O Grande Guia: Guia de Itens, Inimigos e Classes: The Nightmare Cooperative

Se chover, vai dar merda…

  • Introdução

E ae galera! Como vão? Bom, hoje é dia de mais um guia, dessa vez de um jogo bem mais simples: The Nightmare Cooperative! Um jogo que te dá raiva até os nervos, mas é bem divertido por si só. O jogo está disponível tanto pra PC quanto para Android e IOS e eu recomendo fortemente nessas duas últimas plataformas pois todo o seu design se encaixa muito bem para jogadas rápidas. Foi muito difícil fazer esse guia pois não há praticamente qualquer informação na internet sobre o jogo, então todas as informações aqui serão puramente baseadas nas minhas experiências no jogo. Dito isso, vamos começar!

  • Conhecendo o jogo

The Nightmare Cooperative é um Puzzle Roguelike onde o jogador controla um grupo de personagens explorando uma série de cavernas pra conseguir ouro e itens raros. O jogo não possui qualquer enredo e os personagens não tem qualquer contextualização exceto no final, onde dependendo do personagem com o qual o jogador pegou o último item vai alterar o texto de fechamento do jogo. A jogabilidade se passa em turnos, o jogador começa com dois personagens e pode recrutar até ter um time de quatro, sendo que cada personagem possui um máximo de quatro corações e quatro poções que podem ser usadas pra utilizar suas habilidades especiais. O diferencial do jogo é que a cada movimentação, o jogador move todos os personagens de uma única vez, ou seja, se o jogador se movimentar, todos os personagens se movimentam, se utilizar a habilidade especial de um, todos aqueles aptos a utilizar suas habilidades vão utilizá-las, o que gera uma confusão generalizada e torna o jogo cruel e punitivo. O objetivo do jogo em si, como já subentendido pelo plot, é conseguir o maior número de Gold, itens e personagens possível pra melhorar o End Game Rank, entretanto essa é a única função do Gold no jogo, sendo que não há absolutamente nada comercializável pra melhorar a campanha do jogador, o que parece ser uma certa falha de Design. O jogo em si é bom pra passar o tempo, mas devido a falta de conteúdo pós campanha é difícil recomendá-lo pro PC especificamente, mas nos mobiles acaba sendo ótimo praquelas horas únicas de reflexo a seu eu interior (aka hora do banheiro).

Saiam de mim, coisa ruim!

  • Dungeons

O jogo em si conta com quatro dungeons que o jogador deve passar com quatro andares cada uma. A cada dois andares que o jogador passar com menos que quatro personagens na equipe, dois personagens aparecerão inertes no cenário e o jogador poderá escolher um deles pra complementar seu time. Os andares são sempre constituídos de locais trafegáveis, paredes e poços de ácido ou lava, sendo que o primeiro reduz um coração e o segundo dois corações se o jogador passar por eles, além de inimigos e baús. Abrir um baú fará com que alguns inimigos ou poços de lava adicionais apareçam, sendo que a quantidade depende do número sobre o baú aberto. No canto inferior da tela um contador em vermelho aparece, sendo que este diminui a cada movimento feito, quando chega a zero alguns inimigos também aparecerão. Vamos descrever os quatro cenários.

  • Catacombs

O primeiro cenário do jogo e o mais padrão. É o único cenário onde aparecem poços de ácido e é bem simples, sendo que os inimigos não costumam ser muito perigosos, mas podem se tornar facilmente numerosos caso o jogador deseje pegar vários baús pelo cenário. É um nível mais relacionado a preparação, pois os demais não serão nada fáceis. No último andar é possível pegar uma coroa além dos espinhos se o jogador pressionar o botão no chão.

  • Ice Cave

O segundo andar é repleto de gelo e a partir de então os poços passam a ser de lava, causando mais dano. Os inimigos aqui costumam congelar o personagem, o que pode levá-lo a morrer facilmente se for encurralado por outro inimigo. Caracóis criam quadrantes congelados que faz o personagem escorregar, o que pode ser usado como vantagem pra escapar de ser atacado por alguns inimigos. Ao final da Dungeon um cetro de gelo estará atrás dos espinho e, assim como a coroa, pode ser adquirido pressionando o botão no chão pra recolher os espinhos e então indo até ele.

