O Grande Guia: Tomb Raider (2013) Guia de Armas e Skills

  • Introdução

E ae meu povo! Hoje o guia é de Tomb Raider, reboot de 2013 da aclamada série da Eidos pela Square Enix, sendo um jogo de ação e stealth bem mais sombrio e macabro que a série original costumava ser, mas agradando muita gente, desde novos jogadores até o pessoal da velha guarda que curtiu o visual do jogo (e até mesmo da boa e velha Lara Croft *-*). Este guia é referente a Skills e Armas passíveis de serem adquiridas via gameplay pro singleplayer, sendo apenas um guia referência, além de algumas dicas gerais, porém este guia não conta com informações sobre multiplayer e conteúdos de DLC. Com isso esclarecido, vamos começar?

  • Conhecendo o jogo

Tomb Raider é um jogo de ação 3D com elementos de plataforma, stealth e uma pitadinha de terror lançado pra XBOX360, PS3 e PC. Ele é um reboot da série Tomb Raider pra PSX e conta novamente com a protagonista Lara Croft, uma arqueóloga iniciante em uma expedição pra descobrir o paradeiro do reino perdido de Yamatai. Após seu navio ser atingido por uma forte tempestade e literalmente ter partido em dois, Lara fica presa em uma ilha e deve se aventurar e dar um jeito de sobreviver, enquanto os habitantes da ilha tentam matar os sobreviventes do acidente em pról de uma seita secreta. No jogo, Lara possui excelentes habilidades acrobáticas que a permitem se movimentar com facilidade sobre plataformas, se agarrar em paredes e atingir locais altos pulando ou escalando. O combate ocorre em tiroteios baseados em cover, embora muitos inimigos tenham tendência a atacar corpo a corpo, porém Lara é um tanto travada nesse quesito e os combates corpo a corpo não são lá um grande forte do jogo, mas ela pode se esquivar pra contra atacar seus inimigos e até realizar alguns instant kills. A exploração é um grande forte do jogo, já que Lara pode “escanear” a região em busca de itens necessários ou coletáveis, além de que todos os mapas do jogo são possíveis de serem revisitados e grandes o suficiente pra que seja necessário uma boa explorada pra conseguir adquirir 100% do jogo. É um jogo de plataforma e ação completo, embora não seja tão semelhante a série antecessora, vale muito a pena dar uma conferida, mas agora vamos ao que interessa.

O jogo também é feito pra quem é bem sadista, já que Lara se fode, muito, o jogo todo, a qualquer momento, sem parar, e não de um jeito agradável.

 

  • Glossário

Booooooooooobiesssss!

 

Como já é de praxe, vamos inicialmente falar sobre os termos que utilizaremos durante o guia pra facilitar o entendimento na hora da leitura. Sinta-se a vontade pra questionar ou sugerir alguma adição ao glossário.

  • Parts

Itens pegos aleatoriamente em caixas que servem pra melhorar armas, aumentando a possibilidade de Upgrades possíveis.

  • Upgrades

Habilidades das armas, são adquiridas através da compra em Base Camps utilizando-se de Salvage.

  • Base Camps

Campos de descanso, Lara os utiliza pra adquirir novas habilidades para suas armas ou para si através das Skill Trees.

  • Skill Tree

Árvores de habilidades de Lara, ela conta com três: Survivor, Hunter e Brawler. Novas Skills vão sendo desbloqueadas a medida que Lara adquire uma certa quantidade delas.

  • Skill

Uma habilidade única, que adciona algo a mecânica do jogo, auxiliando Lara de alguma forma.

  • Salvage

Recursos pra serem gastos na aquisição de novos Upgrades para as armas, são adquiridos quebrando caixas, descobrindo tesouros, pilhando corpos de inimigos e de animais.

  • Instinto de Sobrevivência / Survival Instinct

Habilidade de Lara que realiza um Scan a sua volta, iluminando pontos de importância. Dura enquanto Lara estiver parada, porém é possível utilizar repetidas vezes enquanto caminha. Sua efetividade aumenta conforme algumas habilidades, iluminando pontos adicionais como caixas de recursos e animais.

  • Área em Escassez / Hunted Out

Estado de um lugar quanto o jogador caçou muitos animais. Os animais passam a dar menos EXP quando caçados e tendem a aparecer menos, sendo necessário passar algum tempo no jogo (usando Fast Travel ou depois de alguns eventos do enredo) pra que a área volte a proliferar.

  • Esquiva / Scramble

Ao pressionar o botão, Lara pode se esquivar de oponentes e evitar ataques físicos. Também é usado pra ativar certas habilidades.

  • Coletáveis / Collectables

São itens secretos espalhados pelo jogo todo, como relíquias, diários e GPS. Servem como um contexto ao enredo e também pra ganhar EXP. Algumas relíquias dão EXP bônus ao serem analisadas.

  • Collect Challenge

São desafios separados por mapa onde o jogador deve coletar algum item específico ou queimar algum tipo de estrutura, como bandeiras e bonecos. São desafios opcionais e são específicos do mapa, mudando de acordo com o lugar.

  • Tumbas / Tomb

Não seria um Tomb Raider sem tumbas, certo? Tumbas são como dungeons extras, onde requerem que se complete algum puzzle pra conseguir chegar a arca do tesouro, ganhando assim itens específicos, EXP e recursos.

  • Morte Silenciosa / Stealth Kill

Lara pode se esgueirar por trás de um inimigo pra sufocá-lo de maneira silenciosa, não dispertando a atenção de inimigos ao redor.

  • Tiro na Cabeça / Headshot

Um bom e velho tiro na cabeça, matando o inimigo instantaneamente.

