O Grande Guia: Guia de Personagens de Final Fantasy Dissidia 012 Duodecim

  • Introdução

Olá novamente, o guia de hoje será sobre um clássico do PSP: Final Fantasy Dissidia 012 Duodecim, um jogo de luta que reúne todos os mais famosos combatentes da sagrada série da Square em combates bem animados em uma jogabilidade baseada em Kingdom Hearts. Este é um guia de personagens e, como o nome já diz, é um guia sobre a história, características e movimentos dos personagens, sendo que o objetivo deste guia NÃO É ensinar tudo sobre um personagem ou outro em específico, pois existem guias monstruosamente gigantes em vários canais da internet sobre cada um dos personagens, sendo que o objetivo aqui é apresentar os personagens e suas táticas mais comuns.

  • Conhecendo o jogo

Dissidia 012 Duodecim é a continuação do jogo Final Fantasy Dissidia, também de PSP, e serve como uma espécie de expansão para o mesmo, com mais personagens, modos, história, itens, etc, etc, etc… O jogo inicia com um prólogo de Final Fantasy Dissidia, segue para a história do jogo tradicional e então vai para o capítulo Confessions of the Creator, um modo extra de jogo que conta o real desfecho do enredo.

O Chaos não deve ter puxado a mãe dele.

 

  • Jogabilidade

Dissidia 012 Duodecim é um jogo de luta com elementos de RPG, plataforma e hack’n slash tridimensional, ou seja, os combates são um contra um, entretanto a câmera é geralmente posicionada atrás do personagem e ele é livre para se movimentar pelo cenário, bem mais amplo que um jogo de luta convencional. Há dois modos de jogo, o modo RPG, onde o jogador só seleciona as ações dos personagens e o modo ação, onde o jogador tem controle completo da movimentação do personagem e, é claro, vamos tratar da segunda opção neste guia, pois se você tem um jogo de luta JOGUE UM JOGO DE LUTA ¬¬”.

Lightning como sempre pagando de machinha.

 

  • Termos

Abaixo, segue o glossário de termos utilizados no guia e no mundo de FF Dissidia em geral, estes vão servir para familiarizar com as descrições das características dos personagens, que é o principal foco do guia.

  • Bravery

Bravery são os pontos acima da barra de HP do personagem. Eles servem para indicar quanto de dano um HP Attack irá causar se atingir o oponente, sendo que ao atingir, o Bravery do personagem vai a 0 e retorna com o tempo até seu valor base. Ao realizar Bravery Attacks e atingir o inimigo, o personagem rouba a Bravery do oponente sendo que, se chegar a 0, o oponente entra em Break e o personagem também ganha o Stage Bravery acumulado, dando um grande bônus ao próximo ataque. Existem outras maneiras de ganhar Bravery, dependendo do personagem e da build utilizada, como usar o Paradigm Medic da Lightning ou esquivar com equipamentos com BRV Boost On Dodge.

  • Bravery Attack

Bravery Attack são ataques que causam Bravery Damage e não causam HP Damage, ou seja, não causam dano real ao inimigo, mas sim depletam sua Bravery.

  • HP

É a vida do seu personagem, diminuída conforme é atingido por HP Attacks.

  • HP Attack

HP Attacks são aqueles ataques que causam HP Damage, entretanto existem vários HP Attacks que causam um pouco de Bravery Damage antes de realmente causar dano ao HP.

  • Dodge

É o ato de esquivar de um ataque com R1 + X ou utilizando movimentos especiais, como os ataques do Tidus. Ao utilizar o movimento de esquiva, o personagem cancela a animação de ataque, o que é bem útil para continuar os ataques ao inimigo. Ao esquivar de um ataque iminente, a palavra Dodge aparece na tela.

  • Block

É o ato de defender um ataque. Com R1, é possível defender ataques de prioridade baixa, entretanto existem movimentos capazes de defender ataques das demais prioridades, como os bloqueios de ExDeath, Shield Bash de Firion e Jecht Block de Jecht.

  • Prioridade

Prioridade é uma propriedade de cada ataque que indica se é possível ele passar por bloqueios ou outros golpes de prioridade mais baixa. As prioridades possíveis são divididas em Low Ranged, Low Melee, Middle Ranged, Middle Melee, High Ranged, High Melee, Special e Unblockable. Para maiores informações, segue: http://finalfantasy.wikia.com/wiki/Damage_Priority

  • Stagger

Stagger é quando um personagem fica tonto ao ter algum ataque bloqueado por um Block ou por outro ataque. O personagem vai para trás e fica alguns segundos parado, dando chance de um contra ataque.

  • EX Mode

É um comando utilizável quando a barra de EX está cheia, sendo que ela pode ser carregada com orbs presentes no cenário quando um oponente recebe dano ou através de EX Cores, que são uma espécie de sino azul que aparece pelo cenário. É possível entrar em EX Mode utilizando R1 + Quadrado e cada personagem possui características específicas enquanto neste modo. Para maiores informações: http://finalfantasy.wikia.com/wiki/EX_Mode

  • EX Burst

É possível utilizar EX Burst apertando quadrado após atingir o oponente com um HP Attack enquanto dentro do EX Mode. É como se fosse um especial do personagem, cada um possuindo características únicas e um minigame para realizar mais dano ao inimigo.

  • EX Defense

Ao ser atingido por um EX Burst, uma barra aparece no lado do personagem atingido, onde o mesmo deve apertar bola repetidamente para tentar manter o cursor sobre o -10 e assim receber menos dano dos ataques que causam Bravery Damage durante o EX Burst.

  • EX Revenge

Enquanto recebendo um combo, o personagem pode sacrificar sua barra de EX cheia para causar um EX Revenge, deixando a câmera lenta para poder realizar um contra ataque livremente.

  • EX Break

Ao ser atingido por um assistente enquanto no EX Mode, o personagem perde a forma EX enquanto o atacante recebe o Stage Bravery acumulado.

  • Stage Bravery

É o Bravery do cenário, recebido pelo personagem atacante ao realizar um Bravery Break, um EX Break ou um Assist Lock enquanto em EX Mode. Ele é aleatório nos cenários comuns, enquanto nos cenários Omega eles variam de acordo com o cenário, alguns cenários como o Lifestream de FFVII aumentam o Stage Bravery em grande quantidade, o Chaos Temple rouba Bravery dos personagens aos poucos, o Ultimecia Castle faz com que o valor seja aleatório e por aí vai.

  • Bravery Break

Quando um personagem atinge menos de 0 de Bravery, ele entra em Bravery Break, onde o Stage Bravery vai para o oponente, ele não causa dano ao Bravery do oponente (embora receba Bravery pelos ataques) e fica neste estado até voltar ao seu valor base.

  • Base Bravery

É o valor base do personagem, modificado através de equipamentos e de seu nível. Ao utilizar um HP Attack, este é o valor para o qual o Bravery retornará após um tempo.

  • Assist

É o assistente do personagem, ou seja, outro personagem do jogo que entra em campo para utilizar algum ataque gastando uma barra de Assist. L1 + Bola utiliza o Bravery Attack do Assist e L1 + Quadrado utiliza o HP Attack, sendo que cada personagem conta com um de cada no ar e no chão para utilizar enquanto for Assist e isso não é configurável.

  • Assist Lock

Quando um personagem Assist é atingido no meio de seu ataque, ele fica inutilizável por um período de tempo.

  • Target Lock

Ao precionar L1, é possível alterar o alvo dos ataques. Algumas habilidades permitem dar Lock no EX Core ou no Assist quando os mesmos aparecem.

  • Slide

Slide é o ato de escorregar por partes específicas do cenário utilizando triângulo. Cada cenário possui partes específicas para tal.

  • Dash

É o ato de avançar ou retroceder em velocidade. Existem várias habilidades específicas para realizar Dash a partir de R1 + Triângulo, sendo avançar ao alvo, retroceder do alvo ou se mover livremente pelo ar.

  • Glide

É o ato de se manter no ar segurando X após um pulo. Apenas Kuja possui essa habilidade por natureza, mas Sephiroth pode pairar no ar no EX Mode, além de Ultimecia e Emperor também possuírem um bom tempo no ar devido a seus ataques.

  • Jump

É o ato de pular com X e será referenciado como tal. Jump também é uma habilidade de Kain e Gilgamesh, sendo um HP Attack.

  • Omega Stage

São versões alternativas dos cenários, sendo que estes possuem efeitos especiais únicos, que alteram a forma do próprio cenário e o Stage Bravery corrente dependendo da situação.

  • Wall Rush

É o efeito de alguns ataques, onde o oponente é jogado na parede, causando Bravery Damage adicional.

  • Chase

É o efeito de alguns ataques onde o botão X aparece na tela, dando início a uma sequência de Chases, iniciada por quem causou o Chase, podendo utilizar Bola para realizar um ataque normal ou quadrado para um HP Attack. Bola vai fazer um ataque rápido e dará continuidade ao Chase, enquanto Quadrado vai terminar o Chase e causar HP Damage. O defensor por sua vez poderá esquivar com X, porém deverá arriscar de qual ataque vai esquivar dependendo do tempo que vai levar para apertar o botão, sendo que caso esquive corretamente, será o próximo a atacar.

  • Criticals

São ataques situacionais realizados por Bravery Attacks e ignoram a defesa do inimigo. São comuns em inimigos em Stagger ou após uma esquiva.

Chega disso, vou embora pro que interessa!

 

  • Equipamentos

Mas calma lá querido Warrior of Light, ainda há alguns detalhes a serem explicados, o primeiro deles são os equipamentos! Cada personagem pode equipar por natureza alguns tipos de equipamentos, além de poderem se equipar com habilidades que lhes permite usar equipamentos de outros tipos. Estes equipamentos podem conter efeitos únicos, por set, ou simplesmente nenhum efeito. Efeitos únicos são aqueles adquiridos ao equipar o equipamento, enquanto efeitos por set exigem que o jogador coloque alguns outros equipamentos que possuam a mesma descrição para que o efeito seja ativo, caso contrário não surtirá efeito nenhum. Existem quatro peças de equipamentos:

  • Armas Aumentam o ataque do personagem.
  • Escudos / Luvas Aumentam a defesa do personagem.
  • Capacetes / Elmos / Bandanas Aumentam a Bravery base do personagem.
  • Armaduras Aumentam o HP do personagem.

Estes efeitos são os principais, mas existem equipamentos que possuem partes de outros efeitos, como armas que aumentam defesa, armaduras que aumentam Base Bravery, dentre outros. Builds focadas geralmente usam sets de equipamentos se possível for para se adequar as suas necessidades, entretanto cada personagem possui armas que contém efeitos únicos que os ajudam muito na hora do combate, por isso, em muitos casos, os sets são montados pelas partes defensivas dos equipamentos, mas isso vai do gosto de cada jogador.

Espada é o escambal, tiro na cabeça e deu!

 

  • Acessórios

Acessórios dão efeitos passivos adicionais aos personagens e são muito importantes para se considerar na hora de montar uma build efetiva, pois por meio deles se conseguirá o efeito desejado e focará a build na sua estratégia. Ao todo existem três tipos de acessórios:

  • Básicos Garantem efeitos pouco poderosos por si só, como por exemplo aumentar o ataque em 5%, entretanto estes efeitos podem ser melhorados através de Boosters.
  • Boosters Melhoram o poder dos acessórios básicos, cada booster possui um condicional que, caso encontrado, ativa seu efeito e melhora o poder dos boosters, por exemplo, After Summon ganha seu efeito após o usuário ativar seu summon. Os boosters contém em sua descrição um multiplicador, que será o quanto ele melhorará o acessório.
  • Especiais Garantem efeitos semelhantes aos básicos, porém em maior quantidade, mas não podem ser melhorados por boosters, sendo bons para garantir efeitos por toda a partida. Muitos deles quebram após o uso em um combate.

Head&Shoulders! E ai, curtiu?

 

  • Summons

Por fim, summons são seres místicos comuns da série que podem ser evocados no fervor do combate. Eles podem ser evocados apenas uma vez e garantem um efeito imediato ou temporário. Existem dois tipos: Os AUTO, que são usáveis automaticamente na batalha e possuem menos poder e os comuns, que possuem mais poder e são evocados com R1 + Bola, sendo estes muito melhores para se bolar uma estratégia. Como não é objetivo do guia explicar summon a summon, até por que existem as dezenas, eis aqui o link para quem quiser se aprofundar na pesquisa: http://finalfantasy.wikia.com/wiki/Summon_(Dissidia_012)

Oi, eu sou o Capeta.

 

  • Personagens

Até que enfim! Lembre-se, este guia é um introdutório aos personagens, dizendo seus traits e combinações comuns. Este guia não é um guia competitivo nem haverão builds prontas, apenas dicas de builds mais comuns, ele meramente serve para criar uma relação com o personagem, entendê-lo ou até conhecê-lo, já que muita gente pode não conhecer boa parte dos personagens. Vamos começar com os novatos do Dissidia, os personagens que entraram extras e fazem parte do prólogo do jogo, já que serão o primeiro contato do jogador com o modo história, portanto, nada mais justo. WARNING: PODE HAVER SPOILERS DOS FINAL FANTASY DE ORIGEM DOS PERSONAGENS, LEIA A SESSÃO FINAL FANTASY DE ORIGEM POR SUA CONTA.

  • Lightning

“Se olhar demais, te corto fora.” – Lightning.

 

  • Prós / Contras
  • + Bom combate no solo.
  • + Pode pressionar sem atacar.
  • + Magias com prioridades médias.
  • + HP Attacks com delay para enganar os inimigos e um Bravery to HP Attack.
  • + Ótimo EX-Mode.
  • Combate mediano no ar.
  • HP Attacks muito fáceis de esquivar.
  • Seus golpes não se ajustam a diferença de altura.
  • Watera refletida é um problema.
  • Final Fantasy de Origem

Lightning é a protagonista de Final Fantasy XIII e Lightning Returns Final Fantasy XIII. Uma agente da Guardian Corps que é amaldiçoada a virar uma l’Cie, uma espécie de emissária dos Deuses, porém por um Deus de Pulse, o mundo terrestre e oponente de Cocoon, sua terra natal situada nos céus, sendo portanto tratada como uma traidora e caçada pelas forças de Cocoon após a falha tentativa de resgatar sua irmã, Serah, de dentro de Anima, a entidade que lhe enfeitiçou. Lightning é rancorosa, agressiva, antisocial e rabugenta a maior parte do tempo, mas na verdade isso esconde seu grande medo de ficar sozinha e acaba se soltando aos poucos com seus amigos e principalmente com Snow, seu cunhado, a quem tanto odiava e rejeitava (tem até um pequeno climinha entre os dois em uma determinada cena…Lightning fura olho).

  • Enredo In-Game

Lightning é a principal protagonista do prólogo do jogo, sendo responsável por liderar o grupo no combate contra os Manekins, réplicas malignas dos combatentes do conflito eterno. Ela continua sendo rabugenta e árida, porém é mais decidida que tradicionalmente e age apenas pelo que ela acha correto e não pelo que os outros indicam a ela (mesmo se os outros realmente tiverem certos, traduzindo ela é cabeça dura). Ela apenas tem em mente encerrar o conflito e poder ir pra casa, embora seja obsecada por ganhar, ela realmente não aparenta se importar muito com o bem estar de Cosmos e luta praticamente o tempo todo sozinha, já que não gosta de depender de terceiros.

  • Modo de Jogo

O título de Lightning no jogo é “Paradigm Commando” e se você já jogou FFXIII deve saber mais ou menos o que isso quer dizer. Ela possui três instâncias que ela pode trocar conforme deseja e alteram completamente seus Bravery Attacks, enquanto seus HP Attacks são todos compartilhados. O primeiro é o Commando, que utiliza muitos ataques físicos e poucos ataques mágicos, já Ravager é o oposto, possuindo poderosos ataques mágicos e poucos ataques físicos (na verdade só um, Army of One, possuindo a versão no chão e no ar) e, por fim, Medic, que usa seus ataques para aumentar sua Bravery sem ter de atacar o oponente. Com isso ela pode alternar sua estratégia durante o combate, usando Commando para golpear o oponente e realizar combos, Ravager para executar Link Glitches (que basicamente consiste em “bugar” o jogo atingindo o oponente com uma magia e logo após utilizar um ataque físico para que o jogo pense que ambos fazem parte do mesmo ataque) e evitar aproximações de oponentes mais agressivos e o Medic para provocar o oponente, aumentando sua Bravery enquanto o inimigo ficar passivo a sua presença. O maior problema de Lightning são seus HP Attacks, já que todos tem um pequeno delay para iniciar, tornando-os fáceis de esquivar, além de exigirem uma boa visão de jogo, já que a maioria não considera a altera relativa ao oponente, ou seja, se o oponente estiver mais no ar ou no chão, o ataque passa reto. Por outro lado, esse mesmo defeito pode ser uma vantagem contra jogadores humanos apressadinhos, que esquivam ao ver que um HP Attack está para ser executado, além de que Razor Gale atinge mesmo se o oponente esquivar, caso seja para o lado errado. Lightning não facilita nem nos Bravary to HP Attacks, ela possui apenas o Flourish of Steel e ele é executado após Launch que é um ataque de chão, ou seja, ela simplesmente não pode executar um Bravery to HP Attack no ar, o que é bem encomodo tentando acertar oponentes que se esquivam com facilidade como Tidus e Zidane. Para driblar esse problema, escolher o Assist certo pode ser uma solução, dando tempo para o ataque carregar enquanto o oponente se ocupa com os golpes do Assist, ou então usar os HP Attacks do próprio Assist, além de sempre existir a opção de realizar dano com Chases que é sempre um tanto arriscado. Finalizando, Lightning é uma personagem muito completa, capaz de arrancar Bravery de maneiras bem diversas, entretanto possui alguma dificuldade em efetuar dano direto ao HP do oponente devido a natureza de seus HP Attacks, sendo benéfico para ela puxar a luta para o chão algumas vezes, assim fazendo-se valer de seus Bravery to HP Attacks, ou então utilizar de seus ataques como situacionais, pois cada um de seus ataques, apesar de lentos para serem efetivos como fontes de dano direto, podem ser usados em situações específicas para impedir o inimigo de crescer no combate.

  • EX-Mode e EX-Burst

Omega Weapon Equiped é o nome do EX-Mode de Lightning, dando a ela as habilidades Omega Weapon e Grav-Con Unit. Omega Weapon faz com que ela cause Bravery Break no inimigo quando atingí-lo com um Bravery Attack quando o mesmo estiver com 30% ou menos de sua Bravery base, o que facilita MUITO o recolhimento de Stage Bravery. Grav-Con Unit deixa Lightning completamente imune a Wall Rush (sad day for Cloud =(). Em conjunto, estas habilidades fazem que a Lightning possua um dos melhores EX-Modes do jogo, já que ela torna-se muito resistente dependendo do personagem que se está enfrentando devido ao Grav-Con Unit e aumenta sua Bravery a níveis altíssimos com Omega Weapon, principalmente se enfrentando um personagem que usa HP Attacks constantemente (o que faz com que o Bravery do mesmo diminua a 0 por um curto período de tempo, sendo assim dando mais tempo para ela causar Break no inimigo). Seu EX-Burst é Gestalt Drive, que apresenta comandos na tela para o jogador utilizar Bravery Attacks quando os mesmos são pressionados corretamente, ao mesmo estilo de quando Lightning usa seu summon em FFXIII, sempre com comandos direcionais seguidos de botões. O dano causado pelo EX-Burst é bem considerável com todos os comandos colocados, entretanto Omega Weapon dá um boa vantagem, fazendo com que o EX-Burst tenha uma maior facilidade de causar Break no oponente no meio de sua utilização e, assim, aumentando o dano geral do ataque.

  • Como Assist

Lightning é mais usada como um arsenal adicional de HP Attacks, já que seus Bravery Attacks de assistência não são lá os melhores, não que sejam ruins, mas existem melhores. Ela é excelente para obrigar o oponente a esquivar e deixá-lo vulnerável a um segundo HP Attack, ou então para punir inimigos que se aproximam com rapidez para ataques corpo a corpo. Útil para personagens que não possuem facilidade em acertar seus golpes, nem exigem tantos combos, como vários dos magos do jogo.

  • Builds

Como deve ter percebido, Lightning é literalmente um canivete suíço, portanto possui maneiras diversas maneiras de ser construída. A mais comum é um mix entre dano físico e EX Gauge, assim utilizando o poder de seus golpes físicos enquanto Commando e aumentando seu EX Gauge rapidamente para se valer do poderoso Omega Weapon. É comum ver também builds defensivas e baseadas em dano mágico para se valer das habilidades do Ravager. As melhores armas únicas de Lightning são Zantetsuken e Odin Blade (tecnicamente é tudo a mesma coisa, mas enfim), a primeira aumenta a defesa de Lightning em 10% e possui a habilidade Riposte imbutida, que aumenta seu dano crítico quando atacar um oponente que fora bloqueado, sendo portanto para builds mais baseadas em defesa, independente se atacando física ou magicamente, já a segunda melhora a habilidade Free Air Dash e possui o efeito Back to the Wall imbutido, que melhora os críticos enquanto o HP está no vermelho, sendo portanto para builds mais agressivas, levando em consideração a natureza dos ataques físicos de Lightning.

  • Kain

“Em pensar que eu já fui campeão olímpico de salto com vara.” – Kain.

 

  • Prós / Contras
  • + Muito bom combatente no ar.
  • + Possui uma aproximação rápida após seus Bravery Attacks por causa de seu título.
  • + Pode realizar múltiplos ataques consecutivos devido a habilidade de aproximação.
  • + HP Attacks muito velozes.
  • Péssimo EX-Mode.
  • No chão é uma tristeza.
  • Não possui Bravery to HP Attacks.
  • Arenas muito fechadas podem complicar sua mobilidade.
  • Final Fantasy de Origem

Kain é um protagonista lateral e em boa parte do jogo vilão secundário de Final Fantasy IV, além de participar em Final Fantasy IV The After Years. Amigo de Cecil e Rosa, os protagonistas principais, desde a infância, Kain sempre nutriu uma inveja oculta de Cecil por ser apaixonado por Rosa, noiva de seu amigo. Embora sempre lutasse para esconder esse amor, Kain de vez enquando se vê dominado pelas forças do mal por possuir esse lado sombrio em seu coração, levando-o a atacar seu amigo inconscientemente durante repetidas vezes até que consiga recobrar sua razão. Kain é um Dragoon, um cavaleiro dos céus que brande uma lança e, sendo assim, muito honrado e dificilmente consegue se perdoar pelos atos atrozes que fez contra seus amigos e vive a vida em razão de receber sua própria redenção após se livrar dos feitiços de Golbez.

  • Enredo In-Game

Kain é um dos principais personagens do prólogo de Dissidia, sendo inicialmente visto como traidor, atacando seus companheiros de combate e derrotando-os para recolher seus corpos de volta a Cosmos. Seu objetivo na realidade é acelerar o processo de obtenção dos cristais, o que levaria a um maior poder de combate e, assim, a possibilidade de derrotar Chaos e finalizar o conflito eterno. Para tal, ele deverá ser visto como traidor pela maioria de seus companheiros, bem como em Final Fantasy IV, mas possuindo isso em mente como uma necessidade e uma honra, preferindo que fosse ele a ver seu prezado amigo envolvido nesta questão.

  • Modo de Jogo

O título de Kain em Dissidia é “Tactical Striker”. Ele é um especialista em combate aéreo, seu título faz com que ele possa se aproximar rapidamente de um oponente após um Bravery Attack apertando triângulo, assim facilitando o uso de Bravery Attacks contínuos. A maior parte de seus ataques possuem efeitos de Chase e Wall Rush, portanto é muito bom treinar os Chases para aproveitar ao máximo o poder de Kain já que Chases podem facilmente ser revertidos pelo oponente. No chão Kain é um inútil, porém seus ataques são válidos para mandar o oponente para o ar, seguindo-o com a habilidade especial de Kain ou com um Chase ativo. Kain infelizmente não possui nenhum Bravery to HP Attack, porém isso é compensando com HP Attacks muito velozes e fáceis de se usar, porém exigem uma boa aproximação do oponente, mas ele acaba não tendo grandes dificuldades para atingir o inimigo, principalmente com Dragon’s Fang e alguns outros HP Attacks situacionais, levando em consideração o posicionamento do inimigo (Gungnir para inimigos a distância, Sky Rave para inimigos abaixo e Rising Drive para inimigos sobre Kain).