  • Iron Cave

Esta Dungeon tem uma pegada mais Steampunk, com vários botões no chão, poços de lava e paredes semelhantes a de um bunker. Os inimigos deste lugar são semelhantes aos do primeiro cenário, porém com algumas adições, porém nada muito a declarar. Ao final desta Dungeon é possível pegar uma engrenagem dourada da mesma forma que o cetro de gelo e a coroa, pressionando o botão no chão pra recolher os espinhos e indo até a mesma.

  • Sand Cave

Última dungeon do jogo, aqui a maioria dos inimigos não causa dano direto, mas sim coloca um contador sobre o personagem que, ao chegar a zero, causa dano ao mesmo. Ao final da Dungeon estará o talismã esmeralda que, ao ser pego, levará ao final do jogo. Dependendo do personagem que o pegar, o texto do final será diferente.

Como todos os personagens executam os movimentos especiais ao mesmo tempo, se aquela arqueira atirar, aquele ninja tá ferrado…

  • Itens

Em meio a campanha, o jogador encontrará alguns itens pelo chão. Estes itens dão alguma vantagem ao personagem e são perdidos quando o mesmo morre. Tome cuidado, pois eles também não podem ser substituídos, portanto cada personagem pode pegar um apenas e será fadado a utilizar apenas aquele item até morrer.

  • Chest Plate

Aumenta um coração e diminui uma poção. É bom principalmente quando se tem um Priest no time. Personagens que tiram maior vantagem deste item são o Warrior, pois causa dano dobrado com sua habilidade, o Barbarian, que pode afastar inimigos e por isso pode precisar de alguma vida extra, e o Miner, pois ele também pode precisar de vida extra pra poder alcançar determinados locais.

  • Potion Pendant

Aumenta uma poção e diminui um coração. Bom pra personagens dependentes de poções, porém não há um personagem como o Priest pra recuperar poções, portanto mesmo com o slot de poção extra, o jogador deve procurar poções em meio ao cenário pra se reabastecer com frequência. Personagens que tiram proveito deste item são todos aqueles que possuem habilidades a distância, como Archer, Mage e Ice Mage, além do Astral Walker, pois este pode passar completamente despercebido pelo andar se possuir uma boa quantidade de poções.

  • Staff of Life

Mata o primeiro inimigo atacado fisicamente instantaneamente a cada andar. Pra mim é o melhor item do jogo, principalmente nas mãos do Barbarian se estiver tendo dificuldades pra habilitar o Builder. Pode tirar o jogador de inúmeros problemas e é especialmente útil contra inimigos com dois ou mais de HP, principalmente Levvis the Norse Warrior.

  • Vampire Fangs

Recupera um coração após derrotar o primeiro inimigo de cada andar. É especialmente útil pra personagens que podem atacar a distância ou pro Warrior que possui dano dobrado com sua habilidade, pois acaba não compensando ter de atacar um inimigo duas vezes e acabar levando um golpe de graça pra recuperar um coração, pois vai sair elas por elas.

  • Iron Boots

Protege contra a primeira vez que o personagem pisar num poço de ácido ou lava a cada andar. É um item bem situacional, mas pode ser melhor utilizado pelo Ninja se ele acabar enrascado em algum canto do cenário devido ao uso de sua habilidade, mas pode ser usado por qualquer personagem e acaba sendo especialmente útil se a saída do andar estiver bloqueada por um destes poços.

  • Chest Talisman

Impede que inimigos surjam após abrir o primeiro baú de cada andar. É bom pra jogadores que pretendem conseguir o maior Gold possível durante a campanha, recomendável a ser utilizado em baús de nível 3. Também é bom pra evitar evocar inimigos ao esbarrar em baús sem querer, mas os demais itens podem acabar sendo mais úteis.

Seria um andar fácil, se não fosse aquela parede…

  • Inimigos

Cada andar introduz alguns inimigos novos e saber como eles se comportam, o quanto de vida possuem e que perigo podem ocasionar é muito útil pra não acabar sendo encurralado sem saber o que fazer. Abaixo vamos mostrar os inimigos existentes no jogo e explicar seu comportamento.

  • Enemy Shell

É o primeiro inimigo que o jogador verá, pois ele é o primeiro a aparecer em cada andar do jogo. Possui apenas um coração e, após um turno, se transforma em qualquer outro inimigo do jogo (dependendo do andar). Ter personagens com ataques a distância no time pode evitar que um ou outro nasça, mas é literalmente impossível matar todos e evitar que o andar fique infestado de oponentes.