  • Movimento de Finalização / Finishing Move

Finaliza o inimigo com algum golpe. Possível de se realizar ao atordoar um oponente com um disparo na perna ou usando golpes corpo a corpo e então pressionando o botão de ataque físico próximo ao oponente. Várias habilidades das árvores de Skills de Caçadora e Combatente variam os golpes que Lara pode dar e melhoram a EXP ganha com eles.

  • Armas

Lara possui acesso a um arsenal limitado de armas de fogo, cada qual com uma função e características especificas, dando a liberdade ao jogador de quais armas deseja melhorar pra que se sinta mais a vontade com o gameplay. Cada arma pode evoluir utilizando-se de Parts, que dão a Lara armas de melhor uso e aumentam as possibilidades de Upgrades, além de que algumas armas ganham Upgrades automáticos durante a história, não sendo necessário as Parts, que são coletadas aleatoriamente através da coleta de recursos em baús e caixas. Cada arma também tem, como dito, um certo número de Upgrades, que servem pra melhorar dano, recuo, estabilidade, tamanho do pente, etc. Estes Upgrades são comprados com recursos encontrados em caixas, ao pilhar inimigos ou matar animais e as armas vão ganhando mais Upgrades pra serem comprados a medida que são melhoradas através da aquisição de Parts.

  • Machado / Axe

Vou contar pra minha mãe!

 

Vamos lá, não é bem um machado né, mas enfim, Lara usa sua mini picareta de escalada pra realizar golpes físicos no oponente e não é necessário estar com ele equipado pra realizar essa ação. Em alguns combates, o jogador é forçado a lutar corpo a corpo, o que pode levar o machado a ser útil, mas mais pro começo do jogo os combates são mais focados a distância. Algumas habilidades da Skill Tree Brawler são úteis pra melhorar o combate a curta distância com o machado, facilitando eliminar inimigos de perto, além de que ela só tem uma habilidade de melhoria que é obrigatória, então nem se importe muito com ele.

  • Parts
  • Pry Axe
  • Reinforced Axe
  • Climbing Axe
  • Upgrades
    • Strengthen (50):

Único upgrade do machado e necessário pra continuar o jogo, portanto não possui nenhuma atribuição especial além de permitir que Lara use o machado pra usar algumas ferramentas emperradas.

  • Arco / Bow

Nem pergunte como a ponta da flecha está queimando.

 

O Arco é a primeira arma adquirida por Lara e provavelmente a arma mais utilizada durante o gameplay, possuindo usos muito variados, inclusive em termos de combate. Primeiramente, a precisão do arco é excelente e os disparos podem ser carregados por um certo tempo, aumentando o dano e dando a oportunidade de checar melhor. Como é uma arma silenciosa, ela não disperta a atenção de inimigos ou revela a sua posição logo de cara, o que facilita muito em várias situações, até porque as armas com silenciadores só são adquiridas mais pra frente no jogo, portanto o arco torna-se a melhor maneira de atacar a distância sem ser percebido. Seus Upgrades permitem a utilização de flechas de fogo e explosivas, capazes de causar o caos no meio dos inimigos, dando dano adicional e ainda atingindo inimigos em área, além de ser possível pilhar corpos para recuperar flechas com uma das Skills de Lara, mas mesmo que não possua tal Skill há munição para arco e flecha para todo lado. Sendo um arco e flecha, logicamente ele possui suas desvantagens, começando com o tempo de carregamento, que inicialmente é bem curto, fazendo com que Lara solte a flecha antes do tempo e acabe alertando alguns inimigos dependendo da onde atingir. A frequência de tiro também é bem baixa (só um tiro por vez, logicamente) fazendo com que Lara tenha dificuldades em confrontar inimigos a curta distância, mas como no começo do jogo a maioria dos combates são a longa distância, nada a se preocupar muito. O arco e flecha também possui muitas utilidades não relacionadas a dano, sendo utilizado pra prender cordas em locais pré-determinados, facilitando a locomoção (e sem gastar munição) e também pode ser usado como distração, já que não possui o som do disparo, fazendo com que inimigos se voltem para a área onde Lara atingiu, possibilitando ela se esgueirar sem iniciar um confronto.

  • Parts
  • Makeshift Longbow
  • Recurve Bow
  • Compound Bow
  • Competition Bow (Arco é a única arma com quatro formas)
  • Upgrades
    • Rope Arrows (—):

Faz com que Lara dispare flechas amarradas em uma corda com o botão do meio do mouse, utilizando-as pra prender um local a outro e usando a corda pra atravessar abismos e penhascos. É um Upgrade da história, portanto gratuíto e muito útil pra alcançar lugares difíceis, sendo recomendado dar uma revisitada em locais não completados após adquirí-la, ou então deixar pra revisitar tudo depois de completar o jogo, assim evita retrabalho.

    • Fire Arrows (—):

Faz com que as flechas de Lara incendeiem o alvo, podendo ser ativada e desativada reapertando o botão da arma (1 no teclado). É uma arma pra se ter cuidado, embora cause muito dano e possa se espalhar entre os inimigos, ela faz o inimigo gritar enquanto toma dano, tornando fácil sua detecção, prefira o disparo normal para ataques furtivos e este em combates mais intensos. Essa flecha também é útil pra recolher itens presos a alturas inalcançáveis para a tocha de Lara.

    • Reinforced Limbs (250):

Habilidade ganha com Makeshift Bow, possibilita uma puxada mais longa da corda, aumentando a potência do disparo. Bem útil, dando bem mais tempo a Lara de mirar, além de causar mais dano, o que pode ajudar na hora de caçar animais, se bem que isso é opcional.

