isso me deu uma luz. Nunca fui muito fã de jogos RPG, mas zerei o diablo III e comecei Dark Souls II agora e isso ajudou muito. Obrigado.

  2. Johny Max Março 5, 2017 às 1:37 pm Reply

    Acho que foi o maior e mais completo guia de inicio de jogo que já vi, não consegui ler tudo mais sai com uma boa ideia do que quero para meu inicio de jogo, parabens pela vonrtade e pesquisa

  3. Luiz Gustavo Souza Silva Julho 31, 2017 às 2:13 pm Reply

    BOM DEMAIS

  4. Josué Leite Fevereiro 18, 2020 às 8:53 pm Reply

    Simplesmente sensacional a cobertura do seu tutorial.

Deixe um comentário