  • Enemy Shell

É o primeiro inimigo que o jogador verá, pois ele é o primeiro a aparecer em cada andar do jogo. Possui apenas um coração e, após um turno, se transforma em qualquer outro inimigo do jogo (dependendo do andar). Ter personagens com ataques a distância no time pode evitar que um ou outro nasça, mas é literalmente impossível matar todos e evitar que o andar fique infestado de oponentes.

  • Standard Patrol Monster

Possui dois corações e é o inimigo padrão da primeira Dungeon. Ele basicamente apenas fica indo e voltando em uma linha reta na vertical ou horizontal, sendo fácil de evitar se a linha que ele está caminhando não for muito estreita.

  • Flame Tower

Possui dois corações. Ele vira pra uma direção (cima, baixo, esquerda ou direita), carrega o ataque durante um turno e dispara no segundo, então se vira em sentido horário pra carregar e dispara novamente. É bem fácil de evitar, porém aparecem aos montes e acabam atrapalhando bastante a navegação. Se atingirem um personagem, eles vão carregar por cerca de três turnos, além de também poderem ficar inertes se não avistarem nenhum jogador desde que surgem na tela (isso parece ser aleatório).

  • Vaguely Clever Patrol Guard

Possui dois corações. Ele pode perseguir o jogador ou fugir do mesmo de modo aleatório e vai ficar andando pelo cenário até avistar qualquer personagem. É melhor ser evitado pois podem encurralar o personagem e são bem chatos pra serem despistados.

  • Golden Guard

Possui dois corações. Eles ficam geralmente em meio a vários baús e Gold espalhados. Caso o jogador se aproxime a uma distância menor que dois quadrantes do mesmo, ele irá começar a perseguir os personagens. É bem melhor evitá-lo, pois o mesmo fica parado até que o pertubem.

  • Ice Trail

Possui dois corações, são os inimigos padrões de Ice Cave. Eles se movem a cada três turnos e perseguem o personagem mais próximo deles. A cada vez que se movem, eles passam um turno congelando o local onde estão, tornando o quadrante escorregadio, então se movem para outro quadrante. São fáceis de se evitar individualmente, mas costumam andar em grupos e se alojar nos piores quadrantes possíveis.

  • Snow Patrol

Possui dois corações. São iguais ao Standard Patrol Monster, porém ao invés de simplesmente causar dano, eles congelam o personagem, o que é muito perigoso se houver outros inimigos próximos, pois o congelamento dura três turnos e inimigos padrões (que não causam congelamento) podem atacar um personagem congelado.

  • Ice Flame Tower

Possui dois corações. Também iguais as Flame Towers, porém congelam o personagem que for atingido, envolvendo portanto os mesmos riscos que o Snow Patrol.

  • Peekaboo

Possui dois corações. Andam por caminhos pré determinados com as mãos nos olhos até que um personagem se aproxime, a partir de então começam a perseguir o personagem da mesma forma que o Vaguely Clever Patrol Guard. Como podem acabar bloqueando o caminho, muitas vezes torna-se impossível de evitá-los.

  • Munquisee Munquidoo

Possui um coração. Imita todos os movimentos do jogador e atinge o personagem que se aproximar. São incrivelmente frágeis e podem ser levados até poços de lava com facilidade, já que eles ficam imitando os movimentos do jogador de qualquer forma.

  • Puppydog

Possui dois corações. Persegue o personagem mais próximo, simples assim, são bem chatos e aparecem com frequência em Ice Cave, muitas vezes sendo impossível evitá-los.

  • Iselphlat, The Friendly Yeti

Possui dois corações. Persegue o personagem mais próximo assim como Puppydog, porém ao atingir o personagem ele acaba empurrando-o. Aparecem individualmente com frequência no último andar de Ice Cave e deve ser evitado a qualquer custo, pois ele acaba se tornando muito difícil de matar já que sempre acaba empurrando o personagem. Pode ser usado ataques a distância pra derrubá-lo com facilidade.

  • Diagonal Flame Tower

Possui dois corações. É o inimigo mais comum em Iron Cave (embora apareça também em Ice Cave) e é idêntico a Flame Tower, porém ao invés de atacar na vertical e horizontal, ele ataca nas diagonais.