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Kain se chama Holy Strength, lhe dando a habilidade Lancet, um ataque carregado de baixo pra cima utilizado com R1 + Quadrado que, ao atingir o oponente, recupera HP conforme o dano causado e recupera mais rápido a Bravery base. Já seu EX-Burst é chamado Dragoon’s Pride, onde Kain sobe até os céus e o jogador deve pressionar rapidamente botões que aparecem na tela de forma aleatória para conseguir causar mais Bravery Damage. Embora o EX-Burst de Kain não seja exatamente lá essas coisas, o pior de tudo é realmente seu EX-Mode, que não lhe dá nenhuma passiva e apenas um ataque que tem de ser carregado, sendo portanto fácil de desviar, além de ter de ser utilizado de baixo para cima, o que limita bastante sua utilização. Alguns dos ataques de Kain facilitam a utilização de Lancet arremessando o inimigo para cima caso não sejam contínuos, mas ainda assim seu EX-Mode deixa um tanto a desejar, mesmo que Kain não seja o único personagem a apenas ganhar uma habilidade ativa durante seu EX-Mode, porém ele possui muitas restrições para sua utilização.

  • Como Assist

Kain possui alguns ataques bem complicados de se utilizar, mas que podem ser recompensados com um bom dano atrelado. Seu Bravery Attack no chão causa Chase, enquanto todos os demais causam Wall Rush, portanto são melhores utilizados para finalizar um combo. Dragoon’s Fang, utilizado quando o inimigo está no ar, pode ser uma boa maneira de finalizar um combo ao arremessar o inimigo no ar, já Jump é um pouco complicado de usar e acaba seguindo a mesma linha de Lightning, sendo mais um ataque para atrapalhar a esquiva do inimigo. Não é um bom personagem para se utilizar para combos, mas sim para facilitar o uso de HP Attacks.

  • Builds

Como o EX-Mode e EX-Burst de Kain não são exatamente seus fortes, Kain é geralmente feito para que possa utilizar bastante dos efeitos de Chase e Wall Rush que praticamente todos os seus ataques dão, melhorando estes efeitos especificamente ou simplesmente melhorando seu dano físico em geral. A utilização de Assists também é bem considerada, já que o potencial de combo de Kain é bem alto. A melhor arma de Kain é Highwind, que diminui o tempo de regressão da barra de Assist em 30% e adiciona o efeito de Back to the Wall, melhorando os críticos quando o personagem está com HP baixo, assim tornado uma build baseada em Assists e dano físico ainda mais recomendável.

  • Tifa

“Tô aqui, num tô, ó eu aqui, nun tô mais, agora tô aqui, uepa, atrás de você.” – Tifa.

 

  • Prós / Contras
  • + Possui combos longos usando Feints.
  • + Ótimo combate no solo.
  • + Possui bons HP Attacks que ganham efeito de seus Feints.
  • + Vários de seus ataques possuem efeitos extras.
  • EX-Mode não muito útil.
  • Não se dá bem com distância nem com combates aéreos, o que complica o uso de Wall Rushs e Chases que ela possui aos montes.
  • Não possui Bravery to HP Attacks.
  • Final Fantasy de Origem

Tifa é uma das protagonistas de Final Fantasy VII e aparece em praticamente todas as continuações e prequels do mesmo. Ela é uma espécie de melhor amiga e par romântico de Cloud, o principal protagonista e ela deixa bem clara suas intenções desde o princípio, agindo como uma verdadeira esposa e companheira para ele. Ela é determinada e trata todos de seu grupo como uma mãe, sendo forte emocionalmente para acalmar os ânimos. Anos após a morte de seu pai pelas mãos do famigerado Sephiroth, Tifa se une a AVALANCHE, uma organização terrorista cujo propósito é destruir a multinacional Shinra Corp. que é responsável pela manutenção de energia em todo o planeta, já que ela é a responsável por muitas das ações repulsivas ocorridas no planeta, inclusive o enlouquecimento de seu arqui-inimigo.

  • Enredo In-Game

Tifa mantém seu caráter esperançoso e maternal, inclusive encontrando Cloud em alguns momentos, mas não possuindo qualquer memória dele. Ela auxilia Kain confortando-o em sua jornada mesmo sem ter explicação sobre suas razões para atacar seus companheiros e auxilia Lightning em seu combate aos Manekins. Ela acaba sendo um pouco deixada como coadjuvante, mas sua moral permanece intacta.

  • Modo de Jogo

Tifa possui o título de Feint Brawler e é exatamente isso que ela é. A primeira vista ela pode parecer uma personagem bem inferior aos demais por seus golpes não causarem lá um grande dano, porém ao apertar X durante um ataque ela é capaz de se “teletransportar” para próximo ou para trás do oponente e prolongar seu ataque, dando a ela um grande potencial de combo. Isso vem com um preço, sendo que ela é uma personagem complicada de se usar e necessita de bastante treino para se acostumar com o tempo de ação do X, além de ter de se aproximar do oponente para iniciar seus ataques, o que pode levar a uma certa vulnerabilidade dependendo do oponente. Seus HP Attacks são, muitas vezes, difíceis de acertar por possuírem um range curto, porém eles também possuem efeito do Feint e podem usar isso para fazer uma aproximação surpresa e pegar o oponente desprevinido, já no quesito Bravery to HP Attacks, Tifa acaba possuindo o mesmo problema que Lightning, possuindo apenas um ataque que é linkado com um Bravery Attack de chão, entretanto como Tifa é uma personagem mais voltada a lutas no chão, torna-se um pouco menos penoso para ela conseguir executar esse ataque, já que a Tifa no ar possui uma jogabilidade bem reduzida.

  • EX-Mode e EX-Burst

Equiped Premium Heart é o EX-Mode da Tifa, onde ela ganha poder de ataque correspondente a quantidade de EX Gauge ela ainda possui, sendo portanto mais benéfico utilizar seu EX-Burst quando seu EX Gauge estiver quase no fim, para potencializar o poder de seus ataques. Infelizmente, o EX-Mode de Tifa realmente não é tão útil quanto boa parte dos demais personagens e cai um tanto em desuso devido a isso. O EX-Burst da Tifa, Final Heaven, é outro motivo para que seu EX-Mode seja bem pouco visado, já que para ativá-lo com perfeição, deve-se conseguir acertar sete “Yeah” em várias roletas que aparecem na tela em um curto espaço de tempo, tornando-se um dos mais, se não o mais difícil EX-Burst para se dar Perfect.

  • Como Assist

Em termos de Assist, Tifa também não é exatamente especial, já que é limitada a usar seus ataques normais e não realiza qualquer Feint durante eles, tornando-os previsíveis e sobrepujados por outros personagens.

  • Builds

A melhor arma de tifa é a Premium Heart, que dá a ela um bônus de 10% de dano e o efeito Sneak Attack, melhorando os críticos de quando ela ataca por trás do personagem, portanto, melhorando o dano de boa parte de seus combos com Feints. Como o EX-Mode da Tifa não é algo exatamente especial, builds pra ele não são tão comuns, mas é possível tentar melhorar ao máximo a duração do EX-Mode de Tifa para tentar melhorar seu poder de fogo pelo maior tempo possível. A maior parte dos ataques de Tifa causam Wall Rush, enquanto alguns outros poucos causam Chase, portanto uma build baseada em Wall Rushs pode ser bem útil se combinada com o Assist certo, como Cloud (olha que ironia não?) que possui todos os seus ataques baseados em Wall Rush, também é possível se aproveitar de seus Chases para melhorar o dano e a probabilidade de acertar os ataques subsequentes. Tifa é uma personagem bem tática e usar os Feints pode ser algo trabalhoso, mas pode subjulgar o oponente com facilidade devido a quantidade de golpes executada e sua excelente habilidade de pegar o inimigo de surpresa.

  • Vaan

“Muito boa essa técnica de tirar varias armas, mas causa uma certa ardência da onde elas saem…” – Vaan.

 

  • Prós / Contras
  • + Muito adaptável.
  • + Ótimo EX-Mode.
  • + Bom combate tanto no ar quanto no chão.
  • + Muitos efeitos extras em seus golpes.
  • + Bloqueio em alta prioridade.
  • Fora do EX-Mode não é tão especial, dependendo da variação de armas.
  • HP Attacks muito difíceis de acertar.
  • Não possui Bravery to HP Attacks.
  • Não possui tantos ataques a longas distâncias.
  • Final Fantasy de Origem

Vaan é o protagonista de Final Fantasy XII e Final Fantasy XII Revenant Wings e, literalmente, o protagonista mais detestado de todos os tempos por ser completamente passivo ao enredo principal de Final Fantasy XII, agindo como um ponto de vista neutro durante o enredo, o que foi mal efetuado por ele ser literalmente uma criança… e chata. Ele é o legítimo guri que cresceu órfão nas ruas da cidade cometendo pequenos furtos depois que seu irmão e única família morreu no confronto de Dalmasca com Archadia. Todas as suas descrições indicam que ele é rancoroso com Archadia pela morte de seu irmão, mas ele realmente não chega nem perto de representar este ódio e age como o “guri boa pinta que faz tudo certo o tempo todo”. Em Revenant Wings ele ganha muito mais personalidade, mas ainda assim a imagem dele já fora manchada =(.

  • Enredo In-Game

Vaan é o responsável por livrar Terra da dominação de Kefka, após derrotá-lo em combate para livrar a moça das torturas do mago maluco. Ele age com seus companheiros de modo carismático, mas costuma pertubar Onion Knight por ser mais novo que ele, tratando-o como uma verdadeira criança e exercendo um cuidado excessivo sobre ele, até pelo seu jeito inocente demais de ser. Auxilia Lightning no combate contra os Manekins como todos os outros protagonistas do prólogo.

  • Modo de Jogo

Vaan tem o título de Adroit Attacker. Cada Bravery Attack dele utiliza uma arma, quando ele troca de uma arma para outra ele realiza um ataque adicional chamado Switch Attack que, dependendo da arma, pode surtir diversos efeitos. Por ter tantos efeitos diversos em seus ataques, Vaan acaba se tornando mais um chamado “canivete suíço” já que se adapta facilmente a qualquer estilo de jogo, seja em combate a curta distância, no chão, no ar, utilizando golpes a distância, etc… ele só não utiliza magias. Vaan não possui nenhum Bravery to HP Attack, o que é uma pena, além de possuir HP Attacks bem previsíveis (Torrent é facilmente o mais simples de se usar), portanto ele precisa de ajuda de Assists para conectar seus HP Attacks, porém seus combos razos não ajudam muito na hora de encher a barra, portanto ele precisa atacar constantemente. Também não adianta muito ficar utilizando os HP Attacks a esmo esperando que o inimigo erre pois, além de fáceis de evadir, seus HP Attacks possuem um tempo de recuperação muito alto e podem ser contra atacados com facilidade.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Vaan se chama Obtained all Licenses, dando a ele a capacidade de guardar sua arma com R1 + Quadrado, dando a ele a oportunidade de utilizar seus Switch Attacks sem ter de alternar de arma. Além disso, Vaan ganha a habilidade Zodiak, que dá a ele mais efeitos para seus Switch Attacks, muitos deles tornando-se incrivelmente poderosos, como Sword and Shield, que ganha um efeito de bloqueio de alta prioridade. Seu EX-Burst é Quickening, sendo que ele deve pressionar R1 até que o X esteja habilitado na tela para então pressionar antes que acabe o tempo, tornando-se um golpe perfeito após apertar X duas vezes. O EX-Mode de Vaan ajuda-o MUITO na execução de suas atividades, já que permite efeitos ainda mais variados e poderosos, além de poder utilizar Switch Attacks sem precisar atacar com outra arma e correr o risco de ser contra atacado de graça.

  • Como Assist

Vaan possui ótimos Bravery Attacks como Assist, sendo rápido para iniciar o ataque e auxiliando principalmente personagens que se valem bastante de combates aéreos, jogando o inimigo para cima e facilitando a aproximação. Seus HP Attacks continuam bem difíceis de conectar, caindo na mesma situação de Lightning, sendo mais utilizados como distração.

  • Builds

Como Vaan possui um excelente EX-Mode, pode se pensar uma build para isto, melhorando a duração e a absorção do EX Gauge. A melhor arma de Vaan, Zodiac Blade, auxilia bastante nessa tarefa, melhorando a absorção de EX Gauge em 30%, além de possuir a habilidade Riposte imbutida, que melhora os críticos após um ataque ser bloqueado, dando um maior uso a habilidade Sword and Shield. Isso pode ser facilmente mesclado com alguns acessórios para melhorar o dano físico de Vaan, já que todos os seus ataques são de natureza física, além disso um Assist que possua HP Attacks velozes ou que consiga distrair o inimigo para que Vaan consiga conectar um Torrent ou Inferno bem dado também é muito útil, já que Vaan sozinho tem sérios problemas em causar HP Damage. Vaan é feito para se adaptar ao jogador, a escolha dos Bravery Attacks determinará que tipo de personagem Vaan será, com isso suas forças e fraquezas.

  • Laguna

“Melhor disfarçar minha cãimbra antes que a Lightning corte o que há de mais precioso em mim.” – Laguna.

 

  • Prós / Contras
  • + Muitos golpes a longa distância.
  • + Machine Gun causa muito dano, principalmente se combinado com Assists.
  • + EX-Mode dá um bom boost a quantidade de dano por combo.
  • + Pode afastar oponentes ou enganá-los com armadilhas.
  • + Pode atacar através de parede com seu HP Attack Ragnarok.
  • A curta distância é praticamente um saco de pancadas.
  • Seus golpes a distância podem ser anulados simplesmente por se dar Dash.
  • Não possui Bravery to HP Attacks.
  • Um tanto dependente de erros inimigos para causar efeito.
  • Final Fantasy de Origem

Laguna é um dos principais personagens de Final Fantasy VIII, sendo jogável quando Squall e seus companheiros misteriosamente entram em transe em alguns momentos do jogo, revelando cenas anos no passado, quando Laguna era um combatente e também sua vida com sua família e amigos. Laguna possui uma ligação misteriosa com Squall, o verdadeiro protagonista do jogo e é encontrado muito mais a frente na história, “revelando” sua identidade ao grupo e sua verdadeira participação nos acontecimentos que se seguiram. É um personagem incrivelmente carismático, sendo completamente o oposto de Squall, alegre, companheiro, amigável e um completo desastre com as mulheres, tendo cãimbras na perna sempre que chega perto de uma bonita.

  • Enredo In-Game

Laguna continua sendo carismático e amigável com todos do grupo, tentando sempre estar na liderança e indicando as direções para onde seguir, mesmo que ele tenha o pior senso de direção do mundo. Laguna descobre a localização dos Manekins após confrontar Cloud of Darkness, que conta a ele este segredo após o mesmo ter uma cãimbra na perna durante o combate (Cloud of Darkness é basicamente uma bruxa semi-nua, então é entendível) e então auxilia Lightning no confronto após repassar ao grupo esta informação.

  • Modo de Jogo

O título de Laguna é Tactical Gunner e ele é provavelmente o único personagem do jogo especializado em ataques físicos a distância. Boa parte de seus ataques podem ser melhorados quando segurado bola, prolongando-os ou aumentando seu alcance, além de alguns outros efeitos interessantes. Para tal, Laguna precisa sempre estar a uma média / longa distância do oponente dependendo do ataque que deseja usar, apesar de ter alguns meios de se defender caso a luta seja forçada para perto. Infelizmente, Laguna não possui nenhum Bravery to HP Attack, mas seus HP Attacks podem ser bem traiçoeiros de se esquivar, possuindo controle sobre seu delay ou se espalhando pela tela que, com um Assist, acaba se tornando tranquilo de se acertar. O maior problema de Laguna é a prioridade de seus ataques, que pela maioria ser Ranged Low, podem ser facilmente refletidos ou ignorados através de um Dash, fazendo com que Laguna tenha de pensar muito bem antes de executar um ataque, até porque seus Bravery Attacks possuem um tempo de descanso muito longo, tornando-o muito vulnerável após a realização de algum destes.

  • EX-Mode e EX-Burst

EX-Mode de Laguna se chama Look, the faeries are here e dá a ele a habilidade A Faeries’ Miracle que simplesmente anula o delay que Laguna possui após executar seus Bravery Attacks carregados, o que é simplesmente muito bom, pois Laguna torna-se muito mais difícil de se punir após um ataque errado, entretanto isso é tudo que seu EX-Mode faz. O EX-Burst de Laguna se chama Desperado e faz com que ele se pendure em uma corda enquanto mira no inimigo, devendo disparar nele até que a barra encha para conseguir um dano perfeito, o dano do EX-Burst não é exatamente grandioso, mas vale a pena caso haja um possível Break envolvido, caso contrário talvez o tempinho a mais no EX-Mode resulte em alguns combos e contra-ataques interessantes.

  • Como Assist

Laguna dificilmente iniciará um combo com Assist, mas ele é bom para prolongar combos de personagens terrestres com seu Machine Gun. Infelizmente, seu Bravery Attack aéreo depende um tanto da altitude correta, o que é possível de se adquirir após um Wall Rush, mas isso dá tempo do inimigo escapar do golpe. Seus HP Attacks não são também os melhores, mas podem ser usados para enganar o inimigo devido ao pequeno carregamento que eles apresentam.

  • Builds

Laguna trabalha através do erro do inimigo, já que tentar avançar talvez seja um tanto complicado já que seus ataques são facilmente contornáveis. Builds de ataque físico e EX-Mode caem bem, além de EX-Revenge ser bem útil para iniciar um combo, já que Laguna possui o dom de realizar uma quantidade de dano absurda no chão com seu Machine Gun. Talvez seja complicado tentar sempre se aproveitar dos erros do inimigo, o que faz uma build baseada em defesa também ser uma alternativa, até pela melhor arma de Laguna, a Ragnarok Pistol, que aumenta sua defesa física em 30% e garante o efeito de Sneak Attack, melhorando o dano de ataques pelas costas com críticos e, consequentemente, possibilitando um Break rápido após duas Machine Guns linkadas com um Assist. Builds de Assist também podem ser bem úteis para atrapalhar o oponente enquanto Laguna avança para atacar, principalmente se ele estiver no EX-Mode para conseguir manter a pressão sobre o oponente. Laguna depende grandiosamente dos ataques atrelados a ele e de saber a hora de carregá-los ou usá-los crús, portanto é um personagem bem tático e difícil de se masterizar, mas que vale a pena só pelo carisma (e pra dizer pros outros que você é bom com o Laguna).

  • Yuna

“É bom conhecer pessoas novas, to cansada de ser chamada de maria chuteira.” – Yuna.

 

  • Prós / Contras
  • + HP Attacks muito velozes.
  • + Ótimo EX-Mode.
  • + Muitos Bravery Attacks rápidos e eficazes.
  • + Possui golpes para todas as distâncias.
  • + Possui um semibloqueio com seus ataques.
  • Não possui muitos meios para se distânciar dos inimigos.
  • Seus ataques a longa distância não são tão bons.
  • Não possui Bravery to HP Attacks.
  • Final Fantasy de Origem

Yuna é o par romântico do protagonista de Final Fantasy X e protagonista principal de Final Fantasy X-2. Ela é uma garota tímida e pacata, porém é a próxima na linhagem de Grand Summoners, responsáveis por realizar uma grande peregrinação para evocar uma criatura chamada Final Aeon para poder derrotar Sin, uma gigantesca criatura semelhante a uma grande baleia que aterroriza o mundo de Spira, na esperança de que ela desapareça para sempre. Com o tempo, sua relação com seus guardiões e principalmente com Tidus a faz repensar na decisão de se sacrificar pelo bem de seu mundo e cada vez mais torna-se mais decidida e forte para alinhar seu próprio destino.

  • Enredo In-Game

Yuna aparentemente mantém memórias sobre Tidus e encontra-o logo no começo de sua história, mas ele não possui memórias sobre ela e a ignora. Sendo protegida por Jecht, ela impede o confronto de Tidus com seu pai, mas isso acaba fazendo com que o Imperador se aproveite da situação e roube o corpo de Jecht para que ele se torne um aliado de Chaos. Yuna acaba se culpando pela situação, mas fica aliviada ao ver que Tidus foi mantido em segurança e então segue para auxiliar Lightning em sua jornada. Ela se apresenta tão forte e decidida quanto ela era mais ao final de FFX, mantendo seu desejo de proteger seus amigos usando quaisquer meios necessários, inclusive a força.

  • Modo de Jogo

Primeiramente, quero deixar claro que, dos personagens do prólogo, Yuna é por muito minha favorita. Seu título é Grand Summoner, onde todos os ataques dela involvem evocar seus Aeons para atacar, sendo que eles agem como uma defesa parcial para ela, diminuindo o dano das punições que recebe por usar ataques em momentos inapropriados. Apesar de ser visivelmente uma personagem mágica, ela mescla entre ataques físicos e mágicos e é uma personagem que age melhor a curta distância, com Bravery Attacks com ranges gigantescos, além de alguns ataques a distâncias que servem bem para enganar o oponente ou continuar com a pressão, entretanto o pequeno arsenal dela faz com que seus golpes sejam até bem previsíveis e se aproximar dela é bem mais fácil do que aparenta, tornando-a um tanto frágil contra personagens agressivos demais (Jecht que o diga…). Ela infelizmente também não possui nenhum Bravery to HP Attack, mas seus HP Attacks são bem velozes, principalmente Energy Ray, além de que alguns são ótimos para pegar oponentes avançando rapidamente desprevinidos.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Yuna se chama Grand Summon, tornando-a capaz de realizar um segundo ataque toda vez que ela usa um Bravery Attack, aumentando muito seu potencial de combos e diversificando o dano entre físico e mágico, sendo que cada ataque ganha uma animação extra distinta e fixa, tornando-a muito mais poderosa. O EX-Burst de Yuna se chama To the Farplane, onde ela evoca seus Aeons enquanto o jogador deve pressionar o botão no momento certo enquanto ela dança, para no fim simplesmente EXORCISAR o inimigo. É um EX-Burst que causa um dano até bem considerável levando em conta a grande quantidade de ataques realizados caso haja a realização dos comandos com perfeição.

  • Como Assist

Yuna possui duas grandes vantagens como Assist, primeiramente ela realiza o combo completo após o primeiro ataque, ou seja, posicionamento pra ela não importa, já que os summons que fazem o trabalho. A segunda vantagens é que, devido a sua habilidade de evocação, ela não recebe Assist Lock ao ser bloqueada, melhorando sua rentabilidade durante o combate. Infelizmente ela não usa Energy Ray como assist e não possui muito range para seus HPs Attacks, o que é um problema já que ela acaba não sendo tão útil como distração imediata, ainda assim é excelente para pegar inimigos que se aproximam sem pensar.

  • Builds

Yuna é muito mais forte dentro de seu EX-Mode, além de seus ataques serem mistos, não sendo tão interessante focar em um tipo específico de dano pra ela. Isso é ainda mais visível considerando a melhor arma dela, a Spira’s Hope, que melhora a absorção de EX Gauge que perambula pelo cenário após ataques bem sucedidos, além de possuir o efeito Cat Nip, que melhora os críticos do personagem se o oponente poder ganhar a luta em um HP Attack, uma ótima habilidade para baixar a Bravery do oponente rapidamente e se livrar do perigo.

Bom, aqui acabam os personagens do prólogo, vamos então aos protagonistas, com vocês, os heróis do jogo! Eles são utilizados a partir do término do prólogo e cada qual deve completar seu modo história para conseguir o seu cristal e então partir para capítulo final! Cada um deles é o protagonista de seu Final Fantasy de origem exceto alguns casos onde não há um protagonista em específico.

  • Warrior of Light

“Brilha, brilha estrelinha…” – Warrior of Light.