    • Wrapped String (200):

Habilidade ganha com Makeshift Bow, aumenta a frequência de disparos. Ameniza um pouco o problema do arco a curta distância.

    • Key Ring Trigger (250):

Habilidade ganha com Recurve Bow, sendo necessário aprender Wrapped String primeiro, aumenta ainda mais a frequência de disparos. Ameniza ainda mais o problema do arco com a frequência de disparos, tornando-o utilizável em combates de curta distância, mas particularmente prefiro a pistola ainda.

    • Napalm Arrows (350):

Habilidade ganha com Compound Bow, faz com que as flechas incendiárias espalhem fogo ao atingir o alvo. Em combates mais a frente no jogo, torna-se bem útil devido a quantidade de oponentes que vão aparecendo, só cuidado pra não usar a habilidade a curta distância. Também há o problema do fogo ficar após matar o oponente, causando dano em Lara quando ela tenta tirar o loot do inimigo.

    • Plaited String (250):

Habilidade ganha com Compound Bow, requer Reinforced Limbs, aumenta o dano da flecha. Simples e prática, aumenta o dano da flecha, na verdade não é exatamente uma habilidade tão útil, já que o arco e flecha é mais usado como arma de stealth que de combate em campo aberto, ou seja, a maioria das vezes o jogador vai estar matando inimigos com Headshots e trocando pra armas mais velozes quando for encontrado, mas ainda assim, é útil e até barata pelo que faz.

    • Explosive Arrows (650):

Habilidade ganha com Competition Bow, dá a Lara flechas explosivas que estouram quando entram em contato com o alvo. É uma evolução do dano em área do Napalm Arrow só que sem necessitar desta pra adquirir, além de não deixar fogo no chão e atrapalhar o loot, só é necessário cuidado pra não usá-la contra inimigos próximos.

    • Stabilizing Weight (300):

Habilidade ganha com Competition Bow, requer Plaited String. Aumenta ainda mais o dano das flechas e sua precisão. Como disse, arco e flecha serve mais pra matar de surpresa que pra combates intensos, tornando essa habilidade opcional, porém isso não a torna menos útil, aumentando o dano drasticamente e melhorando a capacidade de matar com flechas sem se utilizar de headshots, além da potência das flechas em área.

    • Penetrating Arrows (650):

Habilidade ganha com Competition Bow. Permite que flechas carregadas atravessem o alvo e acertem múltiplos inimigos. Como o nome já diz, necessita que inimigos estejam enfileirados, sendo útil em algumas situações, mas não tão simples de se usar. Entretanto, a flecha também passa por alvos em armadura, tornando o arco uma boa arma pra eliminar inimigos protegidos.

Enfim, o arco se adapta a um estilo de jogo único, pra quem gosta mais de silêncio, stealth, mas que também curte muita versatilidade e possibilidades de combate. Evoluir o arco ao máximo o torna a arma mais versátil do jogo, sendo um verdadeiro bom em tudo e mestre em nada, com disparos que atingem múltiplos inimigos, espalham fogo e afastam ou até mesmo que acertam vários inimigos. É uma arma divertida de se usar, além de ser muito gratificante dar um headshot em um inimigo e o companheiro dele nem perceber o que aconteceu.

  • Pistola / Handgun

Não, Lara não usa duas Handguns como costumava =(.

 

A pistola é uma arma veloz, com disparos rápidos e feita pra combates de curto e médio alcance, embora possa sim ser utilizada como ferramenta pra eliminar inimigos a longas distâncias, embora eu ache que isso vai levar algumas balas a mais do que deveria. Como possui uma taxa de disparo bem veloz e uma empunhadura também bem rápida, pode ser trocada e utilizada pra afastar ou eliminar inimigos de perto rapidamente, ajudando muito contra os inimigos de escudo, onde é necessário esquivar deles primeiro pra depois disparar. Seu dano inicial é um tanto baixo, o que pode levar ao desgaste de munição em poucos confrontos, porém com as Skills de Lara que pilham munição de oponentes somada com o acréscimo exponencial de poder de fogo que a pistola recebe, ela acaba se tornando uma das armas mais poderosas do jogo e é inclusive minha favorita *-*. Como desvantagens, ela só ganha a capacidade de ter silenciador depois de muito tempo de jogo, o que a torna obsoleta em combates furtivos, além do dano inicial baixo e da pouca munição inicial, também não é tão simples mirar em alvos distantes com ela, mas na minha opinião é a arma mais fácil pra paralizar um inimigo a fim de finalizá-lo com estilo pra pontos de EXP.

  • Parts
  • Semi-Auto Pistol
  • Tactical Pistol
  • Magnum Pistol
  • Upgrades
    • Burst Fire Mod (450):

Habilidade ganha com Semi-Auto Pistol. Ao apertar o botão de disparo alternativo (botão do meio no mouse no caso do teclado) a pistola dispara três tiros rápidos em linha reta. Serve bem pra compensar o pouco dano inicial da Handgun, tornando facil eliminar inimigos próximos sem ter de depender do machado ou do arco, porém meio carinha de se comprar, até por ser um Upgrade de primeiro nível.

    • Extended Mag (200):

Habilidade ganha com Semi-Auto Pistol. Aumenta a quantidade de balas na arma pra 10. Aumenta o tempo de uso da pistola sem a necessidade de recarregar, tornando-a mais prática em combates curtos.

    • Port Vented Slide (200):

Habilidade ganha com Semi-Auto Pistol. Aumenta o dano da pistola. Aumento de dano é sempre útil, principalmente em armas de curto alcance como a pistola, que precisa que o inimigo seja derrubado rapidamente.