  • Sir Swapsalot

Possui dois corações. Troca de lugar com um personagem que cruzar com ele na vertical ou horizontal a menos que a distância entre os dois seja melee, neste caso ele apenas atinge o personagem como um inimigo normal. É um inimigo que pode causar muita confusão, mas pode ser utilizado pra alcançar o final de um andar com facilidade, tudo depende da localização do mesmo e da estratégia de quem joga ao analisar a situação.

  • Scorpion

Possui um coração. Persegue o personagem mais próximo e causa dano por veneno, colocando um contador sobre a cabeça do personagem que, ao chegar a zero, causa dano ao mesmo, podendo ser cumulativo. Ele é facilmente derrotável já que possui um coração apenas e é o inimigo mais comum da Sand Cave.

  • Scorpion

Possui um coração. Persegue o personagem mais próximo e causa dano por veneno, colocando um contador sobre a cabeça do personagem que, ao chegar a zero, causa dano ao mesmo, podendo ser cumulativo. Ele é facilmente derrotável já que possui um coração apenas e é o inimigo mais comum da Sand Cave.

  • Coral Snake

Possui dois corações. É igual ao Scorpion, porém mais resistente, se tornando muito mais chato e podendo eliminar os personagens com facilidade, além de surgirem em quantidades enormes.

  • Cobra

Possui dois corações. Esse inimigo dispara veneno na horizontal ou vertical, então fica dois turnos em repouso e depois sai a caça novamente. São bem difíceis de ser evitados e é melhor simplesmente sair correndo pra saída do que encará-los.

  • Levvis the Norse Warrior

Possui três corações. É o inimigo mais resistente do jogo, contando com três corações de vida. Um destes sempre aparece no último andar da Sand Cave, sendo uma espécie de chefe final, mas ele também pode aparecer em Iron Cave e Ice Cave com um pouco de azar. Um personagem com Staff of Life pode dar cabo dele com facilidade, mas caso contrário ele dura tempo suficiente pros inimigos cercarem o jogador.

Aquela Archer vai ter uma gripe.

  • Classes

Por fim, vamos falar dos personagens disponíveis. O jogador pode ter até um máximo de quatro personagens em sua equipe sendo que eles podem ser substituídos caso algum deles morra e outro seja encontrado durante os andares. O jogador começa com dois personagens e não possui qualquer controle sobre com qual classes ele vai começar, porém a cada dois andares sem a equipe completa irão aparecer dois personagens inertes no cenário e o jogador poderá escolher um deles pra integrar a equipe. Todos os personagens começam com quatro corações e quatro poções e só diferem entre si em suas habilidades especiais, sendo que alguns personagens são desbloqueáveis. Vamos conferir cada personagem abaixo.

  • Barbarian

Um cara grande com um chapéu do chaves. Sua habilidade consiste em empurrar os inimigos adjacentes para a parede mais próxima. É muito útil pois afasta inimigos com facilidade e abre caminho, além de causar dano aos mesmos, tornando-o versátil e útil tanto pra fugas quanto pra eliminar alguns oponentes. Terminar o jogo pegando o último item com ele desbloqueia o Builder, portanto é bom saber jogar com ele se quer completar 100% do jogo.

  • Warrior

Uma espécie de guerreiro árabe inspirado em Aladin, com brinquinho,bandana e tudo mais. Sua habilidade especial faz com que ele cause dano duplo a um inimigo em uma casa adjacente, facilitando a ativação de itens como Vampire Fangs e tornando mais fácil impedir o avanço de inimigos mais resistentes. O problema maior é que ele só pode ativar sua habilidade a curta distância, mas é um personagem muito útil.

  • Priest

Um velhote escondido em uma capa branca, possui a capacidade de curar três corações de aliados adjacentes, sendo particularmente útil quando algum personagem possui Chest Plate equipado. Como ele não pode SE curar, acaba sendo o primeiro a morrer, porém serve a seu propósito muito bem, principalmente se é necessário deixar algum personagem chave vivo (como aquele portando o Staff of Life).

  • Archer

Uma elfa de manto verde (clássico, não?). Sua habilidade consiste em disparar uma flecha causando um de dano na horizontal ou vertical. É uma personagem bem padrão e sua habilidade é boa pra antecipar a chegada de alguns inimigos ou derrotar inimigos difíceis caso próximos, como Iselphlat. É a personagem de longa distância mais confiável por seus ataques serem fáceis de mirar.