 

  • Prós / Contras
  • + Possui um bom controle de altura.
  • + Muitos Bravery to HP Attacks.
  • + Possui ótima defesa dentro do EX-Mode.
  • + Bloqueio imbutido em HP Attacks.
  • + Bom EX-Mode, com vários efeitos adicionais.
  • + Possui Bravery Attacks que furam bloqueio.
  • Um tanto previsível, já que não possui muita eficácia a longa distância.
  • Um de seus HP Attacks, o Rune Saber, pode ser evadido caso o ataque anterior tenha colocado o inimigo no teto da arena.
  • HP Attacks bem complicados de acertar.
  • Seu título não dá qualquer efeito.
  • Final Fantasy de Origem

Warrior of Light não é essencialmente um personagem, mas sim um representante dos quatro guerreiros da luz, os protagonistas de Final Fantasy I. É um homem muito calmo e honrado, que leva seus objetivos e propósitos ao extremo, sempre seguindo em frente sem o menor receio ou dúvida, ou seja, o soldado perfeito que enfia a espada primeiro e pergunta depois. É prontamente reconhecido por Cosmos, a deusa da harmonia em Dissidia, como aquele que salvou o mundo da ira de Chaos em um universo paralelo e o coloca sob seus cuidados, portanto ele também serve como protagonista principal e ponto de referência a história principal de Dissidia.

  • Enredo In-Game

Como dito, Warrior of Light é o protagonista primário de Dissidia, prosseguindo com o plano de adquirir os cristais e avançar no embate contra Chaos a qualquer custo. Warrior of Light é frio, honrado e correto ao extremo, mantendo-se esperançoso e gélido o tempo inteiro, possuindo a liderança do time sem muito questionamento. Após provar que sua esperança é verdadeira, assim como seu sonho de por um fim ao conflito eterno entre Cosmos e Chaos, ele ganha seu cristal.

  • Modo de Jogo

Bom, nada mais justo que um cara chamado Warrior of Light ser, literalmente, um guerreiro. Seu título é Paragon, o que dá a ele… nada, isso mesmo, ele não possui nenhum bônus ou desvantagem em seu título, é um título neutro que serve para indicar a sua versatilidade. É um personagem excelente para combates corpo a corpo, tanto no solo quanto no ar, porém possuindo sérias deficiências quando o assunto é combate a distância. No chão, Warrior of Light possui ataques com bom alcance, além de um capaz de furar bloqueios comuns, o Sword Thrust. No ar, ele é capaz de direcionar seus ataques para qualquer direção dependendo do Bravery Attack utilizado, isso significa que ele pode pegar o oponente de surpresa facilmente por se aproveitar da diferença de altura constante. Quanto a distância, o melhor golpe que Warrior of Light possui é Blue Fang, que faz surgir pedaços de gelo sobre o oponente que caem sobre ele, apesar de White Fang ser também útil de alguma forma, porém nenhuma magia possui grandes funções e são usadas mais como distração. Seus HP Attacks são um tanto difíceis de acertar, sendo que a maioria depende da distância que o oponente se encontra, porém Shield of Light é bom para ser usado de surpresa, entretanto é um golpe perigoso, pois seu bloqueio é de nível médio, ou seja, ele pode ser passado por outros HP Attacks. Quanto a Bravery to HP Attacks, Warrior of Light possui dois, cada qual com duas versões, portanto ele não é preso a um único tipo de combo para poder utilizar este tipo de recurso. Warrior of Light é um personagem bem equilibrado para quem gosta de combate corpo a corpo, sendo que possui bons recursos e vários tipos de ataques para as mais variadas situações, como personagens que bloqueiam constantemente ou que utilizam-se muito de combate aéreo.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Warrior of Light se chama Class Change e dá a ele três habilidades: Mirror Attack, que aumenta a prioridade de seus ataques permitindo que eles devolvam mágicas a seus inimigos; Protect, que aumenta a defesa de Warrior of Light em 10, tornando-o o personagem mais resistente do jogo durante o EX-Mode sem levar equipamento em conta e, por fim, Light Blessing, que faz com que espadas de luz sejam evocadas e causem dano adicional após um oponente receber um combo completo, o que significa que a quantidade de dano de Warrior of Light sobe consideravelmente. Seu EX-Burst se chama Oversoul, sendo um dos, se não o mais fácil EX-Burst de se usar, apenas necessitando pressionar os direcionais que surgem na tela, sendo que, levando em consideração que é bem fácil utilizar um Bravery to HP Attack, também acaba se tornando fácil finalizar o combate com um EX-Burst.

  • Como Assist

Como Assist, Warrior of Light é bem mediano, mas pode ser utilizado para bons propósitos. Seu Bravery Attack de solo passa bloqueio comum, enquanto no ar pode garantir um combo prolongado por ser um golpe de início bem veloz. A fraqueza está nos HP Attacks, Shining Light é simplesmente muito fácil de esquivar e Shield of Light é bem mais útil quando o alvo é o próprio Warrior, se não apenas se torna um disparo no escuro. Com os Bravery Attacks tão velozes, principalmente o aéreo, Warrior of Light pode prolongar combos de personagens aéreos de maneira útil.

  • Builds

Warrior of Light pode se aproveitar bastante de seu excelente EX-Mode para tentar uma build relacionada a EX, porém também é plausível fazer praticamente qualquer build com ele devido a sua grande versatilidade, exceto é claro builds para magos. Sua melhor arma, a Barbarian’s Sword, aumenta a defesa de Warrior em 10% e dá efeito Counterattack, o que melhora o crítico caso o inimigo esteja executando um ataque, isso significa que apostar em esquivas e bloqueios também é uma excelente opção, principalmente com Shield of Light que possui um bloqueio imbutido e pode ser utilizado para pegar inimigos de surpresa, portanto uma build relacionada a bloqueio, como BRV Boost on Block, também é plausível, embora eu acredite que o balanço entre ataque e defesa seja melhor dentro de um EX-Mode.

  • Firion

“Alguém quer fazer uma dança das espadas?” – Firion.

 

  • Prós / Contras
  • + Seus Bravery Attacks possuem ótimo range e bons efeitos adicionais.
  • + Seu título faz com que os efeitos de seus golpes possam variar.
  • + Pode utilizar todas as magias no ar a partir de uma única alocada por causa de seu título.
  • + Recupera muito HP no EX-Mode.
  • + Seus HP Attacks são bem fáceis de acertar.
  • + Pode atacar através das paredes.
  • Ele não possui nenhum potencial no ar.
  • Seus Bravery to HP Attacks também são todos no chão.
  • Final Fantasy de Origem

Firion é o protagonista de Final Fantasy II, provavelmente um dos mais desconhecidos por quem não tem tanto contato com a série. Ele é um típico herói clichê com crises de heroismo e bravura pra dar e vender, com um senso de justiça extremamente correto e tudo mais, porém é até justificável, já que o enredo de FFII se passa em um mundo dominado e oprimido por um tirano impiedoso. Firion é irmão adotivo de Maria e Leon, tendo seus pais assassinados por um ataque do imperador de Palamecia, porém foram salvos pela princesa Hilda e decidem auxiliá-la na defesa contra os avanços de Palamecia. Embora seja muito honrado, Firion possui uma dificuldade gigantesca com mulheres e é facilmente iludido por elas, além de gaguejar muito quando próximo a suas aliadas e se tornar mais agressivo contra inimigas por medo de ser encantado como acontece em um determinado ponto do enredo de FFII.

  • Enredo In-Game

Firion é provavelmente o mais puritano do grupo, ele mantém sua bravura inabalável, porém com uma gigantesca pitada de ternura, sendo muito amigável com todos os seus aliados e se preocupando muito com o bem estar deles. Como ele não possui um objetivo em foco, é facilmente iludido por seus inimigos, até colocar na mente que deseja fazer com que as Wild Roses floresçam em um mundo livre após ser feito de bobo por Laguna (por uma boa causa). Após começar a acreditar que seu sonho vale a pena mesmo parecendo infantil aos olhos de seus inimigos, ganha seu cristal.

  • Modo de Jogo

Firion é chamado de Weapon Master no jogo e não por acaso, sendo que seus ataques físicos de solo mudam de efeito durante o combo dependendo do direcional pressionado ao realizar o segundo ataque. Pressionando para frente ele faz o oponente voar e pode causar um Chase, sem pressionar nada ou pressionando para baixo ele usa um golpe com Wall Rush. Além disso, devido a seu título ele pode utilizar todas as suas três magias tendo apenas uma equipada em uma sequência de três ataques, sendo que a primeira precisa ser a magia equipada, por exemplo, com Blizard equipado ele pode utilizar o Blizard, então apertar para frente e bola durante a animação para utilizar Fire, para trás e bola para utilizar Thunder ou apenas pressionar bola para lançar outro Blizard, sendo que eu prefiro o Thunder por atravessar paredes e ter um tempo de conjuração bem rápido. Firion é um dos melhores lutadores de chão, sendo capaz de utilizar vários ataques a uma boa distância, trazer os inimigos para perto, combar sobre o inimigo e então decidir se quer afastá-lo, iniciar um Chase ou realizar um Wall Rush. Seus ataques possuem distância suficiente para serem difíceis de se punir caso erre ou bloqueie, sendo particularmente complicado para personagens com pouca range em seus ataques. O grande problema de Firion está no ar, ele possui apenas UM ataque físico no ar que serve, olha só, pra jogar o inimigo no chão. Suas magias no ar são até bem úteis, mas fica difícil usá-las como distração quando se precisa ir até o chão para continuar a pressão. Com isso ele se torna muito bom para ambientes fechados, porém ele possui seus HP Attacks com range gigantesco para lidar com inimigos que insistem em combater no ar, como Straight Arrow, que possui uma velocidade incrível e pode ser disparada ao desejo do jogador, tornando-a bem imprevisível e difícil de esquivar para jogadores humanos.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Firion se chama Blood Sword Equiped e possui apenas um efeito, chamado de Blood Weapon, que faz com que todo o dano que Firion cause no HP do inimigo seja convertido em HP para ele, sendo que só por isso é um efeito muito poderoso. Seu EX Burst se chama Fervid Blazer e é até bem simples de se utilizar, sendo que o jogador deve pressionar na ordem cinco botões que aparecem na tela e causa muito dano no Bravery do inimigo antes de dar o golpe final.

  • Como Assist

Firion como Assist não é lá grande coisa. Seu Bravery Attack de solo talvez seja o golpe mais eficaz do set pois causa bastante dano de Bravery e possui um bom range. No ar, Fire não ajuda muito pois é um golpe bem lento e facílimo de defender. Straight Arrow não possui utilidade alguma já que não é possível tentar enganar o inimigo, portanto se torna muito fácil de esquivar e previsível, já Weaponsmaster possui um range impressionante, mas deve ser usada em momentos estratégicos e possivelmente o próprio Firion utilizaria de maneiras bem mais eficazes.

  • Builds

Firion é um cara com um combo bem interessante. Sua melhor arma, a Wild Rose, possui o efeito Extra HP to BRV, que faz com que todo o HP ganho acima do HP máximo torne-se Bravery para Firion, além de Counterattack, que aumenta a chance de crítico em inimigos que estejam atacando. Para isso ele precisa estar em seu EX-Mode, assim aproveitando-se do Regen de HP (Blood Weapon não ativa o efeito da arma, até porque seria MUITO ROUBADO), portanto builds de EX-Mode são bem úteis para ele, ainda mais com armaduras que dão pouco HP, para que o HP esteja sempre cheio e o bônus de Bravery esteja sempre ativo. Bons Assists que cubram a parte aérea de Firion são bem úteis. Alternativamente, é possível utilizar builds de dano e Wall Rush / Chase para se aproveitar dos efeitos extras dos ataques de Firion, dependendo da necessidade encontrada.

  • Onion Knight

“Vou fazer você chorar e dar honra a meu título!” – Onion Knight.

 

  • Prós / Contras
  • + MUITO rápido.
  • + Bravery to Bravery Attacks causam muito dano repetitivo.
  • + A iniciação de seus ataques é muito veloz.
  • + Muitos Bravery to HP Attacks.
  • + Possui um bom poder mágico.
  • + Seu EX-Mode dá uma boa potência a seu dano como um todo.
  • Possui golpes bem previsíveis.
  • Possui um tempo muito longo de recuperação após errar um Bravery Attack.
  • Possui o menor ataque base do jogo.
  • Precisa de uma boa aproximação, principalmente no ar.
  • Final Fantasy de Origem

Onion Knight cai na mesma linha de Warrior of Light, sendo mais um representante que um personagem em si. Na realidade ele é um dos quatro guerreiros da luz de Final Fantasy III, porém vestido com a melhor armadura do jogo (sim, a melhor, cebolas vão dominar o mundo!). No jogo original, Onion Knight era o primeiro Job, enquanto em FFIII Remake pra NDS é um Job secreto. Os quatro guerreiros da luz recebem poder do cristal do vento, partindo então em uma jornada para salvar o mundo da devastação causada pelo desequilíbrio das forças da luz com as das trevas.

  • Enredo In-Game

Onion Knight é basicamente uma criança e, apesar de ser bem hábil em combate, é inexperiente e inseguro a ponto de tentar ludibriar os inimigos para escapar de combates que, para ele, seriam desvantajosos de se lutar. Ele se une a Terra na busca pelo seu cristal e acaba por descobrí-lo após vencer seu medo de combates difíceis e a dar valor a honra e a moral mais do que a seu benefício.

  • Modo de Jogo

Onion Knight possui o título de Mystic Fencer e é um dos únicos personagens que possuem Bravery to Bravery Attacks, ou seja, ele é capaz de realizar dois Bravery Attacks em sequência, causando muito dano na Bravery do inimigo. É um personagem puramente ofensivo, sendo que possui bons golpes no chão e no ar, tanto a distância quanto físicos, porém precisa de vários golpes devido a seu baixo ataque base. Seu principal ponto fraco é sua necessidade de ser ofensivo, já que ele não tem muitas maneiras de tentar enganar o inimigo, portanto ele se torna previsível, porém a velocidade de iniciação de seus ataques é muito boa, mas, caso defendidos ou esquivados, deixam Onion exposto por muito tempo e acaba se tornando muito fácil realizar um contra-ataque. Ele também pode realizar buffs de 10 segundos em seu poder físico ou mágico, o que auxilia bastante no seu dano geral, entretanto, devido ao tempo curto, deve ser gasto depressa. É um personagem para jogar ofensivamente, pressionar o inimigo e mantê-lo na defensiva, procurando por uma brecha, aproveitando-se o máximo de sua velocidade e da sua capacidade de combate em qualquer terreno, já que não é preciso se preocupar muito com HP Attacks, já que ele possui uma boa quantidade de Bravery to HP Attacks.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Onion Knight se chama Job Change, transformando-o num Ninja quando ele usa golpes físicos, aumentando a quantidade de golpes dados por ataque e seu dano como um todo com a passiva Dual Wield, ou num Sage, aumentando o dano mágico e o número de projéteis disparados por Onion Knight, com a passiva Sage’s Wisdom. Onion Knight é o único personagem do jogo a possuir dois EX-Burst que são utilizados dependendo de qual Job Onion está utilizando no momento. Quando Onion é um Ninja, o EX-Burst utilizado vai ser Ninjutsu, onde o jogador deve selecionar o comando Throw e então selecionar Shuriken no menu apresentado, já quando é um Sage, o comando é Spellbook e o jogador deve selecionar Magic e Holy no menu.

  • Como Assist

Onion como Assist é um personagem bem objetivo, sendo que seus ataques vão direto a encontro do inimigo sem dó. Blizzard no chão não é tão bom quanto deveria, mas dá pro gasto, já no ar o Bravery Attack é Turbo-Hit, porém sem os efeitos do Bravery to Bravery Attack, o que é uma pena. Como HP Attacks, Onion utiliza Blade Torrent e Comet, que também são golpes bem pra frentes, porém Comet pode ser utilizado para distrair inimigos e então se aproveitar da deixa e enfiar outro HP Attack.

  • Builds

A melhor arma de Onion Knight é Onion Sword, que dá a ele 10% de dano e Sneak Attack, melhorando o crítico de golpes por trás, com isso deixando Onion Knight bem livre para ser o que desejar. Dano físico em Onion Knight é uma boa pedida, já que ele possui um dano grosseiro com seus Bravery to Bravery Attacks e que pode ser ainda melhorado com críticos e com a ajuda de Assists para surpreender inimigos que estão esperando um golpe direto. É possível também fazer um Onion voltado a magia, porém eu acredito ser melhor utilizá-las como distração e dano colateral, já que o grande poder de Onion está nos bônus de seus títulos. Uma build voltada para EX-Mode também pode ser pensada, já que o dano na forma Ninja é colossal, porém é possível apenas dar muito dano na forma tradicional e se aproveitar de seus inúmeros Bravery to HP Attacks para causar dano facilmente no inimigo.

  • Cecil Harvey

“It’s black, it’s white! Whoo!” – Cecil Harvey.

 

  • Prós / Contras
  • + Possui boa eficácia tanto no ar quanto no chão.
  • + Seus HP Attacks não são tão fáceis de esquivar.
  • + Possui Bravery Attacks de distração bem chatos de esquivar.
  • + Sua forma Dark Knight possui alguns combos bem poderosos com Dark Cannon.
  • Nenhum Bravery to HP Attack.
  • É bem difícil se acostumar com as trocas constantes de jogabilidade.
  • Dark Knight não possui muitos meios de se virar no ar, tampouco de trazer o inimigo para o chão com facilidade.
  • Final Fantasy de Origem

Cecil Harvey é o protagonista de Final Fantasy IV, aparecendo também em suas continuações. Ele é um Dark Knight aos serviços do rei de Baron e amigo de infância de Rosa, pela qual ele é apaixonado, e Kain. Cecil começa a se questionar quanto as intenções de seu rei e, após observar uma série de atrocidades, decide partir em uma jornada para se redimir, abandonando sua armadura de Dark Knight e tornando-se um Paladin, um guerreiro da luz. Cecil é destemido, porém altamente auto-inquisitivo, se torturando constantemente pelas barbáries que cometera no passado a mando de seu rei, porém também é um amigo leal e compreensivo, perdoando até mesmo as maiores traições daqueles em busca de arrependimento.

  • Enredo In-Game

SPOILERS aqui, sinceramente, QUEM FOI que teve a BRILHANTE ideia de ficar jogando na cara do jogador o TEMPO INTEIRO que Golbez é o irmão do Cecil, porra, esse é um dos maiores plot twists de FFIV, tem gente que não jogou ainda viu! Bom, indignações de lado, Cecil possui um swap de personalidade em Dissidia, tornando-se mais acanhado e dependente de seu irmão e de seus amigos, acreditando que os cristais só aparecerão se todos lutarem juntos. Após ser confrontado por Cosmos, que o auxilia explicando que unir forças e depender não são a mesma coisa, Cecil ganha o cristal após provar que é capaz de enfrentar as próprias batalhas.

  • Modo de Jogo

Cecil possui o título de Split Soul, representando sua capacidade de mudar de classe durante o combate. Existem três formas de mudar de classe, a primeira é utilizando um HP Attack, no chão ele muda para Dark Knight, no ar, para Paladin; a segunda é utilizando os Bravery Attacks Dark Step para mudar para Dark Knight e Paladin Arts para Paladin; por fim, a terceira é utilizando R1 + quadrado durante o EX-Mode. Como Cecil não pode mudar de Job livremente fora do EX-Mode, controlar os momentos dessa mudança torna-se essencial para o sucesso com o personagem. Basicamente, o Dark Knight é um personagem para combate no chão, sendo que ele possui vários combos interessantes, principalmente unindo seu Bravery Attack Dark Cannon que puxa o oponente para perto e então combinando com um outro Bravery Attack ou até com um HP Attack, sendo que estes são bem velozes e podem ser bem perigosos a curta distância, já no ar o Dark Knight deixa a deseja, sendo mais efetivo utilizando magias para tentar empurrar o inimigo pro chão ou então iniciando um Chase com Nightfall. A versão Paladin é especialista em combate aéreo, já que seus Bravery Attacks de solo são bem ruins e servem mais para jogar o inimigo pra cima. No ar, o Paladin pode utilizar seus Bravery Attacks como distração, como Searchlight, enquanto tenta encurralar o inimigo e iniciar seus longos combos, entretanto pode ter alguma dificuldade em atingir seus HP Attacks, já que não possui algo como Dark Cannon para iniciar um combo, porém o próprio Searchlight pode funcionar para este propósito, obrigando o inimigo a defender ou esquivar. O principal em Cecil é o controle da troca de Jobs, o que pode se tornar um tanto irritante para jogadores mais impacientes, sendo portanto um personagem mais tático que agressivo e que cada ação deve ser pensada com cuidado.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Cecil se chama Job Augment, dando a ele duas habilidades: Inner Strength, que aumenta o dano de Cecil em 50% e Proteus, que permite a Cecil trocar de Job livremente com R1 + quadrado, facilitando muito a vida de quem não tem paciência para controlar as mudanças de Cecil, além de dar um bom dano adicional a ele. Seu EX-Burst é Soul Shift, onde o jogador deve pressionar três pares de botões em sequência para que seja perfeito, pode embabacar um pouco no começo, mas depois se pega a prática.

  • Como Assist

Cecil é um bom Assist, sendo que todos os seus golpes utilizam Wall Rush. Seus golpes possuem um bom dano, além de seu Bravery no chão ter um longo alcance. Quanto a HP Attacks, o de solo é bom para complementar combos, sendo bem veloz, mas com um curto alcance, já no ar é mais utilizado como distração, já que tem um tempo de início bem alto e é facilmente esquivável.

  • Builds

A primeira coisa é saber em qual Job focar, já que muito provavelmente Cecil ficará muito mais tempo em um Job que em outro dependendo das preferências do jogador. Cecil possui duas armas únicas, cada uma beneficiando um Job diferente. Dark Knight possui a Cimmerian Edge, aumentando em 1 o ataque de Cecil enquanto Dark Knight e dando efeito de Counterattack, aumentando os críticos quando o oponente for interceptado atacando. Como a versão Dark Knight de Cecil possui vários combos com dano misto e muito Wall Rush, builds relacionadas a dano e a Wall Rush podem ser bem efetivas. A versão Paladin conta com Lightbringer, que aumenta a defesa de Cecil em 1 enquanto Paladin e ganha o efeito de Sneak Attack, que aumenta o crítico de ataques pelas costas, o que é bom devido a mobilidade de Cecil e a capacidade de atacar de vários ângulos. Diferente do Dark Knight, o Paladin possui vários ataques com efeitos de Chase, podendo tirar proveito disso e de uma boa defesa para tornar as sequências mais efetivas. Builds relacionadas a EX-Mode podem ser boas devido ao bônus de dano, porém é possível perder um pouco do glamour da tática devido a facilidade de se trocar de Job, além de perder slots para acessórios que poderiam estar melhorando os efeitos adicionais dos ataques de Cecil.

  • Bartz

“Vamos brincar de imagem e ação?” – Bartz Klauser.

 

  • Prós / Contras
  • + Ganha efeitos extras a cada golpe equipado.
  • + Muitos golpes com Wall Rush.
  • + Bravery Attacks bem longos com bastante dano.
  • + Possui um bom controle de média distância.
  • Golpes muito fáceis de esquivar e bloquear.
  • Apenas um Bravery to HP Attack e conectado com Holy, que é uma magia a distância.
  • Final Fantasy de Origem

Bartz Klauser é o protagonista de Final Fantasy V, é um aventureiro que saiu pelo mundo a pedido de seu pai em leito de morte com seu Chocobo Boko e acabou se tornando um guerreiro da luz para salvar o mundo da instabilidade, junto com seus recém companheiros de viagem Lenna, Galuf e Faris. Devido a idade, Bartz é um garoto bem abalado com a morte de seus pais, a ponto de sempre levar em consideração o que seu pai gostaria que ele fizesse em cada decisão difícil que ele toma, entretanto ele é extremamente amigável e simpático e provavelmente o primeiro protagonista de Final Fantasy sem uma personalidade clichê. Bartz também é muito cômico, sendo que este ponto ficou bem reforçado em Dissidia, sendo que junto com Galuf conseguiam animar bastante os diálogos de FFV.