    • Muzzle Brake (250):

Habilidade ganha com Semi-Auto Pistol. Requer Port Vented Slide. Aumenta ainda mais o dano da pistola, agora auxiliando muito sua facilidade de uso, tornando combates a curta distância mais eficazes.

    • Rapid Fire Mod (300):

Habilidade ganha com Semi-Auto Pistol. Aumenta a frequência de disparos da pistola, sendo que ela possui uma frequência veloz boa por natureza, porém a quantidade de inimigos, a proximidade e a forma como ele ataca pode atrapalhar um contra ataque devido ao tempo de disparo.

    • Magazine Well (325):

Habilidade ganha com Tactical Pistol. Recarrega mais rápido, tornando a pistola ainda mais prática e veloz pra seu propóstico.

    • Ergonomic Grip (250):

Habilidade ganha com Tactical Pistol. Reduz o recuo da arma, podendo atirar de maneira mais precisa. Mais uma habilidade que auxilia em curta e meia distância, facilitando a mira em oponentes móveis e disparos consecutivos, o que significa que Lara passa a dominar combates a meia distância.

    • Silencer (350):

Habilidade ganha com Tactical Pistol. Coloca um silenciador na arma, que pode ser ativado e desativado ao apertar o botão de troca pra Handgun (no teclado 2), porém diminui o dano. Ajuda a matar inimigos silenciosamente sem precisar do auxílio do arco, dando um quê de versatilidade a pistola.

    • High Capacity Mag (250):

Habilidade ganha com Magnum Pistol, requer Extended Mag. Aumenta pra 12 o número de balas que a pistola pode carregar, auxiliando ainda mais em combates a curta distância que, acredite em mim, vão ficar bem mais intensificados ao final do jogo, onde os inimigos começam a ignorar a noção de segurança.

    • Polished Barrel (400):

Habilidade ganha com Magnum Pistol, requer Muzzle Brake. Aumenta ainda mais o dano da pistola, tornando-a uma das, se não a arma com maior capacidade de dano do jogo, sendo que ela passa a ser capaz de matar com facilidade qualquer inimigo inclusive a distância com poucos disparos, fazendo valer por seu pente pequeno.

É minha arma favorita, capaz de lidar com inimigos a curta distância, causar headshots silenciosos com facilidade e, mais pra frente, possuir dano o suficiente pra eliminar inimigos a distância com facilidade mesmo sem disparos na cabeça. Sua principal fraqueza está em sua nula capacidade de lidar com múltiplos inimigos, o que dificulta bastante em determinados combates e deixa Lara vulnerável a atacantes próximos, já os problemas iniciais, como a falta de dano e de balas, vão se ajeitando e sendo contornados com o tempo. É uma boa arma pra uso prolongado, deixando as demais pra situações específicas e essa como a “mão pra toda obra” devido a sua velocidade.

  • Espingarda / Shotgun

Espingarda sempre ganha.

 

A espingarda é a arma mais lenta do jogo, apesar de ser um tanto rápida até, e serve principalmente pra eliminar alguns determinados tipos de inimigos a curta distância. É a arma com o menor número de Upgrades e também a menos utilizada em geral devido ao seu curto alcance, fazendo dela bem difícil de se utilizar, até porque a maioria dos combates do jogo são a meia e longa distância. Ela é basicamente utilizada em momentos de apuros, bem como pra desbloquear caminhos frágeis e contra inimigos em armadura ou escudos, podendo atordoá-los com facilidade e até romper a armadura de maneira mais efetiva. É também uma das armas mais recomendadas a ser usada contra o último chefe devido a proximidade do combate.

  • Parts
  • Trench Shotgun
  • Pump-Action Shotgun
  • Combat Shotgun
  • Upgrades
    • Full Choke (400):

Habilidade ganha com Trench Gun. Adiciona um modo de tiro a espingarda, onde os disparos saem concentrados, não espalhando a frente porém atingindo inimigos a distância maiores. Pode até ser usado pra eliminar inimigos a distância, porém a pistola e o rifle fazem isso muito melhor, sendo que é um Upgrade só pra quem realmente ama usar shotguns.

    • Barrel Shroud (325):

Habilidade ganha com Trench Gun. Aumenta o dano da Shotgun. Utilizando a shotgun, não é possível se dar ao luxo de ter pouco dano, já que a arma é um tanto lenta e o combate é a curta distância, portanto quanto mais dano melhor.

    • Polished Bolt (300):

Habilidade ganha com Trench Gun. Aumenta a frequência de disparo da Shotgun. Mais uma habilidade útil pra combate a curta distância, já que a velocidade da shotgun deixa a desejar e leva Lara a ser sucetível a contra ataques com facilidade.

    • Padded Grip (300):

Habilidade ganha com Trench Gun. Diminui o recuo da Shotgun. Não é tão útil assim, já que a frequência de tiro da Shotgun por si só é baixa, dando tempo pra se recuperar do recuo e mirar novamente, mas pode ser mais útil se comprada depois do upgrade anterior.

    • Incendiary Shells (400):

Habilidade ganha com Pump-Action Shotgun. Adiciona efeito incendiário aos cartuchos da Shotgun, causando dano adicional. É uma habilidade melhor usada pra controlar multidões que pra inimigos singulares, sendo então melhor pega mais pra frente no jogo, quando a quantidade de inimigos aumenta bastante.