  • Mage

Um velho com manto azul (outro clássico). Sua habilidade dispara uma bola mágica que causa um de dano a um inimigo na diagonal. É mais difícil de utilizar que a Archer, porém se encaixa em determinadas situações, principalmente quando seus personagens estão agrupados.

  • Ninja

Um…ninja, ora, como você esperava que fosse? Sua habilidade é a capacidade de se teletransportar até a parede mais próxima caso haja inimigos entre ele e a parede. Sua habilidade pode facilitar bastante a chegada ao final do andar, mas não é nada fácil de ser utilizada, pois depende muito de posicionamento e até alguma sorte pra que haja inimigos na reta exata que deseja se movimentar. Devido a isso, o Ninja tende a estar bem separado do grupo e manusear personagens distantes no mesmo andar pode ser uma tarefa para poucos, portanto ele não é o mais recomendado a se ter na equipe a menos que tenha certeza de que vai se ter algum uso pra ele.

  • Ice Mage

Um mago com pele preta e realmente muito bizarro, ele é desbloqueado ao recuperar o cetro de gelo em Ice Cave. Sua habilidade é disparada na diagonal assim como a do Mage, porém ao invés de causar dano, ele congela o inimigo por três turnos. Ele é mais útil que o Mage normal pois sua habilidade dá um maior leque de opções, como esquivar do inimigo, matá-lo (já que três turnos é mais que o suficiente pra eliminar qualquer inimigo do jogo), se aproximar, dentre outros. É mais útil, porém não mais prático, já que mirar sua habilidade ainda é um tanto complicadinho e como não causa dano, ela acaba sendo muito mais útil a curta distância.

  • Miner

Um cowboy com uma picareta, ele é desbloqueado ao recuperar a engrenagem dourada em Iron Cave. Sua habilidade é a de quebrar a parede em sua volta, abrindo o caminho com facilidade pra se chegar ao próximo andar. É uma habilidade muito útil, porém complexa de ser utilizada, pois é muito mais útil quando os personagens da equipe estão juntos, pois todos poderão aproveitar a mesma passagem. Também serve muito bem pra escapar de ser encurralado pelo inimigo, principalmente aqueles que perseguem o personagem, como Puppydog e Coral Snake.

  • Astral Walker

Uma maga flutuante, ela é liberada ao terminar o jogo. Sua habilidade é a de ficar intangível por quatro turnos, podendo passar através de paredes. Muito cuidado, pois se ela acabar o último turno dentro de uma parede ela morre instantaneamente. Ela também ainda pode ser atingida normalmente por inimigos enquanto está nesta forma, tornando-a muito dependente de poções pra se tirar máximo proveito.

  • Necromancer

Um macumbeiro com um crânio em cima da cabeça, é liberado ao terminar o jogo com menos de 30 de Gold. Sua habilidade evoca um esqueleto (geralmente na casa adjacente abaixo, se não for possível evoca em alguma casa possível no sentido horário) que possui um coração de vida e causa um de dano. Pra mim é o personagem mais inútil, pois raramente o esqueleto terá a capacidade de fazer qualquer coisa e ele pode muito bem acabar atrapalhado ocupando uma casa chave pra se escapar de algum inimigo. Como a habilidade do Necromancer está sempre passível a ser utilizada, ele sempre vai evocar o esqueleto enquanto houver poções caso o jogador aperte o botão da habilidade, tornando-o bem pouco versátil.

  • Builder

Por fim, a última personagem, ela é liberada ao terminar o jogo pegando o medalhão esmeralda no final de Sand Cave com o Barbarian. Sua habilidade consiste em criar paredes nas casas adjacentes a sua volta que podem receber até três de dano antes de serem destruídas. É um personagem bem difícil de utilizar pois sua habilidade pode facilmente acabar com o jogo, mas bem utilizada pode manter inimigos distantes tempo o suficiente pra se encontrar uma escapatória, trabalhando muito bem com o Miner e principalmente quando o grupo está organizado em fila de modo que o último personagem é a Builder (sim, a Builder, é uma mulher).

Conheça o pessoal.

  • Conclusão

Muito provavelmente você não precisava de nenhuma destas informações, pois o jogo por si só é muito simples, mas não encontrei realmente nenhum guia de referência e achei interessante colocá-lo aqui. Espero que tenham curtido e até a próxima!

E ae? Bora dá um rolé?.

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