  • Enredo In-Game

Em Dissidia, Bartz é curioso e, na maior parte do tempo, cômico, com várias piadas, mas a maioria é mais entendível para quem já jogou o próprio FFV. Ele carrega consigo uma pena que não lembra de quem é (já que todos os personagens perdem a memória em Dissidia) mas que com certeza pertence a seu Chocobo amigo, Boko. Após cair em uma armadilha tramada por Kuja, precisa se virar sozinho e amadurecer seu jeito criança de ser para então poder adquirir seu cristal.

  • Modo de Jogo

Bartz é um personagem com muitos efeitos especiais, porém seguido por uma boa quantidade de desvantagens. Seu título é Mimic e isso faz com que cada um de seus ataques, quando equipados, dê a ele passivas especiais, como por exemplo mais dano em Wall Rush, pulo maior, mais velocidade, dentre outros, portanto é muito importante saber os efeitos dos golpes equipados para poder traçar uma estratégia eficaz. Entretanto, Bartz possui ataques bem previsíveis e que podem ser bloqueados e esquivados com facilidade, além de um Bravery to HP Attack bem difícil de utilizar, porém seus ataques possuem uma distância interessante, sendo que esta pode ser utilizada para enganar o inimigo fazendo-o esquivar ou bloquear antes do tempo. Ao todo, Bartz é um personagem simples, mas que precisa de prática e um pouco de sorte para que o oponente erre e abra uma brecha para que os golpes de Bartz entrem. Ele possui Bravery Attacks úteis para todas as distâncias tanto no ar quanto no chão, além de possuir alguns HP Attacks chatos de esquivar, porém fáceis depois de se tomar a prática, portanto um bom Assist para ele é essencial, pra distrair inimigos e facilitar a execução de ataques.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Bartz se chama Job Mastered e dá ao personagem a habilidade Goblin Punch com R1 + Quadrado, um HP Attack de curta distância e bem veloz que causa Bravery Damage antes do efeito final, sendo que causa oito vezes este dano quando Bartz possui o mesmo nível do inimigo, ótimo para partidas PVP ou em modo de batalha. O EX-Burst de Bartz se chama Master Mime, sendo bem semelhante ao de Warrior of Light, porém desta vez é necessário apertar dois direcionais por três vezes que aparecerão na tela para que o golpe seja executado perfeitamente.

  • Como Assist

Bartz é um ótimo Assist, principalmente para personagens que se valem bem de combate aéreo. Isso se deve a seu Bravery Attack aéreo, o Slide Shooter, que é capaz de causar Wall Rush no teto do cenário, facilitando a continuação de combos, já o Bravery Attack do chão, Blade Crash, é facilmente bloqueável e deve ser utilizado com um bom tempo para que entre sem problemas. Dark Flame é um HP Attack bem chatinho de esquivar, principalmente porque mesmo depois da primeira esquiva ele pode voltar para o inimigo e Ragnarok é bem semelhante ao utilizado por Laguna.

  • Builds

A arma mais poderosa de Bartz se chama Dorgann’s Blade e dá a ele um bônus de 20% de regeneração e mais o efeito Cat Nip, que melhora os críticos caso o oponente possa derrotar o jogador com um HP Attack. Isso dá uma boa vantagem para builds baseadas em EX, já que Regen só é ativado quando o personagem entra em EX-Mode. Entretanto, builds relacionadas a Assist e Wall Rush também são bem eficazes para Bartz, já que ele possui vários ataques que aumentam o dano de Wall Rush e um que melhora seu Assist Gauge, além dele ter uma grande necessidade de utilizar seus Assists constantemente pra facilitar a execução de seus ataques sem medo de ser contra atacado.

  • Terra Branford

“Como uma deusa, você me mantém…” – Terra Branford.

 

  • Prós / Contras
  • + Ótimo controle de qualquer distância.
  • + Muitos golpes a longa distância.
  • + Dano mágico a curta distância.
  • + EX-Mode muito eficiente.
  • + Meltdown!
  • Não possui passiva de título, semelhante a Warrior of Light.
  • Ataques mágicos são sempre fáceis de esquivar, bloquear e refletir.
  • Final Fantasy de Origem

Terra Branford é a protagonista de Final Fantasy VI, uma jovem controlada pelo império de Gestahl que acaba ganhando sua liberadade após um incidente na cidade de Narshe, onde a coroa que a escravizava é removida por um morador e a partir de então ela luta para sair da cidade que acabara de atacar enquanto tenta se lembrar de quem é e principalmente como possui seus poderes mágicos. Terra é inicialmente confusa e contraditória, crescendo emocionalmente com o tempo, como um animal assustado descobrindo aos poucos o afeto do lar, até criar uma afeição pelas pessoas a sua volta e pelo mundo em que vive.

  • Enredo In-Game

Terra em Dissidia é uma personagem tímida e um tanto medrosa, sendo que teme principalmente perder o controle de seus poderes e machucar seus amigos. Após conseguir confrontar seu medo de perder o controle e então confrontar seu nemesis, ela consegue seu cristal, mas não antes de criar um laço profundo de amizade com Onion Knight, que a protege durante toda a campanha e ajudando-a a crescer livre do medo de perder o controle.

  • Modo de Jogo

Terra possui o título de Esperkin e infelizmente não possui nenhuma passiva atrelada. Ela possui vários ataques mágicos, tanto de longa quanto de curta distância, porém não é muito eficaz na tentativa de afastar oponentes mais agressivos. Alguns de seus ataques, como o Bravery Graviga e o HP Attack Meltdown, possuem um tempo de conjuração que pode ser um tanto longo, portanto manter a distância é algo crucial para o sucesso de suas investidas. Suas demais magias cobrem uma área bem grande, porém, como todas as magias, são facilmente refletidas, além de seus combos de curta distância serem arriscados para usar. Ela possui apenas quatro HP Attacks, Tornado possui duas versões, para chão e para ar e serve basicamente para pegar inimigos que tenham acabado de sair de um Wall Rush ou que estejam se aproximando muito rapidamente, já Flood tem a capacidade de quebrar defesas de alta prioridade, o que dá a Terra uma boa vantagem contra alguns personagens que possuem esse tipo de técnica, por fim, Meltdown é uma habilidade que muda a forma dependendo do direcional utilizado para dispará-la e é muito difícil de esquivar, porém leva um bom treino para aprender a usá-la com eficácia. Apesar de ser uma maga, Terra possui bons Bravery to HP Attack, Firaga é conectado com Fire, que é uma magia de chão relativamente fácil de acertar, principalmente se o inimigo for especialista em combate no solo, já Ultima é ligada a Holy Combo e é eficaz para punir personagens que tentaram iniciar um ataque muito próximo. Ela é uma personagem bem versátil, porém todos os seus ataques dependem de alguma estratégia para serem utilizados e são em sua maioria projéteis que podem ser refletidos, portanto manter a distância e atacar na hora certa são essenciais.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Terra se chama Trance e é simplesmente primordial para sua eficácia, dando a ela duas habilidades: Glide, que a faz poder flutuar caso o jogador segure X após um pulo e Chainspell, que faz com que Terra possa seguir uma magia imediatamente com outro Bravery ou HP Attack sem tempo de carregamento, fazendo dela uma metralhadora de magias ambulante e aumentando muito a probabilidade de algum ataque conectar. Seu EX-Burst se chama Riot Blade, onde o jogador deve apertar repetidamente esquerda e bola até que as barras carreguem para que o ataque saia perfeito.

  • Como Assist

Terra possui ótimos ataques como Assist, contribuindo principalmente para Wall Rushs. Graviga é seu Bravery Attack de chão, absorvendo magias menores e causando Wall Rush após carregada, sendo ótima também para atrapalhar o inimigo e causar um combo ou conectar um HP Attack, já no ar o Bravery Attack é Blizara, que possui um range interessante além do efeito de Wall Rush. Flood é seu HP Attack de chão e pode ser bem usado para quebrar personagens com defesa prioritária, já Meltdown não é tão eficaz, já que não é possível controlar seu tipo e, portanto, ele perde um tanto de sua utilidade.

  • Builds

A melhor build para Terra é provavelmente a baseada em EX-Mode, já que seu poder aumenta de maneira colossal devido a Chainspell. Altos níveis de Base Bravery também ajudam muito já que ela tem certas dificuldades em causar Bravery Damage, principalmente enquanto não estiver com o EX-Mode. A melhor arma de Terra é Maduin’s Horn e aumenta em 20% a defesa física, além de possuir o efeito Counterattack, melhorando o crítico quando o inimigo é atingido após realizar um ataque, sendo que o bônus de defesa é muito útil, principalmente contra inimigos agressivos com muitos combos físicos, já que Terra possui uma dificuldade elevada em manter a distância. O ideal é mantê-la longe de perigo e controlando a distância dependendo das necessidades, é uma ótima personagem e possui alguns dos combos mais grosseiros do jogo, porém exige bastante treino e estratégia para se tornar eficaz.

  • Cloud Strife

“…” – Cloud Strife.

 

  • Prós / Contras
  • + O Rei dos Wall Rushs.
  • + EX-Mode dá prioridade aumentada a todos os seus ataques.
  • + Muito dano físico.
  • + Bom range em seus ataques físicos.
  • + HP Attacks variados.
  • Lento, muito, mas muito lento para realizar seus ataques.
  • Fácil de bloquear fora do EX-Mode.
  • Para atingir todo o potencial do EX-Mode, é necessário se manter com HP cheio.
  • Nenhum HP Attack particularmente fácil de se acertar.
  • Não possui passiva de título.
  • Final Fantasy de Origem

Cloud Strife é o protagonista de Final Fantasy VII e aparece em praticamente todos os spinoffs, filmes, séries, etc, como protagonista ou coadjuvante. Cloud é um homem amargurado, fechado e cheio de segredos, não costuma ser amigável e tenta sempre esconder suas emoções. Natural de Nibelheim, assim como sua amiga Tifa, ele sonhou em se tornar um SOLDIER, um soldado especial das forças da Shinra, entretanto não estava apto a isso e acabou virando um soldado comum. Entretanto, após o incidente com seu ídolo, Sephiroth, experiências foram feitas nele tornando-o muito mais forte, porém compremetendo sua estabilidade mental, fazendo-o acreditar em memórias que não são deles e surtando de vez enquando, estando sob controle de uma entidade do além.

  • Enredo In-Game

Cloud é inicialmente um guerreiro de Chaos, entretanto acaba sendo derrotado pelo mesmo após se rebelar e, após morrer e voltar a vida, torna-se um guerreiro de Cosmos. Durante sua campanha, ele se mostra submetido as vontades de Sephiroth (ui!) que diz que controla todos os seus passos (ui!²), porém Cloud prova para ele que é dono de seu próprio destino e ganha seu cristal. Mesmo assim, Cloud sempre é grosso e gélido em torno de seus amigos, apesar de ajudá-los, raramente demonstra algum afeto ou preocupação.

  • Modo de Jogo

Como eu disse, Cloud é o rei do Wall Rush, tendo o título de Buster Basher, o que não quer dizer nada, já que ele não tem nenhuma passiva vinculada a seu título. Cloud possui vários e vários ataques que causam Wall Rush, todos são muito poderosos e causam bastante dano e hits, porém são lentos e fáceis de bloquear, exigindo ao jogador atenção para sempre golpear o oponente enquanto ele estiver desprevinido, como em contra ataques, bloqueios, etc. Ele também possui maneiras de manter o combate a distâncias mais longas, como suas magias de fogo e, principalmente, Blade Beam, que possui prioridade média. Seus HP Attacks são um tanto complicados de acertar, alguns são lentos como Braver e outros não possuem tanto alcance como Cross Slash, porém podem pegar o inimigo de surpresa se utilizados no tempo certo, sendo inclusive mais fáceis de acertar que de alguns outros personagens como Lightning. Já quanto aos Bravery to HP Attacks, Cloud possui dois, um no chão e um no ar, o que cobre já suas necessidades, até porque são ligados a Bravery Attacks bem simples de usar. Cloud é um personagem básico, poderoso e com bastante capacidade de dano, mas que necessita de boa noção de espaço e tempo de execução de ataques para que consiga atacar o oponente sem receber represálias.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Cloud se chama Equipped Ultima Weapon (que original né não?) e dá a Cloud duas habilidades: Ultima Weapon (ATK), que aumenta o ataque de Cloud dependendo de quanto HP ele possui restante, dobrando seu ataque com HP cheio e Ultima Weapon (CRUSH), que aumenta a prioridade de todos os seus ataques para Melee High, fazendo com que seus ataques não sejam parados por bloqueios comuns, tornando seus combos muito mais fáceis de usar. Seu EX-Burst se chama Omnislash e para realizá-lo perfeitamente o jogador deve pressionar rapidamente o botão bola, causando uma boa quantidade de dano ao adversário.

  • Como Assist

Cloud utiliza vários ataques com Wall Rush enquanto Assist, já que essa é sua especialidade. Ambos os seus Bravery Attacks e seu HP Attack de chão são até simples de se usar e podem auxiliar bastante na finalização de um combo, já Braver, seu HP Attack de ar, precisa de um tempo para ser utilizado e deve ser bem planejado. Ele é ótimo para personagens que não fazem tanta questão de finalizar um combo em proximidade, já que Cloud sempre joga o oponente para longe, mas é ótimo com personagens que possuem HP Attacks com grandes distâncias.

  • Builds

Wall Rush e Assist são a melhor pedida pra Cloud, já que ele precisa de bastante ajuda pra poder acertar seus combos e já possui a grande maioria de seus ataques com o efeito Wall Rush, ainda mais que sua melhor arma, a Fenrir, possui o efeito de aumentar em 20% o dano de Wall Rush durante um HP Attack, além de possuir o efeito Sneak Attack, que aumenta o crítico quando o oponente é acertado por trás, melhorando ainda mais a função dos Assists. Também é possível fazer uma build baseada no EX-Mode de Cloud, apelando pra bastante regeneração e outros meios de ganhar HP durante o combate, tentando sempre manter Cloud com 100% do HP, mas infelizmente Cloud acaba ficando bem vulnerável enquanto está fora do EX, mas ainda assim é uma build bem utilizável.

  • Squall Leonhart

“Tanto faz como tanto fez…” – Squall Lionheart.

 

  • Prós / Contras
  • + Muitos hits.
  • + Possui ataques prioritários.
  • + Capaz de causar Bravery Break no oponente rapidamente.
  • + Atinge o oponente várias vezes até com habilidades a distância.
  • + Pode usar alguns de seus HP Attacks em sequência de seus Bravery Attacks, tornando-os mais difíceis de se esquivar.
  • Nenhum Bravery to HP Attack.
  • HP Attacks difíceis de acertar por si só.
  • O alcance de seus ataques físicos é MUITO curto.
  • Sem passiva de título.
  • Final Fantasy de Origem

Squall Leonhart é o protagonista de Final Fantasy VIII. É um rapaz frio e calculista, faz questão de estar sozinho e tende a afastar todos a sua volta para que não precise se preocupar com os demais, mas na verdade no fundo ele é bem sentimental e afasta a todos com medo de se apegar e perdê-los, já que nunca conheceu seus pais e foi afastado de sua irmã ainda pequeno. Squall é um mercenário das forças SeeD de Balamb Garden auxiliando governos em momentos de apuros e confrontando sacerdotizas, sendo considerado um líder nato pelos seus aliados e amigos devido a seu alto senso de responsabilidade, apesar dele detestar a função devido a sua auto proclamada falta de carisma.

  • Enredo In-Game

Squall é bem mais amigável e companheiro de seus aliados que ele é realmente em FFVIII, talvez porque essa já seria a função de Cloud. Sua sempre constante tendência em ficar só e o foco em sua campanha, onde ele é enganado por Ultimecia para que ela possa derrotá-lo em combate, entretanto Squall consegue virar o jogo e aceita a ajuda de seus companheiros, vencendo a bruxa e ganhando seu cristal.

  • Modo de Jogo

Squall possui o título de Relentless Revolver e não possui nenhuma habilidade relacionada a seu título. Ele possui vários ataques que atingem o oponente repetidas vezes, causando dano altíssimo e fazendo com que o oponente entre em Bravery Break rapidamente, além de alguns de seus ataques possuírem prioridade alta, que ajuda bastante a fazer os combos iniciarem. Seus HP Attacks, em sua maioria, possuem um certo atraso na execução e, como ele não possui Bravery to HP Attack, precisa de um bom controle de uso, sendo que alguns de seus Bravery Attacks podem ajudá-lo por fazerem com que Squall saia da animação de ataque antes do dano ser concluído ao oponente, como Thunder Barrel. O problema de Squall, além da falta de HP Attacks confiáveis, é o alcance mínimo que seus ataques físicos possuem, fazendo com que ele precise se aproximar muito de seus inimigos para poder atingí-los, porém seu EX-Mode pode dar um jeito nisso. Squall é um dos personagens mais usados devido ao seu design mais descolado, mas possui também um grande poder ofensivo, contando com Breaks bem velozes, sendo forçado a ser bem agressivo devido a sua limitação de alcance.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Squall se chama Equipped Lion Heart, dando a ele duas habilidades: Lion Heart (RANGE), que aumenta o alcance de todos os ataques de Squall, dando uma certa corrigida no problema relatado acima, e Lion Heart (HIT), que aumenta o número de hits que seus combos produzem, aumentando ainda mais a velocidade com que ele é capaz de deixar o inimigo em Break. Seu EX-Burst se chama Renzozuken e para atingir a perfeição é necessário apertar R1 quando os feixes forem passando a área quadriculada na barra apresentada, sendo bem penoso de se conseguir um golpe perfeito.

  • Como Assist

Os Bravery Attacks de Squall possuem um alcance bem curto como de costume, o que limita bastante seu uso até para combos, mas ele pode ser usado para iniciar um ataque no ar, já que seu Bravery Attack passa por defesas comuns. Seus HP Attacks não são dos melhores também, o de chão é utilizável, mas possui um bom tempo de iniciação, já o do ar possui um alcance muito pequeno, tornando Squall um candidato não muito proveitoso a Assist.

  • Builds

A melhor arma de Squall, Lionheart, aumenta a absorção de EX-Core em 30% e ainda possui o efeito Sneak Attack, melhorando o crítico de golpes pelas gostas, isso unido ao fato de que seu EX-Mode resolve metade de seus problemas em combate faz com que uma build de EX para Squall seja muito proveitosa. É útil também misturar com acessórios pra melhorar o uso de Assists, já que Squall tem dificuldade para acertar seus HP Attacks, um bom Assist pode auxiliar atrapalhando o oponente ou sendo a fonte de dano principal.

  • Zidane Tribal

“Vamu pula! Vamu pula, vamu pula, vamu pulaaaa!” – Zidane Tribal.

 

  • Prós / Contras
  • + Muitos ataques aéreos.
  • + HP Attacks muito rápidos.
  • + Bravery to HP Attacks em golpes bem fáceis de utilizar.
  • + Bom controle de altitude com ataques direcionados.
  • + Bem veloz no chão.
  • EX-Mode mais divertido que útil.
  • No chão é uma tristeza.
  • Ataques de longo alcance praticamente inúteis.
  • Pouco ataque.
  • Sem passiva de título.
  • Final Fantasy de Origem

Zidane Tribal é o protagonista de Final Fantasy IX. Ele é um jovem alegre, simpático e vive dando em cima da mulherada, muito diferente dos dois protagonistas anteriores, entretanto ele sabe ser sério quando precisa, sendo provavelmente o mais jovem protagonista da série principal com excessão dos guerreiros da luz de FFIII. Zidane é um ladrão participante do grupo Tantalus e, ao participar da missão para sequestrar Garnet, a princesa de Alexandria, acaba descobrindo que ela queria mais é ser sequestrada mesmo e acaba sendo indagado com a função de protegê-la.

  • Enredo In-Game

Zidane é tão amigável quanto pilantra, dando algumas troladas até mesmo em Cosmos. Zidane é um jovem extremamente preocupado com a proteção de seus amigos e começa a perder a vontade de lutar quando Kuja, seu nemesis, começa a provocá-lo dizendo que seus amigos estão em apuros e ele não pode fazer nada. No fim, Zidane derrota Kuja, dizendo que é o melhor que ele pode fazer e que ele deve confiar em seus amigos, ganhando assim o seu cristal.

  • Modo de Jogo

Zidane possui o título, com razão, de Aerial Ace, embora isso não dê a ele nenhuma habilidade adicional. É um personagem completamente voltado para combates no ar, possuindo excelentes combos que podem até ser usados em sequência caso o inimigo bobear, já seus ataques no solo são bem ruins, mas servem ao propósito de arremessar o inimigo no ar para assim poder começar seus combos. Seus ataques a longa distância são bem tristes, sendo facilmente repelidos ou bloqueados e seu ataque baixo o força a ser bem agressivo para poder usufruir bastante de seu dano, porém sua velocidade de movimento o auxilia neste propósito, diferenciando-o bastante de Kain. Zidane também possui HP Attacks muito rápidos, como Free Energy, além de vários Bravery to HP Attacks para se utilizar no ar. É um personagem bem simples de se usar, voltado para combates aéreos e tendo muitas dificuldades contra inimigos que puxam o combate pro solo, entretanto ele necessita ser agressivo para ser útil, já que seu baixo ataque dá a ele uma certa desvantagem enquanto ele não estiver atacando.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Zidane se chama Trance, dando a ele duas habilidades: Aerial Jump, que aumenta seu pulo comum em dez vezes além dos boosts adquiridos com as passivas equipadas, e Dodge Jump, que o faz imune a alguns ataques enquanto pula, são habilidades bem úteis de mobilidade, mas que não são tão próprias para serem focadas. Seu EX-Burst é Reverse Gaia, que é executado perfeitamente apertando bola repetidamente até que as esferas na tela se encaixem, causando um bom dano, porém não tão alto devido ao ataque baixo de Zidane.

  • Como Assist

Zidane é um excelente Assist, principalmente para aqueles que, como ele, são peritos em combates aéreos. O Bravery Attack de solo de Zidane joga o inimigo pra cima, enquanto no ar ele pode causar Wall Rush no teto, atributo raro dentre os Assists. Seu HP Attack de solo é mais usado como barreira pra impedir o avanço do oponente, já seu HP Attack no ar é Free Energy e, como dito anteriormente, é muito rápido e eficaz, ótimo pra auxiliar aqueles personagens que precisam de ajuda na hora de causar dano real ao HP do inimigo.

  • Builds

Zidane é muito bom combinando Assists, críticos e dano físico para prolongar seus combos e causar muito mais dano durante suas perseguições aéreas. Sua melhor arma, Ozma’s Splinter, dá a Zidane 8% de BRV Boost On Dodge, além de Sneak Attack, que aumenta o crítico em golpes pelas costas, sendo assim Zidane também é capaz de se valer dos efeitos de BRV Boost On Dodge, como os do set de Adamant, pra melhorar seu Bravery enquanto esquiva dos golpes do inimigo e planeja seu contra ataque.

  • Tidus

“Preferia ter ido ver o filme do Pelé.” – Tidus.

 

  • Prós / Contras
  • + Possui esquivas imbutidas em seus golpes.
  • + Seus golpes que não apelam pra esquiva são muito rápidos.
  • + MUITOS Bravery to HP Attacks.
  • + Bom combatente no ar e no chão.
  • + Possui uma boa velocidade de movimento.
  • Escolher quais ataques com esquivas imbutidas ele vai usar pode ser trabalhoso.
  • É um personagem bem tático, dependendo muito de premonição das ações do inimigo, o que pode frustrar muita gente.
  • Seus Bravery to HP Attacks são relacionados a seus Bravery Attacks com esquiva, o que nem sempre é fácil de acertar.
  • Possui um tempo alto de recuperação de seus ataques, o que dá margem a contra ataques.
  • Final Fantasy de Origem

Tidus é o protagonista de Final Fantasy X e provavelmente surfista. Ele é um jogador de Blitzball que vive a sombra de seu desaparecido pai, Jecht, sempre tentando provar a todos que é superior a seu pai, entretanto, durante um ataque a sua cidade, Tidus acaba parando em uma terra distante e se vê encarregado de ser um dos guardiões da Grand Summoner Yuna, uma figura importantíssima para a religião local e encarregada de derrotar a perigosa criatura Sin. Tidus é infantil e irresponsável, muitas vezes sendo até chato, porém ganha um grande senso de responsabilidade e justiça a medida que acompanha Yuna em sua peregrinação e se vê na obrigação de protegê-la.