    • Wrapped Stock (300):

Habilidade ganha com Pump-Action Shotgun, requer Padded Grip. Diminui ainda mais o recuo da Shotgun. Mesma situação de Padded Grip, não é exatamente essencial, mas útil, sendo possível pegá-la mais pra frente pra melhorar a precisão dos disparos.

    • Shell Mag (350):

Habilidade ganha com Pump-Action Shotgun. Aumenta a velocidade de recarga da Shotgun. Extremamente útil, sendo que a Shotgun tem um tempo de recarga de dar dó, sendo difícil ter de recarregar no meio de um combate, principalmente corpo a corpo.

    • Modified Receiver (325):

Habilidade ganha com Combat Shotgun, requer Barrel Shroud. Aumenta o dano dos disparos. Mesma coisa que Barrel Shroud, quanto mais dano melhor.

    • Drum Mag (400):

Habilidade ganha com Combat Shotgun, requer Shell Mag. Aumenta a velocidade de recarga da Shotgun e aumenta seu pente pra 12 cartuchos. É uma melhoria significante de Shell Mag, aumentando inclusive o número de balas, diminuindo o tempo perdido recarregando a arma, o que melhora a sobrevivência em situações de risco e combates de proximidade.

Shotgun é, pra maioria, aquela arma pra ser guardada até o último momento pra ser usada contra inimigos bem específicos, porém não pode ser esquecida de melhorar, já que sem os Upgrades ela possui vários defeitos significativos que diminuem sua utilidade inclusive nas situações para as quais ela fora projetada. É perfeitamente possível torná-la a arma principal de Lara, porém é uma troca difícil e que exige uma boa habilidade e noção de gameplay, além de vários Upgrades, principalmente Full Chocke, mas é recomendado deixar a Shotgun como secundária e utilizar a pistola ou o arco como modo de combate primário.

  • Rifle

Uma bela porta remendada.

 

A última arma do jogo é o Rifle, utilizado pra combates a distância e contra múltiplos inimigos. Por ser basicamente uma metralhadora, ela gasta bastante munição e utilizá-la contra alvos únicos ou enquanto em stealth pode não ser a melhor saída, mas pra combates a longa distância e contra grupos de inimigos ela se sobressai, podendo atingir vários em uma única rajada e possibilitando uma excelente precisão em rajadas curtas, pegando aqueles inimigos chatos que atiram dinamites e parecem ter a força do hulk quando arremessam aquilo. Pode ser utilizada como arma principal, porém gasta munição muito rápido se usada de modo inconsequênte, além de ter um recuo bem grande inicialmente o que dificulta a precisão.

  • Parts
  • WWII Submachine Gun
  • Assault Rifle
  • Commando Rifle
  • Upgrades
    • Grenade Launcher (—):

Habilidade ganha durante o enredo. Permite lançar granadas com o disparo secundário (botão do meio no PC). Não é exatamente muito simples de usar e pode acabar sendo um tiro no pé se usada erroneamente, porém é capaz de lidar com inimigos em cover a distância, melhorando as capacidades de combate a distância do rifle, além de destruir alguns tipos de porta.

    • High Capacity Mag (225):

Habilidade ganha com WWII Submachine Gun. Aumenta o tamanho do pente em 15 balas. Mais balas pra uma metralhadora é sempre bem vindo, além de ser um Upgrade bem barato.

    • Padded Stock (300):

Habilidade ganha com WWII Submachine Gun. Diminui o recuo ao disparar. Novamente, uma metralhadora com pouco recuo é sempre bem vinda, melhorando a precisão durante longas rajadas.

    • Muzzle Brake (350):

Habilidade ganha com WWII Submachine Gun, requer Padded Stock. Diminui ainda mais o recuo ao disparar. Quanto melhor a precisão, melhor a metralhadora, se bem que é um Upgrade meio carinho em vista dos demais, mas ainda assim é bom pegá-lo quando possível.

    • Taped Double Mag (300):

Habilidade ganha com WWII Submachine Gun. Aumenta a velocidade de recarga. Não é tão importante quanto parece, já que em combates a distância não há tanta necessidade de um recarregamento rápido, mas é um Upgrade plausível e que pode ser útil em alguns poucos casos.

    • Polished Ejector (250):

Habilidade ganha com WWII Submachine Gun. Aumenta a frequência de disparos. Bom pra utilizar contra grandes grupos de inimigos, além de ser um Upgrade bem barato, então vale a pena, mas ele vai fazer muito mais diferença mais pra frente, quando os grupos de inimigos ficam bem maiores.

    • Barrel Shroud (350):

Habilidade ganha com Assault Rifle. Aumenta o dano do Rifle. Upgrade quase que obrigatório, aumentando a efetividade em combate, a velocidade de morte dos inimigos e salva muita munição.

    • Frag Grenades (500):

Habilidade ganha com Commando Rifle, requer Granade Launcher. Aumenta a área de alcance e dano da granada. Melhora a capacidade de lidar com inimigos em cover das granadas, atingindo inimigos ainda mais distantes, bom em várias situações mais a frente no jogo, porém é um Upgrade muito caro, sendo melhor focar em outros casos mais críticos, a menos que o Rifle seja a arma principal de Lara.

    • Match Grade Barrel (400):

Habilidade ganha com Commando Rifle, requer Barrel Shroud. Aumenta o dano dos disparos do Rifle. Assim como Barrel Shroud, serve pra melhorar a efetividade dos disparos, economizando munição e matando inimigos com maior facilidade.

    • Scope (250):

Habilidade ganha com Commando Rifle. Adiciona um Scope ao Rifle, facilitando o combate a longa distância. É uma boa adição ao rifle, facilita muito a vida do jogador e é bem barato, pena que só tem na última versão da arma.