  • Enredo In-Game

Tidus, assim como Cloud, é inicialmente um guerreiro de Chaos, porém, antes de iniciar um confronto com seu pai, acaba sendo atingido ao proteger Yuna de um ataque. Jecht, seu pai, acaba utilizando sua energia para curar o filho, mas assim ficando sem forças e sendo sequestrado por Palamecia, tornando-se um aliado de Chaos, enquanto Tidus torna-se um aliado de Cosmos. Tidus então parte a procura de seu pai, tentando sempre provar que é melhor, porém durante o confronto consegue superar seu orgulho e demonstrar que se importa com Jecht, conseguindo assim seu cristal.

  • Modo de Jogo

Tidus possui o título de Spry Striker e vários de seus Bravery Attacks possuem esquivas imbutidas, fazendo um contra ataque ser bem mais veloz após esta esquiva ser bem sucedida. Tidus é, facilmente, um dos personagens mais difíceis de se jogar, já que não é nada fácil prever os ataques dos inimigos e se esquivar usando seus Bravery Attacks, o que pode levar a resultados desastrosos. Já os ataques comuns de Tidus possuem uma velocidade de início bem alta, mas um tempo de recuperação peroso, semelhante ao que acontece com Onion Knight, além disso Tidus tem um sério problema com alcance, principalmente se ele não usa Wither Ball em seu arsenal. Seus HP Attacks são bem utilizáveis, possuindo um tempo consideravelmente baixo de inicialização, além de Jecht Shot possuir um alcance bom se observado que alcance sempre está em falta pra Tidus, já seus Bravery to HP Attacks são um tanto difíceis de usar, já que todos são ligados aos Bravery Attacks com esquivas imbutidas, obrigando o jogador a aprender utilizar bem esse recurso. Tidus é um personagem difícil de usar, porém recompensatório, já que depois de aprendido ele se torna bem difícil de se quer tocar com tantas esquivas e contra ataques, mas é trabalhoso e algumas tentativas podem resultar em contra ataques cruéis, portanto é um personagem para poucos.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Tidus se chama Equipped Caladbolg e dá a Tidus três habilidades: Mirror Dash, que aumenta a velocidade de Tidus em 25% deixando-o MUITO rápido, além de dar prioridade de bloqueio enquanto corre no solo, podendo defletir projéteis só de correr, a segunda habilidade é Caladbolg (ATK), que funciona igual a habilidade de Cloud, dobrando seu ataque enquanto seu HP estiver cheio e diminuindo o bônus quando o HP baixa, por fim, Caladbolg (DODGE) dobra o tempo de invulnerabilidade durante a esquiva, tornando mais fácil esquivar de alguns ataques irritantes como Razor Edge de Lightning e Dark Flame de Cecil. Seu EX-Burst se chama Blitz Ace, onde o jogador deve pressionar bola quando o cursor estiver no centro da barra apresentada, porém pode-se tentar quantas vezes for até o fim do tempo, mas mesmo assim possui uma dificuldade relevante de se dar perfect.

  • Como Assist

Tidus possui bastante golpes com Assist Chase, além de seus ataques terem uma iniciação bem veloz, que auxilia bastante na hora de atingir o inimigo, sendo que o grande problema é que seu alcance é bem limitado e os ataques geralmente são mirados na última posição do inimigo, fazendo com que Tidus facilmente erre oponentes durante um combo caso o tempo de uso for errado, ainda assim é bem útil com personagens capazes de deixar o inimigo em um único lugar durante o combo, facilitando a vida de Tidus.

  • Builds

Bom, Tidus é um grande especialista em esquivas, sua arma, além do efeito Cat Nip que melhora os críticos quando o oponente pode terminar a luta em um único golpe, possui BRV Boost On Dodge de 8%, igual ao de Zidane, sendo assim, uma build baseada em esquivas com bastante BRV Boost On Dodge é aparentemente o mais clichê possível pra ele, além de alguma ajuda com Assists ser necessária, já que não dá pra contar muito com a habilidade de Tidus de acertar seus Bravery to HP Attacks. O EX-Mode de Tidus é bom, mas não é tão especial para ser focado, já que não é todo o oponente que precisa de uma esquiva avançada pra dar conta, além do boost de ataque só ser perfeito com HP cheio, coisa que Tidus provavelmente NÃO vai estar, já que errar os Bravery Attacks com Dodge é uma constante.

Finalizamos o lado de Cosmos, agora vamos ao lado do MAL MWAHAHAHHAHAHAHA, entretanto fique aqui alertado que provavelmente haverão muito mais Spoilers quanto aos Final Fantasy de origem dos personagens aqui que nas histórias dos protagonistas. Os vilões são personagens bem inusitados em Dissidia, enquanto os guerreiros de Cosmos possuem cada um sua especialidade, mas se viram em todos os aspectos, os de Chaos são personagens extremamente focados em um único propósito, possuindo fraquezas e forças bem mais aparentes e óbvias, conheça agora, os guerreiros de Chaos!

  • Garland

“Tengen Toppa Gurren Lagann!” – Garland.

 

  • Prós / Contras
  • + Luta com uma broca gigante que vira um machado, uma lança e uma espada, isso já é suficiente pra mim.
  • + Possui um alcance gigantesco em seus ataques físicos.
  • + Seus ataques no solo são bem difíceis de bloquear.
  • + Pode modificar o efeito de seu combo durante sua execução.
  • + Seus HP Attacks podem ser bem chatos de se livrar.
  • + Pode arremessar o inimigo de volta pro solo com facilidade.
  • Sem Bravery to HP Attacks.
  • Seus HP Attacks são um tanto lentos.
  • No ar ele se torna bem previsível.
  • LENTO, MUITO MAS MUITO LENTO MESMO!
  • Final Fantasy de Origem

Garland é o vilão principal de Final Fantasy I. Uma vez um cavaleiro de Cornelia, foi corrompido por seu poder, já que sempre fora um dos melhores cavaleiros do reino, sequestrando princesa Sarah e pedindo a coroa como resgate. Derrotado pelos guerreiros da luz, é enviado ao passado pelos quatro demônios, onde se torna Chaos, o Deus da destruição, através do poder dos cristais negros e assim envia os demônios do passado ao futuro, para que possam enviá-lo novamente ao passado quando ele for derrotado pelos guerreiros da luz, criando um loop temporal e tornando-o virtualmente imortal.

  • Enredo In-Game

Em Dissidia, Garland é o principal guardião de Chaos, possuindo uma conexão bem forte com ele e sendo o único a quem Garland realmente respeita. Com todos os demais, Garland é arrogante e presunçoso, além de bem agressivo, possuindo uma rivalidade particular com Warrior of Light, sempre indicando que o mesmo não pode escapar do conflito eterno, sendo este seu destino por toda a eternidade.

  • Modo de Jogo

Garland possui o título de Nemesis, podendo alternar o efeito de seus ataques dependendo do momento durante o combo que ele pressiona bola para realizar o ataque subsequente, é um truque bem complicadinho de fazer e que pode levar tempo para que seus efeitos sejam apreciados com mais clareza. Garland é essencialmente um lutador de solo, mas que se vira muito bem no ar, porém seus ataques no chão são muito mais imprevisíveis e devastadores, sendo bem difíceis de bloquear e esquivar já que realizam uma sucessão de ataques com alcance gigantesco, já no ar, apesar de seus ataques serem bons, ele torna-se facilmente bloqueável. Infelizmente ele não possui Bravery to HP Attacks e seus HP Attacks são um tanto lentos, mas ainda assim complicados de se esquivar ou de se evitar. Garland é um dos vilões mais “normais” de se jogar, possuindo ataques físicos devastadores, mas sua movimentação é bem precária, já que ele é lento como um pedaço de metal de 2 toneladas (não, pera…), mas apesar dele não se sair muito bem no ar, é capaz de arremessar inimigos de volta ao solo com Bardishe em alta velocidade, retornando a luta ao ponto inicial.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Garland se chama Class Change e faz com que Bravery Attacks não parem Garland durante seus ataques, isso também vale para os hits que causam Bravery Damage durante os HP Attacks, ou seja, Garland pode quebrar quase qualquer ataque simplesmente atacando enquanto o oponente tenta causar dano nele e só por isso o EX-Mode de Garland é muito bom. Seu EX-Burst é Soul of Chaos, sendo bem fácil de se dar Perfect, apenas necessitando pressionar bola repetidamente e causando um bom dano ao oponente.

  • Como Assist

Garland é um Assist bem útil para personagens que lutam no solo. Seu Bravery Attack no solo causa uma boa quantidade de dano, enquanto no ar ele usa Bardishe e arremessa o oponente de volta ao chão, auxiliando a personagens de solo a manter a luta por ali mesmo. Seus HP Attacks são bem diferentes, o de chão serve mais para a estratégia clássica de usar como distração, até porque tem uma boa área, já o no ar, Cyclone, funciona mais como uma barreira para impedir o avanço do oponente, além de atrapalhá-lo bastante e permitir o uso de alguma habilidade adicional.

  • Builds

Garland possui um efeito interessante em sua melhor arma, Gigant Axe, que além de possuir absorção de EX Force de 10%, também possui o efeito Anti-EX, que melhora os críticos enquanto o inimigo está em EX-Mode. O EX-Mode de Garland é bem poderoso e dá pra utilizá-lo como base para sua build, podendo pender para qualquer lado a partir de então. Defesa e regeneração parecem bem consideráveis se for ver que Garland vai receber muitos golpes utilizando a habilidade de seu EX-Mode, mas também é possível puxar para Assists para ajudá-lo no ar ou então para build Anti-EX, aproveitando-se do efeito de sua arma, causando bastante crítico em seus ataques contra personagens em EX ou até diminuindo sua barra com EX Depletion, porém o mais comum é focar no uso de seu EX-Mode e em dano massivo pra assim poder causar ainda mais dano sem poder ser interrompido durante o EX-Mode.

  • Imperador Mateus

“Com os produtos Jequiti, você poderá ganhar prêmios e muito mais!” – Mateus.

 

  • Prós / Contras
  • + Bem difícil de se aproximar.
  • + Seus golpes pairam no cenário por muito tempo, atingindo inimigos desatentos.
  • + Pode paralizar o inimigo para facilitar o uso de HP Attacks.
  • + Pode usar seus HP Attacks como escudo.
  • + Muitos ataques imbloqueáveis.
  • + Pode pairar no ar com facilidade devido a seus ataques.
  • + Ganha Assist Gauge com facilidade.
  • Não possui meios de combar nem de atacar o inimigo diretamente, portanto depende bastante de erros adversários.
  • Flare pode ser rebatida, o que é bem triste.
  • Starfall leva MILÊNIOS pra ser castada.
  • Boa parte de suas armadilhas podem ser evitadas simplesmente por usar Dash.
  • Sem Bravery to HP Attacks (ele mal ataca diretamente).
  • Final Fantasy de Origem

Imperador Mateus é o grande vilão de Final Fantasy II e, considerado por mim, o vilão mais casca grossa de toda a série principal (sim, ele parece uma passista de carnaval, mas vocês já vão entender do que to falando). Mateus é o imperador da nação de Palamecia e acredita completamente que ele é o único ser vivo hábil a ser o imperador do mundo e que a humanidade não pode seguir rumo sem ele, assim ele cria um exército de Dark Knights e faz um pacto com o próprio diabo pra poder evocar demônios para seu exército! O cara é tão ruim, que ao ser derrotado por Firion e seu grupo, divide sua alma em duas e conquista o inferno E o céu apenas para voltar para o mundo dos vivos em sua forma diabólica e tentar mais uma vez a dominação do mundo. Ele é inteligente, manipulativo e estranhamente educado, nunca exaltando sua voz ou sendo agressivo em seus diálogos, exceto ao exibir sua auto proclamada superioridade a seus adversários no maior estilo Vegeta (vermes insolentes!).

  • Enredo In-Game

Em Dissidia, Mateus é chamado apenas de Imperador e é o grande manipulador por trás dos acontecimentos que vão vagarosamente levando ao final do conflito, tramando poder ser o senhor do mundo quando Chaos e Cosmos não possuírem mais forças para lutas. Assim como no seu jogo de origem, Mateus é manipulador, sínico e estranhamente educado, sendo raros os momentos em que ele levanta a voz, porém zombando e sendo irônico com inimigos e companheiros a maior parte do tempo. Ao confrontar Firion, debocha de seu sonho e tenta fazê-lo acreditar que é inútil tentar lutar por um sonho tão infantil, mas acaba sendo derrotado e Firion ganha seu cristal.

  • Modo de Jogo

Mateus é chamado de Trap Master e com razão, já que a grande maioria de seus Bravery Attacks e HP Attacks ficam soltos no cenário e acabam atingindo inimigos devido sua distração. Muitos de seus ataques são imbloqueáveis como Thunder Crest, uma armadilha que fica no chão causando paralisia, Bombard, um golpe físico que afasta o inimigo e Dynamite, um ataque carregável que causa bastante dano. Já suas demais armadilhas são facilmente refletidas com Dashs e podem ir direto contra Mateus, sendo mais difíceis de usar, mas não são inúteis e servem como pressão ao oponente, principalmente aqueles que tendem a ter mais mobilidade no solo. Já seus HP Attacks seguem a mesma linha, sendo basicamente armadilhas que ficam pairando no ar até que entrem em contato com um inimigo. Flare é a mais clássica, sendo que no ar ela se mantém imóvel e no chão fica perseguindo o oponente, entretanto ela possui prioridade Ranged High e pode ser refletida, o que é um problema para Mateus, principalmente contra personagens com HP Attacks pra fazer isso ou com bloqueios prioritários, já Dreary Cell age como Thunder Crest, ficando parada em um lugar e apenas sendo ativada caso um inimigo passe por cima, porém inimigos mais velozes podem passar por cima dela e fugir antes que ela cause qualquer dano. Por fim, Starfall é seu ataque mais clássico e demora OITO ETERNOS SEGUNDOS para ser conjurado, porém é indefensável e praticamente impossível de se errar, sendo uma tática interessante usar Flare como uma barreira e conjurar Starfall através da mesma, já que durante a conjuração Mateus ganha bloqueio a ataques a distância. Mateus é um personagem divertidíssimo de se jogar e um dos meus favoritos, porém pode ser penoso e frustrante pra quem gosta de mais agressividade, não que ele não possa ser agressivo, na verdade ele é pra isso, mas a falta de golpes diretos deixa a desejar pra quem gosta de algo mais ao ponto.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Mateus é Power of Hellfire, dando a ele a habilidade Blood Magic que faz com que ele recupere HP ao causar dano ao HP do inimigo, basicamente a mesma coisa que Firion. Seu EX-Burst se chama Absolute Dominion e para realizá-lo perfeitamente o jogador deve pressionar os botões que vão aparecendo na tela, sendo até bem simples de se utilizar, mas é bem fácil se distrair e errar algum botão.

  • Como Assist

Como Assist, Mateus possui excelentes opções de pressão ao oponente, mas não serve tanto para realizar combos diretos com seus HP Attacks. Seu Bravery Attack de solo é Thunder Crest e é ótimo para finalizar um combo, deixando o inimigo imóvel enquanto o personagem o atinge com um HP Attack, já no ar Mine deixa bastante a desejar por ser facilmente refletida. Seus HP Attacks de solo e de ar são ambos Flare, sendo que o de solo é ótimo para deixar o inimigo sob pressão, porém lembre-se que pode ser refletido, já o de ar fica pairando e pode pegar inimigos distraídos.

  • Builds

Mateus se dá muito bem com altos níveis de Base Bravery, já que ele vai acabar acertando muito mais HP Attacks que Bravery Attacks e é muito difícil pra ele causar Bravery Break no inimigo já que combos não são seu forte. Sua melhor arma é Mateus’ Malice e dá a ele mais 3m de EX Intake, ou seja, ele absorve orbs de EX mais facilmente, além de um efeito Anti-EX que aumenta o crítico em oponentes que estejam em EX-Mode, isso dá a ele um bom uso de seu EX-Mode, até porque inimigos podem chegar nele facilmente e recuperar HP é sempre bem vindo, entretanto há quem prefira utilizar a barra de EX-Gauge como pretexto para ativar boosters e ocasionalmente praticar um EX-Revenge, bem útil pra um personagem que sempre espera inimigos bufando voando pra cima dele. Também é possível utilizar Assists para fazer o trabalho sujo, já que Mateus dificilmente ataca diretamente e ganha bastante Assist Gauge por estar constantemente soltando suas armadilhas.

  • Cloud of Darkness

“Eu sei que eu sou bonita e gostosa e sei que você me olha e me quer (8)” – Cloud of Darkness.

 

  • Prós / Contras
  • + Kamehameha pra cima, Kamehameha pra frente, Kamehameha pros lados, Kamehameha pra TODO LADO!
  • + Seus Bravery Attacks mudam de efeito durante o combo dependendo do momento em que se aperta bola pra continuar.
  • + Pode usar seus Bravery Attacks como proteção.
  • + Seus Bravery Attacks causam muitos hits.
  • + Anda seminua por aí.
  • Seus Bravery Attacks são facilmente bloqueados.
  • Possui pouca variedade de Bravery Attacks, apenas seus efeitos adicionais são variados.
  • Possui pouco range com seus Bravery Attacks.
  • Não possui Bravery to HP Attack.
  • Final Fantasy de Origem

Cloud of Darkness é o último chefe de Final Fantasy III. Ela é mais uma evocação que uma vilã, evocada pelo maligno Xande a partir do desbalanço entre a luz e as sombras. Seu plano é de retornar o mundo ao nada e recomeçar o balanço entre a luz e as sombras, para isso faz Xande evocá-la e derrota os guerreiros da luz com facilidade, porém eles são revividos pelos guerreiros da sombra para terem mais uma chance contra ela. Como ela praticamente não fala no jogo, ela não possui uma personalidade definida no seu título de origem (eu inclusive acho que Xande seria um personagem muito mais elegível pra ser o vilão de FFIII em Dissidia, mas aí não teríamos peitinhos).

  • Enredo In-Game

Cloud of Darkness é uma das guerreiras de Chaos em Dissidia, porém não tem muito interesse no conflito como seus aliados, sendo mais preocupada em manter o balanço do conflito que em realmente ganhá-lo, geralmente condenando quem faça qualquer coisa para atrapalhar o equilíbrio das coisas e até dando algumas dicas aos guerreiros de Cosmos vez ou outra. Ela provoca Onion Knight após sequestrar Terra, dizendo que o mesmo não possui poder suficiente para derrotá-la, porém acaba sendo vencida e Onion recebe seu cristal. Ela é cruel e manipulativa, não exalta sua voz e nem expressa qualquer emoção, sendo realmente uma capeta em pessoa (e que capeta).

  • Modo de Jogo

Cloud of Darkness é descrita como Bane of Life e todos os seus Bravery Attacks possuem três efeitos adicionais que são ativados dependendo da hora que o jogador pressiona bola para realizar o último golpe do combo. O jogador pode pressionar bola imediatamente, após a segunda chicotada e após a terceira, cada qual possuindo um efeito diferente, como formar barreiras, disparar projéteis, dentre outros. Ela possui apenas dois Bravery Attacks de solo e dois de ar, contabilizando doze golpes possíveis, porém para iniciá-los ela precisa atacar primeiro, o que a torna previsível e fácil de se esquivar e bloquear, principalmente por seus ataques iniciais não possuírem muito alcance. Já seus HP Attacks são outra história, ela possui uma infinidade de rajadas de energias para os mais variados usos, ela pode atacar a distância, de perto, diretamente pra cima, formar uma parede e varrer sua frente, enfim, um monte de HP Attacks para os mais variados gostos e distâncias. Apesar disso, seus Bravery Attacks também tem uma grande função em seu poder ofensivo, pois, apesar de difíceis de acertar, eles causam muitos hits e bastante dano, fazendo dela até bem fácil de se causar Bravery Break. Ela é uma personagem divertida, sem muita variedade de golpes normais, mas que se vale do cálculo de distância para se dar bem sobre seus oponentes, seus ataques possuem um grande tempo de recuperação, o que a deixa bem sucetiva a contra ataques, por isso medir a distância é ainda mais primordial.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Cloud of Darkness se chama Flood of Darkness, o que faz com que ela perca boa parte do tempo de recuperação dela ao utilizar HP Attacks, podendo até mesmo unir dois HP Attacks em um combo. Seu EX-Burst é Ultra Particle Beam, onde o jogador deve segurar bola até que a barra encha a 120%, causando bastante dano no inimigo, sendo bem fácil de se utilizar.

  • Como Assist

Cloud of Darkness possui bons atributos como Assist para a realização de combos. Seus Bravery Attacks possuem o segundo efeito ativo, sendo que no chão ela pode afastar os inimigos e no ar ela causa vários hits e deixa o inimigo tonto por algum tempo, tempo suficiente para se utilizar um outro combo ou algum HP Attack mais difícil de acertar. Já seus HP Attacks, infelizmente, não foram exatamente os melhores escolhidos, sendo que o seu do chão é bem mais útil quando o jogador é ela própria e atinge diretamente inimigos pairando sobre o jogador, já no ar ela realiza vários disparos que demoram um certo tempo para atingir o inimigo, o que faz do ataque facilmente esquivável.

  • Builds

Como Cloud of Darkness usa e abusa de seus HP Attacks, uma build baseada em regeneração de Bravery é bem eficaz. Principalmente se visto que a melhor arma dela, a Everdark, dá a ela 100% de BRV Recovery, fazendo com que ela possa utilizar vários HP Attacks em seguida e ainda assim causar muito dano ao inimigo. Como isso é particularmente bom utilizando seu EX-Mode, builds EX ou híbridas também são bem úteis, mas não é uma condição obrigatória. Assists também são bem interessantes pra fazer com que os HP Attacks de Cloud acertem o alvo, além de seus combos que já causam ótimo dano. O ideal é usar e abusar de seus hadoukens e recuperar o Bravery usado o mais rápido possível, assim causando mais e mais dano ao inimigo.

  • Golbez

“Tá na hora de ensinar uma lição a meu maninho.” – Golbez.

 

  • Prós / Contras
  • + Imponente (po, olha pra ele, vai dizer que não é uma vantagem?)
  • + Combos infinitos!
  • + Vários Bravery to HP Attacks.
  • + Pode causar instant break.
  • + Possui boas habilidades tanto em curta quanto média distância.
  • + Teleporta ao pular.
  • É muito grande, tornando-se um alvo maior.
  • Possui sérios problemas com personagens de longa distância.
  • A média distância, seus Bravery Attacks podem ser facilmente bloqueados.
  • Cancelar sua habilidade de EX-Mode tem um tempo de recuperação bem alto.
  • Final Fantasy de Origem

Golbez é um personagem de Final Fantasy IV. Ele não é nem mesmo um vilão, mas sim um lunariano controlado por Zemus, o verdadeiro vilão da história. Controlado, ele toca o terror se tornando o general do império de Baron e fazendo de tudo pra conseguir os cristais de luz. Na realidade, ele é o irmão de Cecil (já que o jogo não deixa você esquecer disso, apesar de ser um Spoiler GIGANTE) e junta-se as forças de seu irmão contra o poderoso Zemus após conseguir se livrar do controle mental.

  • Enredo In-Game

Golbez é mais um protagonista que um vilão em Dissidia. É ele quem indica a Kain como conseguir os cristais mais rapidamente, além de dar várias dicas a muitos outros personagens e auxilia seu irmão a conseguir seu cristal, por mais que ele tenha acreditado em uma maneira errônea de fazê-lo. Golbez é civilizado e amigável, dificilmente entra em conflito sem necessidade e geralmente é muito educado tanto com oponentes quanto com aliados.