    • Silencer (500):

Habilidade ganha com Commando Rifle. Adiciona um silenciador, podendo ser ativado apertando a troca de arma pro Rifle (4 no teclado), sendo que ele diminui o barulho do disparo e o dano. É um Upgrade muito caro pra algo que tanto a pistola quanto o arco já fazem, sendo bem possível deixá-lo em último caso, sendo que seu melhor uso é matar silenciosamente inimigos a grandes distâncias.

Rifle é a arma mais poderosa do jogo pra confrontos em larga escala, o que acontece muito depois da segunda metade do jogo, sendo bem útil pra dispersar e eliminar inimigos a longa distância em grandes quantidades. Pode ser um tanto complicado utilizar o rifle pra combates em proximidade, já que a precisão dele se torna mais difícil, porém ainda assim é possível utilizar curtas rajadas pra atordoar o inimigo e finalizá-lo, assim como com a pistola. Seu maior problema é o grande gasto de munição, que vai sendo resolvido com as habilidades de aumento de dano e diminuição de recuo. Embora possua Upgrades bem caros, ele possui alguns baratos que já o tornam uma arma bem efetiva mesmo se usada como secundária, além das granadas serem a melhor maneira de se livrar de oponentes por de trás de covers.

  • Skills

Agora vamos falar das habilidades (Skills) de Lara. As habilidades de Lara servem como auxiliares no gameplay, dando a ela melhores capacidades de sobrevivência e combate. As Skills são separadas em três árvores, cada qual com sua especialidade específica, além de que cada Skill possuir um Tier, que seria um rank pra poder pegá-la. Tiers são ganhos pela quantidade de Skills já aprendidas: Tier 1 é a inicial, Tier 2 depois de 7 Skills e Tier 3 depois de 14 Skills. Pra conseguir mais Skills, os jogadores devem conseguir EXP por matar inimigos, adquirir tesouros ou caçar, assim aumentando o seu nível e conseguir Skill Points, que devem ser gastos nos campos espalhados pelo jogo. Vamos adiante:

  • Sobrevivente / Survivor

Aqui de boas gangrenando meu braço.

 

Survivor está habilitada desde o começo do jogo e as Skills desta árvore são relacionadas a exploração e manutenção de equipamentos, ajudando a conseguir mais recursos e munição de oponentes, melhorando a percepção do lugar e aumentando a sua capacidade de sobrevivência, como o próprio nome diz.

  • Skills
  • Animal Instincts (Tier 1): Ao pressionar o botão que ativa o instinto de sobrevivência, Lara também ganha percepção de animais a sua volta e de alimentos. Serve principalmente pra ajudar a jogadores que gostam de caçar. É uma habilidade um tanto opcional e varia bastante com o que o jogador deseja, mas auxilia de alguma forma na hora de upar ao melhorar a percepção de animais, assim podendo ganhar mais EXP ao caçá-los, porém isso não afeta diretamente a EXP ganha.
  • Survivalist (Tier 1): Ganha EXP adicional ao pilhar corpos de animais e plantas. É uma habilidade auxiliar bem útil pra quem gosta de caçar, embora também de EXP ao pilhar alguns determinados tipos de plantas, porém é opcional também, principalmente pra quem gosta de ir mais direto ao assunto do que ficar caçando por muito tempo.
  • Advanced Salvaging (Tier 1): Ganha mais recursos de caixas e outras fontes. Uma das Skills mais importantes de Lara, já que ela aumenta a quantidade de recursos ganhos em geral, ou seja, melhora a capacidade de Lara de dar Upgrade em suas armas, sendo altamente recomendado aprendê-la no começo do jogo.
  • Bone Collector (Tier 1): Ganha recursos ao pilhar animais. É a habilidade primária de quem quer passar algum tempo caçando, sendo ainda mais primordial que Survivalist. A quantidade de recursos ganhos não diminui caso a área esteja em escassez de animais, diferente da EXP.
  • Arrow Retrieval (Tier 1): Ao pilhar o corpo de um inimigo morto por flechas, é possível recuperar as mesmas. É uma habilidade útil, principalmente pra quem não curte matar inimigos em Stealth por trás (como eu), porém não é tão necessária, porque primeiro na maioria dos casos é necessário apenas uma flecha bem acertada pra matar o inimigo (sendo bem fácil de dar Headshot) e segundo que basicamente em todo lugar tem aljaves pra recuperar a munição perdida, sendo melhor investir em Skills que aumentam a capacidade de carga, como as da árvore de Hunter. Entretanto, é uma habilidade necessária pra pegar Scavenging.
  • Scavenging (Tier 1): Ao pilhar corpos de inimigos, ganha mais munição. Requer Arrow Retrieval. O melhor motivo pra pegar Arrow Retrieval, aumentando e muito a capacidade de Lara de se manter em combate, pilhando corpos de inimigos pra recuperar munição com facilidade. É excelente pra quem varia bastante o equipamento usado ou pra quem tem dificuldades em matar inimigos de forma silenciosa (ou com Headshots).
  • Climber’s Agility (Tier 2): Diminui o dano de quedas ao pressionar o botão de esquiva antes de cair e aumenta a velocidade de escalada. Não é uma habilidade muito útil, já que não há muita necessidade de escalar mais rápido (a menos que o jogador seja MUITO impaciente) e também não há quase lugar algum onde Lara pode cair a ponto de morrer (exceto os penhascos, mas aí nem o botão de esquiva a salva).
  • Orienteering (Tier 2): Survival Instinct agora faz brilhar itens coletáveis e alguns Collect Challenges. É uma habilidade excelente, principalmente pra quem gosta de colecionar coletáveis, mas também serve pra melhorar a EXP ganha. Como é uma habilidade necessária pra Cartography, é recomendável pegá-la, principalmente do meio do jogo pra frente, onde é possível realizar backtrack nos mapas a fim de coletar itens deixados pra trás.
  • Cartography (Tier 3): Lara marca no mapa locais específicos, como localização de alguns coletáveis e entradas de tumbas. O mais indicado é pegar essa habilidade mais pro final do jogo ou até mesmo após completá-lo, a fim de fazer backtrack e recuperar os coletáveis deixados pra trás. Entretanto, também é possível pegá-la no meio do jogo pra ajudar a encontrar entradas de tumbas e alguns outros coletáveis, a fim de melhorar a EXP e o ganho de recursos e assim melhorar as demais habilidades de Lara, tudo depende da estratégia do jogador e de como o mesmo gosta de jogar.
  • Caçadora / Hunter