  • Modo de Jogo

Golbez é descrito como Thaumaturge, possuindo vários ataques que possuem utilidades diferentes de curta e média distância, a maioria deles sendo divididos em dois golpes, um inicial que atinge quem estiver próximo e afasta e um secundário que atinge quem foi atingido pelo primeiro ataque ou está longe de Golbez. Com essa característica, Golbez consegue ser útil tanto a curta quanto a meias distâncias, porém como seu segundo ataque tem um tempo de iniciação considerável, ele acaba sendo facilmente bloqueável e depende de erros do oponente ou de Assists para conectar. Seus ataques podem atravessar paredes e também são ótimos para pressionar um oponente contra um canto do cenário, rendendo vários hits e até Bravery Breaks. Seus HP Attacks também possuem um alcance significativo e podem ser bem complicados de esquivar por possuírem um tempo diferenciado de iniciação, além de Golbez possuir quatro Bravery to HP Attacks que auxiliam e muito a causar dano direto na vida. Seus maiores problemas começam quando a distância aumenta, já que Golbez não possui maneiras eficazes de atacar a longas distâncias e devido a seu tamanho possui certa dificuldade em se aproximar sem se colocar em risco, isso também vale para ataques de Assists, que são facilitados pelo tamanho de Golbez. Os ataques a meia distância precisam de bastante prática e testes pra que se aprenda a utilizá-los bem, pois um erro de cálculo pode fazer o golpe errar sem nem mesmo o oponente se esforçar, porém ele possui alguns golpes com prioridade aumentada o que facilita a execução. Golbez é um personagem bem agressivo e que precisa estar a curtas distâncias para ser efetivo, indo pra cima do adversário sem dó nem piedade, sendo necessário um bom treino pra saber o que cada um de seus ataques é capaz e, assim, melhorar o uso do personagem.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Golbez se chama Summon Shadow Dragon e dá a ele a habilidade Black Fang, ativada com R1 + quadrado, possuindo um longo tempo de carregamento, porém ao ser ativada ela causa Break no inimigo instantaneamente, sendo apenas cancelado pela Summon Phoenix, porém se o jogador cancelar este golpe antes da execução, o tempo de recuperação é gigantesco. Seu EX-Burst se chama Twin Moon e seus comandos são exatamente os mesmos de Cecil, onde três pares de botões aparecem na tela e o jogador deve pressioná-los na ordem.

  • Como Assist

Golbez não é exatamente um bom Assist, seus Bravery Attacks são um tanto lentos e difíceis de acertar e seu HP Attack de solo é mais um movimento defensivo do que realmente um ataque. Genesis Rock, seu HP Attack de ar, é o maior motivo para usar Golbez como Assist, possuindo excelente alcance e servindo de escudo por algum tempo, porém usar um Assist apenas por causa de um movimento é bem complicado, a menos que queira entrar no flavor do personagem.

  • Builds

Golbez é um personagem essencialmente agressivo e precisa se manter constantemente em ataque. Aumentar seus críticos e Assist Gauge é bem útil pra que ele possa dar continuidade a seus combos sem problema algum. Como a maior parte de seus ataques causa Wall Rush, utilizar um misto entre Wall Rush e Assist também funciona bem, algo bem semelhante a Cloud. EX Builds podem até funcionar, já que Black Fang é um golpe muito poderoso, mas eu acredito ser mais interessante aumentar a agressividade de Golbez durante a partida como um todo. Sua melhor arma, a Zeromus Shard, aumenta o ataque de Golbez em 10% e dá a ele o efeito Back to the Wall, que aumenta o crítico quando o HP do personagem estiver no vermelho, dando a Golbez ainda mais poder de ataque para que possa pressionar o oponente o quanto desejar.

  • ExDeath

“Minha mãe tinha uma criatividade de dar inveja.” – ExDeath.

 

  • Prós / Contras
  • + Pode bloquear praticamente qualquer ataque.
  • + Carrega facilmente Assist Gauge.
  • + Pode combar facilmente seus ataques após defender um golpe direto.
  • + Pode defender vários HP Attacks.
  • + Pode se teletransportar.
  • + Possui a maior quantidade de Bravery Attacks do jogo.
  • + Trolar inimigos nunca foi tão divertido.
  • Nem todos os golpes de ExDeath são realmente úteis.
  • Possui pouquíssima aptidão a ser ofensivo.
  • Precisa de MUITO treino.
  • É facilmente o personagem MAIS LENTO DO JOGO!
  • OBVIAMENTE sem Bravery to HP Attacks.
  • Final Fantasy de Origem

ExDeath é o principal antagonista de Final Fantasy V. Ele não é um ser humano, mas sim uma árvore (sim, a porcaria de uma árvore, é mole?) que teve em seu interior várias almas aprisionadas. Com tantas almas malígnas aprisionadas em um espaço fechado, a árvore simplesmente ganhou vida e forma humanóide, colocando uma gigantesca armadura de cavaleiro. ExDeath então constrói um castelo e adquire leais soldados, arquitetando um plano para conseguir o poder dos cristais de luz e assim adquirir o poder do vazio (The Void). ExDeath é arrogante, cruel e psicótico, tanto que ele chega até a ser muito cômico em vários momentos de FFV, já que parece ser um estereótipo de cara burro.

  • Enredo In-Game

ExDeath não necessariamente auxilia Chaos em sua missão, mas sim dá uma mão aqui e ali a seus aliados para que assim consiga seu objetivo, que é retornar o mundo ao nada (diferente de FFV, onde ExDeath queria controlar o poder do vazio, em Dissidia ele deseja apenas desaparecer com o resto do mundo). Ele é um dos personagens mais confrontados no modo enredo e continua sendo cruel e psicótico como sempre, mas não tão burrão como em FFV. Se alia com Kefka para destruir o mundo onde eles travam o conflito eterno, além disso é derrotado por Bartz após tentar coagí-lo a se render.

  • Modo de Jogo

ExDeath é um personagem único e difícil de se jogar. Ele possui o título de Entropic Adversary e a grande maioria de seus Bravery Attacks são defesas para as mais variadas situações. Além disso, ele pode combar sua habilidade de teletransporte com alguns outros ataques para melhorar o dano sobre o oponente. Seus golpes ofensivos são bem lentos e nem sempre muito úteis, mas ele possui defesas para as mais variadas situações, sendo necessário escolher quais mais acredita resolver os problemas, como Omni Block e Turn Guard. Ele também possui Bravery Attacks para pressionar oponentes, como Black Hole. Alguns de seus HP Attacks possuem guardas imbutidas e ele pode usá-las com muita facilidade após um bloqueio, tornando-a quase impossível de esquivar, como Almagest, ainda assim, ExDeath conta com o poder de Maelstorm, algo bem próximo a Starfall do Imperador. Reverse Polarity também ajuda a se mover pelo cenário com facilidade, já que se depender da velocidade de movimento de ExDeath isso levaria uma eternidade. ExDeath é um personagem que precisa de MUITO, mas MUITO treino para ser usado e é essencialmente bom para jogadores que querem estar na defensiva.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de ExDeath (vish, tá difícil) se chama Power of the Void e faz com que seus bloqueios tenham um tempo reduzido de recuperação e aumenta o tempo de tontura, permitindo realizar ainda mais combos sobre personagens bloqueados. Seu EX-Burst se chama Power of the Void também (ô criatividade) e o jogador deve segurar bola até que a barra fique em 0% e então soltá-la para que o golpe tenha sido um sucesso.

  • Como Assist

Apesar de não parecer, ExDeath é até um bom suporte, conseguindo manter o oponente ocupado e distraído. Seus Bravery Attacks servem mais para realizar combos, já que Sword Dance e Hurricane possuem bom dano e podem manter o inimigo parado no lugar desprotegido, entretanto são golpes lentos e devem ser usados com cautela. Seu HP Attack de chão, Grand Cross, é imbloqueável, porém precisa de um bom cálculo de tempo pra ser usado, já Delta Attack, seu HP Attack no ar, é um golpe bem rápido e útil, além de formar uma barreira que pode ajudar a bloquear alguns oponentes agressivos.

  • Builds

ExDeath é um personagem puramente defensivo, portanto Bravery Base, HP e defesa em todas as instâncias são bem úteis pra ele. Como ele passa a maior parte do tempo bloqueando, além de sua melhor arma, a Enuo’s Scourge, aumentar 10% o seu BRV On Block, uma build baseada nisso seria simplesmente óbvia, contando com várias habilidades e equipamentos que dão efeito de BRV On Block pra então conseguir arrancar cada vez mais dano enquanto atrapalha seus oponentes. Seu EX-Mode pode ser utilizado para se jogar de maneira mais agressiva, mas a habilidade ganha com isso não compensa o gasto. Assists também auxiliam bastante ExDeath, até porque ele ganha Assist Gauge muito rápido por utilizar seus Bravery Attacks constantemente.

  • Kefka Palazzo

“Why so serious!?” – Kefka Palazzo.

 

  • Prós / Contras
  • + Muitas magias para muitas situações diferentes.
  • + Magias cobrem uma grande área e possuem padrões diversos.
  • + Muito bom a média e longa distância.
  • + Causa muito dano.
  • + Seu EX-Mode deixa todas as suas magias muito mais poderosas.
  • Todos os seus Bravary Attacks são magias, sendo a grande maioria bloqueáveis e/ou refletíveis.
  • Possui sérios problemas com personagens que se aproximam com facilidade.
  • Nenhum Bravery to HP Attack.
  • Lento em termos de movimentação.
  • Final Fantasy de Origem

Kefka é o grande vilão de Final Fantasy VI e um dos vilões mais cultuados da saga. Braço direito do imperador de Gestahl, Kefka enlouqueceu após ser usado para testar a fórmula de criação dos cavaleiros magos do império, com isso ele se tornou insanamente cruel e mórbido, vendo prazer apenas na destruição e na morte de quem está a seu redor (ele parece bem com o Joker do Batman, sério). Após Terra ser liberta da coroa de escravização, Kefka sai a sua procura para recuperar seu controle sobre a jovem, além de dar continuidade ao plano de ter para si todo o poder mágico do planeta.

  • Enredo In-Game

Kefka em Dissidia é um personagem sacana, criando conflitos e confusões entre os próprios guerreiros do Chaos, além de sempre torturar Terra quando a mesma não cumpre suas ordens, até que ela consegue se libertar de seu feitiço e vira uma guerreira de Cosmos. A partir de então, Kefka, assim como em FFVI, parte em uma caçada a sua escrava, mencionando que ela é de seu pertence, só pra ser pulverizado por ela e assim Terra ganha seu cristal.

  • Modo de Jogo

Kefka possui o título de Mad Mage e ele é literalmente isso. Todos os seus Bravery Attacks mudam de forma durante a execução ganhando efeitos adicionais e cobrindo áreas gigantescas do cenário, deixando o oponente bem pressionado, até porque o dano que ele causa com seus ataques é bem respeitável. O problema é que é TUDO ranged e, tirando Ultima, Scatter-Spray Blizzaga e a segunda forma de Waggle-Wobbly Firaga (sim, nomes estranhos, mas você esperava algo a mais de um palhaço?) ele não possui muitos ataques de prioridade e todos podem ser facilmente refletidos ou ignorados com um mísero Dash. Além disso, Kefka não possui maneira NENHUMA de se defender em combates corpo a corpo, o máximo que ele pode tentar fazer é afastar o inimigo com um Assist ou com seu HP Attack Havoc Wing. Falando em HP Attacks, tirando Havoc Wings, seus ataques não são muito fáceis de acertar, sendo ótimos para ser usado como distração, sendo que vários deles perseguem o oponente, tornando uma boa hora pra tentar um ataque surpresa com um Assist por exemplo. Kefka é praquele povo que gosta de ficar passeando no cenário bombardeando os oponentes, já que ele tem sérios problemas em ataques corpo a corpo, mas pode ser divertido de se jogar só por sua capacidade de ser cômico e mórbido ao mesmo tempo.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Kefka se chama Power of Destruction e ele melhora o poder de TODOS os seus ataques, Bravery ou HP, tornando-o MUITO mais poderoso, principalmente fazendo com que seus ataques cubram áreas enormes no cenário e tornando-os difíceis de bloquear, além disso ele recebe a habilidade Glide, que permite flutuar pelo cenário segurando o botão de pulo. Seu EX-Burst se chama Warring Triad, onde o jogador deve decorar os três botões na ordem em que aparecem na tela e repetí-los quando for requisitado.

  • Como Assist

Kefka possui sérios problemas como Assist. Primeiro que todos os seus ataques são a distância, exceto Havoc Wing, o que faz deles muito fáceis de se esquivar e/ou refletir, além de Hiperdrive não poder ser carregado, ou seja, possui uma capacidade de perseguiçaõ menor. Em segundo lugar, nenhuma habilidade de Kefka ganha os bônus de EX-Mode por motivos óbvios, o que restringe bastante o seu poder de fogo.

  • Builds

Como o EX-Mode de Kefka é MUITO BOM e sua melhor arma, a Dancing Mad, além de possuir o efeito Back to the Wall, que melhora os críticos quando o HP está no vermelho, possui 20% de EX-Gauge inicial, uma build focada puramente em EX é aparentemente o ideal. Tentar misturar isso com um pouco de Assist Gauge parece ser bem útil, até porque Kefka não possui maneiras de se defender a pouca distância e seus HP Attacks não são muito fáceis de acertar. Kefka é um personagem que precisa de muito treino e muita paciência, se afastando do oponente o máximo possível e bombardeá-lo com milhares de magias.

  • Sephiroth

“Quer ver o tamanho da minha espada?” – Sephiroth.

 

  • Prós / Contras
  • + Muito dano físico.
  • + Bravery Attacks com iniciação muito veloz.
  • + O alcance de seus ataques físicos é monstruoso.
  • + Muitos hits, o que faz com que ele cause Bravery Break facilmente.
  • Seu EX-Mode não é tão útil.
  • Seus HP Attacks podem ser um tanto complicados de se acertar.
  • Apesar dos combos, não possui Bravery to HP Attacks.
  • Seus ataques são velozes para iniciar, mas muito lentos pra se recuperar caso evadidos.
  • Não possui grande poder de fogo a longa distância.
  • Pode ser difícil conseguir maximizar seu potencial de dano, já que ele requer um ótimo tempo ao pressionar os botões.
  • Final Fantasy de Origem

Sephiroth é o grande antagonista de Final Fantasy VII e provavelmente o personagem COM O MAIOR NÚMERO DE FANBOYS DA SAGA! Chamei o cara de “antagonista” porque ele não é, nem de MUITO LONGE, o vilão do jogo. Sephiroth é o filho de Lucrecia e Hojo, que decidiram implantar células de uma entidade alienígina chamada Jenova enquanto ele ainda estava na barriga da mãe (sim, porque é super normal, claro, quem nunca quis colocar células alieníginas num feto). Com os poderes que conseguiu de sua modificação genética, Sephiroth foi rapidamente indicado como um dos capitães da corporação Shinra, porém Jenova, que queria destruir o planeta para devorar sua força de energia, dominou sua mente através de suas células, fazendo-o acreditar que ela era sua mãe e então o enlouqueceu, fazendo uma verdadeira chacina em Nibelheim e sendo morto por Cloud após ser atirado num poço de Lifestream (algo como a força do planeta, um tipo de lava verde). Devido a seus poderes, Sephiroth usa o lifestream para voltar a vida e deseja vingança contra os opositores de sua mãe, além de ainda carregar o desejo de explodir o planeta.

  • Enredo In-Game

Sephiroth em Dissidia é provavelmente o guerreiro de Chaos mais cuca fresca. Sem a dominação de Jenova pra lhe pertubar, seu principal objetivo é fazer Cloud ficar mais forte, perseguindo-o e colocando-o em situações de perigo, dizendo que o mesmo não pode se livrar dele, tanto que quando Cloud é morto no décimo segundo círculo por Chaos, Sephiroth simplesmente perde o interesse e se suicida esperando pelo próximo conflito. Apesar disso, Sephiroth não é exatamente um aliado e não simpatiza com os demais guerreiros de Cosmos, mas ele é extremamente calmo e dificilmente puxa briga, evadindo dos combates onde Cloud não participa.

  • Modo de Jogo

Sephiroth possui o título de Focused Blade, onde boa parte de seus Bravery Attacks contam com o tempo que se aperta bola para continuar o combo e finalizar o ataque. Ao iniciar um golpe, Sephiroth começa a bater várias vezes no inimigo, apertando bola novamente vai fazer com que ele finalize o ataque, ou seja, pressionar bola cedo demais fará com que o combo não possua máximo potencial, já apertando tarde demais fará com que o personagem rompa o combo. Com estas características, Sephiroth se torna um personagem difícil de jogar, porém muito recompensatório, já que seu dano é gigantesco e ele possui vários combos pra fazer com que o oponente entre em Bravery Break rapidamente, além de possuir um alcance estúpido com aquela espada gigantesca. A velocidade de seus ataques ajuda e muito a Sephiroth iniciar seus tão velozes combos, porém o tempo de recuperação é imenso e ele pode ser bloqueado já que não possui nenhum ataque com prioridade, portanto ele é vulnerável a personagens hábeis nesse aspecto. Seus HP Attacks possuem um certo tempo de iniciação, principalmente Black Materia que precisa ser carregada pra que possa voar pra cima do oponente em alta velocidade, portanto são golpes fáceis de se esquivar caso o oponente esteja esperando e não ter Bravery to HP Attacks é uma falha crítica, fazendo-o necessitar de Assists pra que possa atingir os inimigos com facilidade. Sephiroth é um personagem poderosíssimo, possivelmente com o melhor potencial em Bravery Attacks de curta distância do jogo, com golpes muito poderosos rápidos e eficazes, porém ele não é tão simples de usar e possui dificuldades em executar seus HP Attacks sem a ajuda de Assists ou de armadilhas, como encurralar o inimigo no canto do cenário ou esperar que ele ataque para usar Scintillia, porém ele também é um personagem adorado pelos fãs, portanto muita gente vai usá-lo sem nem treinar (HUEHUEHUEBRBRBR).

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Sephiroth se chama Reunion, dando a ele duas habilidades: Glide, que faz com que ele flutue no ar caso segure o botão de pular e Heartless Angel, que é uma habilidade ativa carregada que faz com que Sephiroth deixe o inimigo com 1 de Bravery, não possui tanto tempo de recuperação quanto a de Golbez, mas é relativamente pior que a dele por não infligir Break diretamente. Seu EX-Burst é Super Nova e, pra realizá-lo perfeitamente, o jogador deve pressionar bola rapidamente, bem semelhante ao de Cloud e de Garland.

  • Como Assist

Sephiroth é um excelente Assist devido a seus combos gigantescos e alcance enorme. Seus Bravery Attacks atingem o inimigo rapidamente, com muitos golpes e os mantém parados por um certo tempo, possibilitando ao jogador continuar seus ataques antes que Sephiroth os arremesse para longe. Já seus HP Attacks são relativamente simples de se usar e podem ser usados como distração ou ofensivamente mesmo, sendo que Octoslash pode causar dano a partir de qualquer um dos golpes que ele utiliza e Hell’s Gate, HP Attack aéreo, é difícil de esquivar já que persegue o inimigo e é difícil de visualizar quando Sephiroth vai descer para finalizar o ataque.

  • Builds

A melhor arma de Sephiroth é One Winged Angel, que dá a ele o efeito Anti-EX, aumentando os críticos contra oponentes que estão em EX-Mode, e aumenta em 10% seu dano. Isso somado ao já consagrado poder ofensivo de seus Bravery Attacks faz de Sephiroth um excelente personagem para se focar em dano. Builds de Assist fazem com que ele tenha um grande poder de fogo, podendo unir seus combos com facilidade. Além disso, Sephiroth possui tanto ataques com Chase quanto com Wall Rush, sendo possível se focar em um dos dois para melhorar o potencial de dano, além do próprio dano puramente dito. Infelizmente, ele não é um personagem muito bom pra EX-Mode, já que Glide ajuda mais em personagens que lutam a distância e sua habilidade ativa não compensa o esforço.

  • Ultimecia

“Ei, meus olhos estão aqui em cima.” – Ultimecia.

 

  • Prós / Contras
  • + BOOBIES!
  • + A rainha do combate a distância.
  • + Muitos ataques com prioridade alta.
  • + Pode se mover enquanto executa seus ataques.
  • + Se mantém no ar ao executar seus ataques, simulando o uso da habilidade Glide.
  • + Se mantém bem a distância dos inimigos, sendo até possível usar sua habilidade extra de EX-Mode.
  • + É MUITO difícil chegar perto dela.
  • Sem Bravery to HP Attacks, obviamente.
  • Seus HP Attacks são BEM difíceis de acertar.
  • Se chegar perto dela, ela vira uma boneca de pano.
  • Seu EX-Mode não é tão útil, porém sua melhor arma dá ênfase a isso.
  • Possui movimento lento.
  • Final Fantasy de Origem

Ultimecia é a principal antagonista de Final Fantasy VIII. Ela é uma bruxa capaz de controlar o tempo e pretende absorver toda a linha temporal em um único mundo, destruindo todo o universo e se tornando o único ser vivo, assim virando uma verdadeira deusa. Ela é cheia de raiva, rancorosa e amargurada, muitos acreditam que isto seja por ter passado a vida toda sendo perseguida pelos mercenários da SeeD por ser uma sacerdotiza. Como ela é um ser do futuro, Ultimecia manda sua consciência pro passado pra tentar alterar os acontecimentos e escapar do destino de ser morta pelo SeeD lendário, no caso, Squall.

  • Enredo In-Game

Ultimecia continua manipulativa e com o mesmo tempo de comprimir o tempo em um único período para então destruir o mundo. Ela é manipulativa e sínica, enganando seus aliados para que sigam seus planos e enganando até os guerreiros de Cosmos, principalmente Squall, sempre levando-o a uma armadilha. Apesar de sua natureza controladora, Squall é capaz de derrotá-la, após Zidane livrá-lo do trabalho de lutar contra dois ao mesmo tempo e, no fim, ganha seu cristal.

  • Modo de Jogo

Ultimecia é descrita como Sorceress Fusileer e seus Bravery e HP Attacks podem ser carregados. Seus Bravery Attacks mudam completamente de função se usados simples ou carregados, os simples são golpes rápidos que servem para afastar inimigos ou pegá-los desprevinidos, enquanto carregados são golpes poderosos que ganham efeitos diversos e prioridade aumentada. Já seus HP Attacks podem ser carregados pra cobrir áreas maiores, ou serem movidos no campo, sendo bem difíceis de serem acertados normalmente, sendo este um de seus piores defeitos. Ela foi feita para manter a distância dos inimigos e seus Bravery Attacks são brutais, mesmo aqueles que podem ser refletidos são velozes ou lançam tantos projéteis que tornam a defesa simplesmente impraticável, além dela poder se movimentar enquanto ataca, semelhante a habilidade Glide. Ultimecia é brutal a inimigos a longa distância e mesmo se o jogador conseguir chegar perto, ainda vai ter um grande trabalho pra passar através da barreira do Knight’s Lance que pode tanto afastar o oponente quanto ser feita de escudo quando carregada. Ultimecia é considerada por muitos a personagem mais poderosa do Dissidia devido a sua habilidade de permanecer intocada e sua capacidade de afastar inimigos próximos com boa agilidade, sendo uma maga poderosíssima e bem difícil de se confrontar, apesar dela exigir bastante treino por parte do jogador.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Ultimecia se chama Junction Griever e dá a ela a habilidade Time Crush, uma habilidade carregável que deixa o inimigo completamente imóvel por uma boa quantidade de tempo ou até ser atingido, é uma excelente habilidade pra causar bastante dano em um combo ou simplesmente conseguir atingir o oponente com um HP Attack sem que ele tenha a possibilidade de evadir. Seu EX-Burst se chama Time Compression e funciona basicamente igual ao de Squall, onde o jogador deve pressionar bola quando as faixas iluminadas passarem pelo quadrante na barra apresentada, entretanto Ultimecia possui MUITO MAIS faixas e passam muito rápido, que torna o EX-Burst dela bem difícil de se dar Perfect.

  • Como Assist

Como Assist, Ultimecia não é exatamente uma boa escolha. Seu Bravery Attack de chão é facilmente refletido e seus dois HP Attacks são fáceis de esquivar. A melhor coisa nela é seu Bravery Attack de ar que possui uma prioridade bem elevada, mas ainda assim não é o suficiente pra fazê-la valer a pena, porém ela pode ser usada pra causar certos mindtricks com seus HP Attacks, já que eles demoram pra ser executados, deixando o oponente confuso e dando uma boa oportunidade de ataque.

  • Builds

Ultimecia tem um problema, sua melhor arma, a Shooting Star, dá a ela bônus de absorção de EX Gauge em 10%, além do efeito Back to the Wall que aumenta seu crítico quando seu HP está no vermelho, porém a habilidade de seu EX-Mode não é tão fácil de ser utilizada e ela não ganha outros bônus pra compensar, portanto usar seu EX-Mode não é exatamente muito útil. Ultimecia possui uma grande aptidão a se aproveitar de Assists, já que seus HP Attacks são bem difíceis de se acertar. Se quiser realmente se aproveitar de sua arma, é possível manter o EX Gauge cheio para se aproveitar dos boosters, além de guardá-lo pra utilizar eventuais EX Revenges, possibilitando acertar alguns HP Attacks ou combos com facilidade.

  • Kuja

“Achei ofensivo, apaga.” – Kuja.

 

  • Prós / Contras
  • + O único personagem que é capaz de usar Glide sem estar no EX-Mode.
  • + Muito divertido de se jogar.
  • + Bem versátil, possuindo ataques a várias distâncias.
  • + EX-Mode é capaz de punir oponentes que tentam se aproximar.
  • + Ótima capacidade para Combos.
  • + Seus HP Attacks são, na maioria, bem velozes.
  • + Muda a forma de seus ataques dependendo da distância que ele está de seu oponente.
  • Force Symphony é bem complicado de usar.
  • Seus golpes a distância não são tão bons, servindo mais pra atrapalhar magos do que como realmente poder de fogo.
  • Precisa calcular bem a distância do inimigo pra ter o efeito desejado no ataque.
  • Não possui tanto dano e seus ataques não são difíceis de bloquear se usados a meia distância.
  • Sem Bravery to HP Attacks, o que é um sacrilégio em um personagem para combos.
  • Aquela roupa…argh.
  • Final Fantasy de Origem

Kuja é o grande vilão de Final Fantasy IX. Ele é um Genome criado por Garland para ajudar na união de Terra com Gaia, porém seu sadismo e falta de empatia fez com que seu criador colocasse um limitador de vida nele e criasse outro Genome para substituí-lo, sendo este Zidane. Kuja se enfuresse pela decisão de Garland e abandona Zidane em Gaia, esperando que ele cresça para que um dia possa provar que é melhor que seu irmão. Kuja é manipulativo e orgulhoso ao extremo, além de extremamente narcisista ao ponto de achar que a vida não deve continuar sem ele.

  • Enredo In-Game

Em Dissidia, Kuja aparenta ter uma ligação bem forte com Zidane, sempre tentando confrontá-lo com suas armadilhas, porém por mais que Zidane caia, ele nunca é derrotado e sempre acaba oferecendo ajuda a Kuja, que tem seu orgulho facilmente abalado. Kuja foi o primeiro a morrer no décimo segundo, pelas mãos de Lightning e por isso é zoado por todos os seus companheiros dos guerreiros de Chaos, o que abala fortemente seu orgulho e faz pensar que ele mesmo é um fraco incopetente, passando muito tempo tentando capturar Zidane para provar para os outros e para si mesmo o contrário.

  • Modo de Jogo

Kuja possui o título de Graceful Glider e possui vários atributos adicionais. Primeiramente, ele possui Glide naturalmente, o que permite com que ele paire no ar segurando o botão de pulo, podendo movimentar-se livremente enquanto no ar, além disso, Kuja pode se movimentar enquanto ataca. Por fim, seus Bravery Attacks possuem a capacidade de se modificar durante um combo dependendo da distância que o oponente está dele, ou seja, após o primeiro ataque, o segundo é determinado pela distância que o oponente está em relação a Kuja, podendo assumir várias formas e causar efeitos diferenciados. Kuja pode atacar a qualquer distância, entretanto a longas distâncias suas habilidades se tornam mais limitadas e seus ataques são facilmente bloqueados ou evadidos. Seus HP Attacks são bem velozes e costumam ser bem eficazes, mas ainda não entendi qual é a da Force Symphony, já que ela faz com que o jogador tenha de estar diretamente acima do oponente. Kuja também não possui Bravery to HP Attacks, o que é uma grande pena, já que ele é um excelente personagem para combos. É um personagem muito divertido de se jogar, principalmente pela sua habilidade de voar por aí e não deve ser subestimado, já que é capaz de causar danos imensos em efeitos diferenciados de seus combos.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Kuja se chama Trance e dá a ele duas habilidades: Hyper Glide faz com que Kuja consiga ficar no ar utilizando Glide por muito mais tempo, tornando sua já hábil movimentação ainda mais concreta, já a outra habilidade é a Auto Magic, fazendo com que cada vez que Kuja pule deixe para trás uma Flare Orb que paralisa oponentes ao contato, além de possuir várias Holy Orbs a sua volta, causando dano a inimigos que tentem se aproximar demais e auxiliando inclusive nos próprios combos de Kuja como conector entre um golpe e outro. Seu EX-Burst é Final Requiem e o jogador deve pressionar bola repetidamente para conseguir realizar Perfect, causando um dano considerável.

  • Como Assist

Kuja é um ótimo Assist pra conectar ou finalizar combos. Seus Bravery Attacks tanto de solo quanto de ar possuem a habilidade de mudar de padrão no meio do ataque dependendo da distância, além de que Kuja não arremessa o personagem antes de finalizar o combo, permitindo que o jogador se aproxime do combate e golpeie mais ainda o inimigo. Já seus HP Attacks são um caso a parte, o de solo é um golpe bem tradicional que cerca o oponente e dispara orbs, não é difícil de esquivar, mas pode ser usado como distração, já o HP Attack de ar é Force Symphony e provavelmente a IA dos Assists é muito melhor que a minha porque o Assist sempre usar Force Symphony de maneira bem mais efetiva que eu.

  • Builds

Apesar de não parecer, Kuja possui grandes vantagens com seu EX-Mode, pois ele começa a ser capaz de utilizar as orbs que ele deixa pelo cenário e em sua volta como conectores de combos pra ele mesmo e/ou pra seu Assist. Falando isso, uma build de EX é bem recomendada, até porque sua melhor arma, a Terra’s Legacy, aumenta a absorção de EX Force em 10%, além do efeito Back to the Wall que aumenta o crítico quando o HP está no vermelho, isso ajuda bastante ao Kuja realizar builds de EX. Além disso, Kuja pode se aproveitar muito bem de Assists devido a sua grande capacidade de combo, além de muitos de seus ataques possuírem efeitos de Wall Rush e Chase dependendo da distância do oponente, sendo o melhor efeito a se aplicar aquele que o jogador mais vai usar. Como Kuja é altamente adaptável ao gosto do jogador, sua eficiência com ele vai diferir a cada jogatina, portanto tirar o proveito máximo dele não é tão simples, mas é um começo.

  • Jecht

“Alguém ta precisando de uma surra.” – Jecht.

 

  • Prós / Contras
  • + Muitos combos.
  • + Pode carregar os ataques para deixá-los com prioridade e imbloqueáveis.
  • + Possui bloqueio prioritário, capaz de defender vários HP Attacks.
  • + Pode finalizar uma sequência de golpes com um HP Attack, como se fosse um Bravery to HP Attack.
  • + Extremamente agressivo.
  • + HP Attacks carregáveis, possuindo melhor distância e capacidade de perseguir oponentes.
  • + Muito dano por Wall Rush.
  • Possui apenas dois Bravery Attacks e dois bloqueios, um no ar e um no chão.
  • Possui grande dificuldade em combater inimigos a longa distância.
  • Carregar os ataques para torná-los imbloqueáveis dá a chance ao inimigo de esquivar.
  • BEM previsível (afinal ele só tem um Bravery Attack no chão e no ar).
  • Sem combar, seus HP Attacks são difíceis de acertar.
  • Final Fantasy de Origem

Jecht é um personagem de Final Fantasy X e pai de Tidus. Ele não é necessariamente um vilão, na realidade ele foi o guardião de Braska, pai de Yuna, em sua peregrinação para evocar o Final Aeon e derrotar Sin, entretanto Jecht acabou se tornando o Final Aeon e, ao derrotar Sin, acabou se tornando TAMBÉM o próximo Sin, aguardando dentro do bichão a sua derrota para que possa descansar em paz. Jecht é beberrão e possui um ego enorme, se considerando o melhor jogador de Blitzball já existente, porém ele é amável e possui um carisma enorme em torno de seu filho, sempre incentivando-o a se superar, mesmo que não seja das maneiras mais convencionais.

  • Enredo In-Game

Jecht é inicialmente um guerreiro de Cosmos, porém, ao salvar Tidus, é sequestrado por Mateus e se torna um guerreiro de Chaos. Enganado pelo imperador que diz que para proteger seu filho ele deve derrotá-lo para continuar o ciclo do conflito, Jecht decide confrontar Tidus, porém percebe que tem algo errado e usa o combate para tentar aprimorar as habilidades de seu filho e torná-lo mais forte.

  • Modo de Jogo

Jecht é chamado de Brutal Blitzer e nenhuma palavra combina mais com Jecht que brutal. Ele possui apenas dois Bravery Attacks, Jecht Rush no chão e Jecht Stream no ar, esses ataques podem ser carregados para que ganhem prioridade e passem defesa, além de poderem ser sequenciados com várias combinações de bola e direcionais, podendo finalizar o combo após o terceiro ataque com um HP Attack, tornando-o quase um Bravery to HP Attack impossível de se esquivar ou bloquear. Jecht também possui dois bloqueios prioritários, um no chão e um no ar, facilitando o início de seus combos ao atingir oponentes que pararam em sua defesa. Com isso, porém, Jecht possui sérias dificuldades a longo alcance e precisa estar constantemente próximo de seu inimigo para ser efetivo. Seus HP Attacks são inicialmente difíceis de acertar, por serem um tanto lentos e possuírem pouco alcance quando não carregados, porém podem ser misturados ao final de seus combos, fazendo deles algo como Bravery to HP Attacks, porém sem essa definição exata. Jecht é um personagem agressivo e capaz de causar muito dano com seus combos, além de causar muito dano por Wall Rush ao final de seus combos ou usando seus HP Attacks, porém tem dificuldades a longa distância e deve estar sempre próximo a seu oponente pra que consiga conectar seus Bravery Attacks e iniciar seus combos com facilidade e segurança.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Jecht se chama Final Aeon e dá a ele a habilidade Full Combo, que faz com que Jecht possa continuar seus combos sem atingir o inimigo, causando pressão sobre ele e impedindo aproximações, além de fazer com que os combos atinjam o oponente com maior facilidade. Seu EX-Burst é Blitz King, bem semelhante ao de Tidus, porém com ele é necessário acertar duas barras no centro, sendo que o resultado pode ser Good ou Great, conseguindo dois Greats, Jecht causa dano massivo a Bravery do inimigo antes de finalizar seu ataque.

  • Como Assist

Jecht é, apesar das aparências, até bem versártil. Não preciso nem dizer que seus Bravery Attacks são Jecht Rush no chão e Jecht Stream no ar, sendo que ele é útil tanto pra quem quer arremessar o inimigo no ar quanto quem quer voltá-lo para o chão, além de causar Bravery Damage gigantesco durante o combo. Seus HP Attacks são bons como distração e também até podem ser fáceis de acertar e finalizar um combo, já que Jecht aparece bem próximo ao oponente e seus HP Attacks realizam vários golpes simultâneos sem carregar.

  • Builds

Jecht é um monstro a curta distância e sua melhor arma, a Sin’s Fang, melhora em 50% o dano que ele causa a Bravery do inimigo por Wall Rushs, além de aumentar o crítico em golpes por trás com Sneak Attack. Sendo assim, Jecht possui uma ótima aptidão com combos seguidos por Wall Rushs, podendo se aproveitar de Assists para atrapalhar o inimigo ou até mesmo continuar seus combos após um Wall Rush bem sucedido. O EX-Mode de Jecht é bom pra aumentar a pressão no oponente, porém a falta de efeitos adicionais deixa um pouco a desejar, mas nada impede uma build de EX já que não é nem de longe ruim. Colocar um pouco de dano ou até BRV On Block pra se aproveitar do Jecht Block também pode ser bem útil em situações específicas e contra certos oponentes.

Aqui finalizamos os vilões de Dissidia, agora vamos pros personagens desbloqueáveis e não jogáveis. A maioria deles podem ser comprados na PP Catalog, Shantotto e Gabranth desde o começo do jogo, já Gilgamesh e Prishe dependem de prosseguir no modo Report. Por fim, Feral Chaos é liberado ao fim do modo Confessions of the Creator que por si só não é nada fácil de finalizar. Aerith também está disponível no jogo, porém apenas como uma assistente e Chaos, o chefe final do jogo, infelizmente não é desbloqueável (uma pena, queria tanto jogar com ele =(). Vamos a lista!

  • Shantotto

“Ohhhhhhhhohohohoho!” – Shantotto.

 

  • Prós / Contras
  • + HP Attacks absurdos.
  • + Pode usar vários HP Attacks em sequência.
  • + Alguns de seus Bravery Attacks causam status negativos como perca de Bravery por tempo ou prender o inimigo.
  • + HP Attacks aumentam de poder com a quantidade de Bravery que o jogador possui.
  • + Ótima a média e longa distância.
  • + Sua boa velocidade e sua pequena estatura fazem dela um alvo difícil.
  • Seus Bravery Attacks são bem fracos.
  • Seus HP Attacks de primeiro tier são facilmente esquiváveis.
  • Precisa estar com Bravery bem alta pra ser efetiva.
  • Não causa muito Bravery Damage com seus Bravery Attacks.
  • Péssima a curta distância.
  • Sem Bravery to HP Attacks, até porque ela não vai usar muitos Bravery Attacks de qualquer forma.
  • Final Fantasy de Origem

Shantotto é uma personagem de Final Fantasy XI, uma das heroíras da guerra do cristal e uma megalomaníaca de carteirinha. Ela é uma arrogante e egocentrica maga que serve como tutora para Black Mages em Final Fantasy XI, entretanto, sua popularidade por alguma maldita razão cresceu de modo colossal, sendo que ela ganhou várias histórias próprias ao longo das expansões de Final Fantasy XI. Ela é capaz de MATAR o jogador caso não a trate com o respeito que ela acha que merece e não mede esforços para alcançar seus objetivos, falando sempre em rimas e se irritando facilmente com quem está a sua volta se não cumprirem suas expectativas, achando sempre que é superior a todos.

  • Enredo In-Game

Em Dissidia, Shantotto é uma guerreira de Cosmos (por alguma razão), sendo Cosmos o único ser vivo que Shantotto trata com respeito. Ela aparece em alguns reports, sendo a responsável por proteger Cosmos enquanto os guerreiros não acordam para o décimo terceiro cíclo de confrontos. Shantotto demonstra pouquíssimo interesse no conflito eterno e geralmente ignora a todos, usando Manikins como testes para seus experimentos, sendo chamada de doutora por Prishe.

  • Modo de Jogo

Shantotto possui o título de Chainspeller, sendo que ela pode utilizar até três HP Attacks em sequência causando muito Bravery Damage antes do efetivo HP Damage. Além disso, os HP Attacks de Shantotto mudam completamente de forma dependendo de quanta Bravery ela possui. No Tier 1, com menos de 2000 de Bravery, Shantotto possui HP Attacks fracos e difíceis de acertar, o Tier 2 é o padrão, disponível entre 2000 e 4000 Bravery, com HP Attacks mais ágeis e cobrindo uma área maior, já o Tier 3 é ridículo, disponível após 4000 Bravery, seus HP Attacks atingem uma área imensa e são imbloqueáveis até para ExDeath. Seu problema está em seus Bravery Attacks, os golpes de Shantotto são facilmente bloqueáveis e/ou refletíveis e muitos deles são muito difíceis de acertar, sendo usados mais como distração. Ela possui alguns golpes pra se livrar de inimigos próximos, mas na realidade ela é tem muitas dificuldades contra inimigos a curta distância, devendo usar sua agilidade pra escapar. Shantotto é uma maga extremamente poderosa com HP Attacks muito fortes, sendo muito usada para combates a longa e meia distância, além de sua agilidade ser uma grande vantagem, o mais chato é ter que ficar aguentando sua risada o tempo todo (Ohhhhhohohohoho).

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Shantotto é Two-hour Ability, dando a ela a habilidade Manafront, que recupera seu Bravery ao valor base após usar um HP Attack instantaneamente, isso faz com que ela consiga executar inúmeros HP Attacks um atrás do outro sem dó nem piedade. Seu EX-Burst é Play Rough e para executá-lo perfeitamente o jogador deve selecionar no menu as magias na ordem correta: Flare, Flood, Burst, Quake, Tornado, e Freeze, o que pode ser bem complicado, pois Flare nem sempre é o primeiro da lista, porém o dano de seu EX-Burst é colossal.

  • Como Assist

Shantotto é uma Assist com seus altos e baixos. Seus Bravery Attacks são facilmente bloqueados e/ou refletidos, possuindo pouquíssima utilidade prática. Seu poder, entretanto, está em seus HP Attacks, que MUDAM DE TIER DEPENDENDO DA BRAVERY DO USUÁRIO! Ou seja, utilizar um personagem que ganha Bravery facilmente fará com que Shantotto utilize suas magias de Tier 3 e DESTRUA o oponente com facilidade, sendo interessante principalmente praqueles personagens que possuem dificuldades em acertar um HP Attack (Squall e Vaan, vão em frente).

  • Builds

Olhando pra Shantotto, é plausível dizer que Bravery Base é primordial pra que seu poder de ataque supere os limites. Sua melhor arma, Claustrum, dá a ela 40% de Bravery Inicial a mais além de possuir o efeito Cat Nip, melhorando os críticos quando o oponente pode derrotá-la em um HP Attack, isso faz com que ela já comece o combate com a corda toda, sendo que em níveis mais altos provavelmente ela já vai começar podendo lançar suas magias de Tier 3. Uma build relacionada a seu Bravery Damage, além de um summon bem eficiente pra esse propósito, como summons que aumentam a Bravery com o tempo, que causam Break ou que recuperar o Bravery a seu valor base, são ótimos para que Shantotto continue utilizando habilidades de Tier 2 ou 3, o importante porém é não deixar o oponente se aproximar para arrancar Bravery dela, sendo que seu poder vai diminuindo gradativamente e, como ela possui muita Bravery Base, recuperar a Bravery até seu valor base pode demorar um bocado.

  • Gabranth

“Que comece o julgamento.” – Gabranth.

 

  • Prós / Contras
  • + Melhor design.
  • + Seu EX-Mode é brutal.
  • + Possui excelentes HP Attacks.
  • + Muitos combos.
  • + Pode aumentar seu EX Gauge a distância.
  • Depende completamente de seu EX-Mode.
  • Não tem HP Attacks sem o EX-Mode.
  • Não possui Bravery to HP Attacks.
  • Foi bem nerfado em Dissidia 012.
  • Possui várias maneiras de ser anulado, principalmente por personagens com builds Anti-EX.
  • Seus Bravery Attacks sem estar no EX-Mode são bem fraquinhos.
  • Final Fantasy de Origem

Gabranth é um dos principais antagonistas de Final Fantasy XII. Ele é um dos juízes do império de Archadia e fez seu irmão gêmeo, Basch, ser preso por traição ao se colocar no lugar dele e assassinar o rei de Dalmasca, Raminas, e o irmão de Vaan, Reks. Gabranth é cruel e impiedoso, porém extremamente honrado e capaz de sujar seu nome em pról daquilo que ele acredita ser certo, sendo um fiel escudeiro da casa Solidor de Archadia. Eu sinceramente não sei porque Vayne não foi escalado pra ser o vilão representante de FFXII, já que ele é o verdadeiro vilão do jogo, porém olhando pro design de Gabranth, dá pra se ter uma ideia que ele é MUITO mais popular do que Vayne.

  • Enredo In-Game

Em Dissidia Gabranth não aparece durante a história principal. Ele é um guerreiro de Chaos e tenta derrotar Cosmos, mas é impedido por Shantotto. Como ele não deseja lutar, é banido para outra dimensão e se recusa a sair de lá enquanto o conflito não é finalizado, ajudando outros guerreiros a sair de sua dimensão caso eles caiam por lá.

  • Modo de Jogo

Gabranth possui o título de EXecutioner e toda a sua estratégia é baseada em seu EX-Mode. Seus Bravery Attacks são bem fracos e lentos e ele não possui maneiras de causar dano no HP do oponente sem que o próprio oponente inicie um Chase e erre seu ataque, sendo que o único movimento de HP de Gabranth é EX Charge, que carrega seu EX Mode enquanto se concentra. Entrando no EX-Mode as coisas mudam, Gabranth se torna um monstro, com muitos combos e ataques poderosíssimos, seus HP Attacks são velozes e perseguem o oponente, destaque para Innocence que possui um alcance gigantesco e vai em direção ao oponente mesmo se for evadido. Seus Bravery Attacks durante o EX Mode causam vários hits e muito dano, porém Gabranth não possui nenhuma maneira de atacar oponentes a longa distância. Gabranth é um personagem de uma estratégia só, portanto é limitado neste aspecto, porém é dono de combos brutais e HP Attacks muito velozes e úteis, sendo divertido de jogar e um inimigo implacável.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Gabranth é Mist e ele se torna praticamente outro personagem, sendo que todos os seus Bravery Attacks e HP Attacks durante o EX-Mode mudam e são completamente customizáveis pelo menu, como se fosse outro personagem realmente, além dele ganhar +4 de ataque e +3 de defesa, além de que o inimigo se torna incapaz de ganhar Stage Bravery caso cause EX-Break nele. Seu EX-Burst é Quickening e funciona igual ao do Vaan, onde é necessário apertar R1 até encontrar o botão X ativado duas vezes para conseguir um Perfect, mas convenhamos, a menos que seja pra finalizar o combate, nunca vale a pena usar o EX-Burst do Gabranth, já que ele depende completamente dele.

  • Como Assist

Gabranth é um excelente Assist para ataques de chão. Seu Bravery Attack, Enrage, causa um bom dano ao oponente e permite a continuação de combos, enquanto Execution possui um bom alcance e pode ser usado para distração ou para finalizar um combo. Já seus ataques aéreos deixam a deseja, já que Aero provavelmente nunca vai acertar o inimigo por ser um ataque bem lento e Hatred não é tão fácil de se acertar.

  • Builds

Gabranth PRECISA de uma build focada em seu EX Mode, pode ser tanto adquirindo EX Gauge do cenário quanto tentando roubá-la do oponente. Ele possui duas melhores armas: Chaos Blade, que melhora a duração de seu EX Mode em 20% e possui o efeito Counterattack que aumenta o crítico quando o oponente tenta atacar e Highway Star, que aumenta a absorção de EX Force em 10% e aumenta a defesa em 72, porém possui 1 de ataque, tornando Gabranth um tanque. Chaos Blade é a melhor por possuir bastante ataque e aumentar o tempo que Gabranth fica em EX-Mode, isso combinado com acessórios e boosters faz com que o tempo do EX-Mode fique bem elevado e auxilia ele a manter pressão nos oponentes. Dano de Wall Rush e Assists para dar continuidade aos combos também são interessantes, mas são opções secundárias, o importante é garantir que Gabranth entre em EX-Mode custe o que custar.

  • Prishe

“Um, dois, feijão com arroz, três, quatro, pirão no prato, cinco, seis, te peguei e soquei.” – Prishe.