Um dia da caça e o outro… né…

 

Hunter também está habilitada desde o começo do jogo e suas Skills melhoram a capacidade de combate armado de Lara. Ela ajuda a manter uma boa quantidade de munição pra combates mais extensos, a ganhar EXP em determinadas ações em combate e em mirar com o arco. Embora algumas habilidades de Hunter melhorem a EXP ganha, elas servem mais pra combate a curta distância, que se tornam mais frequentes do meio do jogo pra frente, portanto habilidades de Survivor acabam sendo prioridade pelo ganho de EXP e recursos.

  • Skills
  • Steady Shot (Tier 1): Aumenta o tempo que Lara pode ficar puxando o arco pra mirar. Ótima Skill pra quem gosta de usar o arco em Stealth Kills ao invés de se aproximar, melhorando a capacidade de mira e a probabilidade de acertar um HeadShot. Combinada com Arrow Retrieval, torna o arco a melhor arma pra Stealth Kills a distância.
  • Ammo Capacity (Tier 1): Aumenta a munição máxima possível de carregar. Habilidade excelente, melhorando a capacidade de Lara em se manter em combate e sendo pré-requisito pra habilidade de aumento de carga final, ou seja, praticamente obrigatória.
  • Heavy Lifter (Tier 2): Maximiza a capacidade de munição extra possível de carregar. Melhora ainda mais a capacidade de carga de munições de Lara, estendendo ainda mais sua capacidade de se manter em combate, excelente habilidade do meio pra frente do jogo, ajudando em combates mais longos ou a grandes distância, onde se tem tendência a errar mais disparos.
  • Accomplished Killer (Tier 2): Aumenta a EXP ganha em Stealth Kills, Headshots e Finishing Moves. É uma boa Skill pra se upar, ganhando EXP adicional em vários tipos de morte. É particularmente efetiva usando-se junto com outras habilidades de morte instantânea, como as demais habilidades de Hunter.
  • Bow Expert (Tier 3): Ao finalizar um inimigo paralizado com o arco, Lara usa uma flecha pra matá-lo, aumentando a EXP ganha. Além disso, Lara ganha um marcador na sua mira, que fica vermelha quando a mira está na cabeça de um inimigo, facilitando Headshots. Essa habilidade é automaticamente ativada com Dodge Kill e Dodge Kill Mastery, mesmo se não estiver aprendida. Pra quem gosta de usar arcos, é uma excelente habilidade, principalmente pela facilidade de Headshots, mas como arco não é exatamente a melhor arma pra combate a curta distância, não haverão muitas oportunidades de se usar essa habilidade de maneira rápida.
  • Pistol Expert (Tier 3): Ao finalizar um inimigo com uma pistola equipada, Lara dá um disparo a queima roupa na cabeça do adversário (mas não gasta munição). Além disso, Lara ganha um marcador na mira que fica vermelha ao passar pela cabeça de um inimigo, facilitando Headshots. Eu acho essa a melhor habilidade de Expert (até porque a Handgun era minha arma principal). Ela facilita Headshots e aumenta a EXP ganha em Finishing Moves com a pistola, que são muito mais fáceis de se realizar, já que a pistola é rápida o suficiente pra paralizar inimigos a curta distância com facilidade.
  • Rifle Expert (Tier 3): Finaliza um inimigo paralizado a curta distância com uma rajada de disparos, porém não gasta munição, ganhando mais EXP. Como o Rifle é uma arma pra combates a distância, essa habilidade não é tão utilizada, porém é útil se o Rifle é a arma principal do jogador.
  • Shotgun Expert (Tier 3): Finaliza um inimigo com um disparo de Shotgun a curta distância, ganhando EXP extra e não gastando munição. Se Lara não matar o inimigo com os disparos de Shotgun a curta distância, tem algo bem errado, porém pode ser usado caso a Shotgun seja a principal arma do jogador, mas não é tão simples de usá-la, já que pode deixar o jogador vulnerável após o uso devido a velocidade de disparo da Shotgun.
  • Combatente / Brawler

Vai um band-aid?

 

Brawler é a única Skill Tree que deve ser desbloqueada, sendo habilitada após o jogador chegar em Base Approach, não muito a frente do começo do jogo. É uma árvore especializada em habilidades de combate a curta distância, melhorando a resistência de Lara e suas capacidades de esquiva e contra ataque, sendo bem útil com as habilidades Expert da árvore de Hunter, dando a Lara uma excelente capacidade de ganho de EXP do meio do jogo pra frente com Finishing Moves.

  • Skills
  • Pain Tolerance (Tier 1): Aumenta a resistência de Lara a dano. É uma boa Skill do meio do jogo pra frente, já que haverão muitos inimigos arremessando molotovs e dinamites, entretanto não confie muito nessa Skill, já que rajadas de metralhadora ainda causam muito dano e podem matar Lara rapidamente.
  • Dirty Tricks (Tier 1): Se esquivar e então atacar um inimigo faz com que Lara jogue lama em seus olhos, deixando-o cego momentaneamente. Há maneiras bem mais efetivas de se sobressair em combate, deixando essa habilidade um tanto a desejar, sendo melhor utilizar golpes que paralizam pra evitar inimigos a curta distância.
  • Axe Strikes (Tier 2): Permite golpear o inimigo com o machado duas vezes, paralizando-os. Essa habilidade é adquirida automaticamente após conseguir habilitar o Tier 2 (ou seja, após comprar outras 7 Skills). Não há muito o que analizar, já que é uma habilidade aprendida gratuitamente, mas serve bem pra paralizar inimigos a curta distância, porém não é tão efetiva contra multiplos inimigos.
  • Axe Expert (Tier 2): Permite finalizar inimigos paralizados com o machado, requer Axe Strikes. As habilidades do tipo Expert de caçador são mais úteis, garantindo algumas habilidades adicionais e EXP, porém não que essa seja ruim, mas podia ser melhor. Também elimina o quick time event de Stealth Kills, porém depois do meio do jogo Stealth Kills vão se tornando mais raros.
  • Dodge Counter (Tier 2): Após esquivar de um inimigo, Lara pode fincar uma flecha no seu calcanhar ao pressionar o botão de golpe físico, paralizando-o e deixando-o vulnerável a um Finish Move. É pré-requisito de Dodge Kill e Dodge Kill Mastery, além de ser bem útil pra planejar mortes enquanto em combates a curta distância contra multiplos inimigos, já que nem sempre dá pra atirar na perna de todo mundo.
  • Dodge Kill (Tier 2): Após esquivar de um inimigo sem capacete, Lara pode matá-lo instantaneamente ao apertar o botão de golpe físico, requer Dodge Counter. É uma boa habilidade pra mortes rápidas, eliminando inimigos com facilidade em combates corpo a corpo contra vários oponentes.
  • Dodge Kill Mastery (Tier 3): Dodge Kill agora pode matar quase qualquer oponente, inclusive aqueles com capacete. Melhora a capacidade de matança de Dodge Kill, podendo eliminar inimigos a curta distância com facilidade. Sempre vai ser preferível que o jogador elimine os inimigos com habilidades de Hunter devido a EXP adicional, porém nem sempre é simples executar os Finishing Moves devido a quantidade de oponentes.
  • Dicas Rápidas

Pra finalizar, algumas dicas simples e úteis pro gameplay. Claro que não sou um grande especialista no jogo e que tem gente muito mais experiente, mas essas dicas são baseadas em meu gameplay e experiência de jogo, portanto fiquem a vontade pra contestá-las ou indicar novas dicas.

Vejo a luz no fim do túnel.

 

Priorize a aquisição de Skills que aumentam sua EXP e Salvage. Assim você conseguirá comprar outras Skills e Upgrades pra suas armas com facilidade.

Não se prenda muito a um lugar tentando achar os coletáveis, parte dos mapas possuem coletáveis em locais inacessíveis até que você consiga alguma outra habilidade de locomoção, como a capacidade de escalar ou de disparar flechas com corda, ou seja, é impossível pegar todos os coletáveis sem ter de realizar algum backtrack. Prefira deixar a coleta de todos os itens após o final do jogo.

Parta pra cima em combates a curta distância. Lara não é feita de papel, sendo que, com exceção de inimigos de Rifle e Shotgun, dificilmente ela vai morrer com poucos ataques, ou seja, é perfeitamente possível, em combates a curta distância, finalizar boa parte dos inimigos com Finish Moves.

Mate inimigos de metralhadora enquanto eles erram uma rajada de disparos. Por alguma razão, inimigos de rifle tendem a realizar vários disparos de uma vez, porém errando um eles erram praticamente todos, sendo que é perfeitamente possível sair do cover e disparar na cabeça deles enquanto eles disparam no nada.

Pegue Bow Expert ou Pistol Expert pra facilitar Headshots ao final do jogo devido a retícula vermelha.

Não tenha medo de tentar um HeadShot, mesmo durante combate, principalmente a longa distância. Por alguma razão, é incrivelmente fácil acertar um headshot a longa distância, mesmo com pouca visão do alvo, principalmente com arco e flecha.

Varie de arma. Não se prenda a uma única arma, utilize todas pra tirar o máximo de proveito da experiência de jogo e facilitar os combates nas mais variadas situações.

E principalmente, divirta-se =D.

Bom, é isso aí galera, mais um guia pra cá, espero que se divirtam e qualquer coisa é só comentar. Até a próxima!

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4 thoughts on “O Grande Guia: Tomb Raider (2013) Guia de Armas e Skills

  1. Eduardo Marchetti (@marchettidudu) Março 6, 2019 às 2:09 pm Reply

    O Grande guia ta meio não tão grande assim… da pra melhorar

    • gustavoms11 Junho 19, 2020 às 1:54 pm Reply

      Tomb Rider não é muito complexo HAEHAEH

  2. Douglas Ramos Julho 2, 2019 às 12:56 am Reply

    Boa noite, excelente seu post , com ele me ajudou muito e passei a entender melhor. Tem do rise ?

    • gustavoms11 Junho 19, 2020 às 1:55 pm Reply

      Obrigado!

      Não tenho Rise ainda, mas quem sabe um dia \o/

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