 

  • Prós / Contras
  • + Muitos combos.
  • + Muito veloz.
  • + Bravery to Bravery Attacks.
  • + Pode usar qualquer Bravery to Bravery Attack em qualquer ataque inicial, exceto as magias a longa distância.
  • + Dependendo da combinação de Bravery Attack e Bravery to Bravery Attack, um efeito final é desencadeado, aumentando o poder.
  • Não possui Bravery to HP Attacks.
  • HP Attacks são lentos e não muito simples de acertar.
  • Buscar a melhor combinação é uma tarefa difícil.
  • Não possui aptidão a combates a distância.
  • Possui pouquíssimo alcance em seus Bravery Attacks.
  • Final Fantasy de Origem

Prishe é uma das principais personagens de Final Fantasy XI. Ela é uma garota Elvan muito agitada, excentrica e impaciente, geralmente andando por aí sozinha fazendo o que tem de fazer sem esperar ajuda de ninguém. Após o seu batismo pelo olho de Altana, ela cria dentro de seu peito um cristal negro que a tornou imortal, não envelhecendo e tomando pouquíssimo dano de golpes fatais, além de poder manter afastada qualquer criatura que ela viesse a cruzar o caminho. Isso fez com que ela fosse altamente excluída da sociedade, como uma espécie de bruxa, o que mudou após ela proteger o povo de sua cidade dos ataques dos Beastman por mais de vinte anos. Ela ajuda o jogador a confrontar Promathia, um dos chefes finais de FFXI, ao arremessar a estrela de Tavnazia na criatura, a enfraquecendo.

  • Enredo In-Game

Em Dissidia, Prishe é uma guardiã de Cosmos que, assim como Shantotto, a protege durante o período de hibernação dos demais guerreiros da luz. Prishe é quem encontra Warrior of Light, que fora evocado para o combate sem memória de seu passado, porém acaba desaparecendo após Cosmos ser derrotada em uma armadilha feita por Gabranth e Garland. Prishe é desbloqueável após o jogador concluir o Report 8 e comprá-la na PP Catalog.

  • Modo de Jogo

Prishe é chamada de Combo Blitzer, sendo de certa forma semelhante a Onion Knight pelo modo como ataca. Ela possui vários Bravery to Bravery Attacks, qualquer um deles podendo ser unidos a seus golpes melee, sendo que a combinação dentre os dois ataques pode gerar uma reação chamada de Skillchain, ou seja, dependendo da combinação de seus golpes, Prishe ataca uma terceira vez com um efeito adicional. Infelizmente, Prishe não possui nenhum Bravery to HP Attack e seus HP Attacks são bem chatos de se acertar, além de seus golpes possuírem pouco alcance, fazendo-se necessário que ela seja extremamente agressiva pra compensar sua falta de alcance. Ela até possui alguns ataques a distância, mas eles servem mais como modo de pressão que como realmente maneira de atacar. Prishe precisa estar em constante ataque e possui sérios problemas contra oponentes que evitam confrontos diretos, porém ela é capaz de causar danos enormes com seus combos gigantescos, principalmente se combinado com Assists e aproveitando-se do efeito final de seus combos.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Prishe se chama Two-Hour Ability e dá a ela a habilidade Hundred Fists, que aumenta sua velocidade de movimento e faz com que ela utilize seu Bravery to Bravery Attack duas vezes, isso significa que ela golpeia o oponente muito mais vezes e, se caso o último golpe possuir um Skillchain com ele mesmo, esse Skillchain é utilizado em adição ao Skillchain natural do combo, aumentando muito mais o dano, ou seja, em um único combo ela é capaz de causar uma quantidade de dano bem considerável. Seu EX-Burst se chama Five Lights e para aperfeiçoá-lo, o jogador deve pressionar uma combinação de cinco botões, cada um deles aparecendo na tela no momento em que Prishe fica próxima a uma das cinco esferas de luz.

  • Como Assist

Prishe é uma Assist que serve muito bem para finalizar combos, com ataques geralmente relacionados a Wall Rush. O único Bravery Attack dela que não causa Wall Rush é seu golpe de solo, que faz com que ela faça um Assist Chase, facilitando a vida de personagens que utilizam muito mais combates em solo que no ar. Infelizmente, Prishe só utiliza uma sequência de combos, portanto os efeitos do seu EX-Mode não são aplicados durante seus combos.

  • Builds

A melhor arma de Prishe, a Glanzfaust, além do efeito de Counterattack que melhora os críticos em oponentes que estão atacando, possui o efeito de duração do Assist Gauge +30%, ou seja, sua barra de Assist diminui 30% mais lento, o que faz com que Prishe consiga guardar barras de Assist para usar por mais tempo. Isso é ótimo, já que Prishe tem dificuldades em acertar seus HP Attacks, podendo utilizar seu Assist pra fazer o trabalho sujo. De resto, Prishe possui um leque bem grande de afinidades, sendo que seu EX-Mode é muito poderoso, além de muitos de seus golpes possuírem Wall Rush, principalmente os finais de combos, dando a ela muito poder extra. O interessante é saber o que se adapta mais ao gosto do jogador e aplicá-lo, mas nunca esquecendo dos Assists pra dar aquela forcinha na hora de finalizar o combate.

  • Gilgamesh

“Uns colecionam moedas, outros colecionam carros, e eu coleciono espadas.” – Gilgamesh.

 

  • Prós / Contras
  • + Seus ataques são aleatórios, dependendo da sorte do jogador pode acontecer qualquer coisa.
  • + Muitos combos.
  • + HP Attacks fáceis de acertar.
  • + Ótimo EX-Mode, apesar de depender da sorte.
  • + HP Attacks servem para situações bem variadas.
  • Sem Bravery to HP Attacks.
  • Seus Bravery Attacks precisam de uma grande aproximação do oponente.
  • Depender da sorte não é bom pra quem é bem azarado.
  • Muito lento se movimentando no chão.
  • Final Fantasy de Origem

Gilgamesh foi, inicialmente, um semi antagonista de Final Fantasy V. Ele não é necessariamente mal e luta com Bartz e seu grupo para provar que é o melhor espadachim do mundo. Como sua popularidade foi gigantesca devido a seu lado extremamente cômico, Gilgamesh é um dos personagens mais recorrentes da série, aparecendo em vários jogos como FF Type-0, FF XII, FFVIII e por aí vai. Em FFV, seu jogo original, acaba sendo derrotado inúmeras vezes e acaba ajudando o time para derrotar Necrophobe, sacrificando a si mesmo.

  • Enredo In-Game

Em Dissidia, Gilgamesh é habilitado após o Report 8, podendo ser comprado no PP Catalog, igual a Prishe. Gilgamesh está tentando escapar da dimensão vazia que foi parar e acaba encontrando o mundo de Dissidia, assim passa a procurar Bartz para que tenha sua revanche e prove ser o melhor espadachim do mundo. No final das contas, é derrotado e acaba voltando para a dimensão vazia.

  • Modo de Jogo

Gilgamesh possui o título de Frenzied Swordsman e tudo nele gira em torno de sorte quando o assunto é seus golpes com espada. Isso porque, a cada ataque, Gilgamesh retira uma espada aleatoriamente e a usa, com um efeito completamente a vulso, podendo ser bom ou ruim. As espadas são: Excalibur, que dobra o Bravery Damage; Excalipoor, que torna todo Bravery Damage igual a 1; Naginata, que aumenta seu alcance; Masamune, aumenta o alcance e aumenta a geração de EX-Force, diminuindo o dano de Gilgamesh em 25%; Genji Blade, diminui o dano em 25% e diminui o EX Gauge do oponente a cada ataque; Zantetsuken, que tem chance de causar Bravery Break a cada golpe; Battle Axe, que causa dano aleatório entre 25% e 175% e Chicken Knife, que aumenta o dano quanto menos HP Gilgamesh tiver, chegando a 220% com 1 de HP (e por alguma razão, esta é a que sempre cai pra mim). Excalibur, Excalipoor, Zantetsuken or Genji Blade tem 15% de chances de ser usadas, enquanto as demais tem 10%, o que torna Gilgamesh completamente aleatório quando a questão é dano, porém incrivelmente divertido. O problema é que Gilgamesh precisa estar a curta distância para atacar e não possui meios de combate a longa distância, exceto seus HP Attacks. Falando em HP Attacks, os de Gilgamesh são muito bons para acertar inimigos desprevinidos ou despreparados, alguns possuindo velocidade e alcance gigantescos e outros sendo usados como isca para Assists. A falta de Bravery To HP Attacks atrapalha um pouco, porém a diversão é infinita e gera bastante maluquisses, mas como ele possui mais efeitos positivos que negativos em seus ataques, vale a pena ver.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Gilgamesh é Gilgamesh Morphing Time e da a ele a habilidade Octo-Break, onde ele usa oito de suas espadas, dando a ele 45% de chances de usar oito da mesma arma, 45% de usar quatro espadas diferentes duas de cada e 10% de usar oito espadas distintas em combinação aleatória, claro que há a chance de cair 8 Excalipoors, porém ele ganha muito mais hits e poder de fogo, tornando muito mais fácil alcançar um Bravery Break. Seu EX-Burst é Strongest Sword, onde ele faz uma roda de espadas que ficam girando e o jogador deve escolher a Excalibur, espada vermelha, aparentemente é simples, porém é bem difícil de acertar a Excalibur e ele quase não causa dano algum caso erre, o que torna seu EX-Burst bem inferior, mas também, quem quer gastar o EX-Mode assim com um EX-Mode tão alternativo.

  • Como Assist

Gilgamesh possui um péssimo range, mas é capaz de causar Wall Rush com todos os seus ataques e suas espadas ainda são evocadas de forma aleatória, o que ajuda bastante no dano causado e nos efeitos adicionais. Seus Bravery Attacks são bons para serem usados em oponentes que tenham sido alvo de Wall Rush, já que seus combos são difíceis de serem usados em oponentes em movimento, também servem como bloqueio se estais disposto a tomar um Assist Break. Seus HP Attacks são bons e podem acertar os inimigos mesmo fora de um combo, principalmente seu HP Attack de chão, o Death Claw, infelizmente ele não possui o Missile no ar, porém ainda assim Hurricane pode ser bem útil em situações específicas, como controle de altura.

  • Builds

Devido ao seu poder muito aumentado durante o EX-Mode, uma build EX seria o ideal a primeira vista para Gilgamesh. Sua melhor arma, a Yoshiyuki, aumenta em 10% a absorção de EX-Force e possui o efeito Riposte, que aumenta o crítico após um ataque bloqueado, o que ajuda bastante na hora de conseguir EX Force e também no combate a curta distância, podendo fazer alguns mind tricks em seus inimigos. Caso Gilgamesh utilizar 8 Excalipoors, se for dificultar muito a vida, dá pra apenas usar um EX-Burst e tentar de novo. Ele não precisa tanto de Assists pois seus HP Attacks já são fáceis de acertar, mas é sempre bom contar com eles pra dar continuidade a combos. Também é possível melhorar seu dano de Wall Rush, já que vários de seus ataques possuem este efeito.

  • Feral Chaos

“Mamãe disse que eu era lindo.” – Feral Chaos.

 

  • Prós / Contras
  • + Muitos combos muito poderosos.
  • + A maioria de seus ataques possuem prioridades Melee Mid.
  • + Possui um alcance gigantesco.
  • + Seus HP Attacks são muito velozes.
  • + Ele possui uma velocidade de movimento enorme.
  • + Seu EX-Mode e EX-Burst são brutais.
  • Sem Bravery to HP Attacks.
  • Pode entrar em Bravery Break dentro de seu próprio EX-Burst, o que é BEM triste.
  • Seus golpes custam MUITO CP pra equipar, mas MUITO MESMO.
  • Ele perde Bravery a cada segundo e possui o Assist Gauge e o EX Gauge sempre trancados a menos que equipe habilidades de suporte específicas, que custam MUITO CP também.
  • Não pode ser Assist.
  • É gigantesco, sendo um alvo fácil.
  • Enredo In-Game

Feral Chaos é o último chefe do epílogo da história, Confessions of the Creator. Ao fim do enredo principal, Chaos é derrotado, porém Shinryu dá a ele uma segunda chance, criando um mundo alternativo e reiniciando o ciclo de conflitos. Entretanto, Chaos ganha todos os confrontos e acaba absorvendo poder demais, enlouquecendo e entrando em modo de fúria, onde ele muda sua aparência e torna-se Feral Chaos, derrotando todos os guerreiros, inclusive seus aliados e mergulhando o mundo em caos completo, até que cinco guerreiros surgem para derrotá-lo.

  • Modo de Jogo

Feral Chaos é chamado de The Omega and the Alpha, representando seu poder sobre todas as coisas de seu mundo. Ele possui quatro desvantagens gigantescas, colocadas para que ele fosse equilibrado em relação aos demais personagens: a primeira, ele perde Bravery a cada segundo; a segunda é que ele possui o Assist Gauge trancado e a terceira, ele possui o EX Gauge também trancado, estas três desvantagens podem ser anuladas com facilidade por habilidades de suporte, porém há a quarta desvantagem, TODOS OS SEUS ATAQUES CUSTAM MUITO CP, muito MESMO, tipo o dobro do que normalmente custa, isso somado ao custo das habilidades passivas necessárias pra anular os primeiros defeitos de Feral Chaos faz com que seja necessário fazer uma build de golpes muito bem pensadas, já que nem de longe é possível utilizar todos os slots de ataques sem ficar muito restrito em termos de habilidades passivas. Apesar disso, Feral Chaos possui Bravery Attacks poderosíssimos e a grande maioria com prioridade média, sendo que ele se torna brutal a meia distância e voa facilmente pra cima do oponente pra golpeá-lo constantemente. Apesar de não ter Bravery to HP Attacks, seus HP Attacks são monstruosos, muito velozes, possuem uma área gigantesca e são muito fáceis de acertar, tornando-o um dos personagens mais perigosos de se enfrentar. A maior dificuldade de Feral Chaos é alocar seus golpes de modo que se encaixe perfeitamente no estilo de jogo do jogador e tentar cobrir suas fraquezas, sendo que ele tem bastante trabalho em ambientes fechados devido a seu tamanho e a longas distâncias por possuir poucos ataques a distância (apesar dos que ele tem serem BEM úteis), sendo um personagem bem divertido só de ver ele correndo feito um cachorro pra cima do inimigo e o estraçalhando com seus combos constantes.

  • EX-Mode e EX-Burst

O EX-Mode de Feral Chaos é The power of discord reveals the true Chaos (que nome longo) dando a ele duas habilidades: Brutal, que aumenta seu ataque e defesa em 1 (menor que o EX-Mode de Gabranth, estranhamente) e Divine Might que aumenta em 20% sua velocidade de movimento e alcance dos pulos, tornando-o o personagem mais veloz do jogo dentro do EX-Mode. Seu EX-Burst é Regnum Dei e é muito bom e muito ruim ao mesmo tempo, mandando o jogador para uma arena fechada com seu oponente e tornando todos os seus golpes prioritários por 20 segundos, dando ao jogador a oportunidade de aumentar muito seu Bravery por atacar o oponente constantemente, ou então cancelar com R1 e quadrado utilizando o ataque final rapidamente. O problema é que dentro dessa arena o inimigo também pode atacar e, como Feral Chaos estará com 0 de Bravery por ter usado um HP Attack, se o inimigo acertar primeiro, ele ficará em Break e seu EX-Burst não terá servido pra nada, por tanto é uma jogada arriscada, o jogador tem que se garantir pra usá-la com segurança.

  • Builds

Feral Chaos também é único por não possuir apenas uma melhor arma, mas sim um set de equipamentos inteiro: Endless Oblivion, Eternal Despair, Phantasmal Abyss e Cycle’s End, que, se equipados juntos, dão o efeito Rise of Discord, que aumenta a duração de seu EX-Mode e EX-Revenge em 40%. Sendo assim, é muita vantagem fazer uma build focada em EX-Mode ou EX-Revenge pra Feral Chaos, já que ele dura MUITO tempo dentro de seu EX-Mode e é bem fácil de finalizar com seu EX-Burst, já que seus HP Attacks são bem fáceis de acertar. Também é possível mesclar isso com Wall Rush e Chase, já que todos os seus Bravery Attacks causam ambos os efeitos, enquanto seus HP Attacks causam apenas Wall Rush. EX-Revenge também é bem útil pra quem não curte muito usar seu EX-Mode ou prefere algo um pouco mais defensivo, utilizando este recurso pra contra atacar com inúmeros combos e tentar ganhar a luta em um ou dois ataques. É um personagem versátil, mas a dificuldade de construí-lo talvez restrinja bastante seu uso.

  • Aerith Gainsborough

“Haha! Se ferrou me upando o primeiro CD inteiro de FFVII!” – Aerith Gainsborough.

 

  • Prós / Contras
  • + Excelente Assist.
  • + É ótimo dar Assist Break nela depois de todo o sofrimento que passei em FFVII pra evoluí-la só pra depois ela morrer!
  • Não é jogável.
  • Final Fantasy de Origem

Aerith Gainsborough é uma personagem importantíssima em Final Fantasy VII. Ex namorada de Zack e a última Ancient viva, raça que derrotou Jenova a milênios atrás, ela é a única pessoa capaz de parar Sephiroth utilizando Holy pra impedir o meteoro que ele evocou com a Black Materia. Você evolui ela o primeiro CD inteiro bem feliz até que no final Sephiroth a atravessa com sua pequena espada e ela morre, o que é uma bosta, já que você perdeu todas aquelas horas (E POR FAVOR, SE VOCÊ NÃO SABIA QUE AERITH MORRE EM FFVII VOCÊ NÃO É DESSE PLANETA!).

  • Enredo In-Game

Aerith é apenas possível de se adquirir comprando a demo Prologus, ou seja, provavelmente todo mundo que ler esse guia não vai ter ela a menos que hackeie ou use emulador, mas enfim, vou falar dela assim mesmo =D. Ela apenas pode ser Assist, não sendo jogável normalmente e é uma das Assists mais poderosas do jogo, com efeitos muito diversificados e distintos dos demais.

  • Como Assist

O Bravery Attack de solo de Aerith é Cure, que recupera 60% da Bravery Base do personagem instantaneamente, sendo ótimo pra magos com Base Bravery alta, como Shantotto e Imperador Mateus, sendo que ele pode ser usado e combado logo em seguida se o jogador tiver duas barras de Assist Gauge. Seal Evil é seu Bravery Attack aéreo e também não causa dano no oponente, mas o prende por TRÊS segundos ou até o jogador atingí-lo, sendo um ótimo ataque pra iniciar combos e parar o frenesi inimigo. Planet Protector é seu HP Attack de solo e, novamente, não causa dano ao inimigo, mas faz com que o personagem não time dano e não seja atordoado por cinco segundos, além de anular HP Damage, porém o oponente perde seu Bravery como se tivesse causado dano normal e anula Chases que seriam causados ao jogador. Por fim, Holy é o único golpe dela que dá dano, sendo seu HP Attack aéreo, onde ela ganha prioridade de bloqueio médio enquanto conjura a magia e ataca o oponente com uma esfera de luz, causando Wall Rush. Como dá pra perceber, ela é um Assist bem defensivo e não serve muito pra combos longos, mas é ótima pra proteção de personagens com estratégias mais específicas ou para personagens com Bravery Attacks mais lentos, já que Planet Protector ajuda muito com a anulação de atordoamento, além de que ela não pode tomar Assist Break enquanto estiver com Planet Protector carregado. É uma ótima Assist, pena que pegar ela seja tão complicado.

  • Chaos

“Meu dentista falou que preciso de um tratamento de canal.” – Chaos.

 

  • Prós / Contras
  • + Dublado por Keith David!
  • Não é jogável.
  • Final Fantasy de Origem

Chaos é o último chefe de Final Fantasy I. Na realidade, ele é Garland, porém com o poder dos demônios que o levou ao passado, entrando em um loop temporal infinito para que sempre que seja derrotado consiga voltar ao passado e tentar novamente, vivendo para sempre. Em um enredo alternativo, Chaos fora criado por Cid de Lufaine, um personagem mencionado em Final Fantasy I, porém, enfurecido com a morte de sua “mãe”, levou a todos para o mundo alternativo, onde o ciclo de conflitos se iniciou para que Chaos recuperasse seus poderes e pudesse trazer todos de volta a seu mundo de origem.

  • Enredo In-Game

Chaos é o último chefe de Dissidia no modo história e não é jogável (o que é bem estranho, já que Feral Chaos é jogável). Ele é o Deus da discórdia e “irmão” de Cosmos, já que ambos foram criados por Cid. Para que consigam sair do mundo alternativo, ele e Cosmos se confrontam constantemente, para que o conflito alimente seus poderes e eles consigam voltar ao seu mundo de origem. Porém Cosmos fica angustiada vendo o sofrimento de seus guerreiros e dá seus poderes a eles através da forma de cristais, morrendo no processo, o que faz de Chaos o ganhador do conflito e encerra o ciclo. Chaos fica entristessido pela morte de Cosmos e, não vendo mais sentido na vida, decide destruir o mundo alternativo, mas é impedido pelos guerreiros de Cosmos. Acontece que, Chaos não é vilão, muito pelo contrário, é a vítima disso tudo e, no final das contas, é até o mais bondoso de todos os antagonistas do jogo, sendo sempre sereno e generoso com seus aliados e até mesmo com seus oponentes.

  • Modo de Jogo

Chaos não é jogável, mas é um formidável oponente. Seu título é The Master of Bedlam e possui ataques bem semelhantes com os de Feral Chaos, porém ele é menor em tamanho, sendo um pouco mais difícil de atingir. Ele possui Bravery Attacks muito velozes e com um alcance gigantesco, além de sua arena ser uma das se não a menor do jogo, facilitando bastante pra ele utilizar seus combos. Ele não possui EX-Mode, mas sim um ataque especial chamado Utter Chaos, onde ele fica gigantesco e utiliza uma espada enorme para atacar de fora da arena, tornando-se invulnerável, sendo que ao terminar, ele usa Brink of Delusion, utilizando todas as suas espadas e fazendo círculos no chão que o jogador deve sair de cima pra evitar HP Damage, o que nem sempre é tão simples. O jogador enfrenta Chaos três vezes seguidas, a cada vez ele vai ficando mais poderoso e enfurecido, sendo mais agressivo e dinâmico.

É isso aí pessoal, espero ter esclarecido bastante coisa. Pra quem quer se aprofundar mais em algum personagem, existem vários guias específicos por personagem internet a fora, principalmente no Gamefaqs, eu não me arrisquei a fazer um guia desses porque este aqui ficaria com 20 vezes o tamanho que está agora. Pra quem quer saber mais sobre os golpes dos personagens, finalfantasy.wikia.com tem ótimas descrições sobre cada ataque, prioridade, dano e afins. Até a próxima pessoal.

Etiquetas:, , , , , , , ,

6 thoughts on “O Grande Guia: Guia de Personagens de Final Fantasy Dissidia 012 Duodecim

  1. Renato Novembro 4, 2015 às 8:01 pm Reply

    Comecei a jogar recentemente e curti mt esse guia, mt bom msm

  2. Leonardo Santos Abril 18, 2016 às 2:27 am Reply

    vi em videos que no dissidia 012 tem o seifer do final fantasy VIII. ate agora não consegui encontrar o cara no jogo

    • gustavoms11 Abril 18, 2016 às 3:17 am Reply

      Seifer não tem no jogo, é apenas um mod modificando a Skin de outro personagem, você pode encontrar vários desses tipos de mods no youtube e afins.

  3. alex Abril 28, 2016 às 4:06 pm Reply

    excelente matéria gosto muito dos games final fantasy e esse é o unico que vi na categoria
    luta.

  4. O Revolucionário Janeiro 4, 2020 às 12:27 am Reply

    Você planeja fazer um do dissidia nt assim que esse acabar com todos os personagens que vão ser lançados por dlc?

    • gustavoms11 Junho 19, 2020 às 1:55 pm Reply

      O modelo de negócio do NT não é muito legal pra quem tem pouca conta bancária HAHA mas quem sabe quando lançar certinho.

Deixe um comentário